Carlos

Significado do Nome Carlos

Carlos: Significa "homem", "guerreiro" ou "homem do povo".

O nome Carlos tem origem no germânico Karl, a partir dos termos karal, kerl, que significa literalmente "homem do povo".

Há estudiosos da onomástica que apontam também a relação do nome Carlos com o termo germânico hari, e nesse caso o significado seria "exército" ou "guerreiro".

Evolução histórica

Foi introduzido na Inglaterra pelos normandos e encontrado nesse país na forma de Carle, no século XII, tornando-se popular a partir do século XIX.

Em Portugal foi encontrado em documentos datados do século XVII, no mesmo período em que surgiu na Irlanda. Era utilizado como uma tradução dos nativos Cathal, Cathaoir e Turlough.

A popularidade do nome começou na Europa graças a Carlos Magno. Rei dos francos, que viveu entre os anos de 742 e 814, e incorporou uma grande parte da Europa Ocidental e Central ao império franco.

Foi bastante utilizado por vários imperadores e reis na França, Suécia, Espanha, Portugal e Hungria. Até hoje é um nome adotado em dezenas de línguas diferentes e foi utilizado pelos judeus para substituir Chaim, que começa com a mesma letra.

No Brasil e em Portugal o nome Carlos é bastante popular, assim como a sua variante feminina Carla.

Origem do Nome Carlos

Origem: Germânica

Nomes Relacionados

Famosos com o Nome Carlos

Locais com o Nome Carlos

Outras Informações do Nome Carlos

Carlos

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.