Nomes bíblicos: 41 bonitos nomes de fé que significam milagre de Deus

Equipe do Dicionário de Nomes Próprios
Equipe do Dicionário de Nomes Próprios
Criado e revisado pelos nossos editores

A chegada de uma criança para a mamãe e o papai é algo divino. Muitas pessoas querem que o nome do bebê tenha um significado importante para elas, por isso fazem escolhas baseadas na sua religiosidade e fé.

Com o intuito de destacar nomes masculinos e femininos que possuam significados e histórias relacionados a Deus, ao milagre divino e ao divino em si, apresentamos a seguir uma seleção inspiradora!

Nomes bíblicos masculinos
Nomes bíblicos femininos
Nomes que significam Deus, fé, o divino

Nomes Bíblicos Masculinos

Mateus

No Mateus 9:9 da bíblia é dito: ‘’Saindo, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria, e disse-lhe: "Siga-me". Mateus levantou-se e o seguiu.’’

Mateus foi um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo, ele abandonou tudo para segui-lo. Seu nome significa “dom de Deus”, “presente de Deus”, “dádiva de Deus”.

Tem origem a partir do hebraico Mattiyyah, o qual é uma redução de Mathathiah, que chegou ao português através do latim Mataeus.

Samuel

No Antigo Testamento há a história do profeta Samuel, filho de Ana, a qual prometeu a Deus que se conseguisse engravidar, iria dedicar seu filho ao Senhor. ‘’Assim Ana engravidou e, no devido tempo, deu à luz um filho. E deu-lhe o nome de Samuel, dizendo: "Eu o pedi ao Senhor". (Samuel 1:20)

Seu nome significa ‘’nome de Deus” e tem origem no hebraico Shemu’el, que quer dizer literalmente “seu nome é Deus”.

Gabriel

Gabriel é, na Bíblia, o anjo do Senhor, o mensageiro de Deus. Foi ele que anunciou à Maria que ela iria ficar grávida e dar vida ao filho do Senhor. ‘’O anjo, aproximando-se dela, disse: "Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você!" (Lucas 1:28)

Gabriel significa “homem de Deus”, “homem forte de Deus”, “fortaleza de Deus” e “mensageiro de Deus”. Tem origem a partir do hebraico Gabriel, o qual provém da junção dos elementos gébher, que significa “homem, homem forte”, e El, que quer dizer “Deus”.

Davi

O nome Davi se refere ao rei mais importante de Israel: “Depois de rejeitar Saul, levantou-lhes Davi como rei, sobre quem testemunhou: 'Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele fará tudo o que for da minha vontade'.” (Atos dos Apóstolos 13:22)

Esse nome tem origem hebraico Dawid, Dawídh, que significa "o amado", "querido", "predileto".

Levi

Segundo a passagem da Bíblia: “De novo engravidou e, quando deu à luz mais um filho, disse: "Agora, finalmente, meu marido se apegará a mim, porque já lhe dei três filhos". Por isso deu-lhe o nome de Levi.” (Gênesis 29:34), Levi era um dos filhos de Jacó e Lia.

Seu nome surge a partir do hebraico Lewi e quer dizer "ligado", "unido" ou "vinculado a alguma coisa ou alguém".

Miguel

Esse nome faz referência a um dos arcanjos mais conhecidos da Bíblia: “E houve batalha no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão; e batalhavam o dragão e os seus anjos, mas não prevaleceram; nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.” (Apocalipse 12: 7-9)

Miguel tem origem no hebraico Mikhael, formado a partir da junção dos elementos mikhayáh, e El, significando “quem é como Deus?”.

Natanael

Esse nome possui um significado lindo, tem ligação com a dádiva de se ter um bebê, de ser agraciado por Deus com um filho. Significa "Deus deu", "dom de Deus" ou "presente de Deus".

Em João (1:47) do Novo Testamento da Bíblia: ‘’Ao ver Natanael se aproximando, disse Jesus: "Aí está um verdadeiro israelita, em quem não há falsidade". Natanael era o outro nome do apóstolo Bartolomeu e também ficou conhecido como sendo um arcanjo muito poderoso.

Pedro

No livro 10 de Mateus, versículo 2, é dito: “Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão (...)”

O nome Pedro, dado ao apóstolo porta-voz de Jesus, se originou no grego Pétros, que significa literalmente "pedra, rochedo".

Lucas

Escritor de um dos evangelhos da Bíblia, o nome Lucas se refere a um dos discípulos de Jesus: “Só Lucas está comigo. Traga Marcos com você, porque ele me é útil para o ministério.” (2 Timóteo 4:11)

O nome tem origem grega e significa "o que vem da Lucânia", "lucano", "luminoso" ou "iluminado".

Saulo

Segundo o livro dos Atos dos Apóstolos, na Bíblia, Saulo foi um pecador convertido por Jesus Cristo: “Imediatamente, algo como escamas caiu dos olhos de Saulo e ele passou a ver novamente. Levantando-se, foi batizado e, depois de comer, recuperou as forças. Saulo passou vários dias com os discípulos em Damasco. Logo começou a pregar nas sinagogas que Jesus é o Filho de Deus.” (Livro nove, versículos 18-20)

Seu nome tem origem hebraica e significa "aquele que foi muito desejado", "o que foi pedido insistentemente" ou "aquele que foi conseguido através de orações".

Isaque ou Isaac

Isaque, que ganhou outras versões populares como Isaac, se refere ao filho de Abraão e Sara: “Sara engravidou e deu um filho a Abraão em sua velhice, na época fixada por Deus em sua promessa. Abraão deu o nome de Isaque ao filho que Sara lhe dera.” (Gênesis 21:2-3)

Seu nome tem origem no hebraico Itshak ou Yitzháq, derivado da palavra tzaháq, e significa "riso", "ele ri" ou "filho da alegria".

Joaquim

No Antigo Testamento, Joaquim foi o décimo oitavo rei de Judá: "Jeoaquim descansou com os seus antepassados. Seu filho Joaquim foi o seu sucessor." (2 Reis 24:6)

O nome próprio tem origem hebraica a partir de Jehoiachim, o qual signifca "Jeová estabeleceu" ou "Deus estabeleceu". É a junção dos elementos Yahweh, que quer dizer "Jeová”, “Deus", e quwm que significa "estabelecer".

Emanuel

O profeta Isaías disse, no Antigo Testamento da Bíblia: ‘’Por isso o Senhor mesmo dará a vocês um sinal: a virgem ficará grávida, dará à luz um filho e o chamará Emanuel.’’

Jesus Cristo também ficou conhecido por Emanuel. Por conta disso esse nome significa "Deus (está) conosco". Tem origem a partir do hebraico Immanuel, composto pelos elementos immánu, que quer dizer "conosco", e El, que significa "Deus” ou “Senhor".

Daniel

Em uma passagem bíblica, Daniel foi salvo por Deus da cova dos leões, após ter desobedecido uma ordem de não poder orar. ‘’O meu Deus enviou o seu anjo, que fechou a boca dos leões. Eles não me fizeram mal algum, pois fui considerado inocente à vista de Deus. Também contra ti não cometi mal algum, ó rei". (Daniel 6:22)

Seu nome significa “o Senhor é meu juiz” e “Deus é meu juiz”. Tem origem no hebraico Daniyyel e é formado pelos elementos dan, que significa literalmente “aquele que julga, juiz”, e El, que quer dizer “Senhor, Deus”.

Israel

Israel é o nome que Deus batizou Jacó, neto de Abraão, após ele lutar com um anjo do Senhor. Antes de conhecer Deus, Jacó era um homem mentiroso e traiçoeiro, após entrar em contato com o divino mudou por completo.

‘’Então disse o homem: "Seu nome não será mais Jacó, mas sim Israel, porque você lutou com Deus e com homens e venceu". (Gênesis 32:28)

Seu nome significa ''homem que luta com Deus” ou "homem que vê Deus" e tem origem no hebraico Yisrael, o qual provém da junção dos elementos sara, que significa “ele luta”, e El, que quer dizer “Deus”.

Noé

Com uma história muito conhecida, o nome Noé remete à arca de Noé: “Então Deus disse a Noé: "Saia da arca, você e sua mulher, seus filhos e as mulheres deles. Faça que saiam também todos os anima­is que estão com você: as aves, os grandes animais e os pequenos que se movem rente ao chão. Faça-os sair para que se espalhem pela terra, sejam férteis e se multipliquem". (Gênesis 8:15-17)

O nome surge a partir do hebraico No'ah e significa “descanso”, “repouso”, “de longa vida”.

Timóteo

“Chegou a Derbe e depois a Listra, onde vivia um discípulo chamado Timóteo. Sua mãe era uma judia convertida e seu pai era grego.” (Atos dos Apóstolos 16:1)

O nome Timóteo tem origem no grego Timótheo, formado pela união dos elementos tim, a partir de timáo, que significa “honrar, respeitar”, e théos que quer dizer “deus”. Significa “o que respeita os deuses”, “aquele que honra a Deus”.

Josué

Em uma passagem do Antigo Testamento, Deus parou as águas do rio Jordão para Josué e todas as pessoas atravessarem: ‘’Os sacerdotes que carregavam a arca da aliança do Senhor ficaram parados em terra seca no meio do Jordão, enquanto todo o Israel passava, até que toda a nação o atravessou pisando em terra seca.’’ (Josué 3:17)

Seu nome significa “Deus é a salvação”, "Javé é salvação" ou “Jeová é auxílio”. Tem origem no hebraico Yehoshu’a ou Yesua, que significa “Deus é salvação”.

Ezequiel

‘’A palavra do Senhor veio ao sacerdote Ezequiel, filho de Buzi, junto ao rio Quebar, na terra dos caldeus. Ali a mão do Senhor esteve sobre ele.’’ (Ezequiel 1:3)

Ezequiel foi um sacerdote do reino de Judá e profeta de Deus, além de ser o nome de um livro do Antigo Testamento da Bíblia.

Seu nome é forte e bonito, significa "Deus fortalece" ou "Deus vai fortalecer". Tem origem hebraica, a partir de Yehezhell.

Nomes Bíblicos Femininos

Eloá

Você já deve ter lido a passagem bíblica que diz: “meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?’’, ela provém da frase em hebraico: ‘’Eloá, Eloá, lamá sabactâni?".

Eloá significa ‘’Deus’’, que tem origem a partir do hebraico Eloah, o qual provém do plural Elohim. A sonoridade do nome Eloá é bonito e carrega consigo um sentido divino.

Sara

Sara era a mulher de Abraão na Bíblia, que gerou um filho com noventa anos: “Então Deus respondeu: "Na verdade Sara, sua mulher, lhe dará um filho, e você lhe chamará Isaque. Com ele estabelecerei a minha aliança, que será aliança eterna para os seus fu­turos descendentes.” (Gênesis 17:19)

Seu nome tem tem origem no hebraico Sarah, que quer dizer literalmente “princesa”.

Talita

Esse nome se refere a uma criança que foi curada por Jesus Cristo: “Tomou-a pela mão e lhe disse: "Talita cumi!", que significa "menina, eu ordeno a você, levante-se!". Imediatamente a menina, que tinha doze anos de idade, levantou-se e começou a andar. Isso os deixou atônitos.” (Marcos 5:41-42)

O nome significa "menina", "moça" ou "criança que renasceu".

Raquel

Nome que se refere à irmã de Lia e filha de Jabão: “Lia tinha olhos meigos, mas Raquel era bonita e atraente.” (Gênesis 29:17)

Raquel surge com o hebraico Rahel, que quer dizer literalmente “ovelha”, ganhando, por extensão, o sentido de "mulher mansa" ou "a pacífica".

Joana

‘’E também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e doenças: Maria, chamada Madalena, de quem haviam saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, administrador da casa de Herodes; Susana e muitas outras. Essas mulheres ajudavam a sustentá-los com os seus bens.’’ (Lucas 8: 2-3)

Seu nome significa “Deus é cheio de graça”, “agraciada por Deus” ou “a graça e misericórdia de Deus” e “Deus perdoa”.

Maria

Um dos nomes bíblicos mais apreciados, Maria se refere à mãe de Jesus Cristo, Virgem Maria: “No sexto mês Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, cidade da Galileia, a uma virgem prometida em casamento a certo homem chamado José, descendente de Davi. O nome da virgem era Maria. O anjo, aproximando-se dela, disse: "Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você!" (Lucas 1:26-28)

Maria tem origem incerta e significa “senhora soberana”, “vidente” ou “a pura”.

Rebeca

"Quando os homens do lugar lhe perguntaram sobre a sua mulher, ele disse: "Ela é minha irmã". Teve medo de dizer que era sua mulher, pois pensou: "Os homens deste lugar podem matar-me por causa de Rebeca, por ser ela tão bonita"." (Gênesis 26: 7)

Rebeca era a mulher de Isaque na Bíblia, tem seu nome originado no hebraico Ribhqah, que significa "união", "ligação", "aquela que une" ou "mulher com uma beleza que cativa (ou prende) os homens".

Priscila

“Paulo permaneceu em Corinto por algum tempo. Depois despediu-se dos irmãos e navegou para a Síria, acompanhado de Priscila e Áquila. Antes de embarcar, rapou a cabeça em Cencreia, devido a um voto que havia feito.” (Atos dos Apóstolos 18:18)

Priscila era uma amiga do apóstolo Paulo e seu nome significa “que pertence a Prisco” ou “da natureza de Prisco”, “familiar de alguém venerável”.

Rute

Esse nome faz referência a um dos livros do Antigo Testamento: “Rute, porém, respondeu: "Não insistas comigo que te deixe e que não mais te acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus!” (Rute 1:16)

O nome Rute tem origem no hebraico Ruth e significa “amiga” ou “companheira”.

Lia

Lia foi a primeira esposa de Jacó: “Mas, quando a noite chegou, deu sua filha Lia a Jacó, e Jacó deitou-se com ela.” (Gênesis 29:23)

O nome vem do hebraico Leah, que quer dizer "vaca selvagem".

Miriã

“Imediatamente o Senhor disse a Moisés, a Arão e a Miriã: "Dirijam-se à Tenda do Encontro, vocês três". E os três foram para lá.” (Números 12:4)

Miriã era a irmã mais velha de Moisés e seu nome significa "senhora soberana" ou possivelmente "amarga".

Atalia

Atalia é citada no Antigo Testamento da Bíblia como sendo filha de Acabe, Rei de Israel e de Jezabel. Ela casou com o Rei de Judá, Jeorão, e tentou trazer paz entre Israel e Judá, mas fracassou, pois o povo não gostava muito dela.

Seu nome significa “Deus é exaltado” ou “Javé é exaltado” e tem origem no hebraico Athaliah.

Betel

Betel é uma cidade do norte de Jerusalém e possuía uma grande importância para os israelitas, pois era a morada de Deus, onde eles prestavam as suas orações.

‘’Na manhã seguinte, Jacó pegou a pedra que tinha usado como travesseiro, colocou-a em pé como coluna e derramou óleo sobre o seu topo. E deu o nome de Betel àque­le lugar, embora a cidade anteriormente se chamasse Luz.’’ (Gênesis 28: 18-19)

É um nome bíblico que passou a ser usado como um nome próprio feminino, significa “casa de Deus”, “morada do Senhor” e “aquela que pertence à casa do Senhor”. Tem origem no hebraico Bethel.

Nomes que significam Deus, fé, o divino

Lázaro

Você lembra de alguma passagem bíblica sobre o ‘’O Rico e Lázaro’’? Nela fala de um mendigo doente que comia as migalhas de um homem rico, bastante disseminada entre os cristãos como uma forma de dizer que todos devem possuir o dom da humildade.

Lázaro também é o nome do irmão de Maria e Marta que foi ressuscitado por Jesus Cristo. Seu nome significa “Deus socorreu” e “Deus ajudou”.

Esdras

Esdras era um profeta na Bíblia que tinha uma grande devoção a Deus, devido a isso seu nome significa “socorro”, “auxílio”.

“Esdras louvou o Senhor, o grande Deus, e todo o povo ergueu as mãos e respondeu: "Amém! Amém!" Então eles adoraram o Senhor, prostrados com o rosto em terra.” (Neemias 8:6)

Eliabe

Esse nome se refere a vários personagens da Bíblia, sendo o principal o irmão mais velho do rei Davi.

Seu nome significa “Deus é pai”, “Meu Deus é pai”.

Cristina

Santa Cristina, que é considerada um ícone católico, ficou órfã aos quinze anos e morreu aos vinte anos de idade. Segundo a lenda, ela ressuscitou e afirmou ter conhecido o paraíso e que regressou à terra para orar pelos pecadores. Passou sua vida toda num convento e obteve fama por ter feito vários milagres.

Seu nome significa “cristã” ou “ungida por Deus”. Tem o sentido de alguém digna, que foi purificada pela extrema-unção.

Adriele

Adriele significa "rebanho de Deus", "assembleia de Deus", "a que pertence à congregação de Deus" ou “Deus me ajuda”, “Deus é meu auxílio".

Adriele é a versão feminina de Adriel, o qual foi dado a filha de Saul em casamento: ‘’Por isso, quando chegou a época de Merabe, a filha de Saul, ser dada em casamento a Davi, ela foi dada a Adriel, de Meolá.’’ (Samuel 18:19)

Manuela

Esse nome de menina tem tudo a ver com a existência de Deus dentro de cada ser humano, uma presença divina. Significa "Deus está conosco" ou "Deus conosco".

Manuela é a forma feminina de Manuel, que é uma variante de Emanuel. Este se originou no hebraico Immanuel e é formado pela junção dos termos immánu, que significa "conosco", e El, que quer dizer "Deus, Senhor".

Rafaela

Rafaela é a forma feminina de Rafael e tem o significado de “Deus curou”,“curada por Deus” ou ‘’remédio de Deus’’. Na Bíblia é narrado que o arcanjo Rafael cura a cegueira do pai de Tobias.

No livro de Tobias há uma passagem que diz: ‘’Eu sou Rafael, um dos sete anjos (espíritos) que assistimos ao Senhor’’.

Sophia

É um nome que diz muito a respeito da inteligência sublime. Sophia é a personificação do Espírito Santo. Seu nome significa “sabedoria ou ciência” e "sabedoria divina", tendo se originado do grego sophia.

Pode simbolizar uma figura feminina, similar ao espírito humano, sendo uma das facetas femininas de Deus.

Raabe

Esse nome se refere a uma mulher da Bíblia que deixou o mundo mundano, pondo sua fé por Deus em prática e salvando sua família.

Devido a isso, seu nome significa “grande pela fé”, “mulher cuja fé é abundante”.

Veja também: