43 nomes de flores com os seus significados 

Equipe do Dicionário de Nomes Próprios
Equipe do Dicionário de Nomes Próprios
Criado e revisado pelos nossos editores

Confira uma lista com nomes de lindas flores, os seus significados e simbolismos. Lindos nomes que vão te inspirar e que também servem para pessoas.

Violeta

Essa flor simboliza amizade, durabilidade, resistência e adaptação.

O seu nome deriva do francês antigo Violete, diminutivo do latim viola, que significa "flor roxa", “pequena violeta”.

Jasmin ou Yasmin

Tanto um nome quanto o outro se referem a uma espécie de flor originária da Ásia, que apresenta um ótimo perfume. Ela simboliza pureza, amor e beleza.

Os dois nomes se originam a partir do persa Yasmin, Yasamen, que quer dizer literalmente “jasmim”, ganhando o sentido de "flor perfumada".

Rosa

Nome que fez/faz bastante sucesso, principalmente por se referir a uma das flores mais populares do mundo, ele adquire o simbolismo da rosa: de perfeição, amor, coração, romantismo e beleza. O nome significa “bela flor”, "tipo famoso" ou "espécie famosa".

Camélia

Conhecida cientificamente como Camellia L., essa flor é considerada a “Flor da Fidelidade" e representa amor, afeto e admiração.

Com uma beleza simétrica, seu nome tem origem a partir do latim camellia, que por sua vez surgiu do hebraico karmel, que significa “jardim de Deus” ou “jardim divino”.

Dália

Como uma flor que se originou no México, a Dália representa elegância, força interior e criatividade, tendo sido batizada pelo botânico sueco Anders Dahl.

Seu nome surge com o germânico Dahl ou Dahle, que significa literalmente “vale”, ficando com o significado de “do vale” ou “bela flor mexicana”.

Margarida

Como uma linda e popular flor, especialmente conhecida por sua cor branca, a Margarida simboliza inocência, pureza, paz e gratidão. Seu nome tem origem com o latim Margarita, vindo do grego margarítes, que quer dizer literalmente “pérola”.

Melissa

Nome delicado e de sonoridade doce, Melissa faz referência à abelha, representando lealdade, cooperação e nobreza.

Ele faz referência à planta chamada de erva-cidreira (cientificamente sendo Melissa officinalis), a qual possui pequenas flores brancas ou róseas que são utilizadas para se fazer chá.

Íris

A flor chamada de Íris, uma espécie rara, simboliza, recomeço e esperança. Com origem grega, o nome significa “mensageira”, “a que leva mensagens pela palavra” ou "arco-íris".

Daisy

Esse nome se refere à flor margarida, entretanto vem da língua inglesa, da expressão "day's eye", que significa literalmente “olho do dia”, simbolizando juventude, inocência e humildade. Essa flor é assim chamada pelo fato de se abrir pela manhã.

Gardênia

A Gardênia é uma flor branca, perfumada, que tem origem na China. Ela simboliza pureza, doçura e verdade. O nome tem origem no inglês garden, palavra utilizada para designar “jardim”.

Orquídea

Símbolo da beleza, da perfeição e da fecundação, a orquídea é uma flor de cores variadas, sendo as principais: lilás, rosa e azul.

Hortênsia

Pequenas e singelas, as hortênsias são flores que representam principalmente a amizade, o respeito, a gratidão e a admiração, até pelo fato de viverem grudadas. Seu nome surge a partir do latim Hortensia, que significa literalmente “jardineira”, “aquela que cultiva hortos”.

Lilian ou Lily

O lírio é uma flor que simboliza pureza e inocência. Lily sendo o diminutivo de Lilian e mais empregado na língua inglesa, esses dois nomes tem origem etimológica no latim lilium, que significa “lírio”.

Ivy

Essa flor representa eternidade, fidelidade e resistência. Se refere a uma planta trepadeira de flores pequenas, que pode apresentar diversas cores.

Acácia

Pequenas e com o aspecto felpudo, as flores de acácia simbolizam pureza, renovação e inocência. Seu nome tem origem no grego akákios, que quer dizer “inocente”, “a que não tem malícia”, “sem maldade”.

Azaléia

Como uma linda flor originária da China e do Japão, a Azaléia simboliza principalmente alegria e perseverança.

Magnólia

Com pétalas grandes e exuberantes, essas flores remetem à longevidade, perseverança e nobreza. O seu nome tem origem a partir do latim Magnolia / Magnolius, que significa “bela flor” ou “flor da simpatia”.

Angélica

Com cerca de 60 espécies diferentes, a flor dessa planta simboliza pureza, paz e harmonia. É comum na Índia com o nome de angelica glauca.

Como um nome próprio feminino, significa "pura como um anjo", "aquela que se assemelha aos anjos", "angelical" ou “mensageira de Deus”.

Clover

Com o nome de Clover em inglês e Trevo em português, essa espécie simboliza sorte, abundância, prosperidade e fortuna. Esse nome tem origem a partir de uma palavra inglesa ou do inglês antigo clafre e significa “flor selvagem”.

Rosemary

Com o nome científico de salvia rosmarinus, que é Alecrim em português e Rosemary em inglês, esse tipo de planta é símbolo da lembrança, do amor e da lealdade.

Açucena

Sendo uma flor muito linda e comum na América do Sul, a açucena simboliza cura, regeneração e esperança.

Perpétua

Nome de uma planta de flores roxas, a perpétua é originária da Índia. Seu nome tem origem no latim e significa “aquela que é sempre viva” ou “eterna”.

Alisson ou Alison

Essa flor simboliza doçura e beleza.

Sendo um nome unissex, na sua forma Alisson é comumente empregado na língua inglesa e ao gênero feminino, já sendo Alison é usado no Brasil mais para o gênero masculino.

Sakura

Esse nome está ligado à flor de cerejeira, um dos símbolos mais importantes no Japão, ela simboliza beleza, renovação e juventude.

Flora

Flora tem o significado de “florida”, por extensão, “repleta de beleza”, “perfeita”. O nome carrega os atributos das flores.

Suyane

Esse nome provavelmente significa “flor do lírio", simbolizando pureza e inocência.

Holly

Essa flor remete ao sagrado, à proteção e à defesa. Esse nome se relaciona a uma planta muito utilizada em decorações de Natal, chamada de azevinho em português e holly em inglês.

Estrelícia

Como uma flor exótica e rara, ela se originou na África do Sul. Representa alegria, tropicalidade e paraíso.

Também chamada de flor-da-rainha, seu nome científico strelitzia reginae, foi cunhado em homenagem à rainha Sofia Carlota de Mecklenburg-Strelitz.

Heather

Essa planta que tem como nome científico calluna, simboliza sorte e proteção.

Seu nome vem da palavra inglesa heather e significa "urze" ou "flor de urze","flor roxa". Esse nome feminino é muito comum na língua inglesa.

Tulipa

A tulipa representa o amor genuíno e eterno.

Amarílis

Essa flor remete à graciosidade e à luz.

Begônia

Pelo seu formato e beleza, essa flor simboliza singularidade.

Alyssa

O nome feminino Alyssa é inspirado nas flores conhecidas como alyssum. Ele surgiu a partir de uma palavra em grego que significa “loucura”. Pequenas, delicadas e com diferentes colorações que passam pelo branco, roxo e amarelo, estas flores representam a delicadeza.

Blossom

Traduzindo o nome feminino Blossom do inglês para o português, ele significa “florescer”. É um nome popular para meninas em países que possuem o inglês como idioma oficial e é uma excelente opção para meninas delicadas.

Calla

O belo nome feminino Calla faz referência às flores do gênero Zantedeschia. No Brasil, elas são popularmente conhecidas como copo-de-leite. A partir do grego, o nome Calla significa “beleza”.

Freesia

Delicadas e elegantes, as flores freesia são um gênero da família das Iridáceas. O nome feminino Freesia faz referência a estas lindas flores que são geralmente utilizadas em buquês de casamento.

Hazel

Traduzindo o nome Hazel para o português, ele significa “avelã”. O nome faz referência, portanto, às aveleiras, que possuem algumas das flores mais diferentes e peculiares da natureza.

Kamala

O nome feminino Kamala surge a partir do idioma sânscrito e significa “lótus”. Ele faz, portanto, referência direta a esta bela flor cultuada especialmente no continente asiático.

Marigold

As flores de marigold são da mesma família das margaridas. Na Antiguidade, elas eram utilizadas geralmente em cerimônias especiais entre os gregos e romanos. Atualmente, elas são consideradas sagradas em templos hindus.

Petunia

Um nome de flor que não é tão popular para meninas no Brasil, mas que possui origens brasileiras. A palavra Petunia surge a partir do idioma indígena tupi e significa “flor vermelha”, em referência às flores deste gênero botânico.

Willow

Um popular nome para meninas, especialmente em países que possuem o inglês como idioma oficial, o nome Willow faz referência às árvores de salgueiro. Suas flores são peculiares e muito delicadas, sendo uma das primeiras a aparecerem no início da primavera.

Gérbera

Linda flor com cores vivas, a gérbera representa energia, juventude e alegria.

Astromélia

Essa flor está associada à amizade e à fidelidade.

Veja também: