Nessa lista nós separamos alguns nomes bíblicos femininos diferentes para sair do óbvio e servir como inspiração. Todos com os seus significados.

Noa

Noa é o nome de uma das filhas de Zelofeade, nas escrituras sagradas, ele significa “descanso”, “repouso”, “consolação”, “de longa vida”.

“Zelofeade, filho de Héfer, não teve filhos; teve somente filhas, cujos nomes eram Maalá, Noa, Hogla, Milca e Tirza.” (Números 26:33)

Hadassa

Hadassa que, segundo a Bíblia, mudou seu nome para Esther, era uma mulher muito bonita que se casou com o rei da Pérsia, Assuero, tornando-se rainha.

Seu nome quer dizer "mirto", "murta, "protegida", "aquela que protege", "governante" ou "mulher que tem influência".

Noemi

“O homem chamava-se Elimeleque; sua mulher, Noemi; e seus dois filhos, Malom e Quiliom. Eram efrateus de Belém de Judá. Chegaram a Moabe, e lá ficaram.” (Rute 1:2)

Noemi é um nome que tem o sentido de "encantadora", "agradável" ou "suave".

Talita

Esse nome vem de uma expressão proferida por Jesus Cristo na Bíblia: “Tomou-a pela mão e lhe disse: "Talita cumi!", que significa "menina, eu ordeno a você, levante-se!". (Marcos 5:41)

Dessa forma, Talita significa "menina", "moça" ou "criança que renasceu".

Raabe

Raabe tem o sentido de “grande pela fé”, “mulher cuja fé é abundante”.

Hanna

Significa "graciosa" ou “cheia de graça”; “Deus é cheio de graça”, “agraciada por Deus”; “a graça e misericórdia de Deus”, “Deus perdoa"; “flor”.

Hosana

O nome Hosana se refere a uma expressão de ajuda, como, "salva-nos senhor". Devido a isso, ganha o sentido de “louvor ao Senhor”, "salvadora", "libertadora", "a que resgata".

“A multidão que ia adiante dele e os que o seguiam gritavam: "Hosana ao Filho de Davi!" "Bendito é o que vem em nome do Senhor!" "Hosana nas alturas!" (Mateus 21:9)

Yarin

Nome de origem hebraica que significa “aquela que entende e ouve”.

Quézia ou Késia

O nome Quézia designa uma das filhas de Jó, segundo a Bíblia. Ele significa "perfume, fragrância" ou a árvore "cássia".

Ada

Ada aparece no livro Gênesis da Bíblia como uma das mulheres de Lameque. Significa “lugar de delícias” ou “o Senhor concedeu benefícios”, ou ainda “ornamento”, “beleza”.

Sharon

Esse nome se refere a uma planície fértil que fica próxima à costa de Israel, devido a isso, Sharon significa "planície".

Zilá

Nome que quer dizer “a que dá sombra”, “a que protege”, “a protetora”.

Berenice

Nome referente à irmã do rei Herodes Agripa II, que aparece no Novo Testamento, Berenice quer dizer “portadora da vitória”.

Lídia

“Uma das que ouviam era uma mulher temente a Deus chamada Lídia, vendedora de tecido de púrpura, da cidade de Tiatira.” (Atos dos Apóstolos 16:14)

O nome Lídia significa “habitante de Lídia”, “a que sente dores de parto”.

Betânia

Betânia era o nome da pequena cidade localizada no Monte da Oliveiras, onde morava Lázaro, Maria e Marta, e onde Jesus também esteve.

O nome quer dizer “casa da aflição”, “casa dos figos” ou “casa das tâmaras verdes”.

Esther

Esther foi uma mulher hebreia casada com Assuero, rei da Pérsia, e seu nome quer dizer "estrela".

Rute

Esse nome significa “amiga” ou “companheira”.

Safira

Lindo nome que aparece no Novo Testamento da Bíblia, Safira tem o sentido de "pedra preciosa de cor azul".

Merabe

Merabe tem o significado de “abundante”, “próspera”, e aparece no Antigo Testamento: “Os filhos de Saul foram Jônatas, Isvi e Malquisua. O nome de sua filha mais velha era Merabe, e o da mais nova era Mical.” (1 Samuel 14:49)

Candace

Referente a um título hereditário das rainhas da Etiópia, Candace aparece na Bíblia nos Atos dos Apóstolos. Possivelmente significa “rainha-mãe”.

Mara

Esse nome se refere tanto a um lugar no deserto de Sur, citado na Bíblia, quanto a uma personagem, que era sogra de Rute. Significa "amarga" ou "guerra", "desordem", "revolução".

Acsa

Nas Escrituras Sagradas, Acsa é filha de Calebe, e seu nome quer dizer "enfeite para tornozelo", "pulseira para tornozelo", "a adornada" ou "rompendo o véu".

Adina

Com três possibilidades de étimos, esse nome tem o sentido de “meu Senhor”; “lugar de delícias”, “de qualidade nobre”, “o Senhor concedeu benefício”, “ornamento, beleza”; “delicada”.

Atalia

Na Escritura Sagrada, Atalia se casou com um rei de Judá chamado Jeorão. Seu nome tem origem hebraica e quer dizer “Deus é exaltado” ou “Javé é exaltado”.

Dalila

Nomo citado no Antigo Testamento da Bíblia, Dalila é o interesse amoroso de Sansão e seu nome quer dizer "doce", "dócil", "delicada", "frágil", "lânguida", "oscilante".

Dâmaris

Significa “bezerra”, “novilha” ou “esposa”.

Eunice

Significa "boa vitória", "a que vence sempre", ou "a que alcança muitas vitórias".

Eva

Nome bíblico bastante difundido, Eva se refere à primeira mulher da humanidade criada por Deus, segundo a Bíblia. Seu nome tem o sentido de "a que vive", "a vivente", "a que tem vida" ou "cheia de vida".

Judite

Esse nome se refere a uma das esposas hititas de Esaú e a uma viúva da Tribo de Simeão, que salvou o seu povo dos Assírios, matando o comandante Holofernes. Ele significa “mulher da Judeia”, “judia”.

Betel

Betel diz respeito à cidade localizada ao norte de Jerusalém, que acabou por se tornar um nome próprio feminino. Significa “casa de Deus”, “morada do Senhor”; “da casa de Deus”, “aquela que pertence à casa do Senhor”.

Chloe

Versão inglesa de Cloé, significa “erva esverdeada”, “broto verde”, “folhagem nova, viçosa”.

Diná

“Certa vez, Diná, a filha que Lia dera a Jacó, saiu para conhecer as mulheres daquela terra.” (Gênesis 34:1)

Diná é um nome que tem o sentido de “meu Senhor”; “lugar de delícias”, “o Senhor concedeu benefícios”, “ornamento”, “beleza”; “delicada”; “afável”, “carinhosa”; “mensageira”; “julgada”.

Maressa

Relativo a uma cidade antiga de Israel, Maressa é um nome que tem o sentido de “aquela que vê”.

Miriam

Miriam era o nome original de Maria, a mãe de Jesus. É uma opção diferente de um nome tão popular. Significa “senhora soberana” ou “a vidente”.

Edna

Edna diz respeito à mãe de Sara, citada no livro de Tobias. Seu nome significa “rejuvenescimento”, “deleite”, “encanto” ou “alegria”.

Priscila

Priscila é a mulher de Áquila, segundo a Bíblia, os dois ajudaram o apóstolo Paulo a evangelizar Éfeso e Roma. O nome significa “que pertence a Prisco” ou “da natureza de Prisco”, “familiar de alguém venerável”.

Jezabel

Jezabel era a rainha fenícia de Israel, segundo a Bíblia. Seu nome quer dizer “Baal exalta”, “Baal é marido” ou "onde está o príncipe?".

Jerusa

Jerusa é o nome da esposa do 10.º rei de Judá, Uzias, e mãe de Jotão. Seu nome tem o sentido de “a que tem possessão” ou “habitante de Jerusalém”.

Leia

Significa "nascida ou habitante do prado"; “vaca selvagem”.

Phoebe

Variante em inglês do nome Febe, quer dizer “brilhante”, “pura”.

Sulamita

Do hebraico Shulamit, quer dizer “a pacífica”.

Zíbia

“No sétimo ano do reinado de Jeú, Joás começou a reinar e reinou quarenta anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Zíbia; ela era de Berseba.” (2 Reis 12:1)

Esse nome tem o sentido de “gazela” ou “corça”, relativo ao animal.

Queila

Significa “aquela que reúne os membros de uma congregação”.

Queren

Sendo a irmã de Quézia e filha de Jó, esse nome se refere à Queren-Hapuque. Ele significa "brilho, esplendor".

Salomé

Salomé é citada na Bíblia como uma seguidora de Jesus Cristo, que testemunhou a sua crucificação. O nome quer dizer “a pacífica”.

Sarai

Forma original e primeira do nome Sara, ele significa “princesa”.

Sarai foi mudado para Sara por ordem de Deus, quando três anjos anunciaram o nascimento do seu filho Isaac.

Séfora

Séfora é um nome referente à esposa de Moisés e filha de Jetro, segundo a tradição judaico-cristã. Ele tem o sentido de "pássaro" ou "pequena ave".

Tabita

Tabita era uma discípula da Bíblia muito caridosa. Seu nome tem origem aramaica e significa “gazela”, “mulher elegante e ágil”.

Tamar

Tamar tem o sentido de “palmeira”.

Azenate

Nome bíblico diferente, Azenate diz respeito à mulher egípcia esposa de José: “Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om, deu dois filhos a José no Egito: Manassés e Efraim.” (Gênesis 46:20)

Tem o significado de "devota à deusa Neith", que era a deusa da guerra e da caça na mitologia egípcia.

Cilícia

Cilícia é uma importante cidade citada na Bíblia: “Paulo respondeu: "Sou judeu, cidadão de Tarso, cidade importante da Cilícia. Permite-me falar ao povo". (Atos dos Apóstolos 21:39)

Evódia

Evódia e Síntique eram duas mulheres que viviam em atrito: “O que eu rogo a Evódia e também a Síntique é que vivam em harmonia no Senhor.” (Filipenses 4:2)

O nome significa “aquela que deseja boa viagem às pessoas”.

Galileia

Uma das regiões mais importantes da Bíblia se chama Galileia: “Jesus foi por toda a Galileia, ensinando nas sinagogas deles, pregando as boas-novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças entre o povo.” (Mateus 4:23)

Esse nome ganha o sentido de ''aquela que veio da Galileia'' ou ''natural (habitante) da Galileia''.

Hanania

Significa “Javé é gracioso”, “Deus é agradável”.

Jedida

Esse nome se refere à mãe do rei Josias, de Judá, e esposa do rei Amom. Jedida quer dizer “amada”, “amiga”.

Jemima

Com o significado sendo “pomba”, Jemima carrega consigo a simbologia da ave sagrada que representa o Espírito Santo e que é o principal símbolo da paz.

Mical

Como a irmã mais nova de Merabe, Mical também é filha de Saul. O nome possivelmente é uma variação feminina de Miguel e quer dizer “quem é como Deus?".

Rode

Em inglês como Rhoda, o nome Rode significa “rosa”.

Vasti

Vasti se referente à rainha e primeira esposa do rei Assuero, segundo a Bíblia. Seu nome quer dizer “de beleza incomum”.

Hulda

Significa “aquela que se esconde” ou “aquela que mantém um segredo”, “esconder”, “segredo”; “doninha”.

Drusila

Bem diferente e original, o nome Drusila diz respeito à esposa de Félix, que aparece nos Atos dos Apóstolos. Possivelmente significa “forte”, “aquela que é firme”.

Efrata

Como o nome de um local da Bíblia e de uma das esposas de Calebe, Efrata quer dizer “lugar fecundo”.

Síntique

Síntique tem o sentido de “ocorrência”, “acontecimento”.

Basemate

No Antigo Testamento, Basemate é a esposa de Esaú, com o seu nome originado no hebraico, significa “fragrância”.

Veja também: