Então você está a procura de um nome diferente para o seu bebê, aquele que o vai diferenciar na creche, na escola, no colégio, na vida. Sabemos que a escolha do nome da criança é algo complicado e queremos te ajudar a pensar em algo único!

Se você já sabe que o seu bebê é uma menina, vale conferir o nosso artigo “Nomes femininos mais diferentes para bebê e os seus significados”, com opções lindíssimas. 

Mas se ainda não sabe, ou precisa de opções masculinas e unissex, aqui vai a lista dos 20 nomes mais diferentes e bonitos para colocar em bebês

Os nomes diferentes mais bonitos para o seu bebê

nomes diferentes e bonitos para bebes

Aqui listamos aqueles nomes raros que realmente farão do seu bebê uma exceção à regra. Para ser um nome diferente, aliás, não precisa ser estranho. E tentamos seguir uma linha de nomes que, apesar de especiais, e talvez até um pouco exóticos, exprimem encanto, nem que seja em seu significado. 

1. Ayla

Um nome que soa como música aos nossos ouvidos. Sendo um nome muito popular na Turquia, uma das hipóteses ao significado do nome Ayla é "luz da lua” ou “luar".

Simples, bonito, fácil de escrever e soa maravilhosamente bem aos ouvidos. Quer saber mais sobre o nome? Veja a sua descrição completa

2. Kira

Apesar de ser um nome simples, Kira transmite uma forma e um certo exotismo que é perfeito para quem busca um nome diferente e notável para bebê.

As origens podem ser tanto russas quanto inglesas, e estão bem explicadinhas na descrição completa do nome, mas em termos de significados, Kira remete a “que tem plena autoridade” ou “preta”, “escura”.

Parece uma boa pedida para afrodescendentes brasileiros também, não é?

3. Zaíra

Nomes que começam com a letra “z” já não são mesmo muito comuns por aí. Zaíra ainda tem um significado muito bonito, está relacionado a “pele brilhante”, “pequena ou delicada”.

A origem é árabe e representa realmente algo que é delicado, pequeno, precioso. Pode-se optar pela escrita Zayra, Zahirah e Zahira, também. 

Se quiser saber mais, confira a descrição completa do nome.

4. Akira

Quem disse que só orientais podem ter esse nome? Usado tanto para meninos quanto para meninas, Akira é um nome comum entre japoneses que faz referência ao brilho e ao talento.

Remete ao sentido de “brilhante ou talentoso”, “luminoso”, “iluminado”,  ou também “excelente outono”, e explicamos o porquê deste último na descrição completa do nome. Dá uma olhadinha. 

5. Cainã

Cainã é uma derivação do nome bíblico “Caim”, de qual a maioria de nós já conhece a história. A sonoridade do nome e simplicidade da escrita concedem a ele uma beleza excepcional.

As teorias das duas origens, tanto hebraica, quando tupi, bem brasileira, estão na descrição completa do nome. Mas o significado é bem forte: Cainã quer dizer “aquele que adquire, que possui”. 

6. Esdras

Respire, pronuncie com calma e dê uma chance ao nome Esdras. Apesar de não ser nada comum no Brasil, este nome pode ser um excelente candidato para o seu filho. 

Também bíblico, Esdras deriva do hebraico Ezra, que remete a “socorro, auxílio”. 

Muitos pais ao escolherem o nome dos filhos procuram um significado que condiz com a circunstância do nascimento da criança. E quantos filhos não são considerados os salvadores das vidas dos pais? 

Saiba mais sobre o nome Esdras em sua descrição completa

Nomes diferentes e chiques: para os bebês que já nascem realeza 

nome diferente e chique para bebe

Sabe aqueles nomes que tem uma sofisticação e fineza difíceis de encontrar? Pode ser que varie de época para época, de acordo com a moda, mas alguns nomes são chiques até em seu significado.

Se você procura algo mais aprimorado para o seu filho ou filha, algo que tenha força e delicadeza ao mesmo tempo, as opções de nomes abaixo podem ser perfeitas para o seu momento.

7. Pilar

Fala a verdade: o nome Pilar é muito bonito e refinado, não é? Talvez no Brasil lembre a figura de Patrícia Pilar, a famosa atriz. 

Pilar vem do latim, “pila”, e significa literalmente pilar, sustentação, fonte. 

É um nome muito comum na Espanha e a história bíblica por trás do pilar de mármore às margens do rio Ebro é interessante de conhecer. Veja lá na descrição completa.

8. Duarte

Quem disse que sobrenome não pode ser nome também? Nome que já figurou entre reis e rainhas do mundo, principalmente em Portugal, Duarte significa "guardião rico" ou "guardião das riquezas".

Para entender a origem germânica e variantes inglesas do nome, leia a sua descrição completa

9. Efraim

Um nome muito original que guarda uma história bíblica lindíssima por trás, olhe lá na descrição completa. 

Efraim vem do hebraico e significa “frutífero”, “fértil” ou “aquele que multiplica”. Ainda que você não seja uma pessoa religiosa, este é um nome que além de incomum carrega uma beleza sonora incrível. Pode reparar.

10. Baruc

Apesar de soar um pouco árabe, Baruc também é um nome bíblico, encontrado no Antigo Testamento. Era um personagem nobre e culto, um escriba, profissão valorizada. 

A origem hebraica remete a “bem-aventurado”, “próspero”, “afortunado”, “feliz”, que é tudo que a gente espera que o nosso filho seja, não é? Se tiver mais interesse no nome, pode acessar a sua descrição completa

11. Nara

Simples e bonito, Nara tem duas origens diferentes, japonesa e anglo-saxônicas (veja aqui a explicação das origens). Por isso, os significados variam de "a que está mais próxima", "carvalho" ou "mulher da raça ária".

Além da simplicidade e facilidade da escrita, Nara acompanha a tendência de nomes que poderiam até ser os apelidos diminutivos que são comuns no Brasil. Em vez de colocar um nome grande e depois diminuí-lo em apelido, partimos logo para a versão sintética da coisa. E achamos lindo!

12. Caleb

Você gosta de cachorros? Do fato de eles serem considerado bichinhos muito leais, protetivos, companheiros? Então o nome Caleb tem tudo a ver com isso. 

De origem hebraica, Caleb significa literalmente “cachorro”. E não vá pensando “ah, mas eu não vou nomear um filho com esse significado!”. A história por trás do nome é linda! Caleb foi um dos dois homens que conseguiu entrar na Terra Prometida, segundo a bíblia. Dá uma olhada aqui.

13. Dimas

Por algum motivo que não conseguimos explicar, apenas sentir, o entardecer é um dos fenômenos naturais mais bonitos e admirado por todas as pessoas. E se o seu filho tivesse um nome que significa exatamente isso?

Dimas é um nome espanhol que significa “pôr do sol”, esse momento belíssimo da natureza que deixa as pessoas sem palavras. Assim como o nascimento de uma criança!  

Falamos um pouco mais sobre essa opção na descrição completa do nome. 

14. Agnes

Nome muito comum em terras inglesas entre os séculos XII e XVI na Inglaterra, Agnes carrega o significado de algo que é "puro", "casta" ou, ainda, "dócil como um cordeiro".

As origens do latim e referências bíblicas estão explicadas e detalhadas neste link, mas vai dizer que não soa forte e majestoso? Repita em voz alta e com calma, “Agnes”, você pode se apaixonar facilmente.

Nomes diferentes e raros para bebês: opções unissex 

nomes diferentes e raros para bebe

Se você é um papai ou mamãe que não se importa com isso de “feminino” e “masculino” e até gostaria de um nome que tem dupla função, pronto: achou a sua lista. O importante de verdade é que seja um nome único, bonito e com um sentido que toque o seu coração. Vamos lá? 

15. Gael

Apesar de ser comum entre meninos, Gael pode ser usado também para meninas e significa algo que é 
"belo e generoso"; "de origem irlandesa"; “o que protege” ou “o protegido”.

Todos esses significados têm origens diferentes e histórias que contamos lá na descrição completa do nome, mas colocamos aqui na lista por ser uma opção diferente e literalmente bela para o seu bebê.

16. Iori

Transmitindo uma sensação de calma, Iori é um nome unissex que possui alguns significados diferentes, dependendo da sua origem japonesa ou galesa. 

Pode significar “habitação de um eremita”, “local de penitência”; “bonito rapaz”, “senhor respeitado”; “o guardião das riquezas”, “o protetor das riquezas” ou “guardião rico”. Explicamos o porquê nesse artigo

Mas em meio a tantos nomes complicados e estranhos, é bacana ter algo tão simples e ao mesmo tempo fino como opção, não é?

17. Kenneth

Sabia que em 2010 menos de quinhentas pessoas no Brasil estavam registradas como nome Kenneth? Para se ver quão raro ele é. 

Significa simplesmente “bonito” ou “nascido do fogo”, dependendo da origem, que pode ser irlandesa ou escocesa. Explicamos aqui o porquê. 

A simbologia do fogo, que ilumina, dá vida, já conquistou o coração de algumas poucas mães e pais no Brasil. Seria você a (o) próxima (o)

18. Liam

Você deve conhecer uma porção de pessoas chamadas William por aí, mas Liam, que é uma variação, também inglesa do nome, são poucos. 

Liam é o diminutivo irlandês do nome William e significa "o protetor corajoso" ou "aquele cuja vontade é proteger". 

Você quer entender melhor a origem desse nome diferente e bonito? Dá só uma olhada nesse link.

19. Ravi

Sabe quando os pais dizem que filhos são como sol em suas vidas? É quase como se tivessem dizendo que os filhos são “Ravi” em sua vida. 

De origem sânscrita muito, muito antiga, Ravi significa simplesmente “o Sol”. Quer saber por que? Explicamos tudo bonitinho aqui.

20. Sam

Pessoas com o nome Samuel ou Samantha costumam ser apelidadas de Sam. Mas por que não já usar a versão encurtada do nome, que pode servir para qualquer sexo? É diferente e continua tão bonito quanto. 

O significado também surpreende: Sam tem o sentido de “seu nome é Deus”. Vem do hebraico, e explicamos na descrição completa a sua origem. Se gosta do nome, vale a pena dar uma olhada.

21. Zayn

Com uma sonoridade agradável e podendo ser escrito também como “Zain” (facilitando o acerto da pronúncia), Zayn é um nome de origem árabe que significa “belo e gracioso”, “cheio de beleza e graça”.

Apesar de nas comunidades árabes ser usado especialmente para o sexo masculino, também pode facilmente servir a meninas. Quer saber sua origem? Veja lá na descrição completa.

Esperamos que tenha gostado dessa lista de nomes diferentes e bonitos para bebê. Sabemos que “bonito” é um conceito muito relativo, que sempre vai variar de pessoa para pessoa, mas esperamos ter oferecido opções para todos os gostos! 

Caso ainda não tenha achado nessa lista algo que te agrade, temos milhares de outras opções em nosso site, sempre muito bem explicadinhas, com suas origens reais e significados.