Que o povo brasileiro é criativo e diverso todo mundo já sabe, mas você já reparou que a imaginação rola solta quando o assunto são nomes de bebês?

Os pais e mães ao redor do Brasil utilizam de artifícios como a combinação dos próprios nomes ou dos nomes dos avôs paternos e maternos ou até mesmo de nomes que significam algo especial para eles.

Pensando nisso, nós fizemos uma lista com 28 nomes criados a partir da imaginação dos brasileiros.

Alguns se tornaram bastante populares, outros são mais diferentes e possuem uma sonoridade engraçada, preparado (a) para se divertir?

Combinações de nomes que ficaram mais populares no Brasil

Femininos

28 nomes criados a partir da imaginação dos brasileiros

1. Marlucia

Esse nome de criação brasileira conseguiu conquistar o coração das pessoas e se tornou bastante popular. Segundo o Censo, só nos anos 70, mais de 6 mil meninas foram registradas como Marlucia.

É provável que ele seja a junção dos nomes Maria e Lúcia. Apresentando o significado total de "senhora soberana" e "aquela com uma pureza iluminada".

Maria pode ter se originado de diversas línguas, do hebraico Myriam, do sânscrito Maryáh, da raiz egípcia mry ou das palavras assírias Yamo Mariro. Significa “senhora soberana”, "vidente", "pureza" ou "virtude".

Já o nome Lúcia é a variante feminina de Lúcio, o qual tem origem no latim Lucius, que significa "cheia de luz", "iluminada".

2. Ivaneide

Outra combinação bastante popular no Brasil, esse nome surgiu a partir da junção de Ivana e Neide.

Segundo o Censo, tem uma frequência de mais de 21 mil meninas registradas, desde os anos 30 até os anos 2000.

Ivaneide significa "sortuda, abençoada por Deus", "aquela que Deus perdoa e em quem deposita sorte".

Ivana é a variante feminina de Ivan, derivado do russo Iván, e significa “Deus é cheio de graça” ou “agraciada por Deus”.

Já o nome Neide é uma adaptação do nome francês Énéide, em português Eneida, a qual apresenta origem grega. Significa "filha do homem abençoado", "descendente do homem sortudo".

3. Leidiane

Esse nome apresenta um simbolismo muito lindo, uma mistura de um elemento da natureza com algo sagrado e divino.

Seu pico de popularidade, segundo o Censo, foram nos anos 80 e 90, com mais de 23 mil registros e mais de 22 mil, respectivamente.

O nome Leidiane provém da união do nome Lei, de origem havaiana, que significa “flores” e Diane, do latim dius, que significa “divindade”. Significando “flor divina” e “flor celeste”.

4. Florisbela

Esse nome faz lembrar, quase sempre, aquela novela chamada Floribella (do SBT), exibida nos anos 2000, você não acha?

Brincadeiras à parte, esse nome é basicamente a junção de dois elementos: o substantivo ‘’flor’’ e o adjetivo ‘’bela’’. Ficando com o significado de ‘’bela flor’’.

É um nome claro, objetivo e muito carinhoso de se pôr em uma menina.

5. Edvânia

Outro nome que se tornou queridinho no Brasil quando o assunto são combinações, Edvânia apresentou o seu pico de popularidade, segundo o Censo, nos anos 80, com mais de 11 mil meninas registradas.

Não é uma variante do nome Vânia, como muitos pensam, mas originada no inglês Edwin a partir do germânio Eadwine.

Eadwine é composto pela junção dos elementos ead, que significa “riqueza”, e wine, que significa “amigo”. Por extensão o nome Edvânia fica com o significado de “amiga valiosa”, “amiga amada e querida”.

6. Lucimar

Esse nome é unissex, apesar dos registros no Brasil dizerem que ele é mais dado à meninas.

Somente dos anos 30 aos anos 2000, o nome apresentou mais de 80 mil crianças registradas. Lucimar significa "luz famosa" e "luz gloriosa", lindo demais!

Teve como inspiração o nome Lúcio, o qual tem origem no latim Lucius, que deriva da raiz lyke, luc, luk, que originou a palavra lux que quer dizer “luz”. E o sufixo mar, o qual se traduz como "fama" ou "glória" em português.

7. Lucinete

Você sabia que a cantora brasileira Anastácia, esposa do instrumentista Dominguinhos, se chama na vida real Lucinete Ferreira? Um nome bem brasileiro!

Inclusive ele é bastante popular, com seu pico de popularidade nos anos 70, com mais de 5 mil meninas registradas.

Lucinete é considerado um nome variante de Luzinete ou Lucineide, significando "aquela que é cheia de luz", "a que ilumina", "a que emana luminosidade".

8. Francineide

Sendo uma criação brasileira, não se sabe ao certo a origem desse nome, somente que ele é bem popular no Brasil.

Analisando o Censo, esse nome obteve mais de 18 mil meninas registradas desde os anos 40 até os anos 2000.

Não sei se você lembra da personagem cômica, interpretada por Jô Soares, a mulher nota mil, que se chamava ‘’Bo Francineide’’? Bom relembrar. O nome pode significar ''francesa livre e filha do homem abençoado''.

É provável que ele seja a junção de Francisca e Neide. O primeiro nome é a versão feminina de Francisco, nome originado do latim Franciscus, e signifca "a francesa livre" ou "aquela que vem da França".

Neide, como já dito antes, significa "filha do homem abençoado", "descendente do homem sortudo".

Masculinos

28 nomes criados a partir da imaginação dos brasileiros

9. Erivelton

Esse nome masculino, criado através da imaginação dos brasileiros, obteve uma grande popularidade, se tornando queridinho. Só em 1990, foram mais de 4 mil crianças registradas com ele.

Uma variação dele, também conhecida, é Elivelton. É um nome que faz a junção dos termos Eri e Velton.

O primeiro tem origem no alemão e significa "águia". Já Velton, vem do inglês Welton, “da cidade próxima a uma fonte”, “do lugar próximo a um poço”.

Por conta disso, fica com o significado total de "águia próxima de uma fonte", "águia sobrevoando a região perto de um poço".

10. Maicon

Como o brasileiro não pode perder a oportunidade de criar, fez a sua versão em PT- BR do nome em inglês Michael.

Inclusive ele é bastante popular, muitos meninos o carregam como nome próprio, só em 1990, foram mais de 59 mil crianças registradas.

Um personalidade conhecida é o futebolista brasileiro Maicon Douglas. O nome significa "quem é como Deus?", "ninguém é como Deus", se originando a partir do hebraico Mikha'el, formado pela junção dos elementos mikhayáh e El.

11. Edmílson

Essa criação brasileira se tornou queridinha no coração de várias mães e pais na hora de escolher o nome do filho. De 1930 a 2000, esse nome obteve mais de 93 mil crianças registradas.

Personalidades famosas que o carregam são o jogador de futebol Edmílson Junior e o ex-futebolista brasileiro José Edmílson.

Esse nome apresenta mais de um étimo possível. Pode ter surgido a partir da aglutinação de nomes que apresentam a mesma inicial, tal como Edmundo com Wilson.

Edmundo, provém do germânico Hedmund e significa “protetor das riquezas”, já Wilson tem origem inglesa, a partir da junção dos termos Will e son, ficando “filho daquele que protege”.

Já outra teoria diz que Edmílson surgiu do inglês Edminson, uma variante de Edmundson, mais o termo son, ficando com o significado de "filho de Edmundo".

12. Josenildo

Esse é um nome masculino com um simbolismo muito bonito, o qual provém da junção dos nomes José e Nildo, com uma boa popularidade no Brasil.

Só nos anos 70, mais de 10 mil crianças foram registradas com ele segundo o Censo. Significa "Deus multiplica o belo" e "Deus acrescenta beleza".

José tem origem no hebraico Yosef, que quer dizer “Ele (Deus) acrescentará”, já o nome Nildo pode ser interpretado como um anagrama da palavra “lindo” ou "Deus cheio de graça", relacionado ao nome João.

13. Lindomar

Esse nome é uma das criações brasileiras mais fofas e engraçadas, até mesmo por ter um bonito simbolismo.

Você já deve ter escutado aquela música brega, popular, chamada "Você É Doida Demais", não é mesmo? Quem a canta é o ex-instrumentista brasileiro Lindomar Cabral.

O nome apresentou seu pico de popularidade nos anos 70, com mais de 17 mil meninos registrados com ele.

Provém da junção do adjetivo ‘’lindo’’ e do substantivo ‘’mar’’, ficando com o significado de ‘’lindo como o mar’’.

14. Weverton

Algumas criações brasileiras ficam mesmo com a sonoridade diferente, Weverton se tornou popular no Brasil principalmente nos anos 90, com mais de 10 mil meninos registrados com ele.

Uma personalidade famosa que o carrega é o goleiro brasileiro Weverton Pereira da Silva.

O nome surgiu a partir inglês Everton, o qual provém da junção das palavras da língua inglesa antiga Eofor e tun, que significam respectivamente” javali” e “cidade, local”.

Fica com o significado total de “da cidade dos javalis”, “aquele que vive na cidade de javalis”, “homem que tem origem na cidade que se caracteriza pela existência de um grande número de javalis”.

15. Cleverson

O nome Cleverson é outra invenção brasileira, com uma popularidade de 18.995 meninos registrados com ele entre 1940 e 2000.

A sua origem é incerta, pode ter relação com o nome Cléver, o qual surgiu do inglês Clewer, que significa “morador de um morro íngreme”, "o que habita no penhasco".

Também pode ter surgido a partir da palavra alemã klever, que significa literalmente “taipeiro’’ (aquele que faz construções utilizando taipa), ficando com o significado de “ofício de quem faz tapas”.

16. Josivaldo

Esse nome provavelmente foi composto por um nome feminino com um masculino, ficando com um simbolismo muito especial.

Ele apresentou seu pico de popularidade nos anos 80, com mais de 8 mil meninos registrados como Josivaldo.

Pode ter surgido da junção do nome Josi, o qual é o diminutivo de Josefa, e do nome Osvaldo. Significando “aquele que acrescenta a força dos deuses”.

Josefa é a variante feminina de José, que tem origem no hebraico Yosef, que significa “Ele (Deus) acrescentará”. Já Osvaldo tem origem no germânico Ansovald, que é formado pela união dos termos os que significa “ases, deuses” e walt, que quer dizer “força, poder”.

Combinações de nomes que ficaram mais diferentes e engraçados

Femininos

28 nomes criados a partir da imaginação dos brasileiros

17. Eulana

Não se sabe ao certo a origem desse nome, mas é correto afirmar que ele foi uma junção de dois nomes já existentes. Ele apresenta pouca popularidade.

Pode ter surgido da combinação dos nomes femininos Eulália e Ana. Ficando com o significado de ‘’aquela que fala bem e é graciosa’’.

Eulália tem origem no nome grego Eulalia, de eúlalos, o qual é composto pelos elementos eu, que quer dizer “bom, bem” e laleo, que significa “para falar”.

Ana provém do hebraico Hannah, mais tarde do latim Anna, que quer dizer "graciosa, cheia de graça".

18. Joseneide

Outro nome diferente para se pôr em uma menina, mas que é provavelmente a junção do nome do pai com o da mãe: José e Neide.

Tem uma popularidade de 3.154 crianças registradas com ele entre 1950 e 2000. O nome pode significar ‘’filha do homem abençoado e aquela que acrescenta’’.

José provém do hebraico Yosef, que quer dizer ‘’aquele que acrescenta’’ e ‘’acréscimo do Senhor’’. Já o nome feminino Neide, é uma adaptação do nome francês Énéide, Eneida em português, e significa "filha do homem abençoado", "descendente do homem sortudo".

19. Suzelaine

Esse nome feminino pode ter sido composto por dois outros nomes já existentes e carrega um simbolismo muito lindo.

É pouco popular no Brasil, apresentando apenas 547 crianças registradas com ele de 1960 a 1990. Pode significar ‘’lírio reluzente’’ ou ‘’lírio resplandecente’’.

É provável que seja a combinação de Susana com Elaine. O primeiro nome tem origem no hebraico Shoshannah e significa ‘’lírio; açucena’’.

Já Elaine é uma variante inglesa do nome Helena, o qual tem origem no grego Heléne, que quer dizer “tocha”, derivado da palavra hélê, significando “a reluzente” e “a resplandecente”.

20. Claudeniza

Esse nome não tem origem certa, até porque muitas vezes quem faz as combinações de nomes são os pais da criança. Então pode ser a junção de Cláudia com Eliza ou Cláudia e Elizabete.

É um nome pouco popular, com por volta de somente 100 crianças registradas com ele até os anos 80.

Cláudia é a versão feminina de Cláudio, o qual tem origem no latim Claudius, através do vocábulo claudus, que significa “coxo”, “manco”.

Eliza é o diminutivo de Elizabete, que provém do hebraico Elishebba, significando "O meu Deus é um juramento". Por conta disso, Claudeniza pode ficar com o significado total de ‘’coxa que é fiel a Deus’’.

21. Marislaine

Outra provável junção de nomes femininos, Marislaine carrega um simbolismo muito bonito, podendo ser a junção de Maria e Elaine ou Marisol e Elaine.

Com a junção de Maria e Elaine pode ficar com o significado de ‘’senhora soberana e resplandecente’’. Já se for Marisol e Elaine pode querer dizer ‘’senhora soberana que resplandece como o Sol’’.

É um nome com pouca popularidade no Brasil, mas que surgiu da imaginação de brasileiros.

Maria provém do hebraico e significa “senhora soberana”, “vidente” ou “a pura”. Já Marisol é a junção de Maria com Sol ou de mar e sol, significando “mar e sol”, “senhora soberana do Sol”, “pureza e sol”.

Elaine, como dito anteriormente, quer dizer “a reluzente” e “a resplandecente”.

22. Darlete

Sendo provavelmente mais uma combinação de um nome masculino com um nome feminino, Darlete tem uma popularidade razoável no Brasil. Com 1.845 meninas registradas com o nome entre 1940 e 2000.

É provável que tenha surgido da junção de Darlan e Arlete, signifcando ‘’filha do que vem da terra de guerreiros e comandante do exército’’ ou ‘’aquela que é do bosque de amieiros e filha de Arlan’’.

Darlan tem dois étimos, provindo do nome Arlanc (cidade na França), signifca “de Arlanc”, “vindo de Arlanc”. Já com origem patronímica, significa “filho de Arlan” ou, por extensão, “filho do que vem da terra de guerreiros”.

Arlete também apresenta dois étimos, com origem no inglês antigo Arlette, significa ‘’do bosque (floresta) de amieiros’’. Já provindo do germânico Harlet, quer dizer ‘’comandante do exército’’.

Masculinos

28 nomes criados a partir da imaginação dos brasileiros

23. Elideus

Esse nome masculino é bastante diferente, provavelmente composto ou feito por brasileiros muito conectados à religião.

É a junção do nome Eli e Deus, podendo significar ‘’divindade elevada’’ ou "o meu Deus é excelso".

O nome Eli tem origem no hebraico Eli, que significa "o Elevado, o Altíssimo, meu Deus, o Senhor é excelso". Já o nome Deus provém do grego théos, que significa "divindade".

24. Nisaldo

Esse nome masculino, com pouca popularidade entre os brasileiros, pode ter origem na mistura de vários nomes já existentes.

É provável que seja a combinação do nome feminino Denise com o masculino Ednaldo ou pode ser a mistura de Nise com Aldo, não se sabe ao certo.

Se for Denise e Ednaldo, pode significar ‘’aquele que criou as águas e governa seus bens’’. Já se for Nise e Aldo, pode querer dizer ‘’aquele que é nobre e puro’’ ou ‘’casto e sábio’’.

Denise é um nome francês, feminino de Dênis e significa “seguidora de Dionísio”, “criadora das águas’’. Já o nome Ednaldo tem origem germânica e quer dizer “aquele que governa seus bens” e “o que governa suas riquezas”.

O nome feminino Nise é um anagrama de Inês e significa ‘’pura’’ e ‘’casta’’. Já o nome masculino Aldo é a variante de Alda, de origem germânica e quer dizer “aquele que é nobre” ou “o sábio”.

25. Nesmael

Esse nome pode ser a junção de diversos nomes já existentes, a criatividade alcançou voos altos nesse caso.

Pode ter origem na combinação de dois nomes masculinos ou de um nome masculino e outro feminino, são várias hipóteses.

Talvez Agnes e Ismael, Nunes e Ismael ou Antunes e Ismael. Por conta disso, pode significar várias coisas: ‘’puro e casto que Deus ouve’’, ‘’pai que Deus ouve’’, ‘’filho do valioso que Deus ouve’’.

Agnes surgiu a partir do latim Agnes, que tem origem no grego hagnes, que quer dizer literalmente “pura, casta”.

Nunes é um sobrenome que surgiu como uma variante de Nunez, com origem no latim nonnus, de onde surge também o prenome Nuno, significando “pai, aio”.

Antunes é uma variação de Antônio, que quer dizer ''descendentes do Antônio” ou “filho do valioso”.

Ismael tem origem a partir do hebraico Yishmaél, Ishmael, ligado a yishmá, que quer dizer “ele ouvirá”, e significa “Deus ouve”.

26. Marcicleu

Esse nome, que pode ser unissex, é bastante diferente, apresentando uma sonoridade engraçada.

É provável que seja a junção de um nome masculino e outro feminino, com um simbolismo forte e firme.

Sendo a combinação de Márcio e Cleunice, pode querer dizer ‘’guerreiro glorioso por suas vitórias’’ ou ‘’marcial famoso por vencer’’.

O nome masculino Márcio tem origem no latim Marcius, de martius e quer dizer “guerreiro”. Já o nome feminino Cleunice tem origem no grego kleoníke, a partir da junção dos elementos Kléos, que significa "glória" e níke, que quer dizer "vitória".

27. Marivaldo

Esse nome masculino também possui uma sonoridade engraçada e apresenta uma certa popularidade no Brasil, com mais de 23 mil crianças registradas com ele, de 1930 a 2000.

Tem um simbolismo bonito, significando “poder soberano dos deuses” ou “a força pura dos deuses”.

É a junção do nome feminino Maria e do masculino Osvaldo. O primeiro significa “senhora soberana”, “vidente” ou “a pura”. Já o segundo tem origem no germânico Ansovald, formado pela união dos elementos os que significa “ases, deuses” e walt, que quer dizer “força, poder”.

28. Steferson

Esse nome masculino, mais uma criação originada no Brasil, tem pouca popularidade e possui um simbolismo de harmonia e glória. Tem apenas 240 crianças registradas com ele, de 1970 a 2000.

É bastante provável que sua origem venha da junção do nome feminino Estéfani e do nome masculino Jeferson. Pode ficar com o significado de ‘’coroado filho daquele que pacifica ou restabelece a paz’’ ou ‘’premiado filho de Joffrey”.

Estéfani tem origem a partir do latim Sthephania e significa “a coroada” e “a premiada”. Já o nome Jeferson tem origem no nome inglês Jefferson, que quer dizer “filho de Joffrey” ou “filho daquele que pacifica ou restabelece a paz”.

Gostou do artigo? Aproveita para ler outros:

Nomes populares: 30 nomes mais comuns no Brasil

28 nomes indígenas mais usados no Brasil e seus significados

A origem e significado dos 20 sobrenomes mais comuns do Brasil