Diversos príncipes e reis marcaram o curso da história através dos séculos, muitos possuem uma personalidade boa e gentil, porém outros são mais rígidos e sem compaixão. O importante é que a maioria apresenta significados de nomes que tem tudo a ver com ser um governante ou um nobre.

Abaixo separamos os nomes mais bonitos inspirados em príncipes e reis, para que você possa ter um guia e escolher um nome de menino ligado à realeza e nobreza.

Nomes para meninos inspirados em príncipes e reis

príncipes e reis

1. Afonso

Vários reis de Portugal, Espanha, Nápoles e Sicília possuíram esse nome. O rei de Portugal Afonso I foi um dos mais importantes.

Ele também era chamado de Afonso Henriques e foi o primeiro rei de Portugal. Era um ótimo guerreiro e estrategista, participou de diversas batalhas e ficou conhecido como o conquistador.

Outro rei importante de Portugal foi o Afonso V, que ficou conhecido por expandir o domínio português no continente africano, principalmente no norte.

Esse nome tem origem no germânico Adalfuns, o qual é composto pelos elementos Athal, que quer dizer ‘’nobre’’ e funs, funsa, que significa ‘’preparado’’, ‘’pronto’’, ‘’inclinado’’ e ‘’rápido’’. Que por extensão pode ser ‘’inclinado para a nobreza’’ ou em um sentido mais conotativo ‘’nobre preparado para o combate’’.

2. Alfredo

O rei Alfredo ou Alfred em inglês, foi um monarca que governou o Reino de Wessex, o antecessor do Reino da Inglaterra.

Foi o único rei inglês a receber o título de o Grande e ficou conhecido por ter batalhado durante boa parte da sua vida contra os vikings. Era um bom governante, inteligente e piedoso, por conta disso seu nome se tornou popular também.

Seu nome tem origem no germânico Alverad, de alp, que provém da junção da palavra alf, que quer dizer ‘’gênio’’, ‘’elfo’’ e ‘’duende’’, e da palavra rat, a qual significa ‘’conselho’’.

Por extensão o significado fica ‘’conselheiro engenhoso’’, assim como foi gravado no túmulo do rei Alfredo, que se mantém em Oxford.

3. William

Com toda certeza esse nome já deve estar gravado na sua memória não é mesmo? Tantas notícias sobre o príncipe William, o qual é membro da família real britânica.

Ele recebeu o título de Duque de Cambridge, além de ser o primogênito do príncipe de Gales, Charles e da princesa Diana.

Seu nome tem origem a partir do germânico Willahelm, da junção dos elementos Will, de vilja, wailja, que quer dizer ‘’vontade’’ e helma, hilms, que significa ‘’elmo’’, ‘’proteção’’. Por extensão o significado fica ‘’protetor resoluto '' ou ''o que tem vontade de proteger’’.

Belo significado para um menino e o termo afetivo Will ainda pode ser uma forma carinhosa de apelidar o bebê.

4. Harry

Mais um nome que está sempre em todas as notícias atuais, o irmão do príncipe William, o sexto na linha de sucessão ao trono britânico, o príncipe Harry. Ele recebe o título de Duque de Sussex.

Seu nome é forte e nobre, tem origem no francês Henri, além de ser uma forma medieval de Henry, versão inglesa de Henrique. Este provém do germânico Haimirich, formado pela junção dos elementos, heim que significa "lar", "casa" e rik, que quer dizer "senhor, príncipe, poder".

Por extensão o nome ganha significado de “senhor do lar", "príncipe do lar" ou "governante da casa”. Adorável não é mesmo?

5. Ricardo

Quem nas aulas de história não gostava de ouvir sobre as aventuras do rei Ricardo Coração de Leão? O monarca com ótimas táticas militares.

Ele era corajoso e um ótimo guerreiro, alcançou a vitória em diversas batalhas. Era filho do rei inglês Henrique II e de Eleanor de Aquitânia, herdando vastas terras.

O seu nome tem origem a partir do germânico Ricohard, que provém da junção dos termos rik, que quer dizer ‘’príncipe’’ e hard, o qual significa ‘’forte’’, tornando-se ‘’príncipe forte’’. Essa definição faz mesmo jus ao Ricardo Coração de Leão.

6. Eduardo

É bom ficar preparada para a história de amor guardada por trás desse nome. O rei Eduardo VIII deveria assumir o trono da Inglaterra após a morte do seu pai, em 1936. Porém, havia imposições religiosas, legais, políticas e morais que a igreja e a nobreza impunham para casamentos com pessoas divorciadas.

Eduardo era apaixonado por Wallis Simpson, uma americana que se divorciou duas vezes e nenhum dos ex-maridos havia morrido. Então ele tinha que decidir entre cumprir seu dever de rei ou seguir o amor.

E sabe o que ele fez? Abdicou do trono e se casou com Wallis. Seu nome tem origem a partir do germânico Hadaward, que provém da junção dos termos ead, que quer dizer ‘’riqueza; bens’’ e ward, o qual significa ‘’guarda; guardião’’.

Por extensão seu nome significa: "guardião das riquezas", “protetor das riquezas” ou "guardião rico".

7. Arthur

Esse nome certamente exala nobreza e realeza. Foi dado a diversos membros nobres da Europa.

O príncipe de Gales, Arthur, era filho de Henrique VII da Inglaterra e de Isabel de Iorque. Ele foi prometido em casamento à Catarina de Aragão, para uma aliança anglo-espanhola, já que ela era filha de monarcas espanhóis, porém ele morreu muito jovem, possivelmente por conta da peste negra.

Nas lendas históricas dos Cavaleiros da Távola Redonda, aparece o rei Arthur, que foi responsável por comandar o poder militar britânico na batalha contra invasores saxões. Inclusive existe o filme ‘’Rei Arthur: A Lenda da Espada’’.

É um nome de provável origem celta. A partir do termo artva, quer dizer literalmente ''pedra'', o qual tem relação com a lenda da espada (a lenda que Arthur tira a espada de uma pedra).

A partir do termo art, que quer dizer ‘’urso’’ e do termo ur, o qual significa ‘’grande’’, o nome passa a ter o significado de ‘’grande urso’’.

8. Henrique

Henrique VIII foi um monarca inglês bastante controverso, inclusive ele era irmão do príncipe Arthur e acabou por se casar com Catarina de Aragão. Foi responsável por fundar a Igreja Anglicana na Inglaterra e por ser inteligente e firme.

Ele ficou famoso por sua obsessão em ter um filho homem para poder herdar o seu reinado e continuar a dinastia da família Tudor.

Seu nome próprio tem origem no germânico Haimirich, que é composto pelos elementos heim, hein, que quer dizer ‘’casa’’, ‘’lar’’, ‘’pátria’’ e rik, o qual significa ‘’rei’’, ‘’príncipe’’, ‘’senhor’’.

Por extensão seu nome significa "senhor do lar", "príncipe do lar’’ ou ‘’rei da casa’’. É um nome bastante ligado à realeza não é mesmo?

9. George

Essa é a versão inglesa do nome Jorge. O rei George VI da Inglaterra era irmão do rei Eduardo VIII, que acabou por renunciar o cargo, então quem assumiu foi o primeiro.

Um dos seus antecessores, o rei George III não tinha muito o dom para ser monarca e só aceitou essa posição por conta da renúncia de seu irmão, inclusive foi responsabilizado por perder as treze colônias americanas.

Esse nome tem origem no grego Geórgios, de georgós, composto pelos elementos ge, que quer dizer ‘’terra’’ e érghon, que quer dizer ‘’trabalho’’. Recebe então o significado de ‘’aquele que trabalha a terra’’ e ‘’agricultor’’.

10. Frederico

O príncipe Frederico (Frederik na versão inglesa) é o herdeiro para o trono da Dinamarca. Ele é o primogênito da rainha Margarida II e do conde Henrique de Laborde.

É ativista e representante nas áreas científica, de sustentabilidade e mudanças climáticas. Também adora esportes e promove um estilo de vida saudável.

Seu nome tem tudo a ver com a imagem que ele transparece. Tem origem a partir dos elementos germânicos Friedrich, Fridurih, de frid, Friede, que quer dizer ‘’paz’’ e rich, reiks, o qual significa ‘’rei’’ e ‘’príncipe’’.

Por extensão significa ‘’rei ou príncipe da paz’’, tão lindo e nobre não é mesmo? O menino que receber esse nome também pode ser apelidado de Fred.

11. Alexandre

Alexandre I foi o primeiro rei após a junção dos Sérvios, Croatas e Eslovenos, que se unificaram em um só: Reino da Iugoslávia. Por conta disso ele ficou conhecido como o unificador.

Outro importante monarca e bastante conhecido foi o imperador Alexandre, o Grande. Ele ficou marcado na história por ser um ótimo estrategista no quesito territórios, era rápido em táticas e conseguiu atravessar diversas localidades.

Ele possuía um bom coração, era valente e às vezes poderia ser bárbaro em algumas situações.

Esse nome provém do grego Aléxandros, da junção dos termos aléxo, que quer dizer ‘’repelir’’, ‘’proteger’’ e ‘’defender’’, e de anér, andrós, o qual significa ‘’homem’’.

Por extensão adquiri o significado de o "protetor do homem", "defensor da humanidade" e “o que repele os inimigos”.

12. Hamdan

Quer um nome diferente e original para o seu filho? O sheik árabe e príncipe herdeiro de Dubai, Hamdan, é uma das personalidades mais vistas atualmente.

Tem diversos interesses, mas o principal deles é a poesia, inclusive publica seus poemas com o nome de Fazza, o qual significa ‘’aquele que ajuda’’ em árabe.

Hamdan tem origem árabe e significa ‘’o elogiado’’. Bonito não é mesmo?

13. Luís

Um dos reis mais conhecidos em toda a história, inclusive chamado de o Rei Sol, é o francês Luís XIV. Foi responsável por construir um dos mais conhecidos monumentos franceses, o Palácio de Versalhes.

Ele foi um dos mais poderosos monarcas da França, construindo uma monarquia absolutista, que perdurou até a Revolução Francesa.

Seu nome provém dos termos germânicos Hlodoviko, Ludwig, de hlot, hlut, que quer dizer ‘’famoso’’, ‘’ilustre’’ e ‘’célebre’’, e de wig, o qual significa ‘’batalha’’.

Por extensão possui o significado de “combatente glorioso”, “ilustre guerreiro” ou “célebre na batalha”.

14. Carlos Filipe

Uma das personalidades da realeza mais conhecidas atualmente é o príncipe Carlos Felipe (Carl Philip na versão inglesa). Ele é o quarto na linha sucessão ao trono da Suécia, recebendo o título de duque da Varmlândia.

Carlos provém do germânico Karl, a partir do termo karal, kerl, que significa literalmente "homem do povo".

Filipe é uma variante de Felipe, nome originado a partir do grego Phílippos, que provém da união dos elementos phílos, que significa "amigo", e híppos, que quer dizer "cavalo". Obtendo o significado de "amigo dos cavalos", “o que gosta dos cavalos”, “o que ama a guerra”.

Ele é um príncipe, que no sentido conotativo do seu nome, se dá bem com o ser humano e com os animais, um ótimo governante.

15. Guilherme

Após invadir a Inglaterra e derrotar os militares do conde Harold, Guilherme I se torna o primeiro rei normando do país.

Ele é chamado de o Conquistador, fez uma mudança radical na estrutura política e social da Inglaterra, implantando o feudalismo na monarquia.

Guilherme tem origem a partir do germânico Willahelm, da junção dos elementos Will, de vilja, wailja, que quer dizer ‘’vontade, desejo’’ e helma, hilms, que significa ‘’elmo’’, ‘’proteção’’. Recebe por extensão o significado de “protetor decidido" ou "protetor corajoso”.

16. Gustavo

Gustavo III foi o rei da Suécia de 1771 a 1792, quando foi assassinado. Ele era o primogênito do rei Adolfo Frederico e da rainha Luísa Ulrica da Prússia.

Gustavo ficou conhecido por sua influência na área cultural e artística, gastando enormes quantidades de dinheiro nesse âmbito da sociedade.

Seu nome surgiu a partir do sueco Gustaf, através do germânico Chustaffus, que quer dizer ‘’protegido de Deus’’. Hiper bonito não é mesmo? Um nome de menino carinhoso e agraciado.

17. Alberto

Sabe quem foi o marido da tão conhecida rainha Vitória? O príncipe consorte Alberto. Ele nasceu no ducado saxão de Saxe-Coburg-Saalfeld e teve grande influência em causas públicas e sociais, como a educação e a abolição da escravidão.

Outro monarca influente nos dias atuais é o príncipe Alberto II de Mônaco. Ele é filho do príncipe Rainier III e da atriz estadunidense Grace Kelly. O príncipe é o monarca com uma das maiores fortunas atualmente.

Ele é uma variante do nome Adalberto, que tem origem no germânico Adalbert e é formado pela junção dos termos adal, que significa "nobre", e berth, quer dizer "ilustre" ou "brilhante". Ficando assim com o significado completo de "nobre brilhante" ou "ilustre nobre".

18. Nicolau

Nicolau II foi o último monarca da Rússia, antes da queda do Império Russo. Ele era primo do monarca britânico George V, sendo os dois quase idênticos no aspecto físico.

O czar foi considerado um líder incompetente, um dos responsáveis pela crise militar, econômica e pela queda de uma das maiores potências mundiais, o Império Russo.

Nicolau tem origem a partir do grego Nikólaos, formado pelas palavras níke, que quer dizer ‘’vitória’’ e laos, a qual significa ‘’povo’’. O nome acaba por adquirir o significado completo de “o que vence com o povo” ou “o que conduz o povo à vitória”.

19. Fernando

Nas aulas de história podemos entrar em contato com o rei de Aragão, Fernando II. Ele casou-se com a sua prima Isabel, que foi proclamada rainha de Castela. Dessa forma conseguiu consolidar a monarquia espanhola.

O casal ficou conhecido por perseguir e matar basicamente todos os seus inimigos políticos ou qualquer indivíduo que fosse uma ameaça à monarquia espanhola.

Esse nome próprio tem origem no germânico Fredenando, composto pelos elementos fridu, que quer dizer ‘’paz’’ e nanthjan, o qual significa ‘’ousar’’. Significando ‘’ousado para atingir a paz’’.

Um belo termo afetivo que é muito usado para esse nome no Brasil é Nando.

20. Augusto

O rei Augusto II da Polônia, também com o título de grão-duque da Lituânia, ficou conhecido por sua extrema força física, sendo apelidado de o Forte ou Mão de Ferro.

Outro personagem histórico muito importante foi o imperador romano Augusto. Ele foi o primeiro governante do Império Romano, considerado essencial e controverso, além de ter sido responsável por um dos principais períodos de paz e estabilidade em Roma.

Esse nome provém do latim Augustus, de augustus, que quer dizer ‘’sagrado’’, ‘’consagrado’’, ‘’sublime’’ e ‘’elevado’’. Belo significado para nome de menino, não é mesmo? Um bebê abençoado e consagrado.

21. Conrado

Esse nome traz um simbolismo que toda personalidade real deve possuir. Tem origem no germânico Cunrad, Conrad, provindo dos elementos kuon e rat, que quer dizer ‘’conselheiro prudente’’.

Conrado III foi o primeiro rei da família Hohenstaufen a assumir o poder da Alemanha. Ele era filho do duque da Suábia, Frederico I e de Agnes. Seu reinado foi de 1130 até 1152.

Esse nome exala nobreza e realeza, além de ser forte e belo para um menino.

Gostou desse artigo? Achamos que você também pode querer conferir:

Os significados de 20 nomes fortes e imponentes para bebês

Nomes de filhos de famosos: 32 inspirações com significados para o seu bebê!

Os 25 nomes mais chiques e diferentes e seus significados