É possível ter uma noção de quais são os nomes mais comuns no Brasil pelo tanto de pessoas que conhecemos com o mesmo nome. Mas nem sempre essa forma de medição dá certo.

Neste artigo, reunimos dados do Censo para mostrar a vocês quais os nomes mais populares de meninos e meninas desde a década de 1960 até hoje. E o mais bacana: falamos dos significados de cada um deles! E então: você embarca nessa viagem com a gente?

Nomes mais comuns no Brasil nas décadas de 1960, 1970 e 1980

Fomos ao Censo de IBGE procurar pelos nomes mais populares nas décadas mais antigas, para você ter uma ideia da evolução de tendência de nomes no Brasil.

Nomes populares femininos nas décadas de 60, 70 e 80

Quem aí nasceu nessas décadas com certeza conhece várias Adrianas, Julianas e Marias. Selecionamos os nomes femininos mais comuns para que você possa conhecer os seus significados.

1. Adriana

Algumas teorias rondam a origem do nome Adriana, que pode significar "aquela que vem da Ádria" ou "aquela que é escura".

É um nome que vem do latim através de uma palavra que pode ser traduzida como "água". A palavra Ádria que aparece no significado é relativo a uma cidade situada no norte da Itália, banhada pelo Mar Adriático.

Saiba mais sobre o nome Adriana.

2. Ana

Os brasileiros são apaixonados por Anas. O nome está entre os mais populares do Brasil há cinco décadas! Alguns nomes realmente não saem de moda.

Vem do hebraico e do latim, carregando os significados de "graciosa, cheia de graça". O sentido de dádiva e o cunho religioso nomeia mais de três milhões de pessoas no Brasil.

Saiba mais sobre o nome Ana.

3. Maria

Esse sim: um nome que é sempre líder no Brasil.

São várias as possibilidades de étimo: "senhora soberana", "vidente" ou "pura", dependendo da origem.

O nome da mãe de Jesus, um nome que combina bem com outros para formações compostas, e algo simples com um significado bonito: a gente entende porque continua sendo um dos mais queridos pela população.

Saiba mais sobre o nome Maria.

4. Sandra

Diminutivo de Alessandra e Cassandra, este nome também ficou por décadas entre os mais registrados do Brasil.

É italiano e possui raiz no grego. Sandra significa "repelir, defender ou proteger". O sentido, então, remete à "protetora da humanidade".

Saiba mais sobre o nome Sandra.

5. Juliana

Quem aí é dos anos 1990 e lembra da letra da música "A Juliana não quer sambar?"

Pois é! Esse nome quem vem do latim e significa "jovem", entre outros sentidos semelhantes.

Há estudiosos que dão um significado alternativo para Juliana, relacionado com o deus romano Júpiter, o de "filha de Júpiter".

Saiba mais sobre o nome Juliana.

6. Helena

Quem não conhece a história da bela Helena de Tróia? Pois então, este é um nome milenar que carrega consigo os poderosos significados de “a reluzente”, “a resplandecente”.

No Brasil, este nome ficou ainda mais popular devido às referências católicas, como Santa Helena, mãe do Imperador Romano Constantino.

Saiba mais sobre o nome Helena.

7. Madalena

Nome forte e bíblico, Madalena já foi um nome bastante popular no Brasil. Ele carrega os significados de "a que vive na Torre de Deus" e "habitante de Magdala".

Maria Madalena é atualmente considerada a padroeira das prostitutas e de acordo com alguns estudiosos ela teria sido a esposa de Jesus Cristo e com ele teria tido filhos. Mas essas são apenas teorias recentes.

Saiba mais sobre o nome Madalena.

Nomes populares masculinos nas décadas de 60, 70 e 80

8. Antônio

Ouro nome bíblico que atrai milhares de brasileiros, mais de dois milhões e meio! Reis, guerreiros e personagens históricos também aderiram à alcunha.

Ele possui origem latina, mas há teorias de que o nome pode ter vindo do grego. Os significado atrelados ao nome Antônio são "valioso" e "alimentado de flores".

Saiba mais sobre o nome Antônio.

9. Carlos

No ano que estamos hoje, 2020, são muitos os Carlos entre 40 e 50 anos de idade. Foi uma explosão deles entre as décadas de 1950 e 1980!

Vem de um nome germânico que significa literalmente "homem do povo". O sentido remete a alguém guerreiro.

Saiba mais sobre o nome Carlos.

10. Francisco

Esse nome é um daqueles "antigos" que estão voltando à moda. O significado não tem uma coisa assim muito especial. Vem do latim e significa "francês livre".

Mas, justamente por ser um nome antigo, muitas pessoas o escolhem para homenagear pais, avós e etc. No fim, também vale o histórico de família, não é?!

Saiba mais sobre o nome Francisco.

11. João

Nem dá para dizer que é um nome antigo, porque João nunca saiu de moda. Mesmo tendo estado entre os nomes mais registrados em 1960 e 1980, João continua sendo um dos preferidos dos brasileiros.

A origem é hebraica com o significado de "agraciado por Deus". Lindo!

Para complementar, também é um dos nomes judeus mais usados desde a Antiguidade. Dois personagens públicos ajudam a impulsioná-lo, João Batista e o apóstolo João.

Saiba mais sobre o nome João.

12. José

Para os religiosos, simplesmente o pai de Jesus. É pouca coisa?

Muito popular nos anos 1960, a tendência é que mais Josés voltem a aparecer, com esse costume das pessoas de homenagear os mais velhos.

Vem do hebraico e quer dizer "Ele acrescentará", referindo-se a Deus. Pode também ter o sentido de "Deus multiplica".

Saiba mais sobre o nome José.

13. Afonso

Um nome imponente e aristocrático, Afonso possui os significados de "inclinação nobre", "pronto para a nobreza", "nobre aptidão" e "apto para ser nobre".

Este já foi o nome de treze reis na Espanha, dois na Sicília e seis em Portugal, incluindo o primeiro rei português, D. Afonso Henriques.

Saiba mais sobre o nome Afonso.

14. Lourenço

Variante da palavra latina Laurento, Lourenço carrega os significados de “natural da cidade de Laurento” ou “habitante de Laurento”.

Este bonito nome masculino já foi mais popular no Brasil, em especial, nas décadas de 50 e anteriores, mas tem se tornado uma tendência nos últimos anos, em especial, em sua versão espanhola Lourenzo.

Saiba mais sobre o nome Lourenço.

Gosta de nomes antigos? Veja também 30 nomes antigos para bebê: o clássico que está voltando à moda.

Nomes mais comuns no Brasil nas décadas de 1990 e 2000

Televisão a cores, muita audiência para novelas, a chegada da internet. Estes são alguns dos fatores que influenciaram os nomes mais comuns do Brasil entre 1990 e 2000. Se hoje você está por volta dos 30 anos de idade, a chance de que se chame ou conheça muitas pessoas com os nomes abaixo é grande! Veja só.

Os nomes mais comuns entre meninas nas décadas de 90 e 2000

15. Bruna

Um nome bastante comum no Brasil, e que tem um significado simples, mas que poucas pessoas devem saber.

Tudo indica que o nome tenha sido usado para nomear pessoas com a pele, os olhos ou os cabelos castanhos.

Vindo do germânico ele significa "marrom, moreno" ou também "da cor do fogo". Quantas Brunas da Cor do Fogo você conhece, hein?

Saiba mais sobre o nome Bruna.

16. Camila

Este é um nome que tem origem religiosa, usado na antiguidade pelos romanos para designar jovens que serviam em cerimônias.

Se considerarmos a origem do latim, a palavra significa "ministro" ou "sacerdote nos sacrifícios". Outras possibilidade de significado é "filho do primogênito".

Camila também é uma personagem da mitologia grega, filha de Métabo, rei dos volscos, tribo da Itália central.

Saiba mais sobre o nome Camila.

17. Jéssica

"Eu já falei pra vocês, qual é o nome dela…. O nome dela é Jéssica, Jéssica, Jéssica….". Quem aí conhece essa música clássica do cantor Bebeto da década de 1990?

Este nome tem origem hebraica e quer dizer "ela observa, ela vê", de modo que, por extensão, tem o sentido de "a observadora".

Ao contrário do que dizem algumas fontes, Jéssica não é a forma feminina de Jessé.

Saiba mais sobre o nome Jéssica.

18. Letícia

Este lindo nome feminino muito popular no Brasil tem também um lindo significado.

Vindo do latim, Letícia quer dizer "alegria, prazer, felicidade". Tem o sentido, então, de "mulher que transmite felicidade".

São mais de 400 mil Letícias no Brasil. E são várias as personagens da história assim chamadas.

Saiba mais sobre o nome Letícia.

19. Amanda

A própria grafia e sonoridade de Amanda já denuncia o seu significado, não é?

Você acredita que é na verdade uma variante do nome masculino Amando? Sim! Vem do latim e quer dizer "amável", "o que deve ser amado", "digno de amor".

Saiba mais sobre o nome Amanda.

20. Betina

O lindo nome Betina ganhou popularidade em anos mais recentes pela quantidade de personagens de novelas que carregavam este nome.

De origem hebraica, Betina carrega os significados de “promessa de Deus”, “voto de Deus” ou “consagrada a Deus”.

Saiba mais sobre o nome Betina.

Os nomes mais comuns entre meninos nas décadas de 90 e 2000

21. Lucas

Apesar de ter a mesma origem grega, o nome Lucas tem dois significado possíveis: "o que vem da Lucânia", e "luz", por isso também é atribuído a Lucas o significado de "luminoso".

Por ser também um personagem bíblico, tem bastante aderência no Brasil, um país bastante religioso. São Lucas é o padroeiro dos artistas, dos médicos e dos cirurgiões.

Saiba mais sobre o nome Lucas.

22. Luís ou Luiz

Usado isolado ou em um nome composto, Luís ou Luiz definitivamente está no gosto dos brasileiros: possui mais de 2 milhões de registros.

O significado possivelmente tem influência: remete a "combatente glorioso", "guerreiro famoso".

Saiba mais sobre os nomes Luís e Luiz.

23. Mateus

Em 1999 estreava no Brasil uma novela que fez grande sucesso e cujo protagonista chamava-se Mateus, chamava-se "Terra Nostra".

Antes disso o nome já era popular, mas ficou ainda mais.

É um nome bíblico, hebraico, que chegou ao latim com o significado de "dom de Deus", ou "dádiva de Deus".

Não é de se admirar que tenha tantos Mateus no Brasil. Somam quase 1 milhão!

Saiba mais sobre o nome Mateus.

24. Guilherme

São várias as possibilidades de étimo desse nome que foi o mais popular na Inglaterra na época da Idade Média.

Os sentidos, no entanto, variam pouco: "protetor decidido" ou "protetor corajoso". É, na verdade, uma variante de outro nome comum no Brasil, William.

Saiba mais sobre o nome Guilherme.

25. Pedro

Sabia que são mais de 200 santos da igreja católica que se chamam Pedro? E a gente só está acostumado com um, o porteiro do reino dos céus, responsável pelo tempo.

Pedro é desses nomes que não saem de moda, e sempre figura no topo das listas dos nomes mais comuns no Brasil. Pedro significa literalmente "pedra, rochedo".

Saiba mais sobre o nome Pedro.

Os nomes mais populares do Brasil nos últimos anos

Por mais originais que as pessoas tentem ser na escolha de escolherem nomes para os seus filhos, sem perceber, são influenciadas por tendências vindas das mídias como televisão, redes sociais e outras. Afinal, como se explica o surgimento de tantas Sofias e Davis nos últimos anos? Pois é!

Nomes populares entre bebês do sexo feminino nos últimos anos (2010-2020)

26. Alice

Engraçado que Alice é derivado de um nome que não é muito comum no Brasil: Adelaide.

O étimo está todo explicadinho na descrição completa (clica no nome!), mas importa dizer que é nome de realeza mesmo. Significa "de qualidade nobre", "de linhagem nobre". Não é bacana?

Alice no País das Maravilhas é uma das histórias mais conhecidas do planeta, e muitas pessoas que se identificam com ela nomeiam suas filhas por causa disso.

Saiba mais sobre o nome Alice.

27. Isabella

Este belo nome surgiu a partir de um nome hebraico que também é bastante comum: Elisabete.

Está na categoria de nomes teofóricos, pois é um nome bíblico e contém "Deus" na composição. O significado é de "Deus é juramento" ou "consagrada a Deus".

Saiba mais sobre o nome Isabella.

28. Júlia

Se você se chama ou tem curiosidade sobre o nome Júlia, não deixe de ler a descrição completa clicando no link. Tem muitas informações interessantes!

É a variante feminina do nome em latim Julius, que deriva do grego e quer dizer "fofo" ou "macio", em referência aos pelos faciais dos jovens.

Outra corrente afirma que o nome deriva do deus romano Júpiter e significa "filha de Júpiter".

Saiba mais sobre o nome Júlia.

29. Sophia

Este é um dos mais queridos dos últimos tempos. É um nome grego que quer dizer, literalmente, "sabedoria".

A igreja católica possui uma santa com esse nome, e a atriz italiana Sophia Loren foi a responsável por reavivar a popularidade do nome no século XX.

A variante sem o h, Sofia, é também bastante comum no Brasil.

Saiba mais sobre o nome Sophia.

30. Laura

Este é definitivamente um nome muito popular no Brasil que começou a ganhar popularidade na década de 1990. Mas não é surpresa, o nome Laura possui significados pra lá de interessantes.

De origem latina, ele carrega os significados de "loureiro", "vitoriosa" e "triunfadora".

Saiba mais sobre o nome Laura.

31. Valentina

Este é um nome muito popular na Rússia, pois a primeira mulher a visitar o espaço chamava-se Valentina Tereshkova.

Fica fácil "adivinhar" o sentido através da associação de palavras: Valentina é um diminutivo de palavras em latim que querem dizer "valente, forte, vigorosa, cheia de saúde".

Não é isso que toda mãe e pai deseja que sua filha seja?

Saiba mais sobre o nome Valentina.

32. Olívia

Antigamente, o nome Olívia estava relacionado a uma região da Espanha ou às pessoas que plantavam e cultivavam azeitona. Ele foi adotado como nome próprio pelo escritor William Shakespeare na comédia “Noite de Reis” no ano de 1602 e a partir daí, ganhou popularidade pelo mundo.

No Brasil, ele cresceu em popularidade a partir dos anos 2000. De origem latina, o nome Olívia significa “azeitona”.

Saiba mais sobre o nome Olívia.

33. Cecília

Antigamente, o nome Cecília era utilizado para homenagear ancestrais cegos e também pessoas muito sábias.

Este é um nome histórico que se tornou muito popular no Brasil nas últimas décadas. Cecília carrega o significado de "cega", "sábia" ou "a guardiã dos músicos".

Saiba mais sobre o nome Cecília.

34. Beatriz

De origem latina, o nome Beatriz tem os significados de “a que traz felicidade”, "aquela que faz os outros felizes" ou “viajante”, “peregrina”.

Ele foi bastante popular na Inglaterra através de uma santa com este nome que foi martirizada no século IV. Hoje, é um nome feminino bastante popular no Brasil.

Saiba mais sobre o nome Beatriz.

35. Manuela

Versão feminina de Manuel, Manuela é um nome hoje bastante popular no Brasil e carrega os significados de "Deus está conosco" ou "Deus conosco".

Ele é também um nome que tem histórico aristocrático. Manuela foi a segunda filha de D. João III com D. Catarina da Áustria.

Saiba mais sobre o nome Manuela.

36. Luiza

Um nome poderoso e de origem germânica é Luiza. Ele carrega os significados de “combatente gloriosa”, “guerreira ilustre”, “gloriosa nas batalhas”.

É uma variante de Luísa (com s), também muito popular no Brasil, e é a forma feminina do nome Luís ou Luiz.

Saiba mais sobre o nome Luiza.

37. Greta

Este é um diferente nome feminino, mas que tem se tornado mais popular no Brasil nos últimos anos devido à ascensão de figuras como a diretora norte-americana Greta Gerwig e da ativista Greta Thunberg. O nome já foi popular no Brasil em outras décadas, quando a atriz Greta Garbo fazia sucesso na Era de Ouro de Hollywood.

Este é um nome de origem sueca, mas que surgiu a partir do latim. Greta carrega o bonito significado de “pérola”.

Saiba mais sobre o nome Greta.

Nomes populares entre bebês do sexo masculino nos últimos anos (2010-2020)

38. Arthur

A origem desse nome lendário é incerta, provavelmente surgiu a partir da língua celta.

Os significados atrelados ao nome Arthur são: "pedra", "urso" e "grande".

A Lenda do Rei Arthur é uma das mais famosas do mundo e influencia o significado do nome. Quer saber por quê? Clica ali em cima!

Saiba mais sobre o nome Arthur.

39. Miguel

Um dos arcanjos mais famosos da bíblia é Miguel, tido como um símbolo de humildade diante de Deus.

O significado do nome traz uma pergunta retórica: Miguel significa "quem é como Deus?", cuja resposta subentendida é "ninguém é como Deus".

Saiba mais sobre o nome Miguel.

40. Davi

Este é um nome masculino bastante comum no Brasil, às vezes escrito sob a variável David, que tem um significado afetuoso.

A origem é a partir do hebraico e significa "o amado", "querido", "predileto".

Por ser também um nome bíblico, mais de 500 mil pessoas no Brasil já foram registradas assim.

Saiba mais sobre o nome Davi.

41. Gabriel

Outro famoso arcanjo da bíblia, este responsável por anunciar à Maria que ela seria a mãe do tão aguardado Messias.

Justamente por isso, o nome Gabriel significa "homem de Deus" ou "mensageiro de Deus". Tem origem no hebraico Gabriel, composto pela união de elementos que significam "homem, homem forte", e "Deus".

Saiba mais sobre o nome Gabriel.

42. Bernardo

Soa como um nome meigo, mas o significado é forte!

Bernardo tem origem germânica e quer dizer "forte como um urso".

Há várias teorias de origem desse nome e também muitos personagens históricos que o tornaram importante. Se quer saber mais, não deixe de ler a descrição completa.

Saiba mais sobre o nome Bernardo.

43. Nicolas

De origem grega, o bonito nome Nicolas tem os significados de "vitorioso", "o que vence com o povo", "o que conduz o povo à vitória".

Além do Brasil, ele é também popular em países como a França e nos falantes da língua inglesa em sua versão Nicholas.

Saiba mais sobre o nome Nicolas.

44. Gael

Apesar de ser muito popular em países que falam o espanhol, o bonito nome Gael tem origem Irlandesa ou Bretã. Ele possui os significados de "belo e generoso"; "de origem irlandesa"; “o que protege” ou “o protegido”.

Trata-se, portanto, de um bonito nome masculino com significados fortes e que tem se popularizado no Brasil nos últimos anos.

Saiba mais sobre o nome Gael.

45. Valentim

O nome Valentino já foi bastante popular no mundo há algumas décadas atrás. A sua variante, Valentim, tem chegado com força para bebês que nasceram na década de 2010.

Este nome carrega os significados de “valente”, “forte”, “vigoroso”, “cheio de saúde” e é de origem latina.

Saiba mais sobre o nome Valentim.

46. Benjamim

Na bíblia, Benjamin é o nome do filho mais novo de Jacob e Raquel, a qual faleceu ao dar-lhe a luz. Trata-se, portanto de um nome bíblico de origem hebraica.

Benjamin significa "filho do lado direito", “filho da felicidade”, “o bem-amado”. Este é um nome que tem se tornado mais popular no Brasil nas últimas décadas.

Saiba mais sobre o nome Benjamin.

47. Santiago

A popularidade do nome masculino Santiago no Brasil se relaciona à Santiago de Compostela, que evangelizou a Espanha e seu corpo foi sepultado em uma Catedral que recebe o seu nome.

Trata-se de um lindo nome para meninos que possui o significado de “Santo Lago”.

Saiba mais sobre o nome Santiago.

48. Enzo

Apesar de ter virado uma febre e meme na internet nos últimos anos, o nome Enzo continua bastante popular no Brasil. Ele possui diversas possibilidades de origem, tais como a italiana, a latina e a germânica.

Enzo carrega consigo os significados de "senhor do lar", "príncipe do lar", "governante da casa", “gigante”, “o que vence” e “vencedor”.

Saiba mais sobre o nome Enzo.

49. Téo

Teobaldo e Teodoro são dois nomes masculinos que fizeram muito sucesso no Brasil. O nome Téo tem sido também uma variante bastante popular no país.

Ele possui origem grega e significa “deus”. É sem dúvidas um belo nome masculino que tem se popularizado cada vez mais no Brasil.

Saiba mais sobre o nome Téo.

50. Ben

Nomes pequenos e preciosos têm se tornado populares no Brasil por papais e mamães mais novos. Ben é um destes casos. Ele é uma abreviação de nomes como Benjamin e Benedito.

Ben possui o significado de “o filho” é de origem hebraica, podendo, portanto também ser considerado um nome bíblico.

Saiba mais sobre o nome Ben.

Por aqui ficamos com a nossa lista de nomes femininos e masculinos mais populares no Brasil. Achamos que você também pode se interessar por: