Escolher um nome é uma tarefa difícil! Muitas pessoas buscam por nomes fora do comum, diferentes e até mesmo estranhos com um sentido mais exótico e de destaque.

Nesta lista, selecionamos 50 nomes exóticos, raros e muito bonitos para você colocar no seu bebê (seja uma criança ou, por que não, seu cachorro ou gatinho?!)

Os nomes exóticos femininos mais bonitos

Qualquer que seja o nome feminino que você escolher nessa lista, sua filha será única: uma joia rara entre as pessoas comuns! Nomes de menina que são diferentes e bonitos ao mesmo tempo é uma questão de bom gosto. Esperamos acertar direitinho no seu!

1. Acsa

Menos de duas mil Acsas estão registradas no Brasil, fazendo desse um nome exótico bastante raro no país.

A origem é hebraica e pode significar coisas diferentes "pulseira para tornozelo", "a adornada" ou ainda "rompendo o véu". Ele é também um nome bíblico, não deixe de conferir a história cristã clicando no nome.

Saiba mais sobre o nome Acsa.

2. Ária

São várias as possibilidades de étimo desse lindo e diferente nome feminino. Você pode conferir todos na descrição completa, mas os significados variam entre "ela é essencial”, "melodiosa”, "leoa de Deus”, "nobre".

Nada mal, hein? O nome vem ganhando popularidade no Brasil por causa da personagem da série Game of Thrones, mas permanece uma opção singular de nome para meninas.

Saiba mais sobre o nome Ária.

3. Ariadne

Ariadne é o nome de uma personagem mitológica que ajudou Teseu a escapar do Minotauro. É um nome grego que significa "muito casta", "a mais pura".

É um nome exótico de meninas que tem tudo a ver com a pureza de um bebê.

Saiba mais sobre o nome Ariadne.

4. Aysha

Um nome lindo de origem árabe, que já foi nome de princesa da Jordânia.

O significado é tão belo quanto soa: Aysha significa "viva", "a que vive". Não é lindo? Também pode ser escrito com i, Aisha.

Saiba mais sobre o nome Aysha.

5. Chiara

A pronúncia mais conhecida desse nome para menina é "quiara”, como a popular personagem do filme O Rei Leão, filha de Simba.

É a versão italiana do nome Clara, que vem do latim e significa exatamente isso: "clara”, "luminosa”, "brilhante”, "ilustre”.

Saiba mais sobre o nome Chiara.

6. Holda

Apostamos que você não conhece ninguém com esse nome super exótico de origem hebraica.

Holda é um nome que também aparece na bíblia e tem o significado de uma pessoa que "fazia previsões em Jerusalém”. Na mitologia nórdica ou germânica, Holda era considerada a senhora das bruxas.

Saiba mais sobre o nome Holda.

7. Ivy

A primeira vez que a maioria dos brasileiros ouviu falar no nome Ivy, foi com o nascimento da filha da Beyoncé.

É possível que nos próximos anos muitas Ivys sejam registradas no Brasil, mas por enquanto ainda é um nome exótico e raro. De origem inglesa, o nome significa "hera”, uma planta. No grego, no entanto, Hera tem o sentido de "heroína, guerreira”.

Saiba mais sobre o nome Ivy.

8. Kira

Simples, exótico e bonito. Kira pode ser um nome de origem russa, feminino de Kir, que significa "senhor, de plena autoridade”, mas também pode ser uma variante inglesa de Ciara, forma feminina do nome irlandês Ciar, que significa "preto, escuro”.

Um nome fácil de escrever, pronunciar e gostar!

Saiba mais sobre o nome Kira.

9. Nefertari

Esse é o nome de uma das rainhas egípcias enterradas em um dos mais gloriosos túmulos do Antigo Egito.

Significa "a mais bela”, "a mais perfeita”. Conta a história que Nefertari era uma rainha inteligentíssima, habilidosa na leitura e na criação de hieróglifos.

Saiba mais sobre o nome Nefertari.

10. Penina

Lembra pequenina, e pequena, não é? Mas esse nome diferente tem outro significado: vindo do hebraico, ele quer dizer "pedra preciosa”. É também um personagem bíblico.

Saiba mais sobre o nome Penina.

11. Scarlet

Além de exótico, esse nome feminino é chique.

O nome surge a partir do inglês com o significado de "vermelho”. Por isso, carrega toda a simbologia da cor: algo forte, chamativo, vibrante. Uma excelente opção de nome de bebê para quem tem conexão com cores.

Saiba mais sobre o nome Scarlet.

12. Suri

Não é comum os pais chamarem suas filhas de princesas? Pois Suri significa exatamente isso.

Suri é a forma iídiche (língua indo-europeia adotada por judeus) de Sara, nome hebraico que significa literalmente "princesa”.

É o nome que os atores americanos Tom Cruise e Katie Holmes escolheram para sua filha também.

Saiba mais sobre o nome Suri.

13. Yanka

A origem desse nome não é exata, levantando várias teorias que podem ser lidas na descrição completa, mas Yanka é provavelmente o diminutivo feminino de João, em eslavo.

João, que é um dos nomes mais populares no Brasil há muitas décadas, tem uma versão diferente e exótica. Yanka, portanto, significa "Deus é cheio de graça”, "agraciada por Deus" ou "Deus perdoa”.

Saiba mais sobre o nome Yanka.

14. Yumi

Quando você imagina a sua filha, você imagina a menina mais linda do mundo? Então vai gostar de saber que o nome Yumi remete a "beleza abundante”, "mulher extremamente bela”.

Yumi é um nome de origem japonesa predominantemente feminino e junta elementos kanji com sentidos interessantes, não deixe de saber através da descrição completa clicando no nome.

Saiba mais sobre o nome Yumi.

15. Zalika

Um nome de origem africana que remete ao significado de quem é "bem nascido".

Relaciona-se com a ideia de pessoas que nascem em uma boa família, que são saudáveis, fortes, bonitas, enfim: alguém que simplesmente nasceu bem.

Saiba mais sobre o nome Zalika.

16. Felícia

O bonito e diferente nome feminino Felícia possui significados poderosos atrelados a ele. Ele significa “feliz”, “venturosa”, “sortuda” e “bem-sucedida”. Temos certeza que estes são atributos que qualquer pai gostaria para sua filha.

Este nome tem origem no latim e começou a ser difundido na Inglaterra por volta da segunda metade do século XVI. Sua variante masculina é o nome Felício.

Saiba mais sobre o nome Felícia.

17. Ayla

Existem duas possibilidades de étimo atreladas ao nome Ayla. Uma delas é no Turco e outra no hebraico. Ayla significa "luz da lua” ou “luar"; "carvalho" e “terebinto”.

A série de livros Os Filhos da Terra fez com que o nome fosse difundido pelo mundo por causa da personagem principal que se chamava Ayla. É um belo, diferente e imponente nome feminino para qualquer menina.

Saiba mais sobre o nome Ayla.

18. Lira

Este é um belo nome feminino que é bem raro no Brasil. Tanto que o Censo Demográfico 2010 não existem dados relativos a ele no país.

Lira significa “instrumento musical” e “aquela que acalma com a sua melodia”. Estes significados estão relacionados sobretudo à mitologia grega, onde o personagem Orfeu tocava o instrumento para pessoas, animais e outros elementos da natureza.

Saiba mais sobre o nome Lira.

19. Ilana

Variante do nome de origem hebraica Ilan, Ilana carrega o significado de “árvore”. É um belo nome feminino que não possui muitos registros no Brasil, mas que vem ganhando maior popularidade desde os anos de 1950.

Outro possibilidade de origem para o nome é que ele poderia ser uma variação de Helena. Dessa forma, ele carregaria também os significados de “a reluzente” e “a resplandecente”.

Saiba mais sobre o nome Ilana.

20. Charlotte

O belo e imponente nome Charlotte possui os significados de “mulher” ou “mulher do povo”. É um nome considerado sofisticado, sendo de origem francesa, podendo ser uma variação do nome Carlota, mais popular no Brasil.

Uma das personagens do seriado Sex and the City, popularizou ainda mais este nome pelo mundo nos anos 2000.

Saiba mais sobre o nome Charlotte.

21. Petra

Este já foi um dos nomes mais difundidos desde a antiguidade. Hoje parece raro, mas Petra é variante do nome Pedro, que tem origem grega e significa “pedra”.

Este forte nome feminino é também considerado a tradução do aramaico para o nome dado à Simão, filho de Jonas na bíblia.

Saiba mais sobre o nome Petra.

22. Mildred

Nome muito raro e exótico no Brasil, mas comum em países de língua inglesa. O forte e delicado nome Mildred carrega os significados de “força delicada” e “vigor suave”.

Ele tem origem a partir de termos no inglês antigo que dão estes lindos e imponentes significados ao nome.

23. Paige

Mais comum nos Estados Unidos e em outros países de língua inglesa, o nome Paige tem duas possibilidades de origem. Sendo um sobrenome em inglês, ele significa “serva” ou “página”. Do grego, seu significado é “garotinha” ou “menininha”.

Saiba mais sobre o nome Paige.

24. Cora

O curto e belo nome feminino Cora carrega os significados de “moça”, “donzela” e “virgem”. Ele tem origem grega e também se relaciona com o nome Corina.

O nome se tornou mais comum no Brasil devido ao pseudônimo da poetisa brasileira Ana Lins Guimarães Peixoto Brega, que ficou conhecida como Cora Coralina no começo do século XX.

Saiba mais sobre o nome Cora.

25. Apolônia

Um nome forte para os gregos é Apolônia. Ele significa “consagrada a Apolo”, “em honra a Apolo o deus grego do sol” e “filha do sol”. Estes significados estão atrelados especificamente ao deus do Sol Apolo na mitologia grega, que simbolizava também a beleza masculina.

Saiba mais sobre o nome Apolônia.

Os nomes exóticos masculinos que são diferentes e lindos

Está querendo ir na contramão da moda e fugir dos clássicos João, Pedro, Francisco? A gente te ajuda nisso. Esses nomes de menino abaixo são raríssimos no país e carregam beleza, identidade e um charme todo especial.

26. Átila

Pode ser um nome gótico ou latino, mas o significado de Átila tem as mesmas variantes: pode ser "papai", "pequeno pai" ou "terra paterna”.

Um nome que carrega o simbolismo de homenagem ao progenitor, da mesma forma de "Júnior", só que com mais estilo!

Saiba mais sobre o nome Átila.

27. Enos

Estamos diante de um nome bastante literal, que consegue ser simples e exótico ao mesmo tempo.

Enos é um nome hebraico, bíblico, que significa "ser humano”. Segundo a tradição cristã, foi neto de Adão.

Saiba mais sobre o nome Enos.

28. Eros

Na mitologia grega, Eros é o filho de Afrodite, a deusa do amor. É o famoso cupido. E o nome significa exatamente isso, é uma palavra grega, éros, que quer dizer "amor, cupido”.

Se tirarmos a cena romântica da história, fica só essa palavra linda que representa o sentimento mais puro que mamães e papais podem ter para com os seus filhotes!

Saiba mais sobre o nome Eros.

29. Ezra

Esse nome de menino todo diferente origina-se de um nome hebraico também exótico, Esdras, e significa "socorro, ajuda, auxílio".

É um personagem bíblico presente no Antigo Testamento. Carrega a linda simbologia de alguém que vem para salvar, para mudar a vida das pessoas. Tudo a ver com o nascimento de um bebê, não é?

Saiba mais sobre o nome Ezra.

30. Kai

Simples, bonito, curto, mas com significado imenso: Kai é um nome havaiano que significa "mar", "oceano", "aquele ou aquela que vem do mar".

Pode ser usado tanto para meninos quanto para meninas, mas é mais comum entre bebês do sexo masculino. É um dos nomes mais registrados na Inglaterra.

Saiba mais sobre o nome Kai.

31. Lorran

Este é um nome toponímico, ou seja, que tem a ver com a região onde surgiu.

No caso, é de origem francesa e latina e significa "reino de Lotário". Era utilizado para identificar as pessoas que viviam em uma região localizada no nordeste da França, atual Lorena.

Lorran seria, então, "aquele que pertence ao Reino de Lotário", "habitante de Lorena".

Saiba mais sobre o nome Lorran.

32. Manassés

Para os religiosos, esse pode ser uma bela opção de nome exótico para menino.

Manassés tem origem hebraica e significa "aquele que está entregue ao esquecimento" ou "o que está entregue ao perdão". Na bíblia, é um dos filhos mais velhos de José e um dos principais reis do antigo testamento.

Saiba mais sobre o nome Manassés.

33. Niall

O nome Neil você com certeza já ouviu falar. Pois Niall é a versão arcaica desse nome gaélico.

Esse nome pode ter dois lindos significados: "nuvem" e "campeão".

Saiba mais sobre o nome Niall.

34. Raoni

Aqui temos um nome exótico muito brasileiro!

A origem de Raoni é indígena. Na língua tupi, significa "chefe" ou "grande guerreiro", já na língua txucarramãe, dos índios caiapós, significa "onça” ou "sexo de onça".

Raoni Metuktire é um líder indígena caiapó brasileiro que ficou mundialmente famoso pela sua luta pela preservação da Amazônia.

Saiba mais sobre o nome Raoni.

35. Raj

Uma novela brasileira popularizou esse exótico nome masculino uma época, mas ainda são raros os meninos chamados Raj.

De origem sânscrita, uma língua antiga utilizada na Índia, raj significa "rei, príncipe".

Saiba mais sobre o nome Raj.

36. Rudá

Um nome de menino exótico, rústico e muito raro.

Também de origem indígena, Rudá é o nome que recebe Afrodite e Vênus na cultura tupi. Significa, portanto, amor. Não é maravilhoso?

Além de celebrar o sentimento, celebra também a nossa identidade como nação.

Saiba mais sobre o nome Rudá.

37. Spike

Cada vez mais brasileiros usam nomes comuns aos americanos.

Spike é um nome inglês que significa "espigão", "aquele que tem cabelos espigados", "aquele que tem unhas compridas".

É o nome de alguns objetos pontiagudos usado na confecção de roupas também. Pode remeter ao sentido de quem é espevitado, agitado.

Saiba mais sobre o nome Spike.

38. Taú

Diferente e tão simples, não é? Esse nome de origem africana tem um nome que muitos pais de orgulhariam de ver em seus filhos.

Taú significa "bravo com um leão". E então, quem aí está pronto para nomear um leãozinho?

Saiba mais sobre o nome Taú.

39. Tyler

A origem de Tyler é inglesa e significa "telha". Originalmente, tigele designava a profissão de fabricante ou colocador de telhas.

O sentido, remete a "aquele que protege" ou "aquele que está protegido".

Saiba mais sobre o nome Tyler.

40. Zaki

As origens do nome Zaki são africanas e este é um nome exótico para menino bastante citado no Alcorão.

Os significados variam entre "puro", "inteligente, esperto", "virtuoso", "que se dedica a Deus". Não deixe de ler a descrição completa! Temos certeza que você vai amar.

Saiba mais sobre o nome Zaki.

41. Castiel

Um forte, imponente e exótico nome masculino no Brasil é Castiel. Ele tem origem hebraica e significa “escudo de Deus”. Ele também se refere a um arcanjo da cabala, método esotérico no misticismo judaico.

Tendo escudo em seu significado, o nome também denota proteção e reflete o exercício da proteção divina, sendo também considerado o nome de um mensageiro entre o céu e a terra.

Saiba mais sobre o nome Castiel.

42. Hiroshi

De origem japonesa, o nome Hiroshi carrega os significados de “generoso”, “tolerante” ou “próspero”.

No japão, este nome é muito popular e pode ser escrito de formas diferentes através do kanji, caractere logográfico utilizado na língua japonesa. É um nome raro no Brasil, sendo mais utilizado por descendentes nipônicos.

Saiba mais sobre o nome Hiroshi.

43. Leon

Se você previu que o significado do nome masculino Leon seja “leão”, acertou. É um nome forte que carrega também o significado de “valente como um leão”.

Leon tem origem grega e germânica e foi um nome bastante popular entre os judeus na Inglaterra durante a Idade Média.

Saiba mais sobre o nome Leon.

44. Odin

Se você é fã de mitologia nórdica, o nome Odin pode ser uma ótima referência para o seu filho. Embora não seja possível confirmar o seu significado, alguns estudiosos apontam para “ele traz inspiração”, “ele inspira”, “inquieto e exaltado” e “sua inquietação gera inspiração”.

É um nome curto e bonito para meninos que tem uma relação direta às histórias da mitologia nórdica.

Saiba mais sobre o nome Odin.

45. Petrus

O nome masculino Pedro e suas variantes é um dos mais comum em todo o mundo. Isso acontece por ter sido o nome dado ao apóstolo mais próximo de Jesus, conhecido previamente como Simão.

Petrus é uma variação exótica no Brasil, mas que possui os mesmos significados de Pedro: “pedra” e “rochedo”.

Saiba mais sobre o nome Petrus.

46. Paco

Um belo e exótico nome masculino, Paco possui duas possibilidades de origem. A primeira seria que ele é um diminutivo de Francisco. Dessa forma, ele teria o significado de “aquele que vem da França”.

Alguns estudiosos também apontam para que o nome tenha origem na língua dos povos indígenas norte-americanos. Neste caso, o significado seria “águia careca”.

Saiba mais sobre o nome Paco.

47. Quintino

Apesar de muito diferente, o nome Quintino foi encontrado em documentos de Portugal que datam os séculos XVII e XVIII. Este bonito nome de origem latina carrega o significado de “o quinto filhinho”. Isso acontece, pois era comum dar o nome Quintino ao quinto filho da família.

Saiba mais sobre o nome Quintino.

48. Quemuel

O nome bíblico Quemuel carrega os significados de "consagração de Deus", "ajudante de Deus" e "estabelecido por Deus".

É um nome raro no Brasil, mas que cresceu em popularidade a partir dos anos 80, sendo ainda mais comum entre pessoas da comunidade evangélica.

Saiba mais sobre o nome Quemuel.

49. Uriah

Este é um nome utilizado tanto para meninos quanto para meninas. Raro, exótico no Brasil, mas também muito delicado, Uriah significa “o Senhor é minha luz” e "o Senhor é luz".

O nome tem origem hebraica, sendo citado na bíblia como um guerreiro hitita do exército do rei Davi.

Saiba mais sobre o nome Uriah.

50. Xisto

Apesar de muito diferente, cinco papas já receberam esse nome. Xisto significa “polido, educado” e “sexto”.

De origem grega e latina, este nome reflete os atributos de cortesia, atenção e educação. Nada mal para qualidades relativas a um filho, certo?

Saiba mais sobre o nome Xisto.

Gostou das nossas sugestões? Então você também vai querer ler:

55 nomes femininos diferentes para bebê e os seus significados

Os 58 nomes diferentes e bonitos para colocar em bebês

Os 40 nomes mais chiques e diferentes e seus significados