Como uma forma de inspirar você que gosta de nobreza e realeza, nós separamos 46 nomes bonitos inspirados em princesas e rainhas da vida real, com os seus significados, além disso você poderá saber mais sobre a história dessas soberanas.

1. Diana

Se pudéssemos dizer quem foi a princesa mais popular e controversa da história, a resposta seria Diana, Princesa de Gales. Também comumente chamada de Lady Di, foi casada com o príncipe Charles, filho da Rainha Elizabeth II da Inglaterra.

A princesa Diana conseguiu alcançar uma popularidade que nenhuma princesa conseguiu, mesmo depois da sua morte.

Inclusive ela apoiou diversas instituições carentes e ajudou a desmistificar a Aids. Seu nome próprio significa “divina”, “aquela que ilumina”.

2. Elizabeth

Esse nome foi dado a diversas rainhas e mulheres da nobreza, mas a que se tornou mais popular, ainda viva, é a rainha da Inglaterra Elizabeth II.

Se tornou rainha com 25 anos e já completou 65 anos de reinado, comemorando o seu Jubileu de Safira. Elizabeth já posou para cerca de 139 retratos oficiais e já participou de 91 banquetes reais.

Seu nome quer dizer “Deus é abundância” ou “o meu Deus é juramento”. A versão em português de Elizabeth, é Elisabete.

3. Vitória

A Era Vitoriana teve origem com o reinado da rainha Vitória, que perdurou por 64 anos (1837-1901).

Ela se casou com o príncipe Albert e teve nove filhos. Seu reinado foi considerado um grande período de ascensão da burguesia, ela dominava diversos territórios, como a Índia, o Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Sudão, Quênia, Nigéria, entre outros.

O nome Vitória significa “vitória”, “vitoriosa”, “vencedora”.

4. Isabel

A rainha que carrega esse nome marcou a história, além de possuir uma personalidade implacável, o nome dela é Isabel de Castela.

Ela se casou com o rei de Aragão, Fernando, formando um dos reinos mais poderosos da Península Ibérica, Castela e Aragão.

Com o apelido de Isabel, a Católica, ela fortaleceu a Santa Inquisição, regime que condenava quem era contra os princípios católicos, e tornou a Espanha uma potência mundial.

Isabel quer dizer ‘’o meu Deus é plenitude’’.

5. Catarina

Existem duas grandes personalidades na história que carregam esse nome: Catarina de Médici, rainha consorte da França, e Catarina ‘’A Grande’’, rainha da Rússia.

Catarina de Médici foi casada com o rei Henrique II e teve muito influência na vida política francesa, sendo rainha regente quando seu marido morreu e o seu filho ainda não tinha idade para assumir o trono.

Catarina, A Grande, foi imperatriz da Rússia entre 1762 até 1796. Começou a governar em um período em que o Império Russo estava se expandindo, porém sofreu mais de seis revoltas durante o seu reinado.

De origem grega, o nome Catarina significa "pura, casta".

6. Grace Kelly

Uma das mulheres mais lindas e fabulosas do mundo, além de ser atriz e princesa, é a famosa Grace Kelly.

Ela se tornou princesa de Mônaco, após se casar com o príncipe Rainier III, em 1956. Morreu aos 52 anos e marcou a história do cinema clássico, ficando na décima terceira posição das estrelas importantes de Hollywood.

A junção dos nomes Grace e Kelly ganha o sentido de "donzela guerreira graciosa" ou "habitante do bosque que tem o dom divino".

7. Nefertiti

A rainha egípcia Nefertiti, junto do seu marido Amenhotep IV, liderou o maior império do século XIV. Ajudou a disseminar e consolidar a religião monoteísta que se baseava no culto ao deus sol Amon-Rá, com sua simpatia e carisma.

Seu nome provém do egípcio Nfrt-jytj, que quer dizer ‘’o belo chegou’’. Historiadores dizem que Nefertiti apresentava uma beleza estonteante.

8. Leonor

Existiram diversas rainhas com esse nome, principalmente em Portugal. Uma das mais importantes foi a Leonor de Avis ou Leonor de Lencastre.

Ela foi casada com o seu primo João II, rei de Portugal e Algarves, que era chamado de ‘’Príncipe Perfeito’’. Leonor apresentava uma personalidade de compaixão e misericórdia, com muitas virtudes cristãs, por conta disso é designada por alguns historiadores como "Princesa Perfeitíssima".

Leonor significa "a luminosa", "luz" ou "tocha".

9. Kate

Mais conhecida como Kate Middleton, também chamada de Catarina ‘’Duquesa de Cambridge’’, é uma princesa inglesa, esposa do príncipe William, o qual é neto da Rainha Elizabeth II.

Seu nome é uma forma encurtada de Katherine versão inglesa de Catarina, que quer dizer "pura" ou "casta".

10. Ameerah

É o nome próprio da princesa e filantropa Ameerah al-Taweel, da Arábia Saudita. Ela é muito conhecida nas mídias internacionais atuais, pelo seu viés humanitário e por querer promover mudanças.

É uma líder corporativa, fundadora e CEO da Time Entertainment Holding Company, além de atuar na causa do empoderamento das mulheres, principalmente no seu país.

Seu nome provém do árabe, sendo uma variante de Amirah, que é a forma feminina de Amir, o qual significa ‘’comandante, príncipe’’. Por conta disso, Ameerah significa ‘’comandante’’ e ‘’princesa’’.

11. Rania

Rania al Yassin, também conhecida como Rania Al Abdullah, é a rainha da Jordânia desde 1999, casada com o rei Abdullah II.

Ela é uma mulher muito elegante e ícone de moda, que luta por diversas causas, como educação, saúde e direitos das mulheres, sendo uma voz progressista no mundo árabe.

Seu nome provém do árabe, sendo uma variação de Raniya, que significa ‘’olhando para’’, que é uma derivação do termo árabe rana, que quer dizer ‘’olhar fixamente’’.

12. Beatrice ou Beatriz

A princesa Beatrice ou Beatriz de York faz parte da família real britânica, ela é neta da Rainha Elizabeth II e filha do príncipe André, que é duque de York.

Seu nome vem do latim e significa “a que traz felicidade” ou “viajante”.

13. Charlotte

Esse nome diz respeito à filha do príncipe William, duque de Cambridge, e de Kate Middleton, da nobreza da Inglaterra.

Seu nome é francês e quer dizer “mulher” ou “mulher do povo”.

14. Eugenie ou Eugênia

Irmã da princesa Beatrice e filha mais nova do príncipe André, Eugenie também faz parte da família real britânica.

Seu nome tem tudo a ver com a realeza, significa “bem-nascida”, “aquela que tem origem nobre”, “aquela que tem boas origens”.

15. Margaret

Filha do rei George VI e irmã caçula da Rainha Elizabeth II, Margaret foi uma princesa muito conhecida na monarquia britânica.

Margaret é um nome clássico da realeza e quer dizer “pérola”.

16. Rita

Como a primeira atriz a ganhar o título de princesa, Rita Hayworth foi uma linda e grande atriz de Hollywood dos anos 40. Ela entrou para a realeza ao se casar com o príncipe Aly Khan.

O nome Rita significa “pérola”, “criatura de luz”, “iluminada”.

17. Yasmin

Esse nome diz respeito à filha da atriz Rita Hayworth com o príncipe Aly Khan, a princesa Yasmin Aga Khan, que sempre se envolveu em várias causas sociais, especialmente sobre a conscientização da doença de Alzheimer.

Com origem persa, seu nome próprio tem o sentido de “jasmim”, "flor perfumada".

18. Ingrid

Esse nome foi dado para Ingrid Vitória, rainha da Dinamarca de 1947 até 1972.

Ele se casou com o rei Frederico IX e eles tiveram três filhas. Ingrid foi considerada uma rainha mente aberta e de bom-humor, abolindo costumes antiquados e reformulando as tradições da corte dinamarquesa.

O nome Ingrid significa "a amazona de Ingvi", "amazona do deus da paz e da fertilidade"; "a beleza de Ingvi".

19. Alexandra

Alexandra Feodorovna foi a imperatriz da Rússia, esposa do czar Nicolau II, que foi o último imperador russo da dinastia Romanov.

A paixão e amor entre eles dois são um dos fatos históricos que mais se destacam. Os pais de Nicolau eram contra o romance, que após cinco anos de trocas de cartas se tornou real, então logo depois veio o casamento.

Alexandra quer dizer "protetora do homem" ou "defensora da humanidade".

20. Letícia

A atual rainha da Espanha é chamada de Letícia (Letizia) Ortiz. Ela é casada com o rei Felipe VI.

Antes de se tornar rainha, ela era uma apresentadora televisiva e jornalista muito conceituada na Espanha.

O significado de Letícia é ''mulher alegre", "mulher que transmite felicidade".

21. Agnes

No português seu nome foi posto como Inês. Agnes foi uma imperatriz bizantina, sendo esposa de dois imperadores: Aleixo II Comneno e Andrônico I Comneno.

Seu nome quer dizer "pura", "casta" ou, ainda, "dócil como um cordeiro".

22. Juliana

Rainha da Holanda de 1948 a 1980, Juliana era filha única da rainha Guilhermina e do príncipe Henrique.

O nome Juliana é a versão feminina de Juliano, e significa “jovem”, "aquela que tem os cabelos negros", aquela com pelagem escura", “filha de Júpiter”.

23. Lívia

Conhecida como Lívia Drusilla, ela foi uma imperatriz romana, esposa do imperador Augusto, uma das mulheres mais importantes e de destaque da história. Apesar de viver na sombra de seu marido, ela era muito inteligente e conselheira, em diversos aspectos políticos e sociais.

Com origem no latim, o nome Lívia significa "pálida", "lívida" ou "clara".

24. Júlia

Sendo uma imperatriz romana, Júlia Domna foi esposa do imperador Septímio Severo e uma das mulheres mais poderosas da história. No reinado de seu filho Caracala, foi ela que praticamente governou o império, com políticas para o avanço da filosofia.

O nome Júlia significa “fofa”, “macia”, "jovem" ou “filha de Júpiter”.

25. Esther

Segundo o livro de Esther ou Ester, na Bíblia, essa mulher judia se tornou a rainha da Pérsia, mulher do rei persa Assuero.

De origem hebraica, esse nome significa "estrela".

26. Zoe

Imperatriz bizantina que governou de 1028 a 1050, Zoe Porfirogênita reinou ao lado de três maridos: Romanos III, Michael IV e Constantine IX.

Seu nome quer dizer "vida", "cheia de vida”, “vivente".

27. Teodora

A mulher que carrega esse nome foi uma das personalidades mais importantes da história. Teodora foi uma imperatriz bizantina, esposa de Justiniano I.

Foi uma das imperatrizes mais influentes do Império Romano do Oriente, que reinou ao lado do seu marido.

O nome Teodora quer dizer “presente de Deus”, “dádiva divina”.

28. Alice

Alice de Battenberg é bisneta da Rainha Vitória do Reino Unido e mãe do príncipe Filipe, que é marido da rainha Elizabeth II.

Ela nasceu surda e foi obrigada pela mãe a fazer leitura de lábios para se comunicar, conseguindo aprender diversas línguas. Se casou com o príncipe André da Grécia e Dinamarca, sendo infeliz no casamento por conta das inúmeras traições do marido.

Seu nome significa “de qualidade nobre”, “de linhagem nobre”.

29. Jetsun

Jetsun Pema é a atual rainha do Butão, reino na Ásia Meridional, que se casou com o rei Jigme Khesar Namgyel Wangchuck.

Ela é considerada uma rainha calorosa e gentil, comparada a Kate Middleton e Letícia Ortiz, por ser uma plebeia.

Seu nome próprio tem origem tibetana e significa ‘’venerável’’, ‘’exaltada’’ e ‘’reverenciada’’.

30. Filipa

Filipa de Lencastre foi uma rainha inglesa que governou Portugal de 1387 até 1415, ela era casada com o fundador da dinastia dos Avis, João I. Os filhos desse casal ficaram conhecidos por ‘’Geração Ilustre’’, por serem cultos politicamente, culturalmente e militarmente.

Filipa era uma mulher inteligente e firme, que quebrou diversas tradições antiquadas da corte portuguesa, introduzindo a educação feminina e participando de forma ativa na política da sociedade de Portugal, ao lado de seu marido.

Filipa significa "a amiga dos cavalos".

31. Matilde

Matilde da Inglaterra ou Imperatriz Maude, foi a primeira mulher a governar o reino da Inglaterra, apesar de ter sido somente por alguns meses.

Era filha do rei Henrique I da Inglaterra e nunca conseguiu ser formalmente coroada rainha, apesar de ter lutado pelo poder nos anos da guerra civil na Inglaterra, que foi um período chamado de Anarquia.

Nome próprio considerado medieval, Matilde quer dizer "força na batalha" ou "guerreira forte".

32. Olga

Olga Constantinovna, nascida na Rússia, era esposa do rei Jorge I da Grécia, sendo rainha consorte dos helenos.

Olga era membro da dinastia Romanov e apesar de ter que governar o reino da Grécia, longe de casa, ela se envolveu em projetos de caridade, fundando hospitais e escolas no seu governo.

Inclusive na Primeira Guerra Mundial, ela voltou à Rússia e construiu um hospital no Palácio de Pavlovsk, para ajudar os soldados feridos.

Seu nome tem origem russa e significa “santa”, “sublime”, “consagrada a Deus”.

33. Carolina

Carolina de Ansbach foi rainha consorte da Grã-Bretanha, sendo esposa do rei Jorge II. Era uma mulher muito bonita e inteligente, que recebeu várias propostas de noivado.

Influenciou bastante a política inglesa, ganhando respeito em uma dinastia impopular, que era a Guelph. Inclusive sua morte foi lamentada não só pelo seu esposo, mas pelo povo inglês também.

Seu nome próprio quer dizer “mulher do povo” e "mulher doce".

34. Emma

Esse nome remete à rainha da Inglaterra, Dinamarca e Noruega, chamada de Emma, que casou com o rei inglês Etelredo I, com o propósito de pacificar a Normandia dos ataques vikings.

O nome Emma surge com o germânico e tem o sentido de “todo”, “universal”.

35. Aiko

A princesa Toshi, chamada de Aiko é a filha única de Naruhito, imperador do Japão, e de Masako, a imperatriz.

Seu nome surge a partir da junção dos elementos ai, que quer dizer “amor, carinho” e ko, que significa “criança, filho”. Significa “filha amada”, “criança amada”.

36. Irene

Princesa da Holanda, Irene é filha da rainha Juliana I e do príncipe Bernardo. Seu nome vem do grego e quer dizer "a pacificadora", "a pacífica".

37. Tâmara

Tâmara (ou Tamara), foi a primeira mulher a governar a Geórgia, de 1184 a 1213, na dinastia Bagrationi.

Foi a rainha no ápice da era de ouro da Geórgia, sendo tática e sagaz na área bélica, política e cultural. Até os dias atuais é um ícone da cultura popular da Geórgia.

Tâmara é um nome que significa “palmeira”, “alta”.

38. Anastasia

A princesa Anastasia Nikolaevna era a filha mais nova do czar Nicolau II da Rússia, os últimos membros da dinastia dos Romanov.

Derivado do grego, esse nome quer dizer “a ressurreição”.

39. Astrid

Princesa da Bélgica, Astrid é filha do rei Alberto II com a rainha Paola. Seu nome vem do germânico e quer dizer “força divina”, é considerado um nome medieval antigo da realeza.

40. Louise

Sexta filha da rainha Vitória com o príncipe Alberto, a princesa Louise, que é Luíza em português, tinha uma vida muito turbulenta, cheia de escândalos, como, dar à luz a um filho ilegítimo.

O seu nome próprio vem do francês e significa "combatente gloriosa", "guerreira famosa" ou ainda "famosa na guerra".

41. Teresa Cristina

Princesa da casa dos Bourbon-Duas, Teresa Cristina se casou com o imperador D. Pedro II, se tornando imperatriz na monarquia portuguesa no Brasil.

Seu nome é composto e une os nomes: Teresa e Cristina. Significa “a cristã natural de Tera” ou “a ungida habitante de Tera”.

42. Anne

Única filha da rainha Elizabeth II com o príncipe Filipe, Anne é uma princesa britânica desde 1987.

Anne é a forma francesa de Ana e quer dizer "graciosa" ou "cheia de graça".

43. Charlene

Conhecida como um ícone fashion e elegante, a princesa de Mônaco, Charlene, é casada com o príncipe Alberto II.

Forma diferente e original do nome Carla, Charlene quer dizer “mulher”, “mulher livre” ou “mulher do povo”.

44. Maria Gabriela

Sendo duquesa e quase princesa de Baviera, uma região da Alemanha, ela se casou com o príncipe Rodolfo, que morreu antes de assumir o posto.

A junção dos nomes Maria e Gabriela resultam no significado: “senhora soberana de Deus”, “vidente forte de Deus” ou “a mulher pura de Deus”.

45. Cleópatra

Famosa figura história, que foi rainha do Egito de 51-30 a.C. Ficou conhecida por ser uma grande governante, especialmente na área política, por sua inteligência e por seu luxo e vaidade.

Com origem no grego, seu nome significa “a glória do pai”.

46. Carlota

A primeira rainha da Inglaterra que apresentava descendência africana se chamava Carlota de Mecklemburgo-Strelitz.

Ela foi casada com o rei inglês George III, sendo rainha consorte da Grã-Bretanha e Irlanda. Carlota era apaixonada por artes e uma botânica amadora, ajudando a expandir os Jardins de Kew, no Reino Unido.

O seu nome é o diminutivo de Carla, e significa “mulher”, “mulher do povo” ou “mulher livre”.

Confere outros conteúdos:

Nomes mais bonitos inspirados em príncipes e reis

Nomes de princesas da Disney e os seus significados

Nomes antigos para bebê: o clássico que está voltando à moda

Os nomes mais chiques e diferentes e seus significados