Nomes curtos estão, cada vez mais, tornando-se tendência. Afinal, são mais fáceis de falar, compreender e escrever! Pensando nisso, fizemos uma lista com os 50 nomes curtos para menina que são belos tanto na sonoridade quanto em seus significados. Confira!

Nomes curtos femininos: simples e bonitos

Sabe aqueles nomes que, mesmo formado por apenas três, quatro letras ou cinco letras, carregam um encanto todo especial? É o que você vai encontrar aqui embaixo!

1. Jade

Um nome popular para pedra preciosa e protagonista de novela! Significa “flanco”, “lado” ou “pedra preciosa”.

Origina-se a partir do latim ilia. É um nome curto super bonito que ficará lindo na sua bebê!

2. Maísa

Você sabia que Maísa tem origem no nome Margarida? Esse nome é formado a partir do escocês Maisie ou Mysie, que é o diminutivo de Mairead (Margarida).

Além de ser um nome pequeno bonito e popular, tem um significado muito feminino: “pérola”.

3. Olívia

Esse belo nome feminino significa “azeitona”. De origem espanhola, derivado do latim oliva.

No passado, esse nome estava relacionado às pessoas que se dedicavam ao cultivo de oliveiras.

4. Nina

Aquele nome para menina que já diz tudo no significado: "menina", "graciosa", "protetora da fertilidade e mares", "fogo".

Esse nome pode ter diversas origens diferentes. Nina é normalmente usado como diminutivo de nomes com essa terminação, como Antonina e Giannina, de origem italiana. Outro possível significado é da língua indígena Quíchua, em que Nina significa "fogo".

5. Chloe

Um nome pequeno feminino super exótico, mas de sonoridade incrível! Significa “erva esverdeada”, “broto verde”, “folhagem nova, viçosa”.

É a versão inglesa e em latim de Cloé, proveniente do grego chloé.

Chloe foi um apelido da deusa grega Deméter, por ser a deusa da vegetação!

6. Érica

Um nome de significados fortes: “a que reina como uma águia”, “rica em honras e glórias” ou “eterna soberana”.

Origem no nome germânico Erarich. É um nome bastante popular no Brasil!

7. Ana

Um dos campeões em termos de preferência nacional! É um clássico nome antigo, mas que precisa sempre ser listado! Você sabia que mais de três milhões de brasileiros já foram registrados com esse nome feminino simples e bonito?

Três personagens bíblicas tem esse nome, que vem do hebraico, Hannah, e do latim Anna, que significa "graciosa, cheia de graça".

8. Carol

Um outro nome feminino clássico! Especial para quem quer um nome delicado e popular. Significa “mulher do povo” ou “mulher doce”.

Apesar de ser uma ótima opção de nome próprio, Carol é muitas vezes utilizado como o apelido de Carolina, que surgiu a partir do germânico Karl, karal, kerl.

9. Laís

Lais tem origens do hebraico, grego e latim. Seus sentidos remetem à "democrático, "popular" e "mulher que tem popularidade".

Devido a sua simplicidade e beleza, é um dos nomes curtos para menina também muito popular no Brasil.

10. Lara

Usualmente utilizado como um nome composto, como "Ana Lara", este nome também funciona muito bem sozinho.

Suas origens são incertas, apontando para o russo, islandês e para lendas mitológicas e gregas que você pode ler na descrição completa.

Entre os significados possível de Lara, estão "falante", "da acrópole" ou, ainda "vitoriosa".

11. Lia

O primeiro sentido do nome Lia pode assustar um pouco. Vem do nome hebraico Leah, que quer dizer "vaca selvagem".

No entanto, Lia também é um nome bíblico (primeira esposa de Jacó) e para os gregos, Lia significa "aquela que é portadora de boas notícias".

12. Lívia

Um nome feminino e delicado que significa "pálida", "lívida" ou "clara".

Tem origem a partir do latim liviu. Esse nome era utilizado, no passado, como uma forma de chamar pessoas pálidas ou com a pele bastante clara.

13. Liz ou Lis

Muitos nomes curtos femininos originam-se de nomes populares que, encurtados, ou em forma de apelido, acabaram por ficarem populares. Liz é um deles.

Diminutivo do nome Elizabeth, em inglês, que por sinal remete a "meu Deus é um juramento" ou "meu Deus é abundância".

Flor-de-Lis foi uma flor usada como símbolo pela realeza francesa para expressar poder, soberania, honra e lealdade.

14. Luna

Um nome curto charmoso e feminino: significa "Lua", "a iluminada", "a feminina".

Carregando as simbologias e os atributos da lua, esse nome pode ser associado à esperança, iluminação e feminilidade.

É certamente uma escolha mais diferente de nome, mas super bela e criativa!

15. Júlia

Esse é um nome bastante popular no Brasil, mas que sempre vale ser mencionado. Tem significados meigos: “fofa”, “macia”, "jovem" ou “filha de Júpiter”.

Júlia é a variante feminina de Júlio, nome originado no latim Julius.

Originalmente Julia (sem o acento agudo) era nome de uma família patrícia romana, considerada descendente do mitológico Iulo, filho de Creusa e Eneias de Tróia.

16. Maya ou Maia

Este é um dos nomes curtos simples que tem várias possibilidades de origem. Os sentidos refletem lindas simbologias, ligadas à transformação e limpeza, em analogia à água e a de origem e amor, numa referência à mãe.

Se considera um nome interessante, não deixe de ler a descrição completa.

17. Maitê

Um nome delicado de significados apaixonantes: “amável”, “amada”, “senhora do verão” ou “soberana que colhe o que cultiva”.

Um nome feminino pequeno com origem a partir do idioma basco. Importa referir que a forma Maites é comum entre os judeus e equivale em significado à Virgínia, literalmente "virgem".

18. Íris

Iris é uma flor, é como se chama a parte colorida dos olhos, e é também uma deusa grega. Tudo isso pode gerar sentidos muitos lindos que se relacionam com este nome curto.

A origem mesmo é grega e, segundo Platão, deriva do verbo eiren, "dizer", e significa "mensageira" ou "mensageira pela palavra".

19. Bruna

Um lindo e delicado nome de origem germânica ou nórdica! Significa “morena”, "bronzeada", "marrom"; "da cor do fogo".

Alguns estudos indicam que esse nome tenha sido utilizado no passado para nomear pessoas com a pele, os olhos ou os cabelos castanhos.

20. Isa

São muitas Isabelas e Isadoras apelidadas de Isa, não é? Mas porque não usá-lo como prenome?

Isa tem origens árabes e hebraicas e o sentido pode variar entre "casta", "pura", "Deus é salvação" ou "dádiva de Ísis" (a deusa egípcia).

21. Isis

O nome Isis tem origem na palavra iestai, que significa"adiantar-se".

Mas também remete à deusa egípcia que é uma das mais importantes da cultura antiga, mãe do deus Hórus e deusa da maternidade e fraternidade.

Seu significado, então, pode ser "adiantar-se" como também " "dona do trono", "deusa da fertilidade e do amor maternal".

22. Zoé

Um nome que carrega o sentido de vivacidade, de alegria, de quem é sagaz.

Zoé nada mais é que a versão judaica do nome hebraico "Eva", partilhando o mesmo significado.

Nomes com a letra Z são pouco comuns no Brasil, e pouco mais de mil pessoas foram registradas com ele. O que o torna um nome curto diferente, raro e lindo!

23. Taís ou Thaís

Existem muitas histórias que baseiam os significados do nome grego Taís, que significa "contemplada com admiração" ou "aquela que deve ser contemplada".

Todas elas envolvem belas figuras. É um nome bastante popular no Brasil, com mais 400 mil de registradas.

24. Sara

Um lindo nome feminino com um significado meigo: significa “princesa”, "senhora", "dama". Afinal, se a bebê será mesmo a princesinha da casa, já enche de significado pensar num nome com esse sentido né?

Tem origem no hebraico Sarah. Este é o nome de uma personagem bastante popular nas histórias bíblicas, citada no Antigo Testamento como a esposa de Abraão e mãe de Isaac.

Nomes curtos femininos: delicados e diferentes

Quem disse que nomes pequenos para meninas precisam ser comuns, ou até mesmo sem graça? Nada disso! Aqui selecionamos os nomes femininos que também são super originais e, ao mesmo tempo, carregam a meiguice de um nome curtinho.

25. Alícia

Um nome curto que tem significados chiques: “de qualidade nobre”, “de linhagem nobre”, "de sangue nobre"; "respeitada", "majestosa".

Alícia é uma variação do nome Alice, nome de origem germânica que surge como um diminutivo de Adelaide.

26. Ayla

Um nome que soa como música aos nossos ouvidos. Sendo um nome muito popular na Turquia, uma das hipóteses ao significado do nome Ayla é "luz da lua" ou "luar".

Outra possibilidade remete ao hebraico, sendo a transliteração do nome Eilah, que significa "carvalho" ou "terebinto" - pequena árvore de origem mediterrânea com flores de cor púrpura avermelhada.

27. Diana

Um nome curto de princesa com significados fortes: “divina”, “aquela que ilumina”.

Com origem no latim Diana, derivado do termo dius, que quer dizer literalmente “divina”.

Ficou muito popular no mundo por ser o nome da princesa Diana de Gales, conhecida como Lady Di. Diana foi a primeira esposa do príncipe Charles e é a mãe dos príncipes William e Harry.

28. Dulce

Um nome que carrega ótimas características! Significa “mulher muito doce” ou “mulher muito amável”.

É um nome espanhol antigo que tem origem na palavra do latim dulcis. Certamente uma opção charmosa de nome!

29. Iana

Não há certeza quanto à origem do nome Iana, mas é possível que seja uma derivação de Ayana, um nome de origem africana que significa "flor bonita", "flor bela" e que é encontrado em hebraico, em japonês, bem como em indiano e inglês.

Pode também ter sido derivado do nome Ana, que já explicamos acima o significado.

De qualquer forma, Iana é um nome curto mais diferente e único, tendo pouco menos de 10 mil pessoas registradas no Brasil.

30. Iara ou Yara

Um nome de origem indígena, com o significado de "senhora das águas", "mãe d'água", "a beleza das águas" ou "dominadora".

No imaginário indígena brasileiro, é também conhecida como a "Mãe D'Água", uma bela sereia que vive no rio Amazonas e em seus afluentes. Na literatura, Olavo Bilac, escritor do Parnasianismo, escreveu o famoso poema A Iara, que conta sobre a sereia.

31. Ivy

Este nome surge do inglês arcaico e é simplesmente o nome de uma planta trepadeira que costuma dar pequenas florzinhas amarelas.

No Brasil, Ivi, com i, é mais comum, com quase mil pessoas registradas.

32. Meg

O tom americano é porque Meg é o diminutivo de Margareth, versão inglesa de Margarida, que por sua vez surgiu do latim Margarita, originado no grego margarítes, que quer dizer literalmente "pérola". Ufa!

Uma jovem pequenina chamada de Meg significa, então, uma pérola no mundo! Bonito, não é?

33. Mel

Mel tanto pode significar o próprio alimento, a partir da palavra grega e latina. Ou seja, tem o sentido de doce, amável, etc. Como também pode ser a versão reduzida do nome francês Melânia, que tem como origem o grego mélaina, que significa "negra, escura".

Qualquer que seja a base, a gente logo imagina uma menina graciosa com esse nome, é ou não é?

34. Mia

Apesar da associação óbvia, esse nome não tem nada a ver com gatinhos.

O nome Mia tem belas histórias por trás e pode significar "estrela do mar", "minha", "quem é como Deus?" e "dor de alguém que deseja muito, mas não pode ter filhos".

Quer saber porquê? Leia a descrição completa clicando no nome!

35. Kim

Clique no nome Kim e leia as histórias que originam seus significados, a gente garante que vale a pena. Mas, para adiantar, seus sentidos estão ligados a "ouro", "dourado" ou "realeza".

Apesar de bastante popular, atualmente por conta da norte-americana Kim Kardashian, segundo o Censo de 2010 havia pouco mais de mil pessoas registradas com esse nome no Brasil.

36. Kelly

Um nome pequeno, mas de significado forte: “descendente da guerra”, "donzela guerreira"; "habitante do bosque", "nascida no bosque".

Possivelmente originado do sobrenome irlandês Ceallach ou de um nome toponímico do inglês antigo.

Um nome que ficou muito conhecido mundialmente pela atriz norte-americana Grace Kelly (1929-1982).

37. Olga

Este nome de origem russa carrega o sentido de uma mulher com dignidade, sublime, consagrada. Olga era uma santa, a primeira mulher a ser canonizada da Rússia, e seu nome reproduz o nome escandinavo Halag.

38. Sofia

Um lindo nome pequeno de significado poderoso: "sabedoria" ou "a sábia".

Origem no grego sophia, foi um nome muito popular nas famílias reais durante a Idade Média. Um exemplo foi a Imperatriz Élia Sofia, esposa do imperador Justino II.

39. Uiara

Para quem quer preservar e homenagear a nossa cultura indígena, eis uma bela opção!

Esse nome curto feminino tem, além de uma super sonoridade, um significado incrível: “Mãe d’água”, “a dominadora”.

Uiara é também uma variante de Iara.

40. Vera

Um nome feminino antigo que carrega características especiais para a bebê que o tiver: “verdadeira”, “sincera”, “franca” ou “a que tem fé”.

Tem origem a partir do latim verus, vera ou verum. Pode também ter vindo do eslavo wjera.

41. Wilma

Um pequeno nome feminino que carrega significados muitos importantes: “protetora decidida” ou “protetora corajosa”. Ótimas características para a sua bebê, não?

Tem origem no nome inglês Wilma. É a mesma origem que Guilhermina, variante feminina de Guilherme.

42. Xuxa

Um nome feminino curto super popular graças à apresentadora brasileira Xuxa. Significa “pureza” ou “pequeno lírio”.

Origem a partir do hebraico Shoshannah, que por sua vez deriva do termo shoushan.

Nomes curto femininos: bíblicos

Você sabia que existem muitos nomes lindos de origem bíblica? Confira alguns que são curtos e de atributos fortes!

43. Ada

São cinco as possibilidades de étimo do nome Ada, podendo ter vindo do hebraico ou inglês. Os significados variam de "lugar de delícias", "o Senhor concedeu benefícios" ou ainda "ornamento", "beleza".

Se você gosta de nomes simples, esta é uma opção excelente, que além de diferente, ainda remete ao jardim do Éden!

44. Ária

Ária pode ter vindo do sânscrito, latim ou do hebraico, como variação dos nomes Ari, Ariel ou Ariele.

Se quiser saber sobre sua origem, clique no nome, mas os seus significados estão ligados a "ela é essencial", "melodiosa", "leoa de Deus", "nobre".

Nada mal para um nome curto para menina, hein?

45. Bela

Um nome curto feminino de significado bíblico: “casta”, “pura”, “Deus é juramento”, “consagrada a Deus”, “formosa”, “bonita”. Trata-se de um nome que carrega atributos de pureza e de proximidade de Deus.

Bela é o diminutivo de Isabela, mas também é utilizado muitas vezes como nome próprio.

46. Bete

Um nome curto feminino, com o sentido de “Deus é juramento”, “Deus é abundância” ou “casa da obediência”.

Um nome próprio encurtado da versão Elisabete, com origem a partir do hebraico Elishebba.

A raiz hebraica deste nome está presente no Antigo Testamento da Bíblia, traduzido para o português Eliseba.

47. Elis

São várias as possibilidades de étimos do nome Elis, não deixe de clicar no nome para saber, mas todos muito positivos e bonitos.

Elis pode significar "Deus é salvação", ou "o Senhor é o meu Deus", ou "de qualidade nobre", "de linhagem nobre".

É um lindo nome curto que nomeou uma das maiores cantoras da MPB, Elis Regina.

48. Eloá

O nome Eloá é um nome curto com um lindo significado. Vem do hebraico, Eloah, com plural Elohim, que significa "Deus".

Remete ao que é sublime, divino e onipotente. Nada mal para uma bebê, não?

49. Eva

O nome que, segundo a tradição bíblica, foi da primeira mulher que já existiu.

Tem origem hebraica, Hawwá, Havah, derivado da raiz hawá, que quer dizer "ela viveu" e, portanto, é atribuído o significado de "a que vive", "a vivente". Um lindo simbolismo para a chegada de uma criança na vida de uma família!

A versão inglesa, Eve, também é um belo nome curto para menina.

50. Ruth

Um nome curto, delicado e exótico. Significa ótimos atributos: “amiga”, “companheira”.

Origem no hebraico do nome Rute, que deriva do termo Re'ut.

Gostou da nossa sugestão de nomes? Caso queira saber ainda mais sobre um nome específico, basta clicar em seu título e ler a sua descrição completa!

Se quiser conferir outras opções, confira esse conteúdo:

Os nomes femininos mais diferentes para bebê e os seus significados