Os nomes antigos para meninos e meninas estão voltando à tendência.

Pode até parecer que a escolha dos nomes dos bebês é exclusivamente por causa do gosto dos pais e da família, mas há nomes que entram e saem de moda conforme passam os anos, é o que detectamos através do Censo do IBGE. 

Seja para homenagear velhos parentes ou mesmo escolher um nome mais clássico para o seu bebê, a lista dos 30 nomes antigos abaixo oferece lindas opções para você. 

Nomes antigos femininos

nomes antigos para bebe

Batizar meninas com nomes antigos é uma tendência que está voltando com tudo. Clássicos, fortes e bonitos, um nome antigo pode ser uma opção para sair do lugar-comum.

Pensando nisso, fomos ao site do IBGE e selecionamos os 15 nomes mais populares entre 1940 e 1970 que podem ser opções de nomes antigos lindos para sua filha. 

1. Ana

Alguns nomes nunca saem de moda, não é? Parece o caso de Ana que há mais de cinco décadas figura entre os nomes mais populares do Brasil. São mais de três milhões! 

O nome tem o sentido de dádiva, com várias personagens bíblicas nomeadas assim. Vem do hebraico Hannah, mais tarde do latim Anna, que quer dizer "graciosa, cheia de graça".

2. Antônia

Com um pico de registros na década de 1960, Antônia é um nome antigo feminino com uma forte sonoridade e beleza. 

Surge a partir do latim, Antonius, um nome de família romano, que teve como ente mais famoso, o imperador Marco Antônio.

O significado pode variar de  "valiosa", "de valor inestimável" até "alimentado de flores", dependendo da teoria, que você pode ler clicando no nome. 

3. Aparecida

Entre 1940 e 1960, o registro de Aparecidas no Brasil duplicou. No Brasil, é um nome bastante popular, principalmente entre católicos, pois é o nome da santa padroeira do país. 

A história é que em 1717 dois pescadores paraibanos acharam a imagem da santa em um rio, e depois disso, a abundância de peixes foi enorme. Doze de outubro é feriado nacional em sua homenagem. O nome significa, literalmente "a que apareceu".

4. Cláudia

Foi em 1970 o maior número de registros de brasileiras com esse nome, que origina-se do latim Claudius, e significa "coxo, manco". 

A origem mais real é que o nome surgiu em decorrência de um patriarca de uma família romana antiga que andava mancando. Dessa família surgiram vários imperadores, o mais famoso sendo Claudiu I. 

5. Fátima

Em 1940, o número de Fátimas no Brasil era de 3 mil pessoas. Em 1950, já eram mais de 50 mil. Algo aconteceu que esse nome antigo ficou tão popular em pouco tempo, mas também é um nome muito comum entre católicos.

São dois significados. Um que deriva do árabe Faatima e quer dizer "mulher que desmama seus filhos". E dessa mesma origem vem o elemento fath, que quer dizer "vitória" ou "conquista". 

Na tradição muçulmana, Fátima é uma das filhas de Maomé. Na tradição cristã há também uma santa, a Nossa Senhora de Fátima. 

6. Francisca

Foi em 1960 a maior incidência de registro de meninas com este nome antigo.

É a versão feminina de Francisco, nome que vem do latim Franciscus, derivado do germânico Frankisk, em que o Frank quer dizer "Franco", e o sufixo isk denota nacionalidade. Franco significa "livre", por isso, o nome Francisca pode ser traduzido como "francesa livre".

Há também a variante inglesa, Francesca, e a francesa, Françoise. Ambos nomes chiques e bonitos, também

7. Joana

Foram mais de 50 mil as Joanas registradas no país em 1950. O nome tem origem no latim, Iohanna e é a variante feminina de João, proveniente do hebraico Yehokhanan, resultado da união dos elementos Yah, "Javé, Jeová, Deus", e hannah, "graça".

Joana significa, portanto, "Deus é cheio de graça" ou "a graça de Deus". Giovana é a variante italiana e Jane a inglesa. 

8. Lúcia 

Na década de 1960 já eram quase 100 mil as Lúcias brasileiras. Este nome antigo tem um bonito significado, originando-se do latim Lucius, que por sua vez, vem da palavra lux, que significa luz.

Lúcia, então, remete a sentidos como "a iluminada" ou "luminosa". 

9. Maria 

O campeão dos campeões! 

Há muitas e muitas décadas que o nome Maria lidera a lista dos nomes de menina do Brasil. Quase não dá para dizer que é antigo, pois continua sendo um dos mais queridos pela população. 

Você pode ler as possibilidades de étimo desse nome clicando nele, mas adiantamos que os significados variam entre "Senhora soberana", "vidente" ou "pura", dependendo da origem. 

Por ter sido o nome da mãe de Jesus na bíblia, é adotado desde o século XVI como um dos nomes femininos mais comuns.

10. Marlene

Foi em 1960 que Marlene teve o seu pico de registros nacionais, com mais de 100 mil pessoas. É um nome que junta os significados de Maria e Madalena. 

Esta união traz o sentido de "senhora soberana que vive na Torre de Deus", "vidente que habita Magdala" ou "mulher pura que vive na Torre de Deus".

A variante Marlena também é uma linda opção de nome antigo para bebê.

11. Rita

Aqui os nomes se relacionam um com os outros. Apesar da sonoridade ser diferente, Rita é apenas uma variante de Margarita, sendo o seu diminutivo na versão italiana. 

Margarida origina-se de Margherita, a partir do grego margarítes, do latim Margarita, que quer dizer literalmente "pérola". Alguns estudiosos ligam o nome ao persa murvarid, murwari, que significa "criatura de luz", por extensão, "iluminada".

12. Rosa

Simples, bonito, lembra flor e ainda é a cor que simboliza feminilidade. Quer nome antigo para bebê mais bonito que esse? 

A origem varia, sendo a mais aceita um nome a partir dos elementos germânicos hrod, que significa "fama" e heid, que quer dizer "espécie" ou "tipo". Teria evoluído para o inglês Rohese, e mais tarde, na Idade Média, para Rose. Daí passou para Rosa, em português. 

Tem o sentido, então, de "espécie famosa" ou "bela flor". 

13. Sandra

Muitas Sandras foram registradas na década de 1970, coincidentemente ou não a mesma em que a música de Sidney Magal, "Sandra Rosa Madalena", estourou como hit nacional. 

O nome vem do italiano, como diminutivo de Alessandra ou Cassandra. A raiz no entanto é grega, derivada do verbo alexo, que significa "repelir, defender ou proteger". Unido ao vocábulo andrós, que quer dizer "homem", o nome tem o significado de "protetora do homem" ou "defensora da humanidade".

14. Tereza ou Teresa

Esse nome antigo brasileiro teve o seu pico em 1950 e tem origem grega, belíssima para quem ama a natureza. 

Vem de Therasia, que significa "natural de Terra", "habitante de Terra". Valorização das origens é um dos sentidos associados. 

Não deixe de ler outros significados por trás do nome Tereza, clicando nele.

15. Vera

Uma das poucas coisas que qualquer brasileiro sabe falar em italiano é "é vero", quando dizer que algo é verdade.

Pois a origem do nome é por aí. Vera surge a partir do latim verus, vera ou verum, que quer dizer literalmente "verdadeira", "sincera" ou "franca". Outra teoria e que tenha vindo do eslavo wjera, que significa "fé", "fidelidade". 

Nomes antigos masculinos 

nomes antigos para bebes masculino

Depois que a carreira de Cauã Reymond deslanchou na televisão em meados dos anos 2000, o número de Cauãs brasileiros cresceu mais de 3.000%.

A influência de celebridades na forma com as pessoas nomeiam seus filhos no Brasil é clara. João (filho da Angélica) e Enzo (filho da Cláudia Raia) são prova disso.

Selecionamos os nomes antigos de menino que estavam em alta entre os anos 1940-1970 e agora começam a voltar à tona. 

1. Antônio

Em 1960, eram mais de 500 mil os Antônios brasileiros. Nome de origem latina, há também teorias de que o nome pode ter vindo tanto do grego Antónios, que significa "valioso", quando de antheos, que quer dizer "alimentado de flores".

Foram muitas as personalidades históricas com esse nome, entre guerreiros, reis e derivados. No Brasil, é conhecido especialmente por nomear o santo casamenteiro.

2. Carlos

Depois de 1950, quando o nome Carlos teve um pico de registros, até que se manteve estável entre os nomes mais populares do Brasil. Ainda assim, entre na lista dos nomes antigos masculinos que podem voltar à moda. 

O nome vem germânico Karl, a partir dos termos karal, kerl, que significa literalmente "homem do povo". O sentido remete a alguém guerreiro. 

3. Francisco

Já comentamos aí em cima o nome Francisco em sua variável feminina, que vem do latim e significa "francês livre".

O pico de registros deste nome no Brasil foi na década de 1960, e agora vem voltando à moda com algumas celebridades adotando-o.

4. Geraldo

Mais de 90 mil Geraldos foram registrados no Brasil em 1960. Esse nome antigo tem um étimo germânico, Gerwald, composto pela junção dos elementos gair, que significa "lança", e wald, vald, waltan, que significa "governar, dirigir". Tem o sentido de "senhor da lança, guerreiro forte". 

Há uma história interessante do porquê a popularidade dele cresceu no mundo, não deixe de ler a descrição completa clicando no nome!

5. João

Outro campeão que nunca sai de moda. Mesmo tendo estado entre os nomes mais registrados em 1940 e 1970, João continua sendo um "nome antigo" que nunca sai do gosto dos brasileiros. 

Isso porque também é um dos nomes judeus mais usados desde a Antiguidade. Dois personagens públicos ajudam a impulsioná-lo, João Batista e o apóstolo João. 

A origem é hebraica, Yehokhanan, Iohanan, composto pela união dos elementos Yah, que significa "Javé, Jeová, Deus", e hannah, que quer dizer "graça". Ficando então o sentido de "agraciado por Deus".

6. José

Muito popular nos anos 1960, este nome antigo começa a voltar para os lares brasileiros aos poucos. Ele vem do hebraico Yosef, que quer dizer "Ele acrescentará", referindo-se a Deus. Pode também ter o sentido de "Deus multiplica". 

Personagens bíblicos, como o próprio pai de Jesus, ajudam na popularidade do nome no mundo. Outros 35 santos chamam-se José, também. 

7. Joaquim

Nos anos 1940 e 1950 Joaquim era um dos top nomes brasileiros. Depois caiu e, assim que Angélica e Luciano Huck nomearam um de seus filhos com esse belo nome, começou a ficar popular de novo. 

É um nome antigo de origem hebraica, Jehoiachim, que significa "Jeová estabeleceu". Foi o nome de um dos reis de Judá. E também pai da Virgem Maria, avô de Jesus.

8. Jorge

Nome de um dos santos mais populares do Brasil, foi em 1960 o pico de registros nacionais desse nome antigo masculino. 

A origem é grega, derivando da palavra georgós, formada pela união dos termos ge, que quer dizer "terra" e érghon, que quer dizer "trabalho", de modo que significa "aquele que trabalha na terra", "agricultor".

9. Luís e Luiz

Este é outro dos nomes antigos de menino que, depois que teve o seu número maior de registros na década de 1960, nunca mais saiu do gosto dos brasileiros. 

A variante ou s ou z dão no mesmo significado: "combatente glorioso". A base é germânica Hloddoviko, Chlodovech, composto pela junção dos elementos hlot, hlut, que significa "famoso, ilustre, célebre", e wig, que quer dizer "guerreiro".

10. Manoel e Manuel

A gente tende achar que Manuel, com u, é uma variante de Manoel, mas na verdade é o contrário.

Isso porque o nome é o mesmo surge partir do hebraico Immanuel, formado pela junção dos elementos immánu, que significa "conosco" e El, que quer dizer "Deus, Senhor" e significa "Deus está conosco", ou "Deus conosco".

Foi um nome antigo muito popular no país entre 1950 e 1960, nomeando um dos maiores poetas brasileiros, Manoel de Barros.

11. Paulo

Entre 1940 e 1960, o número de Paulos no Brasil quadruplicou. Desde então, vem mantendo um número considerável de registros, apesar de já não ser considerado muito moderno nos dias de hoje. 

O nome tem origem do latim, Paullus, a partir de paullo, que quer dizer "pequeno" ou "baixo". Na Roma Antiga, para criar sobrenomes usavam-se características físicas para nomear as pessoas, é o caso de Cléber e Bruno

Paolo e Pablo são variantes também bem aceitas no Brasil.

12. Pedro

Outro dos nomes antigos masculinos que está sempre na lista dos preferidos do Brasil. Significa isso que soa mesmo: a partir da palavra petra (uma tradução do aramaico Cephas) Pedro significa literalmente "pedra, rochedo".

Também foi um dos personagens bíblicos mais próximos de Jesus. Mas outros 200 santos da igreja católica carregam a mesma alcunha. 

13. Raimundo

"Sábio protetor" ou "aquele que protege com palavras" são os significados desse nome germânico. 

Em 1960 teve um pico de registros, quase 150 mil, e nas décadas seguintes foi perdendo força. Mas nada impede que ganhe de novo, não é? Pelo contrário, com essa onda de nomes antigos surgindo novamente, tudo indica que mais Raimundos venham à tona! 

14. Sebastião

Todos significados de Sebastião remetem ao sentido de alguém que merece reverência, é sagrado

A origem deriva da palavra grega sebastós, que quer dizer literalmente "sagrado, venerável". Muito popular na década de 1950, o nome Sebastião chegou a registrar mais de 110 mil de brasileiros na época. 

São Sebastião foi o responsável pela popularização, não deixe de conferir a história clicando no nome ali em cima.

15. Sérgio

A origem deste nome não é muito bem definida. Pode ter vindo do etrusco, traduzido no latim para Sergius, significando, assim, "guardião" ou "aquele que protege". Mas também pode vir do latim servius, que poderia ser traduzido para "escravo" ou "servo".

Um nome antigo que foi muito usado nas décadas de 1960 e 1970 no Brasil.

Se gostou desse artigo, achamos que também pode querer ler: