Escolher o nome para a criança que está vindo aí nunca é uma tarefa fácil. Aquela impressão de que todos os nomes já estão batidos, ou fora de moda, ou podem causar alguma estranheza quando a bebê crescer sempre existe. 

Mas então você quer escolher um nome diferente para sua bebê, algo que não seja comum, que vai destacá-la entre outras crianças, que tenha um tom exótico ou algo assim: não tem problema! A gente te ajuda. E o mais bacana: ainda te oferece o significado, afinal, não basta ser bonito, tem que representar algo bom também! 

Selecionamos os 30 nomes femininos mais diferentes e seus significados. 

Nomes para menina diferentes e bonitos: aqueles nomes simples que soam bem! 

nomes femininos diferentes e bonitos

Tem alguns nomes de menina que simplesmente soam bem. Se você repete em voz alta, consegue perceber a beleza de forma mais completa e, além disso, em geral eles são fáceis de pronunciar. Os nomes listados abaixo têm essas características e, é claro, são opções mais exóticas ao que estamos acostumados a ouvir por aí. 

1. Alana

Experimente falar o nome "Alana", não é bonito até de dizer?

E isso tem tudo a ver com o seu significado: Alana significa "harmoniosa"; "bela", "formosa"; "marco de conquista".

A origem é, provavelmente, celta (Europa medieval), derivado de "Allan". Mas há outras teorias sobre o surgimento desse lindo nome que você pode conferir lendo a sua descrição completa.

2. Ayla

Um nome que soa como música aos nossos ouvidos. Sendo um nome muito popular na Turquia, uma das hipóteses ao significado do nome Ayla é "luz da lua" ou "luar".

Simples, bonito, fácil de escrever e soa maravilhosamente bem aos ouvidos. Quer saber mais sobre o nome? Veja a sua descrição completa

3. Lis

Apenas três letras que transmitem uma feminilidade e beleza impressionantes, não é? Talvez por nos lembrar da "Flor de Lis".

Você sabia que a Realeza Francesa usava muito a flor de lis como símbolo de poder, soberania e lealdade? Também significa "meu Deus é um juramento", "meu Deus é abundância" ou "lírio".

Outros sentidos tão bonitos quanto estão na descrição do nome: mas definitivamente é uma escolha linda para o nome da sua bebê que vem aí! 

4. Belinda

Outro nome simples, bonito e agradável. Tem alguns significados possíveis, entre eles "serpente incitada", "serpente provocada" ou "bela e linda". 

Quem não ia querer uma filha cujo nome junta os adjetivos bela e linda, hein? Saiba mais sobre a origem germânica ou espanhola desse belo nome através da sua descrição completa. 

5. Ully

Nomes de bebê femininos que começam com a letra "u" não são comuns, nem um pouco. Este, por exemplo, é também um nome simples e muito simpático

Algumas origens possíveis para o nome Ully estão na descrição completa do nome, mas ele pode significar  "poderosa", "aquela que prospera", "determinada"; "jovem", "pertencente à natureza de Júlia". Não é bacana? 

6. Zoé

Outra letra que não é comum em início de nomes, mas tem uma sonoridade bonita. Muitas vezes pronunciado sem o "é" com acento no final, ficando assim apenas "Zoe", esse nome tem origem grega e significa "vida", "cheia de vida", "vivente". Não é lindo?

Temos uma descrição bem detalhada da origem do nome Zoé, suas variações e história. Achamos que você pode gostar. 

Nomes femininos diferentes e raros: desses que a gente quase nunca conhece alguém que se chama assim

nomes femininos diferente e raro

Tem sempre aqueles nomes que raramente encontramos alguém que se chame daquele jeito. Isso não significa que precisam ser feios ou estranhos, apenas que os pais da criança optaram por um pouco mais de criatividade.

Abaixo, oferecemos algumas opções de nomes diferentes para você que não quer que sua filha tenha xarás nas listas de chamada. 

7. Aisha

De origem árabe, o nome Aisha significa "viva" ou "a que está viva". Historicamente, Aisha foi a terceira mulher de Maomé. 

Para quem gosta desse tom mais étnico, é uma bela escolha. Além de ser simples, também. Se tem interesse em saber mais sobre a origem e sentidos do nome, confira a sua descrição completa.

8. Chloe

Nome comum na Inglaterra, não se veem muitas Chloes no Brasil. A pronúncia, "cloe", pode parecer difícil à partida, mas logo acostuma-se. Bonito e diferente, o nome deriva do latim e significa "broto verde", "folhagem nova, viçosa".

Tudo a ver com o nascimento de uma nova criança, nova vida, não é? Se quiser saber mais, vai lá na descrição completa

9. Francis

"Francisca" pode soar um nome meio antiquado, mas "Francis" já parece uma versão moderna, simplificada e mais feminina do mesmo nome. 

Também não é comum no Brasil e significa literalmente "francesa livre", ou "aquela que vem da França".

A gente acha um nome feminino muito bonito. Interessada em mais? Veja a descrição completa. 

10. Hannah

Se você gosta do nome "Ana", vai gostar também dessa variação hebraica do nome, que significa "favor", "graça" ou "mulher graciosa".

Vários personagens bíblicos também têm esse nome que, não sendo muito comum no Brasil, pode ser uma boa opção de nome diferente para sua filha. 

Quer saber mais sobre ele? Olha lá a descrição completa do nome. 

11. Heidi

Então você quer sugerir que a sua bebê vem de linhagem nobre, é realmente uma princesa? Heidi pode ser o nome perfeito para ela. 

Formado a partir de um nome germânico, Heide significa justamente "de qualidade nobre", "de nobre linhagem". 

Conheça melhor a história por trás desse belo nome em sua descrição completa.  

12. Hadassa

Apostamos que você não conhece ninguém chamada "Hadassa". Mas pare e pense um pouco, não é um nome bonito? E o significado também é. 

De origem hebraica, Hadassa significa "mirto", "murta", "aquela que protege", uma planta conhecida da mitologia grega por ser dedicada à deusa Afrodite, e também ser usada na confecção de grinaldas para noivas. 

A história do nome possui outras teorias e significados que você pode achar muito interessante. Dá só uma olhadinha na descrição completa.

12. Kira

Apesar de ser um nome simples, Kira transmite uma forma e um certo exotismo que é perfeito para quem busca um nome diferente e notável para bebê.

As origens podem ser tanto russas quanto inglesas, e estão bem explicadinhas na descrição completa do nome, mas em termos de significados, Kira remete a "que tem plena autoridade" ou "preta", "escura".

Parece uma boa pedida para afrodescendentes brasileiros também, não é?  

13. Noa

A versão masculina do nome "Noé", é até bastante conhecida pelo personagem bíblico, mas "Noa" não é muito comum no Brasil. Significa "descanso", "repouso", "consolação", "de longa vida", sentimentos ternos e bonitos que cabem em uma criança.

Se você gosta da sonoridade do nome, vai gostar também da sua origem que está descrita neste link.  

14. Ohana

Moderno, exótico e com um significado que você vai amar. 

Se você já assistiu a animação da Disney "Lilo & Stitch", sabe que Ohana significa família, ou o "dom da graça de Deus". Não seria algo incrível nomear um bebê com um significado tão forte

Se quer saber mais da origem havaiana do termo, veja a descrição completa do nome Ohana.

15. Ravena

Algumas pessoas preferem significados mais místicos para nomear seus filhos. Se este é o seu caso, Ravena pode ser uma boa pedida. 

Segundo estudiosos, a palavra deriva do inglês antigo e denomina o pássaro corvo, muito utilizado em produtos culturais como símbolo de inteligência e sabedoria.

A mitologia em torno do nome Ravena é uma história muito interessante que você pode ler através de sua descrição completa

16. Uyara

Então a sua preferência é por nomes que tem uma origem bem brasileira, mas muito brasileira mesmo? 

Uyara tem origem indígena e é uma variante do nome tupi "Yara", que significa "senhora", "dona", "dominadora", "Mãe-d´água".

Também pode ser escrito "Uiara", e há toda uma história que envolve sereias e lendas folclóricas por trás desse belo nome. Dá só uma olhadinha na descrição completa.

17. Vasti

Você deve estar pensando o qual incomum é este nome, e é verdade. Tanto que o significado de Vasti é justamente "de beleza incomum".

Nome bíblico, com origem no hebraico "Vashti", e com uma interessante história, Vasti é uma escolha de nome diferente que, definitivamente, vai marcar a sua bebê como uma pessoa sem igual no mundo. 

Gostou? Então saiba mais sobre ele neste link

Nomes diferentes para bebê: opções que você conhece mas não tinha pensado 

nomes femininos diferentes e surpreendentes

A gente listou alguns nomes que com certeza você já ouviu falar, mas nunca tinha considerado de verdade dá-lo à sua filha. O bom de listas assim é que você, sabendo o significado, pode olhar de uma forma diferente para um nome que até então não tinha força para você. Vamos às opções? Esperamos que goste. 

18. Ágata

Esse provavelmente você já ouviu falar, às vezes escrito também em uma escrita derivada do inglês, "Agatha".

Não é um nome muito comum e também tem um significado bonito. Ágata significa simplesmente "boa", "bondosa", derivada da palavra grega agathós.

Não é lindo? E há ainda mais história por trás do nome, veja em sua descrição completa

19. Dominique

Não soa sofisticado e elegante? Isso porque Dominique é um nome muito comum na França, utilizado tanto para homens quanto para mulheres. 

A origem é fácil de adivinhar: deriva do latim, Domingos, que é o dia atribuído por Deus ao descanso, na tradição cristã. Por isso Dominique significa "a que pertence ao Senhor", "aquela que pertence à Deus".

Quer saber mais sobre este nome? Veja a sua descrição completa.

20. Dandara

Se você enxerga em sua filha a figura de uma mulher guerreira, Dandara é provavelmente uma ótima escolha. 

Conhecido por ser o nome de uma das figuras emblemáticas da luta contra a escravidão, a princesa Dandara foi casada com Zumbi dos Palmares. 

O som musical do nome costuma agradar a brasileiros, além do significado que remete a "princesa guerreira" ou "princesa negra".

Gostaria de saber mais sobre a origem de Dandara? Está tudo lá na descrição completa do nome.

21. Eva

Por que não dar à sua filha o nome da primeira mulher que já viveu, segundo a tradição bíblica?

Eva tem origem hebraica, deriva da raiz hawá, que quer dizer "ela viveu" e, portanto, é atribuído o significado de "a que vive", "a vivente".

Existem outras linhas de origem e sentidos, que você pode conferir através da descrição completa do nome. 

22. Filipa

Sabe quando a gente gosta muito de um nome masculino, mas acontece da criança ser do sexo feminino e ficamos sem opção? Seus problemas estão resolvidos! 

Filipa soa um nome forte, bonito, diferente e tem origem no grego Phílippos, que junta as palavras phílos, que quer dizer "amigo", e híppos, que quer dizer "cavalo". Por isso, Filipa pode significar tanto "a amiga dos cavalos" quanto "aquela que ama a guerra".

Também é comum a variação "Felipa". Quer saber mais? Leia aqui a descrição completa do nome.

23. Ivana

Nome bastante popular entre artistas e realeza, principalmente russos, Ivana tem o belo sentido de "Deus é cheio de graça", "agraciada por Deus" ou "a graça e misericórdia de Deus", "Deus perdoa".

A origem hebraica e história das variações podem ser vistas da descrição completa do nome. Mas, se não gostar exatamente de Ivana, algumas pessoas ainda optam pela variação Ivanka, que também é bem diferente! 

24. Jade

Talvez Jade te lembre a famosa personagem da novela global "O Clone", que ficou muito famosa no Brasil entre 2001 e 2002.

Jade é, na verdade, uma pedra preciosa muito bonita e esverdeada comum na China e na América Central. 

Um nome simples, de fácil pronúncia e escrita, que não é muito utilizado no Brasil e carrega um significado de preciosidade que tem tudo a ver com a chegada de uma criança na vida de uma família!

Quer saber mais sobre o nome Jade? Olha aqui a descrição completa

25. Lana

Um nome curto, de uma sonoridade gostosa, e simplicidade cativante. 

São várias as teorias de origem do nome Lana, e os significados variam entre "minha criança", "pedra", "harmonia", "bela", "a reluzente", "a que flutua", "luz" ou "mundo". Você pode entender todos eles através da descrição completa do nome. 

Mas vai dizer que não soa bonito e diferente? Por ser tão singelo e gracioso, Lana é desses nomes que é fácil se imaginar chamando a filha.

26. Maitê

Apesar de origens que variam entre europeias e hebraicas, Maitê por algum motivo soa um nome bastante brasileiro e até indígena, não é? 

Significa "amável", "amada", "senhora do verão" ou "soberana que colhe o que cultiva", por vários motivos diferentes, todos explicados aqui em sua origem

Fato é que é um nome bastante bonito e não muito comum que pode ser uma bela opção de nome para sua filha.

27. Pietra

Outra das situações de quando você gosta muito de nome masculino, no caso "Pedro", que está bastante em voga no Brasil, e precisa achar uma variante. 

A versão feminina de "Pedro", vem do grego Pétros, que consequentemente se originou da palavra "petra", uma tradução do aramaico Cephas, que significa literalmente "pedra" ou "rochedo".

Ou seja: Pietra transmite o sentido de firmeza, estabilidade. 

Quer saber toda a história por trás desse nome popularizado pela bíblia? Veja através deste link

28. Pandora

Você já deve ter ouvido falar do mito grego da caixa de Pandora. Apesar das associações negativas que a mitologia traz ao nome, ele tornou-se bastante popular no século XX, simplesmente porque, independente da lenda, é um nome muito bonito. 

É a união dos elementos gregos pan, que quer dizer "todos" e doron, que significa "presente". Também muito relacionado ao nascimento de uma criança. 

Quer saber mais? Leia a descrição completa do nome Pandora. 

29. Rúbia

Rúbia é uma palavra espanhola "rubia" que significa "loira" ou "dourada". tem uma sonoridade forte e diferente que atrai pais e mães que buscam um sentido mais literal ou apenas um nome vigoroso para sua bebê. 

Se você se interessa pela origem do nome, veja só este link

30. Tâmara

Também utilizado como "Tamara", sem o acento, "Tâmara" é uma alternativa diferente a quem gosta, por exemplo, do nome Tamires. 

Ele tem origem hebraica, "thamar", que foi de onde surgiu tamareira, uma árvore muito alta que produz tâmaras, fruto rico em energia

Ligado à natureza, com o sentido de alto, robusto, enérgico, o que acha desse nome para sua bebê? Se quiser ler mais sobre ele, temos uma descrição completa no site. 

E aqui, acabamos com essa seleção especial de nomes diferentes para menina e esperamos ter oferecido algumas boas ideias para a sua bebê que vem aí

A nossa dica para escolher o nome da criança é sempre: listar os prediletos, rever seus significados, sua sonoridade, e etc., e escolher o que mais imprime um sentido importante para a sua família. Boa sorte!