24 nomes que significam e simbolizam recomeço (masculinos e femininos)

Nomes femininos | Nomes masculinos

Confira uma seleção com os nomes femininos e masculinos mais bonitos que estão relacionados com recomeço. Seja pelo seu significado literal, ou pelo significado figurativo, realizamos uma seleção de nomes com diferentes origens que evocam esperança e renascimento.

Nomes femininos relacionados com recomeço

Íris

Curto, delicado e de origem mitológica, o nome feminino Íris possui significados belos e fortes associados a ele. Além de ser uma flor que representa o recomeço, Íris também faz referência a uma deusa considerada a personificação do “arco-íris”. Íris tem origem grega e carrega os significados de "arco-íris", “mensageira” e “a que leva mensagens pela palavra”.

Anastasia

O nome Anastácia possui o significado de “a ressurreição” e “aquela que tem força para ressuscitar”. Este nome feminino tem origem grega e, tradicionalmente, era o nome atribuído aos pagãos que se convertiam ao cristianismo a partir do batismo, passando a serem considerados “filhos de Deus”.

Natália

O nome Natália possui os significados de "nascimento" e "nascida no dia de Natal". Ele tem origem a partir do latim e originalmente foi utilizado na Idade Média como referência ao nascimento de Cristo. Algumas fontes também relacionam a origem do nome Natália ao termo do latim natale domini, que significa "dia de Natal".

Zara

O nome feminino Zara é a versão inglesa do nome Zaïre, criado pelo escritor e filósofo francês Voltaire para uma peça de mesmo nome. Zara possui o bonito significado de “flor que floresce”.

Renata

O nome Renata tem origem a partir do latim Renatus. A partícula Natus significa "nascer", enquanto o prefixo re, indica a repetição do ato, dando a origem ao significado de "renascer". Por extensão, os significados de Renata são "renascida", "ressuscitada" ou "nascida pela segunda vez".

Aurora

Aurora é um nome feminino que tem origem no latim e carrega os significados de “amanhecer”, “o nascer do sol”, “o raiar do dia" e "aquela que é como o nascer do sol". O nome Aurora também está associado à deusa romana da manhã. De acordo com a mitologia romana, a deusa Aurora era responsável por sobrevoar os céus anunciando o começo de um novo dia.

Avril

O nome Avril surge como variante francesa de April. É um nome feminino raro utilizado entre franceses e ingleses. Alguns significados relacionados ao nome Avril também simbolizam o recomeço, como “desabrochar” e “abrir”. Outro significado associado a este nome é “nascida em abril”.

Navika

Este diferente nome de origem indiana surge a partir de uma palavra que significa “início”. É um nome feminino que possui maior incidência em países como a Índia, a África do Sul e a Tailândia.

Rene

Rene e René são nomes considerados neutros, podendo ser encontrados tanto para meninas quanto para meninos em diferentes partes do mundo. Ele é uma variação francesa do nome Renato e significa “renascido", "nascido de novo", "ressuscitado”.

Fatiha

Fatiha é um dos nomes femininos mais populares em países como a Argélia, o Marrocos e a França. Ele possui origem árabe e significa “abrindo” ou “começando”.

Kia

Kia, assim como a sua variante Kiah, é um nome feminino que possui origem a partir do galês e significa “o começo de uma nova estação”.

Oriana

O nome Oriana possui algumas possibilidades de origem. Uma delas é a partir da palavra em latim oriri, que significa “nascer do sol”.

Nomes masculinos relacionados com recomeço

Renato

Os significados do nome Renato são "renascido", "nascido de novo" ou "ressuscitado". Este nome masculino surge a partir do latim, através das partículas natus, que significa “nascer” e re, em referência à repetição do ato. Em alguns países de língua hispânica, a contradição entre as palavras "rey" (rei) e "nato" (nascer), faria com que Renato significasse "o nascimento de um rei".

Neo

Predominantemente masculino, o nome Neo pode ser encontrado com maior incidência nos Estados Unidos, na China e na Indonésia. Ele surge a partir do latim e significa “novo”.

Ren

Ren é um nome masculino de origem japonesa que significa “lótus”. Lótus é o nome da flor que é um dos principais símbolos do Budismo. Os significados associados ao nome Ren são “ele cresce espiritualmente”; "renascido", "nascido de novo" ou "ressuscitado".

Gênesis

De origem hebraica, o nome Gênesis significa “origem”. Como nome próprio, ele é encontrado especialmente na Venezuela, nas Filipinas e na Nigéria.

Amil

O nome Amil tem origem árabe e pode ser encontrado com maior facilidade em países como o Azerbaijão, a Índia e as Filipinas. Amil significa “esperança” e “novos começos”.

Arata

Arata é um nome masculino de origem japonesa que significa “fresco” ou “novo”, dependendo do caractere kanji com que é escrito.

Neander

O diferente nome masculino Neander tem origem grega e significa “novo homem”.

Novak

Novak é um nome masculino eslavo que carrega o significado de “recém-chegado à terra recém-desmatada”. Ele é especialmente popular em países do leste europeu, como a Sérvia e a Bósnia.

Tadesse

O nome masculino Tadesse surge a partir da língua amárica, também chamada de língua etíope. Ele significa “renovado”.

Zoran

O nome masculino Zoran tem origem eslava e significa “o começo da luz”. Ele é o segundo nome mais popular para meninos na Sérvia e pode ser encontrado com grande incidência em outros países do leste europeu.

Ankur

Com origem a partir do idioma sânscrito, o nome masculino Ankur significa “nova vida”. Ele pode ser encontrado com maior incidência na Índia, em Bangladesh e na Polônia.

Mika

O nome Mika é considerado neutro, por ser encontrado tanto para meninos quanto para meninas em diferentes partes do mundo. Mika é um dos nomes masculinos mais populares na Finlândia. No Japão, Mika possui o significado de “nova lua”.

Veja também: