47 nomes que significam presente de Deus

Equipe do Dicionário de Nomes Próprios
Equipe do Dicionário de Nomes Próprios
Criado e revisado pelos nossos editores

Nomes Masculinos | Nomes Femininos

Montamos uma lista com nomes que significam presente de Deus e dádiva divina, além de outros que possuem o sentido de abençoado, ungido, louvado por Deus.

Nomes masculinos que significam "presente de Deus"

Mateus ou Matheus

Matheus é um nome bíblico com origem no hebraico Mattiyyah, que significa “dom de Deus", "dom de Javé", "presente de Deus", "dádiva de Deus". É o nome de um dos doze apóstolos de Jesus Cristo e que também escreveu quatro evangelhos da Bíblia.

Natanael

Natanael é um nome bíblico, se originou com o hebraico Netan'el, Nethanael, que é formado pela junção dos termos nathá, que quer dizer “ele deu”, e El, que significa “Deus”. Ficando com o significado de "Deus deu", "dom de Deus" ou "presente de Deus".

Apresenta um lindo apelido que é Natan, também usado como nome próprio.

Derek

Derek tem uma de suas origens no inglês antigo Dederick, que surgiu do grego Theódoros, composto pelos elementos théos que significa “Deus” e dôron que quer dizer “dom, dádiva”.

Derek assume o significado de “presente de Deus” e “dádiva divina”.

Jonathan ou Jonata

Jonathan é um nome inglês, com origem no hebraico Jehonathan, que é a junção dos elementos Yo, que significa "o Senhor", e nathán, que quer dizer "ele deu". Fica com o significado de "dado por Deus", "dádiva do Senhor".

Jessé

Jessé é um nome bíblico do Antigo Testamento, foi pai do rei Davi. Tem uma de suas origens no hebraico Yishay, que significa "dom de Deus, presente de Deus".

Zenas

Zenas é um nome bíblico, foi um dos setenta discípulos de Jesus Cristo, que também era um seguidor do apóstolo Paulo.

O nome tem origem e significado incertos, possivelmente deriva do grego e significa “presente de Deus”, “dádiva de Deus”.

Anael

Anael é o nome de um dos sete arcanjos da Bíblia, sendo o seu significado incerto.

Surge do hebraico, possivelmente da junção dos elementos Hannah, que é Ana em português, que quer dizer “graça” e El, que significa “Deus”. Fica com o significado de “graça de Deus”, “dom de Deus”, “Deus é a minha graça”, “agraciado por Deus”.

Malaquias

Malaquias é um nome bíblico, foi um importante profeta. O nome tem origem no hebraico Malaqhiáh / mal'ākhī, que é composto pela união dos termos malaqn, que significa “mensageiro”, e lah, que quer dizer Javé (Deus). Significa “enviado de Deus” ou “mensageiro de Deus”.

Emanuel

Lindo nome que foi empregado para chamar Jesus Cristo, ele tem origem com o hebraico Immanuel, composto pelos elementos immánu, que significa "conosco", e El, que quer dizer "Deus” ou “Senhor". Emanuel ganha o sentido de "Deus (está) conosco".

Saulo

Esse nome carrega um simbolismo que se refere a uma promessa de Deus ou milagre de Deus.

Sendo a versão grega do hebraico Chaul, significa "aquele que foi muito desejado", "o que foi pedido insistentemente" ou "aquele que foi conseguido através de orações".

Adiel

Esse nome bíblico é bem mais desconhecido, nomeando alguns personagens do Antigo Testamento.

Ele tem origem no hebraico Adiel, formado pela união dos elementos adi, que quer dizer “ornamento” e El, que significa “Deus”. Ganha o sentido de “ornamento de Deus” ou “presente de Deus”.

Gustavo

Sendo um nome muito popular no Brasil, ele tem uma de suas origens sendo no sueco Gustaf, a partir do germânico latinizado Chustaffus, que quer dizer “protegido por Deus”.

Elias

Um nome bíblico curto e de sonoridade doce, Elias remete a um simbolismo de devoção a Deus.

Com origem no hebraico Aliyyáh, Elijah, o qual deriva do elemento El, que quer dizer "Senhor, Jeová, Deus", fica com o significado de "o Senhor é o meu Deus", "Jeová é meu Deus".

Sebastião

Esse nome faz referência a um simbolismo divino, celestial.

Tem origem no latim Sebastianus, a partir do nome grego Sebastianós, que deriva da palavra sebastós, que quer dizer “sagrado”, “venerável”, “reverenciado”.

Hazael

Como um nome teofórico, pois carrega o sufixo El, que significa “Deus”, Hazael tem origem hebraica e possui um simbolismo sagrado. Significa “aquele que Deus viu”, “o ungido de Deus”.

Eli

Esse nome é unissex no Brasil, apresentando um simbolismo que se refere a uma grande fé e devoção em Deus.

Tem origem no hebraico Eli e significa "elevadíssimo", "exaltado", "o Altíssimo" ou "o meu Deus é excelso".

Benedito ou Bento

Tanto Benedito quanto Bento são nomes lindos que carregam a simbologia de bênção e proteção divinas. Eles têm origem a partir do latim antigo Benedictus, que deriva de benedico, que quer dizer "abençoado", "bendito", "louvado".

Asher

Um nome bíblico diferente para aqueles que querem algo original, Asher surge como uma variante do hebraico Aser e significa “feliz”, “abençoado”. É o nome de um dos 12 filhos de Jacó.

Messias

Um nome clássico, muito utilizado para titular Jesus Cristo, Messias tem origem com o hebraico meshiha, que deriva de mashah, que quer dizer “ungir”. Fica com o sentido de “o ungido”.

Javé

De acordo com passagens da Bíblia Sagrada, Javé é um dos nomes dados a Deus. Ele tem origem no hebraico Yahveh ou Yehovah, que possivelmente significa "Eu sou quem sou", "Deus" ou "aquele que traz à existência a tudo que existe".

Gabriel

Gabriel foi um dos principais arcanjos da Bíblia, considerado o “mensageiro de Deus”. O nome tem origem no hebraico Gabriel, composto pela união dos elementos gébher, que significa “homem, homem forte”, e El, que quer dizer “Deus”. Fica com o significado de “homem de Deus”, “homem forte de Deus”, “fortaleza de Deus”.

Davi

Esse nome ficou muito conhecido a partir da Bíblia, pois nomeia o mais importante rei de Israel. Ele carrega um simbolismo amoroso, se referindo a alguém especial. Surge a partir do hebraico Dawid, Dawídh, que quer dizer "o amado", "querido", "predileto".

Benjamim

Lindo e moderno, o nome Benjamim se refere ao filho mais novo de Jacó e Raquel, personagens da Bíblia. Benjamim deriva do hebraico Benyamin, que faz a junção das palavras ben que significa "filho", e yamin, que significa "mão direita". Fica com o significado de "filho da felicidade", "filho da mão direita", "o bem-amado".

Augusto

Esse nome masculino possui um simbolismo grandioso. Tem origem no latim Augustus, derivado da palavra augere, que significa “aumentar”. Augusto significa “sagrado”, “consagrado”, “extraordinário”.

José

Um dos nomes mais clássicos e populares no Brasil, José se difundiu por causa do personagem bíblico José de Nazaré, que foi o esposo de Maria e pai adotivo de Jesus.

O seu nome tem origem no hebraico Yosef e significa “aquele que acrescenta”, “acréscimo do Senhor” ou “Deus multiplica”. Um nome abençoado!

Enéias

Esse nome carrega um simbolismo que se refere à exaltação, a uma pessoa superior.

Tem origem no grego Aineias, derivado da palavra αινη (aine), que pode ser traduzida como “louvor”. Fica com o significado de “louvado”, “ser louvado”.

Salatiel

Como um nome bíblico, Salatiel remete a um simbolismo de confiança e fé em Deus. Nomeia um dos arcanjos da Bíblia. O nome significa “aquele que pede a Deus” ou “aquele que ora a Deus”.

Eliézer

Muitas pessoas acreditam que Deus as socorre em todos os momentos, principalmente os difíceis. Esse nome se refere a essa devoção, significando “Deus é socorro” ou “Deus é meu auxílio”.

Tem origem no hebraico Eliézer, composto pelos elementos El, que é “Deus, poderoso” e ezer, que quer dizer “socorro, auxílio”.

Ahmad

Nome bem mais original no Brasil, mas sendo um dos nomes árabes mais populares, ele provavelmente está associado ao profeta Maomé.

Surge a partir da palavra hamida, que significa “elogiar, louvar”. Fica com o significado de “mais louvado”, “o mais adorado”, “muito elogiado”.

Castiel

Nome de um arcanjo, Castiel carrega a simbologia de proteção. Significa “escudo de Deus”.

Tem origem a partir da theophory, que significa atribuir o nome de um deus ou de uma divindade a um nome próprio.

Nomes femininos que significam "presente de Deus"

Graziela

Esse nome feminino tem origem religiosa, surgindo a partir do italiano Graziella, que é o diminutivo de Grazia.

Fica com o significado de "pequena graça", “pequeno dom divino”, “pequena benevolência divina”, “pequeno presente de Deus”.

Dorotéia ou Dóris

Dóris é considerado o apelido alemão do nome Dorotéia, o qual é a inversão do nome Teodora. Este surge da união dos elementos gregos dôron, que significa “presente, dádiva” e theós, que quer dizer “Deus”.

Devido a isso, os dois nomes ganham o sentido de “presente de Deus”, “dádiva divina”.

Betina

Esse nome é uma variação de Bete, o qual tem raiz etimológica no hebraico Elishebba.

Betina fica com o significado de “promessa de Deus”, “voto de Deus” ou “consagrada a Deus”.

Giovanna

Giovanna é a forma italiana de Joana, a qual tem origem no hebraico Yehokhanan, Iohanan, ficando com o significado de “agraciada por Deus”, “Deus é cheio de graça” ou “a graça e misericórdia de Deus”, "presente de Deus" ou “Deus perdoa”. O nome remete a uma pessoa abençoada ou agraciada por Deus.

Vânia

Esse nome tem as mesmas raízes etimológicas que Joana, porém é de origem russa, utilizado como o diminutivo de Ivan.

Devido a isso, significa “abençoada por Deus”, “agraciada por Deus”, “presente de Deus”.

Elisa

Sendo a forma encurtada de Elisabete, o qual surge com hebraico Elishebba, formado pela união dos termos El, que significa “Deus”, e sab, que significa “juramento”, “abundância”.

Elisa ganha o sentido de "o meu Deus é um juramento", "Deus é abundância", “promessa divina”.

Samara

Samara é um nome feminino de sonoridade forte, que tem origem semítica ou hebraica, e apresenta um dos seus significados sendo “protegida por Deus”.

Tem um simbolismo que remete aos cuidados divinos.

Hosana

Como um nome bíblico, Hosana ficou popular especialmente por causa da passagem que está na Bíblia:

“E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas!” (Mateus 21, 9).

Tem origem aramaica, com um dos seus significados sendo “louvor ao Senhor”.

Eloá

Nome feminino curto, bonito e que remete ao criador, Eloá tem origem no hebraico Eloah, com plural Elohim, que significa "Deus".

Sabe a frase em hebraico: ‘’Eloá, Eloá, lamá sabactâni?”, significa “meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?’’.

Diana

Diana é um nome que remete ao sagrado, tem origem no latim Diana, derivado do termo dius, que quer dizer literalmente “divina”. Ficando com o significado de “divina”, “aquela que ilumina”.

Aparecida

Esse nome é religioso e surgiu em referência à padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

O nome significa literalmente "aparecida, a que apareceu", por causa da lenda que diz que a imagem da santa foi encontrada por pescadores no rio Paraíba.

Graça

Como um nome clássico no Brasil, Graça simboliza a benevolência de Deus.

Tem origem no substantivo graça, que vem do latim gratia, que quer dizer “graça”, “dom divino”, “ajuda espiritual”, “mercê”, “benevolência divina”.

Ângela

Um lindo nome feminino, que traz um simbolismo divino e angelical.

Surge a partir do grego Ággelos, derivado do latim Angelus, e significa “mensageira”, “anjo”.

Celeste

Como um nome feminino lindo, que tem ligação com o divino, o céu e as divindades, Celeste é mais puxado para o clássico.

Tem origem com o adjetivo celeste, derivado do latim caelestis, que quer dizer literalmente “do céu”, “celeste”, “celestial”.

Evangeline

Esse nome faz referência a palavra sagrada de Deus, sendo abençoado.

Surge a partir do latim evangelium e significa “Evangelho”, “palavra de Deus” ou “mensageira de boas notícias”.

Glória

Glória é um nome de origem religiosa, associado à Virgem Maria e suas invocações. Tem origem no substantivo glória, derivado do latim gloria, que quer dizer "glória", "honra".

Olga

Um nome divino, de uma pessoa abençoada por Deus, Olga tem origem russa, surgindo a partir do nome escandinavo Halag.

Significa “santa”, “sublime”, “consagrada a Deus”.

Veja também: