Alguns nomes de menina ou menino inspirados na natureza tem um significado óbvio, como Rosa, Céu ou, por exemplo, Hélio, a palavra grega para sol.

Neste artigo, no entanto, trazemos os significados de nomes inspirados em tudo que é natural e que “escondem” belíssimos sentidos. Esperamos que encontre aqui o encaixe perfeito para o seu bebê. 

Nomes inspirados no céu, sol e mar 

nomes inspirados na natureza

Você é dessas pessoas que tem uma ligação especial com a praia? Ou com o oceano em específico? Ou simplesmente é mais feliz em dias de muito sol? 

Não raro o ser humano cria conexões especiais com a natureza e fazendo disso um estilo de vida ou crença. Abaixo, veja os nomes masculinos e femininos que são ligados ao céu, sol e mar.

1. Aurora

Este é desses nomes cuja identificação do sentido é fácil. Aurora é um termo em latim que significa justamente “o nascer do sol”. 

A imagem que vem à cabeça quando falamos isso é linda, não é? Aurora também é o nome de uma deusa romana que sobrevoava os céus anunciando o começo de um novo dia. 

Se você gosta do mítico, definitivamente este é um nome belíssimo para uma bebê.

2. Iris

Além de significar “a mensageira” através do verbo grego eiren, Íris também está ligada à mitologia grega, sendo a deus capaz de se manifestar em forma de arco-íris, colorida, e ligando o céu e a terra. 

Além disso, que já faz a gente se apaixonar, Íris também é o nome de uma flor e da parte colorida do olho humano. 

3. Marina 

Amantes do mar: rendam-se! 

Esse lindo nome feminino é inspirado na natureza do mar, vindo da palavra em latim marinus, o sentido é justamente "a que vem do mar", "marinho".

4. Marjorie

A história por trás da evolução do nome Marjorie é bastante interessante de ler, não deixe de clicar nele para saber.

Mas a sua ligação com a natureza vem do fato que é uma variante de Margarida, nome que significa “pérola”, aquela linda peça orgânica produzida dentro de ostras no mar.

Os gregos antigos adquiriram este nome do persa murvarid, murwari, que originalmente significa "criatura de luz", outra ligação mística interessante.

5. Berilo 

Um nome de menino inspirado em natureza que com certeza você não ouve todos os dias por aí! 

A origem é grega e significa “joia do mar”. É um cristal raro encontrado no oceano, majoritariamente em tons azul-esverdeados. Lindo de morrer! 

6. Dilan 

Outro nome para os apaixonados pelo que é ligado ao oceano!

Este é um nome que origina-se a partir de duas palavras do galês: dy, que significa “grande”, e llanw, que pode ser traduzido como “correnteza” ou “fluxo”. Para a mitologia galesa, Dylan, com y, era um poderoso deus ligado ao mar.

O sentido do nome, então, é de “aquele que veio do mar” ou “grande correnteza”.

7. Marvin

São várias as possibilidades de étimo deste nome. Uma delas, no entanto, indica ser uma forma gaulesa do nome Myrddin, que significa “fortaleza marítima”.

Se considerarmos a teoria de origem germânica, o nome significaria “amigo do mar”. Bonito, não é?

8. Nilo

O Rio Nilo é o maior rio do mundo. Localizado no continente africano, possui quase 7 mil quilômetros. Este nome está ligado justamente a esta obra gigantesca da natureza.

Etimologistas apontam para que uma das origens do nome seja a partir das palavras itrw, yor e potamós, que são respectivamente egípcia, hebraica e grega e significam literalmente “o rio”.

9. Ravi 

Este nome masculino diferente significa literalmente “o sol”. Sendo Ravi um dos filhos da deusa-mãe Aditi, para os hindus e o criador do fogo e do ar, para os finlandeses. 

Se a sua busca é por um nome forte e diferente ligado à natureza, este é uma excelente opção! 

Nomes inspirados em elementos do universo 

nomes inspirados na natureza

Místicos de plantão: essa lista é para vocês! Acreditando ou não na astrologia e na interferência de corpos celestes na nossa vida, às vezes o universo fala mais alto com você. Esses são os nomes de menina e menino inspirados em elementos ou fenômenos universais. 

10. Alba

Um nome com origem no latim que remete à alvorada, aquele lindo momento do dia em que o sol começa a subir, os pássaros a cantar e o dia surgir.

Vem de albus, cognome que significa "muito branco, muito claro". Em espanhol, a palavra "alba" significa literalmente "alvorada" e "aurora". 

11. Estela

O sonoridade é bem sugestiva, não é? 

Este nome feminino inspirado na natureza significa literalmente “estrela”, a partir da palavra em latim stella.

Ester também é uma opção que partilha o mesmo significado. A estrela é um astro que popularmente simboliza perfeição, luz, esperança e desejo.

12. Gaia

A Mãe-Terra da mitologia grega tem exatamente esse nome, e é ilustrada como uma deusa com força geradora inigualável, o que tem tudo a ver com o processo de concepção de uma criança. 

A origem deste nome é mesmo grega, sendo uma forma paralela de ge, que quer dizer “Terra”. Lindo, não é?

13. Marisol

Esse é também fácil de adivinhar. Quando a gente quer relaxar, pensar em nada, curtir o melhor da natureza, a gente diz que quer o quê? Mar e sol

É justamente esse o significado desse nome que decorre da junção dos elementos “mar” e “sol”, mar y sol, em espanhol ou, ainda, da combinação dos nomes Maria e Sol ou, ainda, Maria e Soledade.

14. Félix

Quem aí gosta de Harry Potter e lembra da poção chamada “Felix Felicis” que deixa qualquer pessoa que a toma muito sortuda?

Pois a criadora dos livros buscou inspiração na origem da palavra. Félix deriva das palavras felix, felicis, que significam literalmente “feliz, sortudo, bem-sucedido”. Para quem é um pouco místico, este é um belo nome para dar a uma criança!

15. Luciano 

Luciano é um nome masculino comum no Brasil que deriva da raiz lyke, luc, luk, que deu origem a palavra lux, que quer dizer “luz”.

O sentido está ligado a “da natureza do luminoso”, “nascido na luz”. 

16. Pedro 

Este é outro nome cujo significado fica óbvio a partir da grafia e sonoridade. Surge de petra (uma tradução do aramaico Cephas), que significa literalmente "pedra, rochedo".

Para muitas mamães e papais, seus filhos são pedras preciosas em suas vidas. Para você também? Então achou o nome certo! 

Ele ainda pode ser combinado com outros nomes, criando composições lindas como João Pedro, Pedro Henrique, Pedro Miguel e etc. 

Nomes místicos e inspirados nas flores e campo

nomes inspirados na natureza

Na Inglaterra do final do século XIX era muito comum a adoção de nomes de flor e plantas como nome próprio.

Talvez tenha vindo daí a tendência que hoje abrange muitas pessoas no Brasil. Abaixo selecionamos os nomes femininos e masculinos inspirados em flores e em tudo que tem a ver com a natureza campestre. 

17. Chloe 

Este nome é a versão inglesa de um nome grego que quer dizer “folhagem nova, viçosa”.

Também foi apelido da deusa grega Deméter, da vegetação. Mais inspirado na natureza que isso, impossível! 

18. Sílvia 

Na década de 1970 e 1980 eram mais comuns as Sílvias no Brasil, nome que foi perdendo força como tempo. Apesar da popularidade ter caído, a beleza continua lá! 

E o significado tem tudo a ver com natureza: vem da palavra silva, que em latim quer dizer "bosque" ou "floresta", motivo pelo qual tem o sentido de "habitante da floresta” ou “o que vive no bosque".

19. Susi

Simples, bonito, delicado: características encontradas no nome Susi e também no lírio! A bela flor que dá origem a este nome. 

20. Tália

São várias as possibilidades de étimo desse nome, e todos ligados de alguma forma à natureza. 

Além de ser o nome de uma das nove musas da mitologia grega, Tália tem o sentido de "exuberância da seiva", "flor" ou ainda "orvalho de Deus".

21. Yasmin

Você sabia que óleo que traz a essência de jasmim, dependendo da origem da espécie, pode ter um valor mais caro que o mesmo peso de ouro?

É valorosa a espécie de flor que dá origem a este lindo nome feminino. Jasmine também possui a mesma raiz etimológica e é um belo nome (ainda mais para quem é fã de Alladin!)

22. Acácio 

Acácia é uma espécie de árvore que dá origem a alimentos básicos no Brasil como feijão, soja, ervilha, amendoim.

A origem do nome, no entanto, carrega um significado mais bonito: vem do grego akákios, que significa “inocência”, “que não tem maldade”.

Na mitologia grega era o nome do deus Hermes, filho de Zeus, a divindade responsável pela riqueza, pela fertilidade, pela linguagem, entre outros dons.

23. Eden 

O Éden, conhecido como o “paraíso” onde viviam Adão e Eva antes de terem desobedecido a Deus. A inspiração do nome tem a ver com a etimologia da palavra, que significa “pessoa cuja companhia é prazerosa”.

E, afinal, quem não gosta de estar na companhia de seu filho, não é mesmo?

24. Leonardo 

Um nome masculino bastante comum no Brasil que tem origem germânica, formado pelos elementos levon, que quer dizer “leão”, e hardu, que significa “valente, corajoso, ousado”.

Quase não listamos aqui nomes inspirados em animais, mas este é um que as pessoas adoram se associar, justamente porque é conhecido como o “rei da selva”. É um nome, portanto, que está relacionado a valores como poder, sabedoria e justiça.

25. Oliver 

Sabia que Oliver foi o nome de bebê preferido dos britânicos no ano de 2017? O mesmo vale para Olívia, sua versão feminina. 

A palavra vem do latim, oliva, que significa "oliveira", a árvore que produz azeitona, e também o azeite. 

Além de ser um nome masculino relacionado a uma árvore milenar com diversas simbologias, é ainda elegante e diferente

E então, gostou na nossa seleção de nomes inspirados na natureza? Se ainda não encontrou nenhum aqui que te agrade, você pode encontrar em: