Vários nomes encontrados em cartórios de diferentes regiões do Brasil são bastante inusitados, estranhos ou engraçados.

Vão desde homenagens a personagens de cinema ou músicos, como, Durango Kid Paiva, modificações ou a junção do nome dos pais, exemplo de Juldrene, até a criação de nomes novos, como, Frankstefferson.

Nomes estranhos femininos

Alice Barbuda

Com um sobrenome bem inusitado, o nome Alice é comum no Brasil e significa “de qualidade nobre”, “de linhagem nobre”, mas Barbuda é bem inusitado, até porque encontrar uma mulher barbuda é algo difícil.

Maria Você Me Mata

Um nome composto bem engraçado, talvez seja uma brincadeira dos pais com a filha, do gênero “Maria você me mata de amor”.

Maria significa “senhora soberana”, “vidente” ou “a pura”.

Maria Eugênia Longo Cabelo Campos

Talvez fosse um sonho dos pais que a criança, quando crescesse, tivesse longos cabelos? Não se sabe ao certo, mas que o nome é diferente e raro, isso é.

Maria Eugênia é usual e significa “senhora soberana e bem-nascida”, “vidente que tem origem nobre”, “a pura com boas origens". Já o sobrenome Campos quer dizer "área de semeadura", "zona rural", "terreno baldio".

Naida Navinda Navolta Pereira

Relativo à frase “Na ida, na vinda e na volta”, esse nome feminino pode querer pôr ênfase no sobrenome, que essa menina é uma Pereira de todas as formas e com orgulho.

Seu sobrenome é popular no Brasil e significa "árvore que produz peras".

Pieddra

Um fato curioso que os brasileiros possuem é gostar de acrescentar letras ou modificar nomes já existentes.

Devido a isso, o nome Pietra ou Petra se tornou Pieddra, com dois “D”. Significa "pedra", "rochedo" ou "firmeza".

Alucinética Honorata

Esse nome parece de algum tipo de remédio que provoca alucinações, Alucinética até rima com alucinógena.

O nome Honorata é bem raro, mas possivelmente significa “a que é digna de honraria”, ao menos esse ameniza um pouco o primeiro nome.

Paullynelly Mell

Provavelmente os pais dessa menina adoravam a letra “L”. É um nome composto diferenciado, que pode ter estilizado os nomes Paula ou Paulo, Nelly e Mel.

Paula significa “pequena”, “de baixa estatura”. Nelly tem origem inglesa e quer dizer “a reluzente” ou “a que resplandece”. Já Mel tem o significado de “mel”, “dócil”, “suave”.

Deusarina Venus de Milo

Como se não bastasse a criança ser titulada como uma deusa, ela ainda leva em seu nome uma referência a uma das obras mais valiosas e interessantes da Grécia Antiga, a Vênus de Milo.

Essa escultura além de simbolizar um ideal de beleza clássico, ainda possivelmente faz uma homenagem à deusa do amor.

Dalvina Xuxa

É bem provável que ou os pais, ou a própria menina que possui esse nome adora a apresentadora e cantora brasileira Xuxa Meneghel.

Dalvina pode ser um diminutivo de Dalva e significa "pequena da manhã", "pequena da aurora" ou "pequena branca", já Xuxa tem o sentido de “pureza” ou “pequeno lírio”.

Primorosa Santos

Se a intenção dos pais dessa menina era exaltá-la então eles conseguiram de uma forma até clássica. O adjetivo primorosa, que vem de primor, significa “linda”, “maravilhosa”, “perfeita”.

Já o sobrenome Santos quer dizer “todos os santos”.

Cibalena

Esse inusitado nome teve como fonte de inspiração um medicamento de mesmo nome, que serve para o alívio de dores.

Berta Rachou

O nome Berta até que é usual no Brasil, mas “rachou”, que é um verbo que significa “abrir”, “trincar”, “fender”, é bem estranho para uma criança. Será que a menina rachou ou fendeu algo ao nascer?

Berta significa “brilhante”, “ilustre”, “famosa”, “esplêndida”.

Dolores Fuertes de Barriga

Esse nome é esquisito em um nível que chega a ser bem engraçado mesmo. Até por ser traduzido como “dores fortes de barriga”. Se os pais queriam ser inventivos, conseguiram.

Lila Besouro

Lila já é um nome diferente, agora Besouro deve ter vindo daquela tendência de nomes ou sobrenomes de animais, como, Carneiro, Coelho, Leitão, só que bem mais esquisito.

O nome Lila significa “diversão”, “planta lilás”.

Veneza Americana Derecife

A sonoridade desse nome até que é bonita, é uma espécie de homenagem à cidade de Recife, pois ela é considerada a Veneza brasileira, por conta da sua estrutura.

Marimé

Na moda de criação de nomes, os brasileiros também adoram aglutinar dois nomes ou criar um a partir do nome do pai e da mãe.

Marimé veio da junção de Maria Amélia, que significa “senhora soberana e trabalhadora", "mulher diligente e vidente", "a pura que é ativa".

Índia do Brasil Guarany

É quase certeza que os pais dessa menina adoram a cultura e as raízes indígenas. Até mesmo porque o nome Guarany diz respeito ao povo indígena guarani, que estão presentes em regiões do Brasil, Bolívia e Paraguai.

Olga Testa

Olga é um nome comum, usual, mas “testa”, relativo à região do corpo deixa o nome bem engraçado.

Olga significa “santa”, “sublime”, “consagrada a Deus”.

Branca Aranha

Seguindo a tendência de nomes ou sobrenomes de animais, escolheram um aracnídeo para nomear uma criança, talvez os pais adoram esse lado da biologia que estuda os animais, insetos e afins?

Já o nome Branca significa “branca”, “alva”, “cândida”.

Hypotenusa Pereira

É bem provável que os pais dessa menina ou gostavam muito de matemática, ou simplesmente adoraram quando viram o nome.

Ele é relativo à hipotenusa, do teorema de Pitágoras. O sobrenome Pereira quer dizer "árvore que produz peras".

Juldrene

Bem inusitado, esse nome vem do gosto dos pais brasileiros de juntar seus nomes próprios para criar um e nomear seu bebê.

Juldrene é a estilização da união dos nomes Julmar e Pedro. Julmar tem o significado incerto e Pedro quer dizer "pedra", "rochedo".

Linda Blue Junia Sharon Mell Melina Marla Cyndi

Necephora Izidoria

Isacclene Bazante da Silva

Erisônia

Exupéria Branco

Agrônima

Abrilina Décima Nona Caçapavana Piratininga de Almeida

Eldagília

Pedrinha Bonitinha da Silva

Zyvane Fogaça

Ostrália

Heloísa Borrego

Alenflor

Censata

Adoração Arabites

Barrigudinha Seleida

Darcília Abraços de Carvalho Santinho

Leda Prazeres Amante

Magnésia Bisurada do Patrocínio

Nair Queijo

Olinda Barba de Jesus

Presolpina Furtado

Vitória Carne e Osso

Aricléia Café Chá

Peta Perpétua de Ceceta

Nomes estranhos masculinos

Gohan Muniz Lopes

Os pais sendo muito apaixonados pelo anime “Dragon Ball” e pelo personagem “Gohan”, titularam o filho da mesma forma, acrescentando seus sobrenomes.

Gohan significa “aquele que é alimentado pelo entendimento” ou “esclarecimento que alimenta”. Muniz é “filho de Muno” ou “filho da proteção” e Lopes quer dizer “corajoso”, “vitorioso”, “filho do lobo”.

Parabaldo

Os irmãos tinham nomes que terminavam com -baldo, como, Ubaldo e Vilebaldo, devido a esse fato, ele sendo o último filho a nascer na família, foi registrado como para-baldo.

Frankstefferson

Assim como no livro Frankenstein, os pais desse menino fizeram uma verdadeira criação com esse nome.

Possivelmente ele é a junção de Frankenstein com Jefferson, este último significando "filho de Jeffrey", "filho de Jofre", "filho do pacificador da cidade".

Hericlapiton da Silva

É bem provável que os pais dessa criança amavam o guitarrista e músico Eric Clapton e quiseram prestar uma homenagem, estilizando o nome do mesmo e criando Hericlapiton.

O sobrenome Silva significa "floresta", "selva" ou "bosque".

Faraó do Egito Sousa

A imaginação ao criar esse nome foi lá no Egito Antigo e a criança ganhou o título de faraó, que era utilizado para nomear os governantes desse período histórico.

O sobrenome Sousa quer dizer "seixo", "pedra", "pombo bravo" ou "aquele que pertence ao rio Sousa".

Letsgo Daqui

A inspiração na língua inglesa resultou em um nome bastante inusitado. Juntaram “let’s go”, do inglês, que significa “vamos”, com daqui. E o nome ganha o sentido de “vamos embora daqui”, “vamos embora deste lugar”.

Sebastião Salgado Doce

O trocadilho desse nome o deixa muito engraçado, até porque um dos fotógrafos brasileiros mais conhecidos mundialmente se chama Sebastião Salgado. Então essa criança ficou com o poder completo, com o salgado e o doce.

Sebastião significa “sagrado”, “venerável”, “reverenciado”.

Maxwelbe

Provavelmente o Max Weber sociólogo alemão ficaria muito feliz com essa homenagem que prestaram a ele. Maxwelbe é um nível de abrasileiramento grande.

Max significa "o maior" ou "o mais alto".

Kaelisson Bruno

Esse nome teve origem no profundo amor que os pais tinham ou tem pelo grupo brasileiro KLB, o qual é formado pelos integrantes, Kiko, Leandro e Bruno.

Marichá

Uma aglutinação que ficou bem estranha, esse nome estiliza o nome Mariano e o sobrenome Chagas.

Mariano significa “aquele que pertence à natureza de Mário”, “descendente de homem viril”, “homem viril cheio de graça”. Já o sobrenome Chagas é de origem portuguesa, mas de significado incerto.

Napoleão Bonaparte Príncipe dos Santos

Como se não bastasse a criança receber o nome de um dos mais conhecidos líderes políticos e militares da história, o francês Napoleão Bonaparte, o menino também foi chamado de príncipe. Os pais queriam uma criança da realeza.

Rotsenaidil

Você fica se perguntando como pronunciar esse nome? É complicado e estranho demais.

Como se não bastasse juntar os nomes próprios, Lídia e Nestor, os pais colocaram ao contrário o nome do bebê.

Mangelstron

Esse nome parece com o nome de um dos principais personagens da série “Transformers”, o Megatron, é engraçado.

Ele basicamente teve origem com a junção dos nomes dos pais do menino: Manoel, que significa "Deus está conosco" ou simplesmente "Deus conosco", e Geralda, que é "a que domina com a lança", "governo da lança" ou "a senhora da lança".

Tarzan da Costa

O personagem Tarzan é um menino/homem forte, selvagem, que consegue criar habilidades para viver no mundo animal.

Devido a isso, não só um bebê foi batizado como Tarzan da Costa, mas por volta de sete meninos. O sobrenome Costa significa “que vive na costa”, “que vive junto à encosta”, “que é natural do litoral”.

Ulisflávio

A junção de nomes nesse caso ficou bastante esquisita. Possivelmente ele é a aglutinação dos nomes Ulisses e Flávio.

Ganha o sentido de “o irritado que é louro” ou “o filho da raiva com cabelos de ouro”.

Free William da Silva

É bem possível que Free William tenha sido inspirado no filme Free Willy, da orca Willy. A criatividade foi além e colocaram William, que significa "protetor corajoso" ou "o que deseja proteger".

Durango Kid Paiva

Os pais desse menino foram lá nos anos 40 e se inspiraram no personagem dos filmes de faroeste, Durango Kid. Provavelmente foi uma homenagem a esse cowboy.

O sobrenome Paiva quer dizer “delicado” ou “descendente das terras de Paiva”.

Padre Filho do Espírito Santo Amém

Mais cristão do que esse nome não deve existir. Os pais se basearam na trindade do pai, do filho e do espírito santo.

Vem da expressão “Em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo, Amém”.

Açafrão Fagundes

Por que não usar o nome de um tempero tão conhecido para colocar no filho? Tão original que chega a ser engraçado.

Horácio Treme Terra

É bem capaz desse menino já ter nascido abalando a terra, estilo um terremoto. Treme Terra é um apelido bastante engraçado.

Horácio é um nome próprio usual e significa “aquele que é protegido pelas horas”.

Abc Lopes

Bemvindo o Dia do meu Nascimento Cardoso

Céu Azul do Céu Poente

Inocêncio Coitadinho

Deumariana

Dezêncio Feverêncio de Oitenta e Cinco

Evangivaldo

Marcos dá Ré

Venério

Adomervilho

Jabesmar

Antonio Querido Fracasso

Darkson Stick Nick da Silva

Epílogo de Campos

Gêngis Khan Camargo

Manoel de Hora Pontual

Nolson Taboada

Francisco Facada Sargento da Cavalaria

Flávio Cavalcanti Rei da Televisão Nogueira

Tropicão de Almeida

Ubiratan

Xilderico Alarico de Freitas

Anclotinato

Duntalmo

Bizarro Assada

Elideus Exótico

Esparadrapo Clemente de Sá

Remédio Amargo

Um Mesmo de Almeida

Veja também:

Nomes mais estranhos e engraçados para registrar filhos

Nomes brasileiros que são a junção de nomes