Nós sabemos que os brasileiros adoram nomes compostos, porém não se sabe exatamente o porquê, pode ser para dá ênfase dupla ao bebê ou simplesmente por gostar de rimar nomes ou ainda por querer misturar o nome do pai e da mãe de alguma forma.

Algumas combinações de nomes já constam em várias listas e são muito populares no Brasil, como Enzo Gabriel ou Maria Clara. Aqui na nossa listinha nós separamos 20 nomes compostos que são diferentes, fora do comum, do usual, para aqueles que querem algo mais original e atípico. Corre para conferir!

Nomes compostos diferentes para meninos

nomes compostos diferentes

1. Nycolas Afonso

Esses dois nomes combinados trazem um simbolismo de nobreza, vitória e honra. São lindos e remetem a reis e imperadores.

Nycolas é uma variação do nome mais comum Nicolas e significa “aquele que conduz o povo à vitória”, “vencedor com o povo”. Tem origem no grego Nikólaos, da junção dos elementos níke, que significa “vitória”, e laos, que significa “povo”.

Já o nome Afonso significa "inclinação nobre", "pronto para a nobreza", "nobre aptidão", "apto para ser nobre". Tem origem no germânico Adalfuns, formado pela junção dos elementos adal, que significa "nobre", e funs, que quer dizer "pronto", "inclinado" ou "apto".

O bebê carregará o sentido de vitória e nobreza no seu nome, lindo não é mesmo?

2. Marco Gael

Esse nome apresenta uma combinação interessante e original, além de ser um bonito nome composto para um menino. O bebê que possuir esse nome trará consigo o sentido de poder, generosidade e beleza.

Marco é um nome menos utilizado no Brasil, as versões Marcos e Márcio são mais comuns. Ele tem origem no latim Marcus que significa "relativo a Marte" ou "dedicado a Marte". Na mitologia romana, Marte era conhecido como o deus da guerra, o guerreiro poderoso que garantia paz à Roma.

O nome Gael significa "belo e generoso"; "de origem irlandesa"; “o que protege” ou “o protegido”. É um nome com vários étimos, algumas teorias dizem que ele tem origem a partir do bretão Gwrnäel, sendo o resultado da junção das palavras gwenn, que significa "branco", "belo" ou "abençoado", e hael, que significa "generoso".

3. Omar Hudson

Esse nome traz uma sonoridade muito diferente. Simboliza alguém que é da realeza, que tem riqueza, coragem e possui longevidade.

Omar significa “o que tem uma vida longa”, “homem cheio de vida”; “homem ilustre pela riqueza”. Tem dois étimos diferentes, o primeiro diz que ele surgiu do nome Otmar, que resulta da junção dos elementos ot, que significa “riqueza”, e mar, que significa “ilustre”.

A segunda diz que ele provém do do árabe ámara, que significa ''viver muito''.

Já Hudson é um nome patronímico de origem inglesa, que tem como um dos significados “príncipe forte” ou “príncipe corajoso”. Sendo uma forma afetiva do nome Ricardo, que é formado pela junção dos elementos rik, que significa “príncipe”, e hard, que significa “forte”.

4. Benjamim Esdras

Essa é a combinação entre um nome mais moderno e usual, e outro mais clássico e com origens bíblicas. De qualquer forma, são nomes que simbolizam felicidade, auxílio e amor.

Benjamim é um nome carinhoso e com um termo afetivo lindo, que é Ben. Significa "filho da felicidade", "filho da mão direita", "o bem-amado", a partir do hebraico Benyamin, junção das palavras ben que significa "filho", e yamin, que significa "mão direita".

Filho da mão direita simboliza filho da felicidade, lindo não é mesmo? Benjamim também era o nome do filho mais novo de Jacó, na Bíblia.

‘’Este Esdras veio da Babilônia. Era um escriba que conhecia muito a Lei de Moisés dada pelo Senhor, o Deus de Israel. O rei lhe concedera tudo o que ele tinha pedido, pois a mão do Senhor, o seu Deus, estava sobre ele.’’ (Esdras 7:6)

Este é um nome bíblico que tem origem nome grego Esdras, originado no hebraico Ezra, que significa “socorro, auxílio”.

5. Gustavo Caleb

Se você quer algo super ousado, porque não fazer um nome composto com Gustavo e Caleb? São nomes ligados de alguma forma ao sagrado, ao divino e ao espiritual.

Gustavo tem como principal significado “protegido por Deus”, que provém do nome sueco Gustaf, a partir do germânico latinizado Chustaffus, quer dizer “protegido por Deus”.

Já Caleb, era um dos companheiros de Josué que liderou a conquista da terra santa (Canaã). Mesmo estando velho, ele ainda possuía forças para lutar, por isso seu nome se tornou sinônimo de força e vitalidade.

Caleb é um nome bíblico, que provém do hebraico kelebh, que significa literalmente “cão", "cachorro”.

6. Christopher Noah

Esses dois nomes são bastante populares na língua inglesa, que apresentam os seus sentidos relacionados à religião cristã.

Christopher já começa sendo um nome maravilhoso, só por possuir um termo afetivo tão carinhoso: Chris. Significa "o que traz Cristo consigo", "o portador de Cristo" ou "o que carrega Cristo". Esse nome provém do grego Christophóros, formado pelos elementos Christós, que quer dizer “Cristo”, e phorós, que significa “portador”.

Noah é um nome curto e com uma sonoridade muito agradável, é um nome bíblico que significa “descanso”, “repouso”, “de longa vida”. Provindo do hebraico, surge na forma de No'ah, que por sua vez teria surgido a partir da palavra noach, que quer dizer "descanso".

Sendo uma variação inglesa do nome português Noé, significa “descanso”, “repouso” ou, ainda, “de longa vida".

7. Guilherme Klaus

Que tal fazer a junção de um nome mais comum e conhecido no Brasil, e outro menos usual? São nomes que simbolizam coragem, proteção e vitória.

Guilherme é bastante popular no Brasil e os meninos com esse nome são apelidados carinhosamente de Gui.

Ele significa “protetor decidido” ou “protetor corajoso”, com origem no germânico Willahelm, composto pela união dos elementos will, vilja, wailja, que quer dizer “vontade, desejo”, e helm, hilms, que quer dizer “proteção, capacete”.

O nome Klaus, também utilizado como sobrenome, tem origem alemã e significa "vitorioso", “o que vence com o povo”, “o que leva o povo à vitória”; “pessoa conquistadora”. É uma forma reduzida de Nikolaus, o mesmo que Nicolau em português.

8. Thales Dominic

Que tal misturar um nome que tem ligação com a natureza e outro relacionado ao sagrado e divino? Ótima ideia, não é mesmo? Além de que, a sonoridade do nome é forte e firme.

Thales é um nome masculino que tem a sua versão menos popular no Brasil sendo Tales. Tem origem no nome grego Tháles, da raiz thálo, de verdejar, florescer, significando “verdejante, que está florindo”. Um nome tão sutil e belo.

Já o nome Dominic é a versão inglesa de Domingos, o qual tem origem no latim Dominicius, que quer dizer literalmente “pertencente ao Senhor”.

Esse nome tem origem religiosa, sendo relacionado com o dia de descanso e de ir à missa segundo a tradição católica, que é aos domingos.

9. Bernardo Luís

Esse pode ser um nome composto relativamente comum, mesmo assim não é muito usado no Brasil. Ele simboliza alguém forte, glorioso e poderoso, sendo muito bonito para se pôr em um menino.

Bernardo é formado pela junção dos elementos germânicos ber, que quer dizer “urso”, e hart, que significa “forte”, ficando com o significado de ‘’forte como um urso’’.

Luís significa “combatente glorioso”, “ilustre guerreiro” ou “célebre na guerra”, provém do germânico Hloddoviko, Chlodovech, composto pela junção dos elementos hlot, hlut, que significa "famoso, ilustre, célebre", e wig, que quer dizer "guerreiro".

Um nome composto que só eleva a personalidade de qualquer pessoa.

10. Cauã Lucas

A sonoridade desses dois nomes juntos é linda, você não acha? Além de simbolizar luz e poder, sendo um ótimo nome composto para um menino.

Cauã é um nome brasileiro de origem indígena, da tribo Tupi, e significa "gavião", "falcão". O gavião e o falcão simbolizam superioridade e liberdade, sendo uma ave nobre e celestial.

Lucas significa "o que vem da Lucânia", "lucano", "luminoso" ou "iluminado". Provindo do grego Loukás, um apelido do original Loukanós, que quer dizer "da Lucânia, lucano". Já o nome Loukanós vem da raiz lyke, luk ou luc, que originaram a palavra lux, que significa "luz".

Nomes compostos diferentes para meninas

nomes compostos diferentes

11. Ágata Chloe

Que tal um mix de um nome mais comum no Brasil e outro mais comum na língua inglesa? O importante é que os dois tem simbologias lindas, um relacionado à bondade e o outro à natureza.

Ágata significa “boa” e “bondosa’’, provém do grego Agathe, derivado da palavra agathós, que quer dizer “bom”. Ágata também é o nome de uma pedra preciosa muito linda, que possui tipos diferentes.

O nome Chloe significa “erva esverdeada”, “broto verde”, “folhagem nova, viçosa”. É a versão inglesa e em latim de Cloé, proveniente do grego chloé. Tem tudo a ver com a natureza, sendo um nome delicado e bonito.

12. Jéssica Ravena

Por que não misturar dois nomes que apresentam uma sonoridade forte? Um que tem uma simbologia relacionada à atenção e reflexão, e o outro à sabedoria.

O nome Jéssica apareceu pela primeira vez na peça teatral ‘’O Mercador de Veneza’’, de William Shakespeare. Significa "a observadora", possuindo origem no hebraico Yiskah, que quer dizer "ela observa, ela vê".

Já o nome Ravena significa “corvo”, “inteligente”, “sábia”. Alguns estudiosos dizem que a origem desse nome provém, possivelmente, de uma palavra do inglês antigo que denomina o corvo.

Esse animal pode ser símbolo de astúcia, sabedoria e esperança, por conta disso esse nome também carrega essa simbologia.

13. Fernanda Lana

É um nome que rima, que ao ser falado rápido até pode parecer somente um nome, não é mesmo? Eles trazem significados tão lindos, ligados à paz e à harmonia. Simbologias ótimas para o nome de uma menina.

Fernanda significa “ousada para atingir a paz”, é uma variante feminina de Fernando, nome que se originou através do germânico Fredenando, derivado de Fridunanth. Este nome sendo formado pela junção dos termos ridu, que quer dizer “paz”, e nanthjan, nanth, que significa “ousar”.

Já o nome Lana tem diversas possíveis origens. Significa "minha criança", "pedra", "harmonia", "bela", "a reluzente", "a que flutua", "luz" ou "mundo". Do irlandês Lana, a partir de leanbh, quer dizer "minha criança".

Como um apelido de Alana, versão feminina de Alan, do céltico Allan, Allen, a partir do gaélico Ailène, Ailin, que deriva do termo ail, e que significa "pedra”, “rocha". A partir da palavra céltica Alun, que quer dizer "harmonia” ou “paz". Sendo apelido de Helena, que vem do grego Heléne, significa "a reluzente”.

14. Lívia Antonela

Esse nome apresenta uma sonoridade forte, sendo uma mistura de brasileiro com italiano, se você tem ascendentes italianos melhor ainda, não é mesmo?

Lívia era um nome normalmente dado à pessoas que possuíam a pele branca, muito clara. Por conta disso significa "pálida", "lívida" ou "clara". É uma variante feminina de Lívio, que tem origem a partir do latim liviu, que significa “lívido" ou "pálido”.

Um lindo termo afetivo que é usado para esse nome é Liv, bastante carinhoso.

O nome Antonela simboliza uma menina com um valor inestimável, cheia de virtudes. É um nome de origem italiana e significa “de valor inestimável”, “preciosa”, “valiosa” ou “digna de apreço”. Antonela é uma uma variação e diminutivo de Antônia, versão feminina de Antônio.

15. Nina Pietra

Que tal dois nomes curtos e suaves, além de serem contemporâneos? Eles simbolizam graça, iluminação e firmeza.

Nina tem origens variadas. As mais significativas são: sendo um diminutivo do nome Ana, recebe o significado de "graça" ou "graciosa" e tendo surgido a partir da língua indígena Quíchua, Nina significa "fogo". Simbolizando iluminação e vida.

Já o nome Pietra, significa "pedra", "rochedo" ou "firmeza", sendo um nome italiano que surgiu a partir do grego Pétros, que consequentemente se originou da palavra petra, uma tradução do aramaico Cephas.

16. Flora Lis

Juntamos dois nomes que são muito delicados e suaves, quase a mesma coisa que o lírio flor de lis, uma flor de tom vermelho, muito esplêndida. São nomes relacionados à natureza, que simbolizam beleza e o sagrado.

Flora significa “florida”, que por extensão fica, “repleta de beleza”, “perfeita”. Ele surge a partir do latim Flora, que é derivado de flor, floris e significa “florida”, “cheia de flores”.

Lis apresenta duas origens. A primeira diz que o nome é a forma diminutiva de Elisabete, nome originado no hebraico Elishebba, que significa "meu Deus é um juramento", ou possivelmente "meu Deus é abundância".

A segunda diz que Lis quer dizer "lírio" em francês, lindo não é mesmo? É uma bela combinação.

17. Larissa Ivana

Esses dois nomes combinados possuem uma sonoridade poderosa. É a junção de um nome de origem grega e o outro provindo do russo. Eles simbolizam beleza e graça.

Larissa significa “da acrópole”, “da cidadela” ou “linda”, “adorável”. A partir do grego Lárissa, que em latim assume a forma de Larisa, Larissae, literalmente significa “da acrópole”.

Algumas teorias dizem que a partir do grego Laros, Larissa significa “linda" ou "adorável”.

Já o nome Ivana significa “Deus é cheio de graça”, “agraciada por Deus” ou “a graça e misericórdia de Deus”, “Deus perdoa”.

É a variante feminina de Ivan, derivado do russo Iván, que é a versão russa de João, que tem origem no hebraico Iohanan, a partir dos elementos Yah “Javé, Jeová, Deus” e hannah “graça”.

18. Teresa Raquel

Essa é uma combinação mais usual e comum no Brasil, mesmo assim é bonita, pois são utilizados nomes clássicos.

Teresa provém do grego Therasia, que significa ‘’natural (habitante) de Tera’’. Tera é uma antiga ilha grega, que hoje se chama Santorini. Esse é um nome também ligado à religiosidade, que ganhou popularidade com Santa Teresa D’Ávila.

Já Raquel significa “ovelha”, "mulher mansa" ou "a pacífica", provém do hebraico Rahel, que quer dizer literalmente “ovelha”, sendo correlata do árabe ráhil.

Por extensão o nome ganha o sentido de “mansa" ou "pacífica”. Raquel também é um nome religioso e ligado à Bíblia, assim como a ovelha simboliza os seguidores de Jesus Cristo.

19. Sophia Estela

Esses dois nomes combinados saí um significado espetacular para uma menina. Eles simbolizam sabedoria e luz, além de serem modernos.

Sophia é um nome muito utilizado nos últimos anos no Brasil, significa “sabedoria” e "sabedoria divina". Tem origem no grego sophia, que quer dizer literalmente “sabedoria”.

É a personificação da sabedoria divina e do espírito santo, tão lindo não é mesmo?

Já o nome Estela surge no latim, a partir da palavra stella, e significa literalmente “estrela”. A estrela simboliza perfeição, luz, o celestial, a esperança e a renovação.

20. Fiorella Jade

Esses dois nomes são tão doces que até podem causar diabetes. Não estão no ranking dos mais populares, mas tem seu significado relacionado à natureza.

Fiorella é um nome italiano que significa "flor". Fiore é utilizado como um termo carinhoso na língua italiana.

Já o nome Jade tem origem latim ilia, que quer dizer “pedra do flanco” ou “pedra do lado”. Todo mundo sabe que Jade também significa ‘’pedra preciosa’’, é uma pedra muito linda, esverdeada, utilizada como amuleto no Oriente.

Gostou da nossa lista? Achamos que você também vai gostar de:

25 nomes de meninas e meninos inspirados em pedras preciosas

Os nomes femininos mais diferentes para bebê e os seus significados

Os 20 nomes mais diferentes e bonitos para colocar em bebês

Os significados de 30 nomes exóticos e bonitos para bebês