Desde o lançamento do filme A Branca de Neve os Sete Anões (1937), os príncipes se tornaram personagens recorrentes em filmes de contos de fadas produzidos pela Disney.

Realizamos uma seleção com os nomes de príncipes da Disney de maior destaque, o significado do nome de cada um destes personagens e as maiores curiosidades sobre eles.

Príncipe Felipe (A Bela Adormecida)

Príncipe Felipe (A Bela Adormecida)

O nome Felipe e Philip tem origem a partir do nome grego Phílippos. O significado deste nome é "amigo dos cavalos" ou “o que gosta dos cavalos”.

O Príncipe Felipe (ou Philip) apareceu pela primeira vez no universo da Disney no filme de 1959, A Bela Adormecida. Ele é o interesse amoroso da princesa Aurora, que ao completar 16 anos, caiu em um sono profundo devido a uma maldição de Malévola. Felipe é o responsável por derrotar a vilã e salvar a Bela Adormecida.

Este príncipe também já apareceu em diversos especiais de animação da Disney, além de ter sido interpretado em filmes live action como Malévola de 2014 e na série Once Upon a Time.

Príncipe Florian - Floriano (A Branca de Neve e os Sete Anões)

Príncipe Florian - Floriano (A Branca de Neve e os Sete Anões)

O nome Floriano ou Florian tem origem a partir do latim Florianus, derivado da palavra floris, que significa “da natureza da flor”.

No filme A Branca de Neve e os Sete Anões, o príncipe que resgata Branca de Neve é chamado apenas de “Príncipe”. O nome Florian começou a ser usado para ele quando a Disney iniciou a sua franquia de Princesas da Disney. Desde então, o nome Florian (Floriano em português) aparece nos produtos relacionados a este príncipe.

O papel do Príncipe Florian no filme de 1937 é muito reduzido. Ele aparece como o interesse amoroso e herói de Branca de Neve, após ela ser envenenada pela bruxa má, madrasta da protagonista.

Príncipe Henry - Henrique (Cinderela)

Príncipe Henry - Henrique (Cinderela)

O nome masculino Henry ou Henrique tem origem a partir do germânico Heimirich. Estes nomes possuem os significados de “o governante da casa", "o que manda em casa" e "príncipe do lar".

O Príncipe Henry ou Henrique é conhecido no universo da Disney simplesmente como Príncipe Encantado. Ele apareceu pela primeira vez no filme de 1950, Cinderela, como o interesse amoroso da protagonista.

Nas histórias, ele é o futuro rei de um reino sem nome que está em busca de uma esposa. Ele eventualmente se casa com Cinderela e a salva de sua madrasta e de suas irmãs más.

Príncipe Eric (A Pequena Sereia)

Príncipe Eric (A Pequena Sereia)

O nome masculino Eric apresenta duas possibilidades de origem: a germânica, a partir de Erarich; e a nórdica, a partir do nome Eiríkr. Os significados do nome Eric são “o que reina como a águia”, “rei para sempre”, e "o que governa sozinho”.

No filme de 1989, o Príncipe Eric é o interesse amoroso de Ariel, uma sereia que deseja se tornar humana. Eric é o quarto príncipe oficial da Disney e faz parte do primeiro casal a ter um filho em filmes da Disney. Com Ariel, eles tiveram a Princesa Melody.

A Fera - Príncipe Adam (A Bela e a Fera)

A Fera - Príncipe Adam (A Bela e a Fera)

O nome masculino Adam significa “homem” ou “homem formado na terra”. É um nome hebraico que originou o nome em português Adão.

No filme de 1991, A Bela e a Fera, o nome da Fera não é mencionado. O príncipe é apresentado na maior parte do tempo na sua forma de fera e se torna o interesse amoroso de Bela, que eventualmente o salva de sua maldição.

Ao longo das décadas, foi associado o nome Adam ao personagem da Fera. Apesar dos criadores não terem inicialmente um nome definido para o personagem, muitos fãs das histórias da Disney ainda reconhecem a Fera como Príncipe Adam.

Aladdin (Aladdin)

Aladdin (Aladdin)

O nome Aladdin tem origem a partir do idioma árabe e significa "nobreza de fé" ou "nobreza de credo / religião".

Aladdin é o protagonista do filme da Disney de 1992 que leva o seu nome. Ele é um menino pobre que mora no reino de Agrabah. Eventualmente, ele conhece a Princesa Jasmine, que está disfarçada como uma cidadã comum.

Quando descobre uma lâmpada mágica, Aladdin tem a oportunidade de realizar 3 pedidos para um poderoso Gênio. Ele pede para ser transformado em um príncipe para se aproximar novamente de Jasmine. Dessa forma, ele também fica conhecido no filme como Príncipe Ali Ababwa.

John Smith (Pocahontas)

John Smith (Pocahontas)

O nome composto John Smith é formado pelo nome John, versão inglesa de um nome de origem hebraica, e Smith, sobrenome inglês e um dos mais populares nos Estados Unidos. John significa “Deus é cheio de graça” ou “agraciado por Deus” e Smith significa "metalúrgico" ou "ferreiro".

John Smith é o protagonista masculino do filme de 1995 da Disney Pocahontas. Ele é o interesse amoroso da protagonista e um colonizador que acaba mudando suas prioridades ao se envolver com a heroína.

Este é o primeiro príncipe da Disney que não é realmente um príncipe e que foi baseado em uma pessoa que realmente existiu, o explorador e soldado inglês John Smith.

Li Shang (Mulan)

Li Shang (Mulan)

Li é um nome neutro de origem chinesa que significa “belo” ou “poderoso”. Já o sobrenome Shang é utilizado por diversas famílias de origem chinesa ao redor do mundo e o seu significado depende da forma como ele é escrito e do dialeto com que ele é pronunciado.

O personagem Li Shang é o interesse amoroso da heroína Mulan no filme da Disney de 1998. Ele é um capitão do exército que se torna noivo e depois marido da protagonista. Li é o oitavo príncipe oficial da Disney e aparece na sequência da animação Mulan II, mas foi cortado da adaptação para live action no filme da Disney de 2020.

Príncipe Naveen (A Princesa e o Sapo)

Príncipe Naveen (A Princesa e o Sapo)

Naveen ou Navin é um nome de origem indiana que a partir do idioma sânscrito carrega os significados de “novo”, “jovem”, brilhante” ou “criativo”.

O Príncipe Naveen é o protagonista masculino do filme da Disney de 2009 A Princesa e o Sapo. Ele é o interesse amoroso de Tiana, que se torna princesa ao final do filme. Os dois embarcam em uma grande aventura na história quando Naveen é transformado em um sapo por um maléfico bruxo chamado Dr. Facilier.

Flynn Rider (Enrolados)

Flynn Rider (Enrolados)

Flynn é um sobrenome e nome próprio de origem irlandesa que significa “filho do homem ruivo” ou “descendente de Flann”. O sobrenome inglês Rider significa “montador” e fazia referência inicialmente às pessoas que tinham como ocupação serem guerreiros montados a cavalo ou mensageiros.

Flynn Rider é o protagonista masculino no filme da Disney Enrolados de 2010 e o interesse amoroso da Princesa Rapunzel. No filme, Flynn é um jovem ladrão que acaba encontrando uma menina de longos cabelos dourados que está presa em uma torre. Eles fazem um acordo para se ajudarem e acabam se apaixonando ao longo de suas aventuras.

Príncipe Kristoff (Frozen)

Príncipe Kristoff (Frozen)

O nome masculino Kristoff é a versão escandinava do nome Christopher, nome de origem grega que significa "o que traz Cristo consigo", "o portador de Cristo" ou "o que carrega Cristo".

Kristoff é um dos personagens dos filmes Frozen e Frozen II. Ele é o interesse amoroso da Princesa Anna, amigo do boneco de neve Olaf e da Rainha Elsa. Na história, ele vive nas montanhas de Arendelle junto de uma rena chamada Sven, o seu melhor amigo.

Simba (O Rei Leão)

Simba (O Rei Leão)

Simba é um nome masculino de origem africana. Mais especificamente, ele surge a partir da língua suaíli e significa “leão”.

O personagem Simba apareceu pela primeira vez no filme da Disney de 1994, O Rei Leão, sendo o principal protagonista da franquia que já teve continuações, filme live action e uma peça de grande sucesso na Broadway.

Nas histórias, Simba é o filho do Rei Mufasa e da rainha Sarabi e o príncipe herdeiro das Terras do Trono. Ele eventualmente se casa com a sua amiga de infância, Nala, e com ela tem a filha Kiara.

Veja também: