Pensando em um apelido carinhoso para dar ao seu bebê? E se o nome já carregasse essa característica?

Foi com essa ideia que criamos essa lista com nomes curtos, fotos, carinhosos, que geralmente são usados como apelidos, mas funcionam muito bem como nome principal! 

Nomes fofos, curtinhos e lindos para meninas 

Nomes fofos, curtinhos e lindos para meninas 

1. Bel 

Bel é um lindo nome feminino pode ser uma variável do nome Isabel, Isabela, e até mesmo Elisabete. Significa "pura" "casta" ou "aquela que cumpre promessas".

Além disso, é um nome bem delicado, que para as mamães mais tradicionais, tem tudo a ver com símbolos de feminilidade. Bem digno de uma princesa! 

2. Bia ou Bea 

Bia geralmente deriva de Beatriz ou Bianca, cujos sentidos variam entre "forte" ;"a que traz a felicidade", “viajante” e "branca". E Bea é usado como diminutivo do nome Beatrice, versão italiana de Beatriz. 

Outros exemplos de nomes leves e afetuosos para meninas. 

3. Ceci ou Ciça 

Ceci é um nome de origem Tupi que significa "mãe do pranto". 

Se considerarmos, no entanto, o nome como variante de Cecília, ele adquire o significado de "cega", segundo sua origem em latim. Mas isso não é negativo, sabe por quê?

Os romanos antigos acreditam que as pessoas a quem faltava visão, sobrava sabedoria. Elas tinham que ter um sentido muito mais aguçado para filosofia, empatia e outras humanidades. Não é bacana? 

Uma outra sugestão de nome que parece apelido e se assemelha à Ceci é Ciça, que divide o mesmo sentido. 

4. Duda 

Duda é um nome feminino gracioso, geralmente utilizado como termo afetivo para as pessoas que se chamam Eduarda. Sua origem é germânica, e o sentido remete à "pequena guardiã" ou "pequena portadora de riquezas".

5. Elis

Elis é um nome com duas possibilidades de étimo: inglês ou hebraico. Seu sentido remete a "Deus e salvação", "O senhor é meu Deus" ou "De qualidade nobre".

Tanto pode ter surgido como uma derivação do nome Alice, como do nome Adelaide, ou ainda uma versão inglesa do nome Élida

Seja qual for a sua origem, Elis é um lindo e carinhoso nome feminino, e que ainda remete a uma das cantoras mais especiais que o Brasil já teve: Elis Regina! 

6. Lis ou Liz

Este nome, que pode ser escrito tanto com s quanto com z no final, é oficialmente a versão encurtada do nome hebraico Elisabete. Significa "meu Deus é um juramento", porém tem também outros sentidos associados. 

Popularmente, Lis já é um nome que lembra flores, por causa da Flor de Lis, uma planta que já foi símbolo da realeza francesa. Lis também quer dizer "lírio" em francês. 

É uma flor muito presente em brasões de famílias importantes, o que pode ser um fator decisivo para você que acredita nos símbolos! Pureza, delicadeza e força são três dos atributos pertencentes a este belo nome feminino. 

7. Gabi 

Praticamente toda Gabriela é chamada de Gabi, então por que não usar logo a versão encurtada?

O significado continua lindo! Sabe qual é? Está relacionado ao personagem bíblico que anunciou à Maria que ela daria luz ao messias. 

Significa "mulher ou fortaleza de Deus". Te convence? Uma forma diferente e carinhosa de nomear meninas! 

8. Gil

Estamos diante de uma linda opção de nome unissex! Gil é um nome versátil, normalmente utilizado como termo afetivo para os nomes Gilberto e Gilmar.  

A cantora brasileira Preta Gil, no entanto, é um exemplo bacana de como este nome também pode ser utilizado em sua versão feminina.  

O significado varia entre "astuta", "esperta", "combatente ilustre" ou "brilhante no manejo da espada", dependendo da variação da origem, que você pode conferir na íntegra clicando no nome! 

9. Isa ou Iza

Podendo ser um diminutivo dos nomes Isabel, Isabela ou Isadora, o nome Isa tem origem hebraica ou grega, e vários significados associados.

Os sentidos "pura", "consagrada de Deus" ou "dádiva de Ísis" são os principais. Legal notar que Isis é a deusa egípcia responsável pela maternidade e fertilidade. 

E então, que tal esse nome ao mesmo tempo carinhoso, doce e forte? 

10. Lia, Léia ou Lea

Estes são nomes de origem hebraica originados do nome Leah, que significa "vaca selvagem". No hebraico antigo, eram usados como elogio

Um outro significado, como "portadora de boas notícias", também está associado aos nomes. Quer saber por quê? Clica neles! 

11. Livi 

Usado normalmente como uma forma carinhosa para o nome Lívia, este nome surge do latim e significa "pálida". 

Viria de uma família romana antiga cuja pele era muito clara. Em francês, o nome Livie é bastante comum. 

12. Lola

É o diminutivo inglês de Dolores, palavra espanhola que quer dizer exatamente "dores". 

Originalmente foi o título dado à Virgem Maria pelos espanhóis, o que concede ao nome um significado religioso forte. Lola é uma versão mais leve, moderna e carinhosa: além de soar muito bem! Experimenta. 

13. Maju 

Geralmente utilizado como apelido para Maria Júlia, o nome Maju é uma opção linda e delicada com um lindo significado: "jovem senhora soberana". 

Também carrega uma força interessante, hein?! 

14. Malu 

Bem parecido com o Maju, mas com um significado ligeiramente diferente. Malu pode significar "mulher guerreira soberana", "senhora soberana e brilhante" ou "proteção".

Quer entender todos os sentidos por trás desse nome? É só clicar nele. 

15. Nina

Só de falar o nome Nina a gente já sente a fofura, é ou não é? Pode ser um apelido para Antonina ou Giannina, mas funciona muito bem como prenome sozinho. 

Significa "menina", "graciosa", "protetora da fertilidade e mares" ou "fogo". Se tem curiosidade em sentidos mais místicos do nome, é interessante saber que Nina era como se chamava a deusa da fertilidade Assíria e Babilônica. Bacana, não? 

16. Sté

Sim! Por que, não? Pessoas chamadas Stephanie, Estela, ou Ester recebem esse apelido simples, carinhoso e curtinho. 

Com isso, o significado pode variar entre "a coroada" ou "estrela": fica à vontade, pode escolher o que preferir! 

Nomes carinhosos e com cara de apelido para meninos 

Nomes carinhos para meninos

Nada de se esforçar para tornar o nome do seu filho mais carinhoso quando ele ainda é criança: com esses nomes, seus problemas acabaram! Eles já vêm com uma boa dose de doçura e ainda por cima são lindos. 

17. Andy

Normalmente utilizado como apelido para Anderson, este nome significa "filho de André". André, por sua vez, tem o sentido de "homem, másculo, viril".

Andy é um lindo nome-apelido com sonoridade que lembra "anjo", e para os fãs de Toy Story, ainda remete a um dos personagens mais incríveis do cinema infantil. 

18. Cacá 

Pode vir de Caio, Ricardo, Carlos, uma infinidade de opções. Fato é que Cacá é um nome fofo com cara de apelido, mas perfeitamente utilizável como prenome. 

Os sentidos, claro, variam de acordo com qual origem você quiser escolher. Pode ser "alegre" (Caio), "guerreiro" (Carlos), ou "príncipe corajoso" (Ricardo). Todos ótimos, não é? 

Para saber mais detalhes, é só clicar nos nomes! 

19. Dado 

Que tal um nome descolado e charmoso? Dado está saindo do forno!

Se considerarmos como um apelido para o nome Eduardo, o significado remete a "guardião das riquezas". Nada mal, hein?! 

20. Guto

Bem "guti guti" esse nome não é? Vem de Gustavo, que tem significados variados, passando por "protegido por Deus", "pessoal dos godos" ou "convidado glorioso".

Também pode ser uma variante carinhosa de Augusto, nome originado no latim que significa "sagrado", ou "extraordinário". 

Quer entender a origem de cada um dos sentidos? É só clicar nos nomes e consultar a descrição completa. 

21. Milo 

Nos EUA é relativamente comum o nome Milo para homens. É o caso de Milo Anthony Ventimiglia, um dos atores principais da série This is Us

Já no Brasil, poderia ser considerado como um apelido para Camilo, nome de origem latina que significa "filho do primogênito", "mensageiro" ou "menino de coro".

É um nome com sonoridade leve e um tom elegante. Tá vendo como usar apelidos como nome é uma boa ideia?

22. Nino

Assim como sua versão feminina, este nome carrega um dose extra de carinho. É um nome masculino italiano com sentidos que variam entre "inestimável", "nobre serpente", "alegre" e "auspicioso".

Tudo depende de qual origem você escolher. Quer saber mais? Clica no nome! 

23. Oto

Também escrito "Otto", este nome tem ganhado popularidade entre brasileiros. O cantor Júnior Lima, irmão de Sandy, escolheu este nome para o seu filho.

Vem do alemão e significa "rico", "poderoso", "afortunado". Forte, não é? 

24. Rick

Dando sequência ao nome anterior, Rick lembra muito a palavra "rico", não é? E até tem um pouco de relação: significa "príncipe forte", "príncipe corajoso" ou até "príncipe do lar". 

Usualmente um apelido para Ricardo ou Henrique, esta é uma opção de nome masculino que soa como um apelido carinhoso e torna a pronúncia mais simples e moderna! 

25. Sam

Bem unissex, esse nome tem origem hebraica e inglesa e surge como a versão encurtada de Samuel.

A gente aposta que você vai gostar do significado: "seu nome é Deus". Poderoso! 

26. Téo

Mais um nome com cara de apelido que é divino! Téo tem origem na palavra grega théos, que quer dizer literalmente "deus".

Esse nome também pode ser escrito com h, Théo

27. Tito

Nome de origem latina e bíblica, Tito tem um forte caráter afetuoso que até se relaciona com o seu significado: "pai" ou "honrado". 

Se você gosta de curiosidades, vale a pena clicar no nome aí em cima e conferir a descrição completa dele: além de explicar os sentidos, há personagens históricos importantíssimos que se chamaram Tito! 

28. Tom

Tão simples e bonito, não é? Usado como apelido para Tomás, ou Thomas, este nome aramaico quer dizer, literalmente, "gêmeo". 

E então, gostou da nossa lista de nomes carinhosos que economizam a sua criatividade para elaborar apelidos?

Você pode gostar também de: