Nomes antigos femininos: 52 sugestões para a sua filha

Equipe do Dicionário de Nomes Próprios
Equipe do Dicionário de Nomes Próprios
Criado e revisado pelos nossos editores

Alguns nomes femininos antigos voltaram a fazer parte da modernidade, outros caíram em desuso, mas que têm lindos significados.

Selecionamos nomes femininos antigos e clássicos, muitos encontrados em pessoas mais velhas, mas que podem voltar a qualquer momento.

Madalena

Madalena foi um nome popular nas décadas de 50 e 60. Tem origem no grego Magdaléne, que significa a que vem de Magdala ou a que habita em Magdala. Magdala era pequena aldeia na Galileia, que em hebraico significa torre ou torre de Deus. Assume o sentido de a que vive na Torre de Deus.

Cora

Cora é um nome com picos de popularidade nos anos 30 e 50 no Brasil. Tem origem no grego Kora, derivado de kóre, que significa moça, donzela, virgem.

Eugênia

Eugênia foi bastante popular nos anos 60 no Brasil, carregando um simbolismo ligado à virtude. Tem origem no grego Eugénios, composto pelos elementos eu, que quer dizer bem, bom e génos, que significa raça, estirpe. Assume o significado de bem-nascida, aquela que tem origem nobre, aquela que tem boas origens.

Célia

Célia foi um nome é bastante popular no Brasil, com seu auge na década de 80. Ele apresenta três possibilidades de origem, a primeira a partir do inglês Celia, uma abreviação de Cecília, que significa cega. A segunda surgindo do latim coeli, caelum, significa dos céus. Já a última, sendo uma variante feminina de Célio, derivado do etrusco celi, quer dizer setembro.

Benedita

Benedita tem origem no latim Benedictus, derivado de benedico, significa bendita, abençoada, louvada.

Arlete

Arlete foi um nome popular na década de 60. Apresenta duas possíveis origens, através do nome de lugar Arlette, que deriva do inglês antigo alrett, elrett, significa do bosque de amieiros, da floresta de amieiros. Já a partir de Arlette, forma francesa de Harlet, quer dizer comandante do exército.

Carlota

O nome Carlota possui uma sonoridade diferente. É o diminutivo de Carla, que tem origem no germânico Karl, a partir de karal, kerl, significa mulher, mulher do povo ou mulher livre.

Irene

Com uma sonoridade forte e ao mesmo tempo um significado harmonioso e calmo, o nome Irene teve seu auge de popularidade nos anos 50. Tem origem no nome grego Eiréne, a partir da palavra eiréne, que quer dizer paz. O nome assume o significado de a pacificadora, a pacífica.

Tânia

O nome Tânia significa pertencente à família de Tácio, pertencente ao pai ou semelhante ao pai. Foi um nome muito comum no Leste Europeu e na Rússia.

Elizabeth

Tanto na sua versão em inglês Elizabeth quanto em português, Elisabete, o nome conquistou o coração de milhares de brasileiros, principalmente da década de 60. Apresenta uma sonoridade firme, além de ser conectado à nobreza, por causa da rainha Elizabeth II. Elizabeth tem origem no hebraico Elishebba, significa Deus é abundância ou o meu Deus é juramento.

Rogéria

O elegante e imponente nome Rogéria é a variante feminina de Rogério, nome originado através do germânico Rodger. Estes nomes são compostos pela junção das palavras hruot, que quer dizer "fama, glória" e ger, que significa "lança". Por extensão, este nome ganha os significados de famosa com a lança, lanceira célebre e lança gloriosa.

Maitê

Significados adoráveis e muito elegantes estão associados ao nome feminino Maitê, um nome que voltou a ganhar popularidade no Brasil nesta última década.

Maitê é um nome feminino que teria se originado a partir do idioma basco. Este idioma é comum em algumas regiões da Espanha e França, nomeadamente na Vascônia. Os significados associados com o nome Maitê são amável, amada, senhora do verão e soberana que colhe o que cultiva.

Eva

Eva é um nome que obteve seu auge nos anos 50 e 60, ele carrega um simbolismo lindo ligado à vida. Tem origem a partir do hebraico Hawwá, Havah, derivado da raiz hawá, que quer dizer ela viveu, ficando com o significado de a que vive, a vivente, a que tem vida ou cheia de vida.

Rute

O nome Rute teve seu ápice de popularidade no Brasil nos anos 60 e 70. Rute carrega um lindo simbolismo conectado à amizade. O nome é a forma portuguesa da variação gráfica inglesa, alemã e escandinava, Ruth. Tem origem no hebraico Ruth, que deriva da palavra Re’ut, que quer dizer amiga.

Vera

O nome Vera faz referência a ótimas virtudes, como sinceridade. O nome alcançou seu auge de popularidade no Brasil nos anos 50 e 60, sendo um verdadeiro clássico. Tem origem a partir do latim verus, vera ou verum, que quer dizer literalmente verdadeira, sincera ou franca.

O nome também tem outra origem possível, do eslavo wjera, que significa , fidelidade, assundo o significado de a que tem fé.

Celeste

O nome Celeste tem relação com céu e o divino, obteve seu pico de popularidade no Brasil nos anos 60. Tem origem no adjetivo celeste, derivado do latim caelestis, que quer dizer literalmente do céu, celeste, celestial.

Carmen

Carmen é um nome clássico e poético. Tem duas origens principais, a primeira do hebraico karmel, que significa vinha de Deus. A outra origem é do latim carmen que quer dizer canção, melodia ou poema.

Augusta

Augusta é um nome antigo que significa sagrado, consagrado, sublime, elevado. Muitas princesas germânicas do período pós-renascentista receberam "Augusta" como segundo nome.

Agatha ou Ágata

Os nomes Agatha e Ágata têm origem do grego Agathe e Agathós, os quais por sua vez têm origem na palavra grega agathos, significando boa, perfeita, respeitável, virtuosa.

Apolônia

Apolônia alcançou seu auge de popularidade nos anos 40 no Brasil. O nome tem origem numa antiga cidade grega (Ilíria), nomeada em homenagem ao deus Apolo. Com origem no nome antigo grego Apollónios, significa literalmente consagrada a Apolo. Que por ser o deus do Sol e das artes, o nome ganha o sentido de em honra a Apolo, filha do sol.

Anastasia

Anastasia é antigo nome feminino grego, muito difundido em países de língua inglesa. Tem origem no grego anastásios, proveniente de anastasis, que pode ser traduzido por ressurreição ou aquela que tem força para ressuscitar.

Demetra

Também chamada de Deméter, esses dois nomes antigos femininos fazem referência a deusa grega da colheita, da fertilidade e da terra. É um nome composto pela junção dos termos gregos da, que significa terra e meter, que quer dizer mãe, significando mãe da terra. Essa deusa é considerada boa pelos gregos, filha de Cronos e Reia.

Cassandra

Cassandra é um nome com sonoridade forte que faz referência a personagem da mitologia grega filha da rainha Hécuba de Tróia e do rei Príamo. Tem origem no grego Kassándra, possivelmente formada pela união dos elementos kekasmai, kad, que significa “brilhar” e aner, que quer dizer “homem”, fica com o significado de a que brilha sobre os homens ou a que protege os homens.

Alberta

Alberta é um nome antigo e raro no Brasil. Tem origem no germânico Adalbert, que é formado pelas palavras adal, que significa "nobre", e, berth, que quer dizer "ilustre" ou "brilhante". Fica com o significado de nobre brilhante ou ilustre nobre.

Alfreda

Alfreda tem origem no germânico Alverad, formado pela união dos elementos alp, alf, que significa “gênio, alfo, duende” e rat que quer dizer “conselho”. Fica com o significado de conselheira engenhosa ou elfo conselheira.

Alda

Alda apresenta duas origens diferentes, através do vocábulo familiar de nomes femininos iniciados com o elemento Ald, significa aquela que é nobre. Popular em Portugal nos séculos XII e XIV, com o sentido de a sábia e a que possui riqueza interior.

Lucineide

Lucineide foi um nome foi muito popular nos anos 70. Provém da junção dos nomes Lúcia e Neide, assumindo os significandos de a gloriosa filha iluminada ou aquela que nasceu com luz e glórias.

Lúcia tem origem no latim Lucius, derivado dos elementos lyke, luc, luk, que deram origem a palavra em latim lux, e significa “a luminosa”, “a iluminada”. Já Neide é uma adaptação do nome francês Énéide, que tem origem no grego Aineís, que quer dizer "filha de Eneias". Ficando também com o significado de "filha do homem abençoado".

Lurdes

Lurdes foi um nome muito popular no Brasil, ele alcançou seu auge nos anos 50 e 60. É uma variação do nome Lourdes, que deriva do basco Lorde, que quer dizer "escarpa", significa escarpa rochosa em declive.

Iracema

Iracema é um nome com sonoridade forte e um simbolismo ligado à doçura. Obteve seu auge de popularidade nos anos 50. Tem origem no guarani iracema, composto pelos elementos ira, que tem origem no nheengatu que significa “mel” e acema, que quer dizer “escorrer” ou “sair em grande quantidade”. O nome significa lábios de mel, a saída do mel ou o fluxo do mel.

Ivaneide

Ivaneida é uma composição criada pelos brasileiros, da união dos nomes Ivana e Neide. O nome significa sortuda, abençoada por Deus, aquela que Deus perdoa e em quem deposita sorte.

Ivana tem origem no hebraico Iohanan, a partir dos elementos Yah “Javé, Jeová, Deus” e hannah “graça”, significando “Deus é cheio de graça”, “agraciada por Deus” ou “a graça e misericórdia de Deus”, “Deus perdoa”. Já Neide significa "filha de Eneias", "filha do homem abençoado".

Auxiliadora

O nome Auxiliadora faz referência à Virgem Maria e foi bastante popular no Brasil nos anos 60, sendo um verdadeiro nome clássico feminino. Com origem espanhola e de herança religiosa, significa aquela que ajuda, aquela que ampara, aquela que dá suporte e auxilia.

Teodora

Teodora é um nome antigo, popular no Brasil nos anos 40. Tem origem no nome grego Treódoros, formado pelos termos théos que significa “Deus” e dôron, que quer dizer “dom, dádiva”, significa presente de Deus, dádiva divina.

Anabel

O nome Anabel teve seu auge de popularidade nos anos 60. O nome é uma aglutinação dos nomes Ana e Isabel. Significa graciosa e pura ou mulher cheia de graça e beleza. Ana tem origem no hebraico Hannah e significa "graciosa" ou "cheia de graça". Já Isabel pode ter surgido tanto do hebraico Izebel, que significa “Deus é juramento”, quanto do francês belle, que quer dizer “beleza”.

Rosângela

Rosângela é um nome com significados fortes: rosa angelical, espécie famosa de anjo ou espécie famosa de mensageira. É um nome composto, formado a partir da junção de dois outros nomes Rosa e Ângela.

Regina

Regina é um nome clássico feminino que significa rainha, senhora absolut ou a maior.

Fátima

Fátima é um nome sagrado que carrega os significados: mulher que desmama seus filhos, mulher que realizou seus filhos no caminho do conhecimento divino. Em Portugal sua popularidade foi influenciada também pela devoção a Nossa Senhora de Fátima.

Marta

Marta carrega um simbolismo de cuidado e proteção. Tem origem no aramaico Martha, que por sua vez se originou a partir das palavras aramaicas marta', mar, e mara, que podem significar senhora, patroa, dona de casa, protetora do lar.

Filipa

Significa a amiga dos cavalos. É um nome muito comum em Portugal que tem origem grega, Filipa foi o nome de algumas rainhas, como Filipa de Lencastre, rainha de Portugal, e Filipa de Inglaterra, rainha da Inglaterra, Dinamarca, Noruega e Suécia.

Susana

Susana é um nome que teve seu pico de popularidade nos anos 80. O nome carrega um simbolismo delicado. Tem origem a partir do hebraico Shoshannah, derivada da palavra shoushan, que quer dizer literalmente lírio ou açucena. Por causa do lírio ser uma flor que simboliza pureza, o nome também recebe o sentido de pureza.

Branca

O nome Branca teve seu pico de popularidade nos anos 50. É um nome de origem portuguesa, surgindo a partir do adjetivo branca, significa literalmente branca, alva, cândida.

Beatriz

Beatriz carrega os seguintes significados: a que traz felicidade, aquela que faz os outros felizes ou viajante, peregrina.

Alice

Alice é nome clássico na França e na Inglaterra, popularizado por volta do século XII. Com origem nas versões francesas Adaliz, Alesia, Aliz, utilizadas como diminutivo de Adelaide, que tem origem no germânico Adelheid, significa de qualidade nobre, de linhagem nobre.

Inês

Um nome de origem grega e espanhola que significa pura, casta ou cordeiro. Foi encontrado em Portugal em obras redigidas no século XIII.

Joana

Um nome de menina muito comum em Portugal que significa Deus é cheio de graça, agraciada por Deus ou a graça e misericórdia de Deus e Deus perdoa.

Sara

Sara é um nome delicado, significa: princesa, senhora, dama. É o nome de uma personagem bastante popular nas histórias bíblicas, citada no Antigo Testamento como a esposa de Abraão e mãe de Isaac.

Sônia

Sônia foi um dos nomes preferidos pelos brasileiros na década de 60. Ocupa a posição de nomes clássicos femininos no Brasil. Carrega um lindo simbolismo ligado à inteligência, surgiu a partir do russo Sonja, o qual é um diminutivo de Sofia, significando sabedoria ou sabedoria divina.

Daniela

Um bonito nome hebraico que significa Deus é meu juiz ou É o Senhor quem me julga. Recebe a classificação de teofórico em virtude de nele estar incorporado o nome de Deus, através do elemento El.

Cátia

Um nome de origens russa e grega, mas utilizado em Portugal a partir da metade do século XV. Significa pura, casta.

Sandra

Sandra é um nome que quer dizer protetora da humanidade ou defensora do homem. É um nome bastante comum tanto no Brasil quanto em Portugal.

Catarina

Catarina foi o nome de diversas imperatrizes e rainhas, ele se tornou muito popular no século XV. No Brasil, obteve seu pico de popularidade nos anos 50. Tem origem no nome grego Aikaterhíne, que deriva da palavra katharós, que significa pura, casta.

Mônica

Mônica foi um nome muito popular no Brasil nas décadas de 70 e 80. A sua variante gráfica inglesa, sem acento, tem sido usada nos países de língua inglesa desde o século XVIII. Com a origem incerta, pode ter surgido do grego Mónikos derivado da palavra mónos, que quer dizer “um”, significando , solitária, viúva.

Clarice

Clarice teve o seu auge de popularidade no Brasil nos anos 60, carrega um simbolismo ligado à luz e à iluminação. Derivado do nome próprio Clara, que por sua vez é uma variação do nome Clarissa, o qual tem origem no latim clarus, a partir do adjetivo clara, significa a que é brilhante, luminosa ou ilustre.

Confira mais nomes: