Procurando nomes mais raros, diferentes e ousados para presentear o seu filho ou filha? Um nome que tenha um belo significado e que simbolize boas virtudes?

Então vem conferir esse artigo todo e aproveita para se inspirar. Na lista temos nomes de diversas origens, bastante raros no Brasil.

Nomes femininos raros

1. Kaira

Kaira é um nome feminino com uma sonoridade forte e firme, além de um significado literalmente único.

Com origem na língua hindi, significa ‘’pacífica’’ e ‘’única’’, lindo sentido para uma menina ganhar, não é mesmo?

2. Ayanna

Esse nome apresenta uma sonoridade tão bonita e suave, além de ter um simbolismo muito delicado.

Sua origem é incerta, pois é um nome multicultural, mas a partir da cultura afro-americana, com a probabilidade de ter surgido da língua somali (da África Oriental), Ayanna significa ‘’flor bonita’’ ou ‘’flor eterna’’.

Tão lindo, não é mesmo? Uma ótima opção para um nome feminino mais original.

3. Farah

Esse nome feminino é bastante raro no Brasil, com poucas crianças registradas, porém apresenta uma sonoridade muito delicada e um significado mais bonito ainda.

Com origem no árabe, Farah significa ‘’alegria’’. Um belo simbolismo para uma menina carregar, não é mesmo?

4. Esperanza

Por que não tornar tendência um nome da língua espanhola que significa algo tão bonito? Ele é bastante raro no Brasil, o tornando original e diferente.

Esperanza é a forma espanhola do nome latino Sperantia, derivado de sperare, que significa ‘’ter esperança’’.

E quem não tem esperança na vida? É um dos melhores sentimentos para se ter. Imagine uma menina portando um simbolismo tão especial.

5. Hooda

Outro nome diferente e com uma sonoridade forte, também carrega um simbolismo de alguém que guia para a direção certa e correta.

Com origem árabe, esse nome feminino significa ‘’orientação correta’’. É raro no Brasil, o que o torna ainda mais significativo.

6. Alina

Se você está procurando um nome feminino mais delicado, suave e original, conectado à nobreza, então talvez Alina seja a sua opção.

Com origem no germânico latinizado, derivado do termo adal, quer dizer ‘’nobre’’. Esse nome possui o simbolismo de alguém com virtudes, que apresenta um comportamento correto.

7. Kalliope

Se você está se perguntando o porquê desse nome ser tão raro e fora de uso no Brasil, nós também não sabemos, pois ele porta um lindo simbolismo, além de ser carregado por uma deusa da mitologia grega.

Kalliope ou Calíope foi uma das nove musas, filha de Zeus, encarregada pela poesia e eloquência épicas, sendo a principal dentre as outras musas.

Esse nome significa ‘’voz bonita’’ ou ‘’voz linda’’, provém da junção dos termos gregos kallos, que significa ‘’beleza’’ e ops, que quer dizer ‘’voz’’.

Veja mais informações sobre o nome Calíope.

8. Keva

Esse nome feminino é mesmo ousado e distinto, porém o sentido por trás dele é muito bonito.

Sendo a forma anglicizada do nome Caoimhe, o qual deriva do gaélico caomh, significa ‘’linda’’, ‘’gentil’’ e ‘’amável’’.

Um simbolismo super especial, cuidadoso e delicado para uma menina, uma ótima aposta.

9. Norabel

Esse nome tem a sua origem incerta, pode ter sido a junção de diversos nomes. Uma das hipóteses mais prováveis é que seja a união de Nora com Belle.

Por conta disso, pode ganhar os significados de ‘’mulher bela e reluzente’’ ou ‘’mulher honrada em que Deus é juramento’’.

Nora tem duas possibilidades de origem: pode ter vindo da forma abreviada de Eléonora (o mesmo que Eleonora, em português, a qual significa “a reluzente”, “a resplandecente”. Também pode ter surgido do termo afetivo Honora, o mesmo que Honória, em português, que quer dizer “mulher honrada”, “mulher com princípios”.

Já o nome Belle pode ter surgido a partir de Isabel, que significa "Deus é juramento", "Deus é abundância" e também da palavra francesa belle, que quer dizer “bela”, “bonita”.

10. Tazanna

Esse nome feminino é mesmo incomum e raro, porém apresenta uma sonoridade forte e um simbolismo muito lindo

É um nome com origem incerta, porém com duas hipóteses de surgimento. Pode ter sido uma criação nativa americana, com o significado de ‘’princesa’’.

Como também pode ter origem indiana, no sânscrito, e quer dizer ‘’linda princesa’’. Ótimos sentidos para uma menina carregar, não é mesmo?

Nomes masculinos raros

11. Aart

Esse nome masculino é bastante original, sendo a forma holandesa encurtada de Arnold (Arnaldo em português).

Tem origem no germânico Arnoald, o qual é composto pela junção dos elementos Arn, que significa "águia" e wald, que quer dizer "poder" ou "domínio".

Por conta disso, o nome Aart fica com o significado total de "poder da águia" ou "o que é forte como a águia".

12. Wahid

O nome Wahid (também podendo ser adaptado para a pronúncia brasileira como ‘’Uahid’’) é carregado de um simbolismo divino, muito bonito.

Tem origem no árabe e significa ‘’inigualável’’ e ‘’único’’, um belo sentido para um menino portar, você não acha?

Inclusive era um dos noventa e nove nomes de Alá (designação de Deus em árabe).

13. Basil

Basil é um nome masculino único, que carrega um sentido de alguém superior e com bravura. Tem somente uma frequência de 29 meninos registrados com ele no Brasil, então por que não o escolher para inovar?

Apresenta duas origens distintas. A partir do grego Basileios, que foi derivado de basileus, quer dizer ‘’rei’’. Já surgindo do árabe, significa ‘’corajoso’’ e ‘’valente’’. Lindo significado, não é mesmo?

14. Elijah

Você já deve ter ouvido esse nome masculino, porém na sua versão latinizada que é Elias.

Elijah era um profeta hebreu e milagreiro que viveu no reino do norte em Israel. Esse nome também foi dado ao personagem do filme americano ‘’O Protegido’’ (2000), interpretado por Samuel L. Jackson.

Esse nome tem origem no hebraico Eliyyahu, que é composto pela junção dos termos El e yah, ambos se referindo ao Deus hebraico. Portanto, ele significa "o Senhor é o meu Deus", "Jeová é meu Deus".

15. Milo

Esse nome masculino traz uma sonoridade tão fofa e carinhosa, além de ter um significado muito especial. Uma personalidade conhecida que o carrega é o ator norte-americano Milo Ventimiglia.

Ele é a forma germânica antiga e latinizada do nome Miles, o qual é conectado ao termo eslavo milu, que quer dizer ‘’gracioso’’ e ‘’amoroso’’, muito lindo, não é mesmo?

16. Orion

Que tal pôr o nome do seu filho de uma das constelações mais importantes e lindas do mundo? Você também sabia que Orion é o nome de um caçador gigante da mitologia grega, filho de Poseidon, que foi colocado nas estrelas pela deusa Gaia?

Esse nome tem origem incerta, pode ter derivado do acadiano Uru-anna, que significa "luz dos céus". É uma ótima escolha criativa para um menino.

17. Sage

Sage é um nome masculino mais puxado para a língua inglesa, porém pode muito bem ser usado como algo mais original no Brasil.

Tem origem na palavra inglesa sage, quer dizer ‘’pessoa sábia’’. Um simbolismo muito bom para alguém que quer algo mais ligado à inteligência e à sabedoria.

18. Gaspar

O nome Gaspar não é muito raro no Brasil, inclusive cerca de 8 mil meninos foram registrados com ele (dos anos 30 aos anos 2000), mas decidimos colocá-lo, pois carrega um lindo simbolismo.

Outra variação que pode ser usada é Jasper. Gaspar apresenta origem persa a partir de Kandsmar, o qual deriva dos elementos yasb, jasper, que quer dizer “portador de tesouros", "o que leva tesouros”.

Um nome simples que apresenta um simbolismo de alguém que pode portar diversas virtudes ou tesouros.

Veja: Gaspar.

19. Shiloh

Adaptando a pronúncia de Shiloh para o português pode ficar ‘’Chilo’’ ou algo parecido. É um nome bastante inusitado, mas com um simbolismo ligado à paz e à harmonia.

Com origem toponímica, ou seja, era o nome de um local do Antigo Testamento, significa ‘’tranquilo’’ em hebraico.

20. Argus

Se eu fosse você corria para guardar esse nome como uma ótima opção para o seu filho, porque apresenta um belo simbolismo.

Brincadeiras a parte, Argus tem origem no grego Argos, derivado de argos, que significa ‘’brilhante’’ e ‘’reluzente’’. Todo mundo quer que o filho brilhe na vida, não é mesmo?

Nomes de meninas raros e bonitos

21. Valência

Também fazendo referência ao nome de uma cidade espanhola, Valência vem do latim valentia e significa “força”, “vigor”. Um nome lindo e forte para uma menina.

22. Briana

Como a forma feminina do nome Brian, significa "colina", "montanha", "nobre", "virtuosa" ou "aquela que é forte".

É um nome popular na língua inglesa e que surgiu a partir do gaélico.

23. Gertrudes

É um nome clássico que possui um simbolismo destemido.

Gertrudes tem origem no germânico Geredrudis, Geretrudis, e significa “aquela que ama a lança”, “aquela que é íntima da lança” ou “forte no manejo da lança”, “lança de força”.

Veja: Gertrudes.

24. Electra

Sendo o nome de uma personagem da mitologia grega, filha de Agamenon e Clitemnestra, Electra tem origem a partir do grego elektra, derivado da palavra elektron, e significa “âmbar”.

A cor da pedra preciosa âmbar é principalmente um amarelo radiante, por isso o nome ganha o sentido de “mulher radiante”.

Saiba mais: Electra.

25. Imara

Imara é um nome feminino raro, mas com uma sonoridade suave. Tem origem na língua suaíli e significa “forte”, “firme”, “estável”.

26. Mildred

Um nome gracioso que surge com o inglês antigo, a partir da junção dos elementos milde, que significa “suave”, “delicado”, e þryð, que quer dizer “força”, “vigor”.

Mildred significa “força delicada”, “vigor suave”.

Veja: Mildred.

Nomes de meninos bonitos e raros

27. Aristóteles

Além de ser o nome de um dos maiores filósofos da história, Aristóteles apresenta um significado excelente, quer dizer ‘'o que está destinado a ser o melhor''.

Leia mais sobre o nome Aristóteles.

28. Armani

Provavelmente esse nome significa “filho do homem do exército”. Tem origem italiana, a partir do nome próprio Armano.

Confira tudo sobre o nome Armani.

29. Constantino

Esse é um nome raro no Brasil que apresenta o significado “de Constâncio”, “pertencente ao constante”, “da natureza do perseverante”, “do que tem firmeza de ânimo”.

É uma forma relativa do nome Constâncio.

Saiba mais: Constantino.

30. Tadeu

Com uma popularidade de mediana a baixa, esse nome obteve mais meninos registrados no Brasil nos anos 80.

Tem origem no hebraico e significa “coração”, “peito”, “seio”, “íntimo”.

Veja: Tadeu.

31. Kendrick

Esse é um nome americano bastante popular, mas que no Brasil ainda está ganhando fãs.

Ele tem diversas origens, pode ter surgido do inglês antigo Cyneric, que significa “poder real”, ou Cenric, que quer dizer “poder ousado”. Também pode ter tido origem do nome galês Cynwrig, que significa “herói principal”.

32. Hernando

Está procurando uma versão mais original ou diferente do nome popular Fernando? Que tal a variante espanhola Hernando?

Significa "ousado para atingir a paz", "o que ousa viajar", "viajante corajoso".

Nomes femininos raros no Brasil

33. Gênesis

Sendo unissex, Gênesis é o nome do primeiro livro da Bíblia Sagrada.

Tem origem grega e significa “nascimento”, “origem”.

Veja mais informações sobre o nome Gênesis.

34. Areta

A origem e significado desse nome são incertos. Pode significar “de tipo nobre”, “virtuosa” ou ainda “encantadora”.

É um nome raro no Brasil, com somente 1.100 meninas registradas com ele.

35. Yandra

Esse nome tem origem indígena e significa "metade do dia". Algumas outras variantes também usadas são Iandra, Hiandra e Hyandra.

Veja: Yandra.

36. Corina

Você pode utilizar as variantes Corinna, Corine e Corinne como uma alternativa a esse nome também.

Ele significa “moça”, “donzela”, “virgem”.

Saiba mais: Corina.

Nomes masculinos raros no Brasil

37. Esrom

Como um nome bíblico raro, ele foi dado ao pai de Arão. Significa "dardo de alegria" ou "divisão de uma música".

Confira mais sobre o significado do nome Esrom.

38. Eros

Presente na mitologia grega como o nome do deus do amor, ele ainda não se popularizou no Brasil, apesar de ser curto e lindo.

Tem origem grega e significa “amor”, “desejo”.

Entenda mais sobre Eros.

39. Kailan

Como um nome unissex, porém mais empregado no gênero masculino, ele tem origem e significado incertos.

Pode ser uma variante do nome feminino Kaylyn, significando “puro”, “casto”, ou pode ser uma versão do nome havaiano Kailani, que quer dizer "o mar e o céu".

40. Dario

Esse nome apresenta uma popularidade mediana, com 30.938 meninos registrados com ele no Brasil antes dos anos 30 até os anos 2000.

Significa "rico", "possuidor de bens", ou “soberano”, “o que segura firme”, “o que mantém”, “o que suporta”.

Saiba mais sobre o significado do nome Dario.

Nomes compostos raros

41. Stella Rute

Essa composição dos nomes Stella e Rute fica com o significado de "estrela amiga", "estrela companheira", um simbolismo delicado e belo para uma menina, não é mesmo?

Stella significa "estrela”, já o nome Rute quer dizer “amiga” ou “companheira”.

Veja: Stella e Rute.

42. Florência Amélia

Se tem uma junção clássica e com uma sonoridade suave é Florência com Amélia. O nome significa "próspera e trabalhadora", "florescente e mulher diligente", "próspera e ativa".

Florência significa “próspera, florescente” e Amélia quer dizer “trabalhadora", "mulher diligente”, “ativa".

Saiba mais: Florência e Amélia.

43. Isla Maria

Que tal combinar um nome super diferente e de origem espanhola com outro muito popular no Brasil? Fica com um significado especial de "ilha da senhora soberana", "ilha da vidente", "ilha da pura".

O nome Isla significa “ilha”, já Maria quer dizer “senhora soberana”, “vidente” ou “a pura”.

Entenda mais sobre o significado do nome Maria.

44. Eva Graça

Essa linda composição resulta em um simbolismo divino e de bem-estar. Eva Graça significa "a que vive a graça", "a vidente que tem dom divino", "a que tem vida e ajuda espiritual", "a que vive e é benevolência divina".

Eva significa "a que vive", "a vivente", "a que tem vida" ou "cheia de vida". Já o nome Graça quer dizer “graça”, “dom divino”, “ajuda espiritual”, “mercê”, “benevolência divina”.

Saiba mais sobre os nomes Eva e Graça.

45. Aurora Jane

Aurora surge com o latim e Jane é a versão francesa de Joana. Essa composição resulta no significado de "o nascer do sol e agraciada por Deus", "a que nasce do oriente e é a graça e misericórdia de Deus". Um nome que carrega um simbolismo iluminado.

Aurora significa "o nascer do sol", "o raiar do dia", “a que nasce do oriente” ou “aquela que brilha como o ouro” e Jane quer dizer “Deus é cheio de graça”, “agraciada por Deus” ou “a graça e misericórdia de Deus” e “Deus perdoa”.

Veja: Aurora e Jane.

46. Aurélia Olívia

Essa junção de nomes tem um simbolismo ligado à natureza e à riqueza. Significa “dourada azeitona”, “filha do ouro e da azeitona”.

Aurélia significa “dourada” ou “filha do ouro” e Olívia deriva do latim oliva, que quer dizer “azeitona”.

Entenda mais sobre os nomes Aurélia e Olívia.

47. Nora Beatriz

Se tem uma combinação certeira de nomes é essa, além de possuir uma sonoridade suave, ainda traz um lindo simbolismo, de boas virtudes. Significa “a reluzente que traz felicidade", "mulher honrada que faz os outros felizes", "a resplandecente viajante".

Nora quer dizer “a reluzente”, “a resplandecente”; “mulher honrada”, “mulher com princípios”. Já o nome Beatriz tem origem no latim e significa “a que traz felicidade”, "aquela que faz os outros felizes" ou “viajante”, “peregrina”.

Conheça mais sobre o significado dos nomes Nora e Beatriz.

48. Jennifer Celeste

Uma junção para lá de divina, principalmente por significar "espírito branco do céu", "branca, suave e celestial". Lindo nome, não é?

Jennifer significa "espírito branco", "onda branca"; "branca e suave" e o nome Celeste quer dizer “do céu”, “celeste”, “celestial”.

Veja: Jennifer e Celeste.

49. Luna Rosa

Que tal unir um nome mais moderno com outro mais clássico? Luna Rosa não deixa a desejar em feminilidade, significa "a iluminada e bela flor", "a feminina que é espécie famosa", "lua e bela flor".

Luna significa "Lua", "a iluminada", "a feminina" e Rosa quer dizer “bela flor”, "tipo famoso" ou "espécie famosa".

Saiba mais: Luna e Rosa.

50. Valéria Elis

Uma junção que carrega um simbolismo forte, nobre e divinal. Significa "valente onde Deus é salvação", "forte e de qualidade nobre", "cheia de saúde e de linhagem nobre".

O nome Valéria tem origem no latim e significa “valente”, “forte”, "saudável" ou "cheia de saúde". Já Elis quer dizer “Deus é salvação”, ou “o Senhor é o meu Deus”, ou “de qualidade nobre”, “de linhagem nobre”.

Entenda mais sobre os nomes Valéria e Elis.

51. Samuel Hudson

Sendo uma junção bastante incomum, mas que casa muito bem, Samuel Hudson significa "nome de Deus e filho do príncipe corajoso", "nome de Deus e filho do pensador".

Samuel é um nome bíblico que vem do hebraico e significa “Nome de Deus”. Já Hudson é patronímico e quer dizer “filho de Ricardo” ou “filho de Hugo”; “filho do príncipe forte”, “filho do príncipe corajoso” ou “filho do pensador”.

Veja: Samuel e Hudson.

52. Thomas William

Dois nomes muito comuns na língua inglesa, mas que andam se popularizando no Brasil, Thomas William significa "gêmeo que é protetor corajoso", "o gêmeo que deseja proteger".

Thomas tem origem inglesa e significa “gêmeo”, já o nome William tem origem germânica e quer dizer "protetor corajoso" ou "o que deseja proteger".

Saiba mais sobre o significado dos nomes Thomas e William.

53. Micael Ravi

Fazer a junção de um nome que já é querido por tantos brasileiros com outro que anda se popularizando, além da linda sonoridade, resulta em um simbolismo divino e iluminado.

Possivelmente Micael Ravi significa “não existe ninguém como Deus que é o sol”.

Micael, mais popular sendo Miguel, significa "quem é como Deus?", uma espécie de pergunta retórica, que quer dizer que não existe ninguém como Deus. Já o nome Ravi quer dizer "o Sol".

Saiba mais: Micael e Ravi.

54. Alan Eduardo

A junção desses nomes ganha o sentido de "forte e guardião das riquezas", "harmônico e protetor das riquezas", "belo guardião rico".

Alan significa "pedra", "rocha", "harmonia", ou ainda "belo" e "formoso". Pedra e rochedo dão o sentido de forte e corajoso ao nome.

Já Eduardo tem origem germânica e significa "guardião das riquezas", “protetor das riquezas” ou "guardião rico".

Entenda melhor os nomes Alan e Eduardo.

55. Rafael Christian

Dois nomes que apresentam um simbolismo ligado a Deus e a Cristo, Rafael Christian significa "Deus curou o cristão", "curado por Deus o que é como Cristo".

Rafael é o nome do arcanjo da cura e significa “Deus curou” ou “curado por Deus”. Já Christian é a versão inglesa do nome Cristiano, que quer dizer "cristão", ou "o que é como Cristo", "o que é como o Ungido".

Saiba mais: Rafael e Christian.

56. Bruno Gael

Esse nome masculino composto significa "moreno belo e generoso", "marrom de origem irlandesa", "bronzeado que protege".

O nome popular Bruno significa “marrom”, "castanho", "bronzeado", “moreno”. Já Gael, que é um nome moderno, quer dizer "belo e generoso"; "de origem irlandesa"; “o que protege” ou “o protegido”.

Veja: Bruno e Gael.

57. Boris Roberto

Essa dupla clássica acaba por carregar um simbolismo forte e destemido, significando "combatente que a glória tornou famoso", "guerreiro famoso e glorioso".

Boris é um nome de origem eslava que significa “combatente, lutador, “guerreiro”. Logo Roberto, quer dizer “aquele que a glória tornou famoso” ou “famoso e glorioso”.

Saiba tudo sobre os nomes Boris e Roberto.

58. Edgar Atlas

Quer um nome composto ousado e diferente? Que tal unir um clássico com um nome moderno?

Com um simbolismo de resistência, Edgar Atlas significa "o que protege suas riquezas com a lança e é grande montanha", "lança abençoada que suporta".

Edgar significa "o que protege suas riquezas com a lança" ou "lança abençoada, afortunada". Atlas tem origem mitológica e quer dizer “grande montanha” ou “aquele que suporta”.

Entenda mais sobre o significado dos nomes Edgar e Atlas.

Nesse mesmo ritmo de nomes compostos raros, você pode ler o conteúdo os 30 nomes compostos diferentes para bebês. Opções masculinas e femininas!

Veja também:

Os nomes femininos mais diferentes para bebê e os seus significados

Os 20 nomes mais diferentes e bonitos para colocar em bebês

Os 25 nomes mais chiques e diferentes e seus significados