Nomes inspirados em pedras preciosas representam o valor significativo de uma pessoa, uma cor, uma joia predileta, ou mesmo o sentido de que, aquela menina ou menino a ser nomeado é o tesouro precioso dos pais.

Se você tem curiosidade sobre o assunto ou está procurando um nome de menino ou menina inspirado em pedras preciosas, essa lista é perfeita para você!

Nomes de menina inspirados em pedras preciosas

1. Ágata

De cores variadas, formas em listras dispostas paralelamente e considerada uma pedra de proteção para várias crenças, como o islã, Ágata é um nome de pedra preciosa belíssimo para menina.

A origem é grega. Agathe deriva da palavra agathós, que quer dizer "bom". Também já nomeou uma santa da Igreja Católica.

Veja: Ágata.

2. Âmbar

Apesar de não ser um mineral, uma pedra, é usada como gema para criação pedras preciosas, geralmente amareladas, com um cor que se aproxima do mel.

Hoje é um material bastante comum na composição de joias e bijuterias e seu nome tem origem árabe, anbar e significa "a que flutua".

A variante "Amber" também pode ser um bonito nome feminino inspirado em pedra preciosa.

3. Ametista

Se você gosta da cor roxa / lilás, provavelmente vai amar essa pedra preciosa que vem do quartzo com uma coloração especial.

Uma das teorias para origem do nome é do grego a, "não" e methuskein, "intoxicar", pois havia uma crença antiga de que a pedra poderia proteger quem a usasse de embriaguez.

Reis e rainhas do Antigo Egito também a utilizavam, assim como anglo saxões.

Saiba mais: Ametista.

4. Alexandrita

Essa pedra preciosa é uma variação do mineral chamado de crisoberilo. Ela muda de cor de acordo com a iluminação do local, vai desde verde-oliva ao vermelho.

Provavelmente seu nome é um diminutivo de Alexandra, que tem origem no nome grego Aléxandros, do verbo aléxo, que quer dizer "repelir, defender ou proteger", unido ao vocábulo andrós, que significa "homem".

Alexandrita significa "pequena protetora do homem" ou "pequena defensora da humanidade".

5. Aquamarine

A pedra aquamarine tem esse nome por apresentar uma cor que fica entre o verde e o azul. Acredita-se que ela era usada como tesouro pelas sereias, segundo alguns mitos.

O nome se tornou popular no Brasil por causa do filme de mesmo nome, lançado em 2006.

Ele junta os termos aqua, que é “água” e marine, que quer dizer “marinha”, ficando com o significado de “água-marinha”.

6. Blenda

Mais conhecida como "esfarelita", a Blenda é o principal minério do zinco, sendo usada também como gema para composição de pedras preciosas e joias.

O nome em si vem do verbo sueco blända, que significa "deslumbrar, cegar". Carrega, portando, o sentido do que é admirável, glorioso.

Saiba mais sobre o significado do nome Blenda.

7. Coral

Também chamada de coral preciosa ou coral vermelha, essas pedras são achadas no fundo do mar rochoso.

Como o nome mesmo já diz, elas possuem a cor vermelha ou, às vezes, um rosa avermelhado.

8. Cristal

Este não precisa nem de muitas explicações, não é? Provavelmente uma das pedras preciosas mais conhecidas no mundo, por compor louças e outros utensílios comuns ao cotidiano das pessoas, Cristal é um nome que se origina no grego krystallos.

A palavra significa "gelo" ou mesmo "quartzo", referenciando a transparência e aspecto que vemos em uma água congelada. Os sentidos do que é puro e límpido estão associados a este lindo nome feminino.

Outro significado, de origem escocesa, diz que o nome significaria "aquela que guarda e protege Cristo dentro de si".

Entenda mais sobre o nome Cristal.

9. Esmeralda

Uma das pedras preciosas mais valiosas do mundo, a Esmeralda tem um aspecto esverdeado que com certeza é conhecido por muita gente no Brasil.

O étimo tem dois sentidos, um grego, smaragdos, a partir do latim smaragdus, que quer dizer literalmente "clarão, raio, relâmpago", e outro francês, vindo do Esmer, que significa estima.

Na Bíblia, a pedra é uma das doze preciosas que compunham a nova muralha de Jerusalém.

Veja: Esmeralda.

10. Espinela

Essa pedra se encontra na mesma família dos rubis e das safiras, além de possuir uma cor violeta avermelhada.

O nome tem origem espanhola e significa “espinélio” em português, o qual também é um mineral do mesmo grupo.

Espinela ou Spinel (inglês) é carregado pela antagonista do filme de animação “Steven Universo: O Filme”.

11. Gemma

Gemma ou "pedra preciosa", do latim, é um mineral, rocha ou material petrificado que, depois de tratado e polido, pode ser usado em joias ou ser colecionado.

O segundo "m" na escrita pode aliviar um pouco a associação ao ovo e, se o que importa mesmo é o significado, imagina que lindo uma filha cujo nome significa o material que dá vida a joias e riquezas!

Veja mais sobre o nome Gemma.

12. Greta

Greta é um dos vários nomes que são variáveis do nome Margarida, que significa "pérola" ou "criatura de luz". É especificamente a versão sueca encurtada, mas também muito usado na Alemanha.

Margarida tem origem no nome do latim Margarita, vindo do grego margarítes.

A atriz Greta Garbo foi uma das personalidades mais famosas do cinema na década de 1920.

Saiba mais sobre o significado do nome Greta.

13. Jade ou Jady

Outra pedra preciosa de cor verde que, segundo lendas, ajudava na cura de problemas renais. Por isso, o nome Jade vem do latim ilia, que quer dizer "pedra do flanco" ou "pedra do lado".

De fácil pronúncia, escrita e com linda sonoridade, é um nome que já cativou mais de 10 mil brasileiros, segundo o Censo de 2010.

Veja: Jade ou Jady.

14. Lazuli

Lápis-lazúli ou Lazulita é uma rocha composta por vários minerais, de uma cor azulada maravilhosa, e amplamente usada como gema na composição de pedras preciosas.

Famosa entre realezas desde 7.000 a.C., a pedra foi muito apreciada por faraós, tendo sido encontrada na máscara funerária de Tutankhamon (1341-1323 aC).

Para quem acha a cor azul bonita e quer aliar isso a um nome de pedra preciosa, essa parece ser uma bela opção!

15. Lolite

Também chamada de Lolita, essa pedra preciosa foi apelidada de “safira de água”, por apresentar um azul mais profundo e escuro.

O seu nome tem origem a partir do romance de Vladimir Nabokov “Lolita” e significa “mulher jovem e sedutora”.

16. Maísa

Mais um nome que significa "pérola". Dessa vez, a origem é escocesa. Maísa se originou a partir do escocês Maisie ou Mysie, o diminutivo de Mairead, que é a versão escocesa de Margarida.

E como já dissemos lá em cima, Margarida vem do latim Margarita, que surge do grego margarítes e significa literalmente "pérola".

No Brasil, são mais de 51 mil Maísas registradas.

Saiba mais: Maísa.

17. Morganite

Esta pedra semi-preciosa é uma variação do Berilo, apresentando as cores rosa pêssego, rosa e salmão como principais.

Provavelmente o nome é um diminutivo de Morgana e significa "pequeno mar circular", "pequeno círculo de mar" ou "pequena rodeada de mar".

Morgana tem origem no galês antigo, ou no celta, Morcant, a partir da junção das palavras mor, que quer dizer "mar" e a palavra cant, que significa "círculo".

18. Opala

A cor de uma Opala pode variar muito, entre vermelha, amarela, verde, azul, branca, ou tudo isso junto. É um material muito versátil e bonito, nomeado por ingleses no século XIX.

Acredita-se que o nome tem origem mitológica. Ops era o nome de uma deusa romana da fertilidade, esposa de Saturno. Durante as festas em honra a Saturno, as oferendas dadas a Ops eram consideradas Opalia.

Por ter sido o nome de um famoso carro da Chevrolet na década de 1990 no Brasil, não é comumente usado como nome próprio. Mas como o carro já saiu de moda, nada impede que o nome entre nela, não é?

Entenda mais sobre o nome Opala.

19. Pérola

A pérola sempre apareceu na história como um dos principais ornamentos femininos, um dos quadros mais famosos do artista neerlandês Johannes Vermeer chama-se "Moça com brinco de pérola".

É um material duro no formato de mini bolinhas produzido por moluscos, como as ostras. A cor esbranquiçada e o brilho lembra a lua.

Veja tudo sobre o nome Pérola.

20. Rita

Mais uma variante do nome latino Margarita, Rita é o diminutivo italiano deste nome. Significa, portanto, pérola.

Santa Rita de Cássia é uma famosa personagem da igreja católica. O nome Rita é até bastante comum no Brasil, usado por mais de 355 mil pessoas.

Saiba mais: Rita.

21. Rubi

Você sabia que a pedra preciosa rubi foi usada na produção do primeiro laser?A cor avermelhada ajuda.

Os rubis naturais são extremamente raros, considerados entre as pedras preciosas mais valiosas do mundo.

Além de ser um nome moderno, bonito e simples, remete a algo precioso. A origem vem do do latim ruber, que significa literalmente "vermelho".

Em alguns países, também é usado como nome masculino. A forma "Ruby" também é comum entre brasileiros.

Entenda o significado do nome Rubi.

22. Safira ou Zafira

Usualmente, Safira é o nome que se dá a uma pedra preciosa belíssima de coloração azul. Literalmente é uma palavra de origem grega que significa "o preferido de Saturno".

A variante Zafira também é uma uma linda opção de nome inspirado em pedras preciosas. Na forma masculina, pode ser Safir ou Zafir!

Saiba mais: Safira ou Zafira.

23. Serafina

Também conhecida como Serafinita, essa pedra possui a cor esverdeada.

O seu nome tem origem a partir do hebraico Seraphim, de seraph, que significa “arder”, ficando com o significado de “ardente”, “incandescente”; “celestial”, “angelical”.

Veja: Serafina.

24. Tanzanita

Sabia que essa pedra preciosa recebeu esse nome por ser encontrada somente na Tanzânia, uma região ocidental da África?

Ela apresenta uma cor que varia entre o azul e o violeta. O nome possivelmente significa “navegar no deserto da costa preta”, “navegar em região desconhecida no litoral preto”.

Tanzânia provém da junção dos termos "Tan" e "Zan" dos territórios Tanganica e Zanzibar, mais o sufixo ia.

Tanganica tem origem na língua suaíli e significa “navegar no deserto”, “navegar em região desconhecida”. Já o nome Zanzibar quer dizer “costa preta”, “litoral preto”.

25. Turmalina

Turmalina é uma pedra preciosa que pode ter várias cores, mas a mais cara de todas é uma espécia brasileira, Turmalina Paraíba, que tem uma bela cor verde-azulada.

O nome é de origem hindu, sendo uma modificação da palavra turamali do cingalês "pedra que atrai a cinza", devido ao seu potencial elétrico quando aquecida ou arrefecida.

Apesar de ser mesmo um nome bem raro, curiosamente o Censo de 2010 aponta para 32 pessoas registradas com ele no Brasil.

Entenda melhor o nome Turmalina.

Nomes de menino inspirados em pedras preciosas

26. Berilo

Este nome de origem grega significa “joia do mar”.

As conhecidas esmeraldas, que já falamos aí em cima, derivam desse mineral, que além da cor esverdeada pode ter outras variações como amarelo, vermelho, azul e mais.

Não é um nome muito comum, de fato, mas com uma sonoridade que lembra um pouco Murilo, Benito ou Benício.

Veja: Berilo.

27. Citrino

Possivelmente esse nome significa “pedra limão”, até mesmo porque a cor da pedra preciosa é um amarelo ou amarelo esverdeado brilhante.

Ela é encontrada em praticamente todos os países do mundo.

28. Heliodoro

É um tipo de Berilo, mas com tom amarelo-esverdeado.

Para os mais místicos, é considerado um cristal energizante, isso porque a palavra remete a energia que recebemos do sol. O nome é grego e significa literalmente “presente do sol”. Lindo, não é?

29. Jacinto

O nome Jacinto é cheio de possibilidades. Muitas pessoas conhecem a flor roxa, belíssima, que parece um lírio.

O nome da flor, no entanto, é inspirado no mito grego de Jacinto, um jovem mortal amado pelos deuses e célebre pela sua beleza.

A pedra jacinto é um tipo de zircão com cor amarelada. O nome foi bastante popular no Brasil, principalmente nas décadas de 50 e 60. São cerca de 13 mil Jacintos registrados no Brasil.

Saiba mais sobre o significado do nome Jacinto.

30. Jadson

São várias as possibilidades de étimo para esse nome masculino. Mas uma delas aponta para uma inspiração em pedras preciosas.

Jadson pode ser nome patronímico, em virtude da partícula son, que significa filho, em inglês - bem como em sueco - é que, em comunhão com Jad poderia ter o sentido de "filho de Jade" e, assim, "filho de uma pedra preciosa".

Sendo filho de uma pedra preciosa, só pode ser precioso também, não é?

Confira tudo sobre o nome Jadson.

31. Jaspe

Uma belíssima pedra preciosa que, por ser lustrada, é usada na composição de vasos, selos e caixas de rapé. O quartzo é mais comum na cor vermelha, mas também pode aparecer em amarelo, marrom ou verde.

Em inglês, Jasper, com "r" no final, é uma versão do nome Gaspar. Por sua vez, Gaspar é um nome persa que significa “aquele que leva tesouros”. Isso porque este é o nome de um dos três reis magos que visitaram Jesus na ocasião de seu nascimento.

32. Pedro Lucas

É uma surpresa ver esse nome tão comum aqui na nossa lista?

Pois este nome masculino tem tudo a ver com pedras preciosas! Pedro Lucas significa, literalmente, "rochedo luminoso" ou "pedra de luz", "pedra brilhante".

Isso porque temos Pedro, do grego pétros, que quer dizer "pedra" ou "rocha". E Lucas, do grego loukás que significa "luminoso".

Entenda mais sobre o nome Pedro Lucas.

33. Olivin

Pode ser uma variante dos nomes mais comuns, Oliver ou Olívio, sem perder o charme.

Olivin, em línguas eslavas, é uma versão masculina de Olivina, mineral esverdeado usado como gema em joalherias.

Por ser frequente em vulcões, também é conhecida como peridoto, uma palavra que pode ter origem no árabe faridat, "pedra preciosa", "pérola", ou por metátese no grego Παιδέρως, que contém “jovem rapaz” e “amor”.

34. Ônix

Ônix é uma variedade de quartzo que, na cor preta, é mais valorizada.

Na antiguidade, era uma das pedras mais utilizadas em adornos, usada por vários povos como como um amuleto poderoso. Os romanos consideravam-na uma pedra que protegia, os gregos achavam que ela tinha poderes no amor.

O étimo do nome é grego, onyx (unha), porque acreditava-se que as pedras eram as unhas da deusa Afrodite, a deusa do amor e da beleza, que haviam sido cortadas pelo cupido caído na Terra.

35. Topázio

Sendo uma pedra preciosa popular, muito valiosa, o nome Topázio tem origem no grego topazos e significa “pedra preciosa amarela”, ganhando o sentido de “pedra do sol” ou “pedra do fogo”.

Ela é encontrada naturalmente com a cor amarela ou dourada e, ao sofrer modificações, pode ficar com as cores vermelha, laranja avermelhada, verde e azul.