Você está em busca de um nome de menina que seja leve, agradável, mas que ao mesmo tempo tenha um significado que fale alto no seu coração? A gente te entende! 

Neste artigo, selecionamos 25 belos nomes de menina que carregam essas características e, através de seus significados, pode falar diretamente com você e acabar com o seu “problema” de escolher o nome da filhota! 

Os nomes femininos mais delicados para a sua bebê

nomes femininos delicados

Sutilidade e ternura são aspectos difíceis de encontrar em um só nome, mas a gente se esforçou para fazer esse milagre. Abaixo, os nomes femininos mais delicados que encontramos em nosso site! 

1. Eve

A pronúncia desse lindo nome é inglesa, “Ivi”. É o diminutivo de Evelyn, que por sua vez significa “maçã” ou “avelã”. Saiba porquê clicando no nome! 

Simples, com apenas três letrinhas, esse nome carrega muito charme e a simbologia da fruta maçã, que entre outros sentidos, simboliza amor e fertilidade

2. Emily

A sonoridade de Emily é super feminina e até o significado combina: remete a "aquela que fala de modo agradável".

Uma das teorias de étimo vem da mitologia grega, derivando de Aimylios, homem que foi assim batizado por ter uma linguagem graciosa.

3. Flora

Desses nomes cujos significados são mesmo explícitos e automaticamente já geram algumas imagens na cabeça: você consegue enxergar flores bonitas ao pronunciar “Flora”? Pois é! 

Esse nome vem do latim, Flora, que deriva de flor, floris e significa “florida”, “cheia de flores”, por extensão, algo que é repleto de beleza. 

Na mitologia romana, Flora (Clóris para os gregos) era uma ninfa, deusa das flores e da primavera. 

4. Kiara

Esse é um nome feminino delicado e diferente que tem duas origens possíveis. Uma aponta para o significado de “brilhante ou clara” e outra “negra”. Totalmente opostos, não é? 

A parte boa de variar o sentido é que a beleza do nome pode abranger mais pessoas! Quer saber o porquê dos significados? Clique no nome! 

5. Isis

Um nome delicado mas que ao mesmo tempo carrega a força de uma deusa! 

Segundo historiadores, a origem está na palavra iestai, que significa “adiantar-se”. É o nome de uma deusa egípcia, conhecida como Sait, Ist, Iset, Aset ou Ueset. Teria um significado semelhante a "eu nasci de mim mesma, não venho de ninguém".

Na mitologia, Isis é a deus da fertilidade, um modelo de mulher, e a mãe de Hórus. Saiba mais clicando do nome! 

6. Jasmim

Você já sentiu o perfume de um Jasmim? O cheiro dessa flor é tão famoso que tornou-se produto do dia a dia de qualquer dona de casa.

O significado desse nome é mesmo o da flor, oriundo no nome persa Yasmin

7. Julie 

Incrível como apenas uma letrinha faz diferença. Enquanto “Júlia” é um nome bastante comum no Brasil, com quase 500 mil registros segundo o Censo de 2010, “Julie” tem pouco menos de 5 mil pessoas registradas. 

Além de mais delicado, é também mais diferente. 

Deriva de Juliana e reflete atributos da juventude, através da palavra grega ioulos, que no feminino significa “jovial”. 

Há ainda outras teorias a respeito do nome Julie. Se tem curiosidade, não deixe de ler a descrição completa. 

8. Laiane

A impressão é que todos os nomes iniciados com L tem uma sonoridade agradável, quase musical, não é? 

Laiane é um nome hebraico, variante de Liliana e Elisabete. Significa “Deus é juramento”. Outra teoria é que, sendo uma variante do nome romeno Liana, também possa significar “luz”. 

9. Mel

Hummmmmm, quem não gosta da doçura de um bom mel?  Ou mesmo seria perguntar quem não gosta do sorriso fofo de uma criança. 

A palavra tem raiz grega, meli, que significa “mel”. Por extensão, esse nome delicado de menina carrega os atributos de dócil, suave. 

10. Rebeca

Às vezes a criança chega numa família e consegue juntar todo mundo, restaurar uma harmonia que havia sido perdida. Um senso de família que a presença de bebê faz renascer. 

Esse nome hebraico vem da palavra Ribhqah, que literalmente significa "união", "ligação", "aquela que une".

Também é um personagem bíblico do Antigo Testamento, mãe de Jacó e Esaú e muito bonita. 

Ou seja: um nome que transborda sentidos positivos! 

Nomes de menina delicados e lindos 

nomes delicados e lindos

Então não basta ser delicado, tem também que ter graça, ser lindo. A gente gosta de desafios assim: bem exigentes. Vamos à lista de nomes que expressam beleza, simplicidade e elegância em poucas letras. 

11. Amy

A pronúncia desse gracioso nome inglês é “Emi”. 

O significado também é afetuoso, assim como a sonoridade: variante de Amée, nome originado do francês antigo, particípio passado do verbo amer “amar”, significa literalmente “amada”.

12. Íris

Além de ser o nome de uma deusa grega, a deusa mensageira, Íris também lembra o símbolo mundial da diversidade, o arco-íris. 

A origem do nome deriva do verbo eiren, “dizer”, e significa  justamente “mensageira" ou "mensageira pela palavra”.

Segundo a lenda, a deusa Íris tinha asas de ouro e se manifestava como um arco-íris colorido no céu, simbolizando sua ligação entre o céu e a terra.

Também é o nome de uma flor e o nome da parte colorida do olho humano. Só coisa bonita!  

13. Esther

Um nome meigo e doce que carrega a simbologia da perfeição, da luz e da esperança.

Isso porque vem do nome hebraico Ester, que está calcado no persa Stara, no caldeu Ishtar, no hitita Shittar, e no latim Stella, significa literalmente "estrela".

Também pode ser escrito sem o “h”, de forma simplificada, Ester. 

14. Laila

Este é um nome delicado, diferente e com um significado amável. 

Tem origem a partir do árabe Láyla, calcado na palavra láylah que quer dizer “noite”, do persa Lailá, significa “escura como a noite”. Por extensão, carrega a simbologia da beleza noturna, do brilho, luar. 

15. Maitê

Esse gracioso nome feminino tem várias origens possíveis, você pode acessar a todas clicando no nome.

Por causa disso, o significado varia entre “amada”, “senhora do verão” ou “soberana que colhe o que cultiva”.

Todos eles, de alguma forma, ligados a características admiráveis e interessantes. 

16. Luna

São muitas as simbologias desse lindo e delicado nome feminino que significa, literalmente, lua. 

A lua representa atributos como feminilidade, iluminação, esperança. Também é uma deusa romana que se materializa no formato de lua. 

E então, você gostaria que o nome da sua filha representasse o símbolo máximo da noite? Não há como negar que a imagem é bem bonita!

17. Melissa

Melissa foi uma deusa grega que cuidou e alimentou Zeus quando criança.

O nome surge do latim, derivado da palavra mélissa, que quer dizer literalmente “abelha”.

Uma curiosidade é que “melissa officinalis” é o nome científico de uma planta medicinal muito conhecida dos brasileiros: a erva-cidreira.

18. Mia

Pode parecer, mas este nome não tem nada a ver com gatos! 

Os étimos variam bastante e os significados também, podendo ser  “estrela do mar”, “minha”, “quem é como Deus?”, “dor de alguém que deseja muito, mas não pode ter filhos”.

Quer saber porquê tantas coisas diferentes? Clica no nome para saber mais! 

Nomes compostos femininos que são meigos 

nomes femininos delicados compostos e meigos

Quem disse que dois nomes juntos não podem compor uma dupla fina e agradável? É o caso desses nomes compostos de menina: juntamos opções clássicas e mais diferentes para chegar a nomes meigos e raros ao mesmo tempo. 

19. Ana Clara

Esse belo nome composto junta dois nomes com significados lindos que formam um só sentido: “mulher clara cheia de graça” ou “mulher ilustre pela sua graça”.

Sendo Ana um nome bastante comum no Brasil, a junção com Clara dá um toque especial e o torna mais diferente e delicado. 

20. Ana Gabriela

Neste nome composto, temos um significado também muito forte. Como sabemos, Ana significa graça, já Gabriela remete à “mulher de Deus, mulher forte de Deus”.

Assim, Ana Gabriela tem o sentido de “mulher de Deus cheia de graça” ou “mulher forte de Deus graciosa”. Um prato cheio para quem tem fé!

21. Bela Vitória

Não é muito comum ouvir esse nome por aí, não é? Estamos diante de um nome que traz delicadeza, mas também contentamento, alegria. 

O significado de Bela vem do hebraico Izebel, que significa “casta”, “pura”, já Vitória é mesmo um nome literal, que remete a vencedora. 

Sendo assim, esse nome encantador significa “pura vitória” ou “vitória genuína”. 

22. Maria Alice

Tanto Maria quanto Alice são nomes bastante comuns no Brasil, mas os dois juntos não é tão comum assim. 

O significado é forte e poderoso: "senhora soberana de linhagem nobre".

Quer entender o porquê? Clique no nome! 

23. Maria Flor

Mais uma Maria! Mas dessa vez acompanhada de um nome que já citamos aí em cima e que tem significado literal, flor. 

Maria, além de ser um nome feminino que remete a força da mulher, a progenitora, também carrega uma delicadeza sem igual. Já de flor nem precisamos falar! Existe coisa mais delicada que isso?

24. Maria Lívia

Já sabemos que Maria significa “senhora soberana”, nos resta saber de Lívia. Esse nome vem no latim, do nome de família romano Lívia, que significa literalmente "lívida, pálida".

Sendo assim, é um nome que significa "senhora soberana pálida". O Lívia, mais moderno e leve, quebra o peso do tradicional Maria e causa a comunhão perfeita! 

25. Yara Luzia

Esse é um nome composto bem diferente que separamos para você! 

Junta os significados de Yara, nome indígena que significa “senhora das águas” e Luzia, que significa “a luminosa, que irradia luz”. 

O sentido, então, remete a “senhora das águas que ilumina”. Além de ser uma opção incomum de nome para menina, ainda tem um conceito bem místico e belo! 

Esperamos que tenha gostado das opções que separamos de nomes femininos delicados para você. Se está buscando nomes para menina, achamos que também vai gostar de: