É possível ter uma noção de quais são os nomes mais comuns entre brasileiros pelo tanto de pessoas que conhecemos com o mesmo nome. Mas nem sempre essa forma de medição dá certo. 

Neste artigo, reunimos dados do Censo para mostrar a vocês quais os nomes mais populares de meninos e meninas desde a década de 1960 até hoje. E o mais bacana: falamos dos significados de cada um deles! E então: você embarca nessa viagem com a gente? 

Nomes mais comuns no Brasil nas décadas de 1960, 1970 e 1980 

nomes mais populares do Brasil décadas de 60 70 e 80 a

Fomos ao Censo de IBGE procurar pelos nomes mais populares nas décadas mais antigas, para você ter uma ideia da evolução de tendência de nomes no Brasil. 

Nomes populares femininos 

Quem aí nasceu nessas décadas com certeza conhece várias Adrianas, Julianas, Marias e etc. Selecionamos os 5 nomes femininos mais comuns para que você possa conhecer os seus significados. 

1. Adriana

Algumas teorias rondam a origem do nome Adriana, que pode significar  "aquela que vem da Ádria" ou "aquela que é escura".

É um nome que vem do latim Adrianus. Em etrusco, essa palavra é traduzida como "água". Ádria é uma cidade situada no norte da Itália, banhada pelo Mar Adriático.

Se quer saber o porquê das origens diversas, não deixe de clicar no nome. 

2. Ana

Os brasileiros são apaixonados por Anas. O nome está entre os mais populares do Brasil há cinco décadas! Alguns nomes realmente não saem de moda. 

Vem do hebraico Hannah, mais tarde do latim Anna, que quer dizer "graciosa, cheia de graça". O sentido de dádiva e o cunho religioso nomeia mais de três milhões de pessoas no Brasil. 

3. Maria

Esse sim: um nome que é sempre líder no Brasil. 

São várias as possibilidades de étimo: "senhora soberana", "vidente" ou "pura", dependendo da origem. 

O nome da mãe de Jesus, um nome que combina bem com outros para formações compostas, e algo simples com um significado bonito: a gente entende porque continua sendo um dos mais queridos pela população. 

4. Sandra

Diminutivo de Alessandra e Cassandra, este nome também ficou por décadas entre os mais registrados do Brasil. 

É italiano, com raiz no grego Aléxandros, derivado do verbo aléxo, que significa "repelir, defender ou proteger".

O sentido, então, remete à "protetora da humanidade".

Você conhece a história de Alexandre, versão masculina desse nome? É superinteressante, leia clicando ali em cima! 

5. Juliana

Quem aí é dos anos 1990 e lembra da letra da música "A Juliana não quer sambar?"

Pois é! Esse nome quem vem do latim, Iulianus, significa "jovem", entre outros sentidos semelhantes. 

Há estudiosos que dão um significado alternativo para Juliana, relacionado com o deus romano Júpiter, o de "filha de Júpiter".

Nomes populares masculinos

6. Antônio

Ouro nome bíblico que atrai milhares de brasileiros, mais de dois milhões e meio! Reis, guerreiros e personagens históricos também aderiram à alcunha. 

De origem latina, há também teorias de que o nome pode ter vindo tanto do grego Antónios, que significa "valioso", quando de antheos, que quer dizer "alimentado de flores".

Seja qual for a correta, são lindos os significados, não é?

7. Carlos

No ano que estamos hoje, 2018, são muitos os Carlos entre 40 e 50 anos de idade. Foi uma explosão deles entre as décadas de 1950 e 1980! 

Vem de um nome germânico, Karl, a partir dos termos karal, kerl, que significa literalmente "homem do povo". O sentido remete a alguém guerreiro.

8. Francisco

Esse nome é um daqueles "antigos" que estão voltando à moda. O significado não tem uma coisa assim muito especial. Vem do latim e significa "francês livre".

Mas, justamente por ser um nome antigo, muitas pessoas o escolhem para homenagear pais, avós e etc. No fim, também vale o histórico de família, não é?!

9. João

Nem dá para dizer que é um nome antigo, porque João nunca saiu de moda. Mesmo tendo estado entre os nomes mais registrados em 1960 e 1980, João continua sendo um dos preferidos dos brasileiros. 

A origem é hebraica, Yehokhanan, Iohanan, composto pela união dos elementos Yah, que significa "Javé, Jeová, Deus", e hannah, que quer dizer "graça". Ficando então o sentido de "agraciado por Deus". Lindo! 

Para complementar, também é um dos nomes judeus mais usados desde a Antiguidade. Dois personagens públicos ajudam a impulsioná-lo, João Batista e o apóstolo João.

10. José

Para os religiosos, simplesmente o pai de Jesus. É pouca coisa? 

Muito popular nos anos 1960, a tendência é que mais Josés voltem a aparecer, com esse costume das pessoas de homenagear os mais velhos. 

Vem do hebraico Yosef, que quer dizer "Ele acrescentará", referindo-se a Deus. Pode também ter o sentido de "Deus multiplica". 

Nomes mais comuns no Brasil nas décadas de 1990 e 2000

nomes mais populares do Brasil nos anos 90 e 2000

Televisão a cores, muita audiência para novelas, a chegada da internet: são vários os fatores que influenciaram os nomes mais comuns do Brasil entre 1990 e 2000. Se hoje, em 2018, você está por volta dos 30 anos de idade, a chance de que se chame ou conheça muitas pessoas com os nomes abaixo é grande! Veja só. 

Os nomes mais comuns entre meninas

11. Bruna

Um nome bastante comum no Brasil, e que tem um significado simples, mas que poucas pessoas devem saber. 

Tudo indica que o nome tenha sido usado para nomear pessoas com a pele, os olhos ou os cabelos castanhos. 

Tanto no étimo germânico quanto nórdico, o nome surge da palavra brun que pode significar "marrom, moreno" ou também "da cor do fogo". Quantas Brunas da Cor do Fogo você conhece, hein? 

12. Camila 

Este é um nome que tem origem religiosa, usado na antiguidade pelos romanos para designar jovens que serviam em cerimônias. 

Se considerarmos a origem do latim, Camillus, a palavra significa "ministro" ou "sacerdote nos sacrifícios". 

No entanto, outra corrente acredita que sua origem seja através de Cadmilos, de Cadmo, que significa "filho do primogênito".

Camila também é uma personagem da mitologia grega, filha de Métabo, rei dos volscos, tribo da Itália central. Quer saber mais? Clique no nome para uma descrição completa. 

13. Jéssica

"Eu já falei pra vocês, qual é o nome dela…. O nome dela é Jéssica, Jéssica, Jéssica….". Quem aí conhece essa música clássica do cantor Bebeto da década de 1990? 

Este nome tem origem hebraica, da palavra Yiskah, que quer dizer "ela observa, ela vê", de modo que, por extensão, tem o sentido de "a observadora".

Ao contrário do que dizem algumas fontes, Jéssica não é a forma feminina de Jessé. Quer saber mais? Clique no link azul para ver a descrição completa! 

14. Letícia

Este lindo nome feminino muito popular no Brasil tem também um lindo significado. 

Vindo do latim Laetitia, Letícia quer dizer "alegria, prazer, felicidade". Tem o sentido, então, de "mulher que transmite felicidade".

São mais de 400 mil Letícias no Brasil. E são várias as personagens histórias assim chamadas, quer saber quais? Clique no nome! 

15. Amanda

A própria grafia e sonoridade de Amanda já denuncia o seu significado, não é? 

Você acredita que é na verdade uma variante do nome masculino Amando? Sim! Vem do latim Amandu, Amandus, que deriva do verbo amare e quer dizer "amável", "o que deve ser amado", "digno de amor".

É interessante a história por trás do crescimento da popularidade, leia na descrição completa clicando no link aí em cima.

Os nomes mais comuns entre meninos

16. Lucas 

Apesar de ter a mesma origem grega, o nome Lucas tem dois significado possíveis, um toponímico, "o que vem da Lucânia", e outro a partir da palavra lux, que significa "luz", por isso também é atribuído a Lucas o significado de "luminoso".

Por ser também um personagem bíblico, tem bastante aderência no Brasil, um país bastante religioso. São Lucas é o padroeiro dos artistas, dos médicos e dos cirurgiões.

17. Luís ou Luiz

Usado isolado ou em um nome composto, Luís ou Luiz definitivamente está no gosto dos brasileiros: possui mais de 2 milhões de registros. 

O significado possivelmente tem influência: remete a  "combatente glorioso", "guerreiro famoso". 

Quer saber porquê? Clica aí em cima! 

18. Mateus

Em 1999 estreava no Brasil uma novela que fez grande sucesso e cujo protagonista chamava-se Mateus, chamava-se "Terra Nostra".

Antes disso o nome já era popular, mas ficou ainda mais. 

É um nome bíblico, hebraico, que chegou ao latim a partir de Mataeus. Significa "dom de Deus", ou "dádiva de Deus".

Não é de se admirar que tenha tantos Mateus no Brasil. Somam quase 1 milhão! 

19. Guilherme

São várias as possibilidades de étimo desse nome que foi o mais popular na Inglaterra na época da Idade Média. Se quer saber dessas histórias, clique aí em cima e leia a descrição completa. 

Os sentidos, no entanto, variam pouco: "protetor decidido" ou "protetor corajoso". É, na verdade, uma variante de outro nome comum no Brasil, William. 

20. Pedro

Sabia que são mais de 200 santos da igreja católica que se chamam Pedro? E a gente só está acostumado com um, o porteiro do reino dos céus, responsável pelo tempo. 

Pedro é desses nomes que não saem de moda, e sempre figura no topo das listas dos nomes mais comuns no Brasil

Surgiu a partir da palavra petra (uma tradução do aramaico Cephas). Pedro significa literalmente "pedra, rochedo". 

Os nomes mais populares do Brasil nos últimos cinco anos (2013 - 2018) 

nomes mais populares do Brasil nos últimos cinco anos 2013 a 2018
Por mais originais que as pessoas tentem ser na escolha de escolherem nomes para os seus filhos, sem perceber, são influenciadas por tendências vindas das mídias como televisão, redes sociais e outras. Afinal, como se explica o surgimento de tantas Sofias e Davis nos últimos anos? Pois é! 

Vamos à lista dos 10 nomes de menina e menino mais comuns de 2013 até 2018. 

Nomes populares entre bebês do sexo feminino

21. Alice

Engraçado que Alice é derivado de um nome que não é muito comum no Brasil: Adelaide. 

O étimo está todo explicadinho na descrição completa (clica no nome!), mas importa dizer que é nome de realeza mesmo. Significa "de qualidade nobre", "de linhagem nobre". Não é bacana? 

Alice no País das Maravilhas é uma das histórias mais conhecidas do planeta, e muitas pessoas que se identificam com ela nomeiam suas filhas por causa disso. 

22. Isabella 

Este belo nome surgiu a partir de um nome hebraico que também é bastante comum: Elisabete.

Está na categoria de nomes teofóricos, pois é um nome bíblico e contém "Deus" na composição. Assim: El, significa "Deus", e sab significa "juramento". O sentido é de "Deus é juramento" ou "consagrada a Deus". 

23. Júlia

Se você se chama ou tem curiosidade sobre o nome Júlia, não deixe de ler a descrição completa clicando no link. Tem muitas informações interessantes! 

É a variante feminina do nome em latim Julius, que deriva do grego Ioulos, e quer dizer "fofo" ou "macio", em referência aos pelos faciais dos jovens.

Outra corrente afirma que o nome deriva do deus romano Júpiter e significa "filha de Júpiter".  

24. Sophia

Este é um dos mais queridos dos últimos tempos. É um nome grego que quer dizer, literalmente, "sabedoria". 

A igreja católica possui uma santa com esse nome, e a atriz italiana Sophia Loren foi a responsável por reavivar a popularidade do nome no século XX.

A variante sem o h, Sofia, é também bastante comum no Brasil. 

25. Valentina 

Este é um nome muito popular na Rússia, pois a primeira mulher a visitar o espaço chamava-se Valentina Tereshkova. 

Fica fácil "adivinhar" o sentido através da associação de palavras: Valentina é um diminutivo das palavras em latim valens, valentis, que querem dizer "valente, forte, vigorosa, cheia de saúde".

Não é isso que toda mãe e pai deseja que sua filha seja? 

Se quer saber mais sobre o nome, clica nele para ler a descrição completa! 

Nomes populares entre bebês do sexo masculino

26. Arthur 

A origem desse nome lendário é incerta, provavelmente surgiu a partir da língua celta.

Pode ter vindo a partir do termo artwa, que quer dizer literalmente "pedra" ou da união dos elementos art, que quer dizer "urso", e ur, que significa "grande". 

A Lenda do Rei Arthur é uma das mais famosas do mundo e influencia o significado do nome. Quer saber por quê? Clica ali em cima! 

27. Miguel

Um dos arcanjos mais famosos da bíblia é Miguel, tido como um símbolo de humildade diante de Deus.

O significado do nome traz uma pergunta retórica: Miguel significa "quem é como Deus?", cuja resposta subentendida é "ninguém é como Deus".

28. Davi

Este é um nome masculino bastante com no Brasil, às vezes escrito sob a variável David, que tem um significado afetuoso. 

A origem é a partir do hebraico Dawid, Dawídh, que significa "o amado", "querido", "predileto".

Por ser também um nome bíblico, mais de 500 mil pessoas no Brasil já foram registradas assim. 

29. Gabriel 

Outro famoso arcanjo da bíblia, este responsável por anunciar à Maria que ela seria a mãe do tão aguardado Messias.

Justamente por isso, o nome Gabriel significa "homem de Deus" ou "mensageiro de Deus". Tem origem no hebraico Gabriel, composto pela união dos elementos gébher, que significa "homem, homem forte", e el, que quer dizer "Deus".

30. Bernardo 

Soa como um nome meigo, mas o significado é forte! 

Bernardo é formado pela junção dos elementos germânicos ber, que quer dizer "urso", e hart, que significa "forte". Significa, então, "forte como um urso".

Há várias teorias de origem desse nome e também muitos personagens históricos que o tornaram importante. Se quer saber mais, não deixe de ler a descrição completa. 

Por aqui ficamos com a nossa lista de nomes femininos e masculinos mais populares no Brasil. Achamos que você também pode se interessar por: