Nomes bíblicos fazem muito sucesso ao redor do mundo, seja na sua versão original ou nas suas variações. Confira uma seleção com nomes bíblicos femininos comuns, diferentes, raros e bonitos ordenados em ordem alfabética!

A B C D E G H I J K L M N P Q R S T V Y Z

Nomes bíblicos femininos com A

Abigail: personagem bíblica citada no Antigo Testamento, Abigail significa “alegria de meu pai”, ou “aquela cujo pai é alegria”.

Acsa: nome feminino que surge de uma palavra hebraica e carrega os significados de "enfeite para tornozelo", "pulseira para tornozelo", "a adornada" ou "rompendo o véu".

Ada: é citada na Bíblia denominando a mulher de Lameque. Possui os significados de “lugar de delícias” ou “o Senhor concedeu benefícios”, ou ainda “ornamento”, “beleza”.

Adina: a raiz do nome Adina é o mesmo do nome Ada. Por isso, compartilha os significados de “lugar de delícias” ou “o Senhor concedeu benefícios”, ou ainda “ornamento”, “beleza”.

Adriele: possui os significados de "rebanho de Deus", "assembleia de Deus", "a que pertence à congregação de Deus" ou “Deus me ajuda”, “Deus é meu auxílio". Trata-se de um bonito nome feminino que reflete a assistência de Deus.

Atalia: nome bíblico feminino que surge do hebraico e carrega os significados de “Deus é exaltado” ou “Javé é exaltado”.

Azenate: nome bíblico diferente, que não possui um significado definido. Azenate diz respeito a uma mulher egípcia, esposa de José.

Nomes bíblicos femininos com B

Basemante: no Antigo Testamento, Basemate é a esposa de Esaú, com o seu nome originado no hebraico, significa “fragrância”.

Berenice: nome bíblico mencionado brevemente no Novo Testamento como uma irmã do rei Herodes Agripa II. Este nome significa “portadora da vitória”.

Betânia: nas escrituras sagradas, Betânia era o nome da pequena cidade localizada no Monte da Oliveiras onde morava Lázaro, Maria e Marta. Ele significa “casa da aflição”, “casa dos figos” ou “casa das tâmaras verdes”.

Betel: significa “casa de Deus”, “morada do Senhor”; “da casa de Deus”, “aquela que pertence à casa do Senhor”.

Nomes bíblicos femininos com C

Chloe: nome de um personagem bíblico, citado no Novo Testamento da Bíblia no livro I Coríntios e por isso passou a ser comum na Inglaterra desde a Reforma Protestante. Significa “erva esverdeada”, “broto verde”, “folhagem nova, viçosa”.

Cilícia: é uma importante cidade citada na Bíblia: “Paulo respondeu: "Sou judeu, cidadão de Tarso, cidade importante da Cilícia. Permite-me falar ao povo". (Atos dos Apóstolos 21:39)

Nomes bíblicos femininos com D

Dalila: a origem do nome Dalila é hebraica e na Bíblia, no Antigo Testamento, é o interesse amoroso de Sansão, um dos juízes do povo israelita. Este nome significa "doce", "dócil", "delicada", "frágil", "lânguida", "oscilante".

Dâmaris: esse é o nome de uma personagem bíblica que é citada no Novo Testamento da Escritura Sagrada. Dâmaris significa “bezerra”, “novilha” ou “esposa”.

Débora: a personagem bíblica Débora é mencionada no Antigo Testamento como uma juíza profetisa que reorganizou as tribos de Israel contra o domínio de Canaã. O nome significa “abelha”, "mulher trabalhadora e esforçada".

Diná: significa “meu Senhor”; “lugar de delícias”, “o Senhor concedeu benefícios”, “ornamento”, “beleza”; “delicada”; “afável”, “carinhosa”; “mensageira”; “julgada”.

Drielle: este bonito nome feminino tem o sentido de "assembleia de Deus" ou "a que pertence à congregação de Deus".

Drusila: bem diferente e original, o nome Drusila diz respeito à esposa de Félix, que aparece nos Atos dos Apóstolos. Possivelmente significa “forte”, “aquela que é firme”.

Nomes bíblicos femininos com E

Edna: este nome apareceu através da mãe de Sara no livro de Tobias, no Antigo Testamento da Bíblia. Edna significa “rejuvenescimento”, “deleite”, “encanto” ou “alegria”.

Efrata: como o nome de um local da Bíblia e de uma das esposas de Calebe, Efrata quer dizer “lugar fecundo”.

Ellie: variante do nome Eli em hebraico, Ellie carrega o significado de “luz”.

Eloá: o nome Eloá surgiu diretamente do hebraico e carrega o forte significado de “Deus”.

Esther: versão original em hebraico do nome Ester, que significa “estrela”.

Eunice: categorizado como um nome bíblico, Eunice possui os significados de "boa vitória", "a que vence sempre", ou "a que alcança muitas vitórias".

Eva: nome de uma personagem bíblica relatada no livro de Gênesis, no Antigo Testamento, Eva significa "a que vive", "a vivente", "a que tem vida" ou "cheia de vida".

Evódia: classificado como um nome bíblico, pois é citado da Escritura Sagrada, Evódia carrega o significado de “aquela que deseja boa viagem às pessoas”.

Nomes bíblicos femininos com G

Gabriela: variante feminina de Gabriel, nome originado a partir do hebraico, Gabriela significa “mulher de Deus”, “mulher forte de Deus” ou “fortaleza de Deus”.

Nomes bíblicos femininos com H

Hanna: nome feminino que reflete a bondade de Deus e o benefício da sua compaixão, Hanna significa "graciosa" ou “cheia de graça”; “Deus é cheio de graça”, “agraciada por Deus”; “a graça e misericórdia de Deus”, “Deus perdoa"; “flor”.

Hadassa: nome de origem hebraica que carrega os significados de "mirto", "murta, "protegida", "aquela que protege", "governante" ou "mulher que tem influência".

Hosana: na Bíblia, a palavra Hosana não é usada como nome próprio, mas como um pedido de ajuda. Dessa forma, este nome possui os significados de “louvor ao Senhor”, "salvadora", "libertadora", "a que resgata".

Nomes bíblicos femininos com I

Ieda: “favo de mel”, “mulher doce”, “mulher com grande doçura” são os significados deste nome de origem hebraica.

Inês: este nome foi difundido através de Santa Agnes, também muito conhecida como Santa Inês. Inês significa “pura”, “casta” ou "cordeiro".

Ionice: sob a forma Eunice, este nome é citado no Novo Testamento da Bíblia denominando a mãe de Timóteo. Ele significa “aquela que alcança muitas vitórias”.

Isabel: “pura", "casta", "aquela que cumpre promessas" são os significados relacionados ao bonito nome feminino Isabel.

Nomes bíblicos femininos com J

Jael: era o nome de uma mulher corajosa, que foi considerada uma heroína, de acordo com as escrituras sagradas. O nome Jael significa “cabra das selvas”, “cabra dos montes”.

Joana: variante feminina de João, este nome carrega os significados de “Deus é cheio de graça”, “agraciada por Deus” ou “a graça e misericórdia de Deus” e “Deus perdoa”.

Jezabel: considerado um nome bíblico, pois no livro de Reis, na Bíblia Sagrada, é narrada a história de Jezabel, a rainha fenícia de Israel. Seu nome significa “Baal exalta”, “Baal é marido” ou "onde está o príncipe?".

Judite: nome bíblico citado no Novo Testamento como uma das esposas hititas de Esaú. Ele significa “mulher da Judeia”, “judia”.

Jerusa: De acordo com relatos bíblicos, Jerusa foi o nome da esposa do 10º rei de Judá – Uzias. Este nome significa “a que tem possessão” ou “habitante de Jerusalém”.

Jedida: Esse nome se refere à mãe do rei Josias, de Judá, e esposa do rei Amom. Jedida quer dizer “amada”, “amiga”.

Jemima: nome bíblico, de origem hebraica, cujo significado é “pomba”.

Nomes bíblicos femininos com K

Késia: este era o nome de uma das três filhas de Jó, segundo o Antigo Testamento da Bíblia. Significa "perfume", "fragrância", ou "cássia" (árvore) e é uma variação do nome Quésia.

Nomes bíblicos femininos com L

Leia: Variante de Lia, Leia compartilha dos mesmos significados, “vaca selvagem", “aquela que tem olhos doces”, “cansada” ou “trabalhadora”.

Lia: nome da primeira esposa de Jacó, irmã de Raquel, citada no velho testamento da Bíblia, Lia significa “vaca selvagem", “aquela que tem olhos doces”, “cansada” ou “trabalhadora”.

Lídia: No Novo Testamento, na Bíblia, Lídia era o nome de uma mulher que se converteu ao Cristianismo pelo testemunho do apóstolo Paulo. Ele significa “habitante de Lídia”, “a que sente dores de parto”.

Nomes bíblicos femininos com M

Manuela: forma feminina de Manuel, Manuela significa “Deus está conosco" ou "Deus conosco".

Mara: através do original em hebraico, é uma personagem bíblica mencionada no Antigo Testamento. Mara carrega os significados de "amarga" ou "guerra", "desordem", "revolução".

Maressa: de acordo com dados históricos, esse era o nome de uma cidade antiga de Israel. Maressa é um nome feminino que significa “aquela que vê”.

Maria: provavelmente o nome bíblico feminino mais comum e popular em todo o mundo especialmente por causa da Virgem Maria, a mulher judia que morava em Nazaré e foi escolhida por Deus para ser a mãe de Jesus Cristo. O nome Maria significa “senhora soberana”, “vidente” ou “a pura”.

Marta: no novo testamento da Bíblia Sagrada, Marta é o nome da irmã de Lázaro e Maria, da Betânia, amigos de Jesus que são mencionados nos evangelhos. O nome Marta significa "senhora", "patroa" ou "dona de casa", "protetora do lar".

Merabe: tem o significado de “abundante”, “próspera”, e aparece no Antigo Testamento: “Os filhos de Saul foram Jônatas, Isvi e Malquisua. O nome de sua filha mais velha era Merabe, e o da mais nova era Mical.”

Mical: como a irmã mais nova de Merabe, Mical também é filha de Saul. O nome possivelmente é uma variação feminina de Miguel e quer dizer “quem é como Deus?".

Miriã: era a irmã mais velha de Moisés e seu nome significa "senhora soberana" ou possivelmente "amarga".

Nomes bíblicos femininos com N

Noa: nome bíblico que tem origem hebraica, Noa carrega os significados de “descanso”, “repouso”, “consolação”, “de longa vida”.

Noemi: na Bíblia, Noemi era a sogra de Rute. A história pode ser lida no livro de Rute, no Antigo Testamento. Este bonito nome feminino significa "encantadora", "agradável" ou "suave".

Nomes bíblicos femininos com P

Priscila: Na religião católica, a figura de Santa Priscila ou Santa Prisca é considerada como uma das primeiras a divulgar o Evangelho de Cristo por Roma. Priscila significa “que pertence a Prisco” ou “da natureza de Prisco”, “familiar de alguém venerável”.

Phoebe: este nome é citado como a variante de Febe no Novo Testamento da Bíblia. Em Romanos, no capítulo 16, ela era uma serva da igreja de Cencrécia. Phoebe significa “brilhante”, “pura”.

Nomes bíblicos femininos com Q

Queila: variante gráfica de Keila, que surgiu no hebraico, Queila carrega o significado de “aquela que reúne os membros de uma congregação”.

Queren: nome de uma das filhas de Jó, Queren carrega o bonito significado de "brilho, esplendor".

Quézia: é o nome de uma personagem bíblica que se destacou pela sua beleza. Era uma das três filhas de Jó, conforme o Antigo Testamento da Escritura Sagrada. Este nome significa “perfumada”.

Nomes bíblicos femininos com R

Raabe: este diferente nome bíblico feminino significa “grande pela fé”, “mulher cuja fé é abundante”.

Rafaela: por influência da simbologia religiosa, o nome Rafaela foi muito adotado pelos primeiros cristãos na Idade Média. Rafaela carrega o significado de “Deus curou” ou “curada por Deus”.

Raquel: nome que se refere à irmã de Lia e filha de Jabão, de acordo com as Escrituras Sagradas. O nome Raquel significa “ovelha”, ganhando, por extensão, o sentido de "mulher mansa" ou "a pacífica".

Rebeca: era a mulher de Isaque na Bíblia, tem seu nome originado no hebraico e significa "união", "ligação", "aquela que une" ou "mulher com uma beleza que cativa (ou prende) os homens".

Rode: em inglês como Rhoda, o nome Rode significa “rosa”.

Rute: nome que faz referência a um dos livros do Antigo Testamento. De origem hebraica, o nome Rute significa “amiga” ou “companheira”.

Nomes bíblicos femininos com S

Safira: lindo nome que aparece no Novo Testamento da Bíblia, Safira tem o sentido de "pedra preciosa de cor azul".

Salomé: citada na Bíblia como uma seguidora de Jesus Cristo, que testemunhou a sua crucificação. O nome quer dizer “a pacífica”.

Sara: era a mulher de Abraão na Bíblia, que gerou um filho com noventa anos. Seu nome tem origem no hebraico Sarah, que quer dizer literalmente “princesa”.

Sarai: forma original e primeira do nome Sara, ele significa “princesa”. Sarai foi mudado para Sara por ordem de Deus, quando três anjos anunciaram o nascimento do seu filho Isaac.

Séfora: é um nome referente à esposa de Moisés e filha de Jetro, segundo a tradição judaico-cristã. Ele tem o sentido de "pássaro" ou "pequena ave".

Sharon: esse nome se refere a uma planície fértil que fica próxima à costa de Israel, devido a isso, Sharon significa "planície".

Sulamita: Do hebraico Shulamit, quer dizer “a pacífica”.

Nomes bíblicos femininos com T

Talita: este nome se originou a partir do aramaico e tornou-se popular em decorrência da frase Talita cumi, que significa "menina, levanta-te". Essa frase foi proferida por Jesus ao ressuscitar a filha de Jairo, uma menina doente que tinha falecido. Talita significa "menina", "moça" ou "criança que renasceu".

Tabita: personagem bíblica que se tornou popular após a Reforma Protestante. Era uma boa mulher, conhecida por ajudar o próximo que morreu após adoecer e foi ressuscitada por Pedro. O nome significa “gazela”, “mulher elegante e ágil”.

Tamar: este nome é citado no Antigo Testamento da Bíblia através de duas personagens, a nora de Judá e uma das filhas de Davi. Tamar significa “palmeira”.

Tamara: surgiu a partir do nome Tamar e carrega o mesmo significado, “palmeira”.

Nomes bíblicos femininos com V

Vasti: é um nome bíblico, que tem origem no nome hebraico Vashti e significa “de beleza incomum”.

Verônica: nome da personagem bíblica que teria limpado com um véu o rosto de Jesus ao longo do caminho para o Calvário onde ele foi crucificado. Este nome significa “portadora da vitória” ou "imagem verdadeira".

Nomes bíblicos femininos com Y

Yarin: categorizado como nome bíblico à medida que nomeia a samaritana, conhecida personagem das Escrituras Sagradas. Yarin significa “aquela que entende e ouve”.

Nomes bíblicos femininos com Z

Zilá: citada no Antigo Testamento da Bíblia, no livro de Gênesis, como umas das esposas de Lameque, um dos descendentes diretos de Caim. Zilá significa “a que dá sombra”, “a que protege”, “a protetora”.

Zíbia: esse nome tem o sentido de “gazela” ou “corça”, relativo ao animal. Aparece nas Escrituras Sagradas no livro de Reis, como mãe de Joás.

Zípora: nome bíblico que pode ser encontrado na Escritura Sagrada como a esposa de Moisés. Zípora significa “pássaro”; “mulher inteligente”, “mulher livre”.

Veja também: