A sabedoria popular diz que bebês são luz na vida de qualquer família e, se você veio parar neste artigo, apostamos que concorda com essa afirmação, é ou não é? 

Pensando nisso, selecionamos 45 nomes de bebês que significam ou simbolizam luz. Alguns mais explícitos, outros que vão te surpreender! Quer ver? Acompanha a gente aqui embaixo! 

Nomes femininos e masculinos que significam luz

Nomes femininos e masculinos que significam luz

Começamos pelos nomes que realmente tem a palavra ou o sentido de luz em sua etimologia. E não são poucos, não! Esperamos que algum possa se conectar com a essência que você busca para o nome do seu filho ou filha. 

Abner 

Começamos com um nome masculino que é bastante diferente e tem um significado lindo, principalmente para quem acredita em Deus.

Abner é um nome hebraico formado pela junção dos elementos ab, que significa "pai", e hiner, que quer dizer "luz", de modo que seu sentido é "meu pai é uma luz", "pai da luz", "pai iluminado". 

Apesar de não ser um nome muito comum, segundo o Censo de 2010 mais de 12 mil pessoas haviam sido registrados com esse nome que carrega a simbologia da luz. 

Akira

Este nome de origem japonesa tem alguns significados possíveis, mas entre os mais aceitos está "iluminado". É um nome que faz referência ao brilho e talento segundo a tradição nipônica.

Apesar de ser usualmente atribuído a meninos, também pode ser classificado como unissex.  

Jair 

Este nome masculino soa maduro, não é? Isso porque era bastante popular no país na década de 1970, então possivelmente os Jairs que conhecemos hoje, em 2018, são homens formados. 

É um nome hebraico, e bíblico, que surge a partir da palavra Ya’ir, que significa "iluminado por Deus". O sentido então é de "ele brilha / ilumina".

A variante grega, Jairo, também é bastante comum no Brasil. 

Lohan 

Chique e ao mesmo tempo descomplicado, Lohan é um nome moderno, de origem francesa, que carrega em sua etimologia a própria palavra luz. 

As fontes indicam que este nome é uma variação de Elouan, palavra bretã que significa "luz". Nesse sentido, Lohan partilha o mesmo significado do nome Lúcio, que tem raiz na palavra em latim lux, luz. 

Luca ou Lucas

Ambos os nomes têm o mesmo sentido, sendo Luca a variante italiana do nome latino Lucas.

A etimologia aponta para as palavras gregas loukás e loukanos, que significa "da Lucânia" ou "lucano", e que por sua vez teriam se originado a partir da raiz lyke, luk e luc, que quer dizer "luz". 

Se pensa em um nome para menino que significa luz, mas não quer nada tão comum, há também as opções Luka ou Luke, que podem ter sido as primeiras formas do nomes, surgidas na Inglaterra no século XII e sofrendo variações com o tempo. 

Uriel, Yuri, Urias 

Soam parecidos, são diferentes, mas partilham um dos significados. Apesar desses três nomes, isoladamente, indicarem sentidos diversos (clique neles para saber quais), todas partilham a mesma raiz etimológica, que está na palavra Uryyah.

A junção de ur, que quer dizer "luz, ouro" e Yah, El, que significa "Senhor, Jeová", formam o significado "o Senhor é luz" e concede aos nomes a linda simbologia da luz divina. 

Uriel também é retratado pela tradição bíblica como um grande arcanjo. 

Akemi 

Este lindo nome feminino de origem japonesa que junta dois elementos kanji cujos significados mais aceitos são, para mi "beleza", e para ake "luminosidade" ou "aurora".

Sendo assim, Akemi, além ser um lindo nome para menina, ainda remete ao significado de "linda luz", "bela aurora". 

Clara ou Clarice 

Este é bem óbvio, né? Ambos os nomes tem origem na palavra latina Clarus, a partir do adjetivo clara, e significa "brilhante, ilustre".

Clarice, assim como Clarissa, é uma derivação dessa mesma origem. Outros lindos nomes podem ser formados da combinação com Clara, caso não te agrade o prenome isolado. Por exemplo: Ana Clara ou Maria Clara

Lindo, não é? 

Helena ou Helen 

Estes lindos nomes em latim vem da palavra grega Heléne "tocha", derivado de hélê "raio de sol".

Significa, portanto, "a que reluz", "a que brilha", "reluzente". 

Uma curiosidade é que Helen, na mitologia grega, foi o nome dado a um homem, filho de Deucalião e Pirra, pessoas responsáveis por repovoar a Terra depois que Zeus destruiu tudo com um dilúvio. 

O nome Lana, Luana, Milena e Leonor também podem ter a mesma raiz etimológica. 

Luciana ou Luzia 

Ambos os nomes tem raiz no mesmo nome em latim Lucius, formado a partir da raiz lyke, luc, luk, que originaram a palavra lux, a qual quer dizer "luz".

Ganham o sentido, então, de "a luminosa".

Se considerarmos Luciana como sendo a junção de Lúcia + Ana, o significado fica ainda mais encantador: já que Ana significa "cheia de graça", Luciana seria "luminosa e graciosa". Bonito não é? 

Outro lindo nome de menina que tem a mesma origem e remete à luz é Maria Lúcia

Nair 

Este nome forte logo nos passa a sensação de algo maduro, até mesmo antigo. Isso porque a sua popularidade maior no Brasil foi na década de 1940, quando quase 30 mil pessoas foram registradas como Nair. 

Mas isso não tem nada de negativo: Nair continua sendo um lindo nome feminino que simboliza luz, a partir do nome árabe Nair al Zaurak

E o que é Nair al Zaurak? Na tradição dos árabes medievais, é a estrela mais brilhante da atual constelação de Phoenix. Quer saber mais? Não deixe de clicar no nome!

Sueli

Este nome tem raiz germânica, a partir da raiz suel, que quer dizer literalmente "luz".

A letra "i" acrescentada no final, parece ter o intuito de caracterizar a pessoa nomeada, dando ao nome Sueli o sentido de "a que é como a luz", ou "a que tem as características da luz". Quer mais ligado à luz que isso? É um nome feminino que responde exatamente ao objetivo deste artigo!

Nomes de bebê que simboliza brilho, luz do sol ou da lua 

Nomes que simbolizam luz, brilho, sol e lua

Aqui listamos alguns nomes que não necessariamente têm a palavra luz em sua etimologia, mas conversam em termos simbólicos com o que brilha, ilumina, incandesce. Que esses significados possam te tocar e aquecer o seu coração como velas de Natal! 

Adalberto

Este é um nome de origem germânica que não tem especificamente luz na origem, mas carrega a simbologia. Isso porque é formado pelos elementos adal, que quer dizer "nobre" e berth, que significa "ilustre, brilhante".

Adalberto, então, carrega o sentido de "nobre ilustre" ou "brilho da nobreza". 

Luan 

O nome Luan não tem apenas uma possibilidade de étimo, mas várias. Alguns indícios apontam para uma origem albanesa que signifique "leão". 

Já outra, afirma que Luan é uma variante do nome feminino Luna, significando assim "o filho da Lua". Segundo essa hipótese, o nome carrega em si a simbologia da luz do luar, do brilho noturno

Luís ou Luiz 

Apesar da sonoridade deste nome apontar para um sentido óbvio com luz, na verdade Luís ou Luiz não tem nada a ver com isso. 

É um nome germânico, composto pelos elementos hlot, hlut, que significa "famoso, ilustre, célebre", e wig, que quer dizer "guerreiro".

Desta forma, o nome reflete atributos do que é ilustre, brilhante, mas também a virtude da luta.  

Pedro Lucas

Já falamos aí em cima de Lucas isoladamente, um nome que significa luz. Mas por que não pensar em umas opções de nomes compostos que simbolizem luz e tudo que ela representa?

Neste caso, juntamos Pedro, um nome que vem do grego pétros, que quer dizer "pedra" ou "rocha", e unido à Lucas remete ao sentido de "pedra de luz" ou "rochedo luminoso". Não é lindo? Seu lado místico com certeza terá a partir de hoje uma queda por esse poderoso nome masculino. 

Serafim

Serafim já faz logo a gente pensar em anjo, não é? Isso porque o nosso consciente logo relaciona o nome à história bíblica que retrata os serafins como sendo uma ordem de anjos com função de louvar e adorar a Deus.

Além da ideia de anjo, que por si já remete a algo luminoso, o nome vem de uma palavra hebraica, seraph, que quer dizer "ardente, incandescente". 

E então, está vindo aí um Serafim pronto para iluminar e incandescer a sua vida? 

Ayla 

Um nome feminino que simboliza luz e ainda é super diferente e autêntico. 

Uma das possibilidades de étimo é turca, a partir do elemento ay, que quer dizer "lua", por extensão, tem o sentido de "luar" ou "luz da lua". 

A lua é, por sua vez, um dos elementos universais com maior significado a apelo emocional para muitas pessoas: fases da vida, feminilidade, luz na escuridão, o sonho. Esperamos que se identifique com algum deles! 

Luna 

Este também é bastante sugestivo. E não precisa nem de tradução: Luna é a palavra em latim que designa, literalmente, a lua. 

É um nome, curto, bonito, delicado, que simboliza a iluminação, a feminilidade, enfim, os atributos lunares que já falamos aí em cima. 

Rita 

Este é um nome que significa luz por associação. Isso porque é o diminutivo italiano da palavra Margherita, que deu origem à Margarida, que quer dizer literalmente "pérola".

Para complementar, há estudiosos que associam Rita ao nome persa murvarid, murwari, que significa "criatura de luz", por extensão, "iluminada".

Solange 

Este nome francês, na verdade, vem da palavra em latim solennis, que literalmente significa "solene", "majestosa". O que logo nos leva a associar a alguém importante, que brilha, se destaca, não é? 

Mas o mais bacana é que muitas pessoas utilizam "Sol" como prenome, ou mesmo apelido pela Solange. O que nos leva a uma associação ainda mais forte com a luz, pois sol, simbolicamente, é exatamente isso: luz, vitalidade, força

Suellen 

Este nome de origem inglesa carrega um misto de bonitos significados. É composto pela junção da contração do nome Susana com Ellen

Susana vem do hebraico Shushannah e quer dizer "lírio, açucena". Já Ellen, vem do grego Heléne, derivado do termo hélê, que quer dizer "raio de sol".

A junção dos nomes remete, então, a "lírio reluzente" ou "flor que brilha". Lindo, não é?

Esperamos que tenha gostado da nossa seleção de nomes relacionados a luz.

Para continuar te ajudando na escolha, ou apenas alimentando a sua curiosidade, temos outros artigos que você também pode querer ler: