A escolha do nome do bebê muitas vezes é difícil, principalmente por ser algo importante, mesmo quando você já sabe que é uma menina.

Pensando nos nossos lindos (as) leitores (as), resolvemos listar 90 ótimas ideias para nomes de meninas, todos com os seus respectivos significados. Assim você poderá olhar com carinho e se decidir.

Nomes para meninas

Aqui nós resolvemos separar 10 nomes de bebês que sejam conhecidos em diversos países, apresentando origens diferentes.

1. Júlia

Sendo um nome feminino comum no Brasil, apresentou, entre 1930 e 2000, 430.067 meninas registradas com ele.

Como a variante feminina de Júlio, nome originado no latim Julius, derivado do grego Ioulos, significa “fofa”, “macia” e "jovem". Já fazendo referência ao deus romano Júpiter, quer dizer “filha de Júpiter”.

Uma personalidade famosa que o carrega é a atriz e humorista Júlia Rabello.

Veja: Júlia.

2. Larissa

Como um nome muito popular no Brasil, ele carrega dois significados diferentes, um deles sendo muito lindo.

A primeira origem é no grego Lárissa, que em latim assume a forma Larisa, Larissae, e significa “da acrópole” e “da cidadela”. Já a partir da teoria que diz que o nome surgiu com a palavra grega Laros, significa “linda” ou “adorável”.

Seu pico de popularidade foi nos anos 2000, quando obteve mais de 160 mil meninas registradas com ele.

Saiba mais: Larissa.

3. Isabela

Com dois significados muitos lindos, um que diz respeito à boas virtudes e o outro que tem a ver com o divino, esse nome feminino começou a crescer em popularidade nos anos 80.

Como uma uma variante do nome Isabel, a partir do hebraico Izebel, significa “casta” e “pura”.

Já relacionado ao nome Elisabete, que provém do hebraico Elishebba, quer dizer "Deus é juramento" ou "consagrada a Deus".

Entenda mais sobre o nome Isabela.

4. Letícia

Nomes de Meninas: 54 ótimas ideias para bebês

Se você está em dúvida se põe ou não esse nome na sua filha, então agora com certeza vai optar pelo sim. O significado dele é incrível!

Com origem no latim Laetitia, significa "mulher alegre" e "mulher que transmite felicidade". Melhor significado impossível.

Mulheres famosas que o carregam são as atrizes Letícia Colin e Letícia Spiller, e a comediante Letícia Lima.

Saiba mais sobre o significado do nome Letícia.

5. Bianca

Sendo um nome italiano que se tornou queridinho dos brasileiros, ele obteve 232.855 meninas registradas entre os anos 30 e 2000.

Com origem na palavra italiana bianca, significa "branca", "alva" e "cândida".

Exemplos de atrizes famosas que o carregam são Bianca Comparato, Bianca Rinaldi e Bianca Bin.

Veja: Bianca.

6. Giovanna

Outro nome italiano na área, que inclusive carrega um lindo simbolismo ligado ao divino, é Giovanna.

Sendo a forma italiana de Joana, que tem origem no hebraico Yehokhanan, Iohanan, significa “agraciada por Deus”, “Deus é cheio de graça” ou “a graça e misericórdia de Deus”, "presente de Deus" ou “Deus perdoa”.

Exemplos de personalidades conhecidas que o carregam são as atrizes Giovanna Antonelli e Giovanna Lancellotti, e a apresentadora Giovanna Ewbank.

7. Simone

Se você procura um nome de menina mais puxado para o clássico e ainda de nacionalidade francesa, então essa é uma boa opção.

Sem falar que diz respeito a uma das maiores mulheres e pensadoras da história, a escritora e feminista francesa Simone de Beauvoir.

O nome surge como o feminino de Simon, que tem origem no hebraico Shimon, derivando da palavra shamá, e significa “a que ouviu”, “ouvinte” e “obediente”.

Entenda mais sobre o nome Simone.

8. Stephanie

Nomes de Meninas: 54 ótimas ideias para bebês

Esse nome é mais usado nas línguas inglesa e francesa, se adaptando fácil ao português. O seu simbolismo é conectado à realeza e nobreza.

Com origem no termo grego stephanos, significa "coroa" ou "coroada".

Um mulher linda que carrega esse nome como título próprio é a top model Stephanie Seymour.

Saiba mais: Stephanie.

9. Emma

Como o nome de menina preferido pelos americanos, ele apresenta um lindo simbolismo, porque toda filha é tudo para os seus pais, você concorda?

Tem origem no germânico Emma, Imma, surgindo como um apelido de nomes começados por Ermin, Irmin, Yrmin. Significa “todo” e “universal”.

Pessoas famosas que o carregam como nome próprio são as atrizes Emma Watson, Emma Stone e Emma Roberts.

Veja: Emma.

10. Samantha

Sendo um nome muito famoso em países de língua inglesa, ele apresenta dois significados diferentes.

Com origem a partir da união da palavra grega anthos, que quer dizer “flor” ao nome Samuel, que significa “seu nome é Deus”, adquire o sentido de “flor que tem o nome de Deus”.

Já a partir do sânscrito Samanta, que deriva das raízes Sa, que é “laço”, “aderência” ou “o que reúne”, Ma, que quer dizer “os tempos” ou “a medida” e, por fim, Ta, que significa “força”, “conservação”, “ação de transpassar”; fica com o significado de “limite” ou “término”.

Saiba mais sobre o nome Samantha.

Nomes femininos bonitos

11. Helena

Não é surpresa da popularidade desse nome ser tão grande no Brasil, a verdade é que o significado dele é incrível, traz muita luz e leveza.

Com origem no grego Heléne, a partir de heláne, que significa “tocha” e no termo hélê quer dizer “raio de Sol”, significa “a reluzente” e “a resplandecente”.

Desde a década de 30 até os anos 2000, apresentou 197.065 meninas registradas com ele segundo o Censo Brasil.

Veja: Helena.

12. Valentina

Um nome tão lindo e forte como esse não poderia faltar na nossa lista. Até porque passou a ganhar mais popularidade no Brasil nos tempos atuais.

Sendo a variante feminina de Valentim, Valentino, o qual tem origem no nome em latim Valentinus, que é um diminutivo de valens, valentis, significa “valente”, “forte”, “vigorosa”, “cheia de saúde”.

Uma personalidade conhecida que faz jus ao significado do nome é a lutadora de artes marciais Valentina Shevchenko.

Saiba mais sobre o significado do nome Valentina.

13. Felícia

Nomes de Meninas: 54 ótimas ideias para bebês

Tanto a sonoridade quanto o significado desse nome trazem uma conotação de alegria e bom humor.

Com origem no latim Félix, derivado de felix, felicis, quer dizer literalmente “feliz”, “venturosa”, “sortuda”, “bem-sucedida”.

É um nome mais clássico no Brasil, muito popular nos anos 50, já em Portugal ele é um dos queridinhos até os dias de hoje.

Veja mais informações sobre o nome Felícia.

14. Vitória

Óbvio que esse nome feminino não poderia faltar em uma lista com os nomes mais bonitos, principalmente porque seu simbolismo tem relação com a nobreza e a realeza, além de ter sido carregado por rainhas e princesas.

Tem origem no latim victoria, significando “vitória”, “vitoriosa”e “vencedora”, toda mãe e pai hiper desejam que sua filha seja uma vencedora na vida, não é mesmo?

Veja: Vitória.

15. Aurora

Se tem outro nome incrível em simbolismo, além de ser lindo, é esse com certeza. Inclusive sempre faz lembrar infância, por causa da Princesa Aurora ou Bela Adormecida, você lembra?

Com origem no latim aurora, que tem ligação com a palavra também do latim aurum, que significa "ouro", passa a significar "o nascer do sol", "o raiar do dia", “a que nasce do oriente” ou “aquela que brilha como o ouro”.

Um dos fenômenos mais lindo do mundo é a Aurora Boreal, o que deixa esse nome ainda mais perfeito.

Saiba mais: Aurora.

Nomes curtos femininos

16. Eva

O primeiro nome curto, com três letrinhas é um dos mais difundidos em diversas línguas, mudando somente a variação gráfica.

Com origem a partir do hebraico Hawwá, Havah, derivado da raiz hawá, significa "a que vive", "a vivente", "a que tem vida" ou "cheia de vida".

Exemplos de personalidades famosas que o carregam são as atrizes Eva Wilma, Eva Longoria e Eva Mendes.

Entenda mais sobre o nome Eva.

17. Luna

Incrivelmente lindo e com o simbolismo conectado à lua, esse nome vem ficando cada vez mais popular entre os brasileiros, principalmente por ser curtinho.

Com origem a partir do latim luna, que significa literalmente "lua", fica com o significado total de "Lua", "a iluminada", "a feminina". Tão ideal para se pôr em uma menina, você não acha?

Confira tudo sobre o nome Luna.

18. Sol

Se temos a lua então é claro que o sol ou a sol não poderia faltar. Brincadeiras a parte, esse nome que é principalmente usado para meninas, também carrega o gênero masculino.

O sol sendo a estrela central do sistema solar, que simboliza luz, vitalidade, poder, conhecimento, dentre tantas outras coisas, torná-lo em um nome próprio não poderia ser mais especial.

O nome significa “Sol”, “solene”, “majestosa” e “a que recebe o sol”.

Veja: Sol.

19. Amy

Nomes de Meninas: 54 ótimas ideias para bebês

Outro nome curtinho, com apenas três letras, muito popular em países de língua inglesa, ele traz um simbolismo muito especial.

Com origem a partir do francês antigo amée, particípio passado do verbo amer “amar”, significa literalmente “amada”.

Ficando “aquela que é amada”, o que todas as mamães e papais fazem com a sua filha, a amam infinitamente.

Saiba mais: Amy.

20. Sara

Bastante popular no Brasil, esse nome obteve 233.349 meninas registradas com ele entre 1930 e 2000.

Curtinho e com sonoridade meiga, tem origem no hebraico Sarah, que quer dizer literalmente “princesa”, ficando com o significado de "senhora" e "dama" também. Ótimo nome para se pôr em uma menina.

Entenda mais sobre o nome Sara.

Nomes de meninas em português

Os nomes brasileiros ou da língua portuguesa, que ficaram muito populares no Brasil, provém da influência de três culturas diferentes: a portuguesa, a africana e a indígena. Além das criações que saem da imaginação do povo brasileiro.

21. Laura

Esse é um dos nomes mais queridos pelos brasileiros, além de carregar um simbolismo ligado à vitória.

Sendo mais moderno, obteve seu pico de popularidade nos anos 2000, com mais de 93 mil meninas registradas com ele, e só vem crescendo.

Tem origem no substantivo em latim laurus, que significa "loureiro, louro". Para os romanos da Antiguidade, essa planta simbolizava glória, por conta disso o nome também fica com o sentido de "vitoriosa" e "triunfadora".

Veja: Sara.

22. Beatriz

Também muito popular no Brasil, esse nome é amado tanto pelos portugueses quanto pelos brasileiros.

Apresenta dois significados diferentes: a partir do latim beatus, que significa "feliz", ou do latim Beatrice, de beare, significa “a que traz felicidade”, "aquela que faz os outros felizes". Já com origem no termo viatrix, que vem do latim antigo viator, quer dizer “viajante” e “peregrina”.

Uma personalidade conhecida que o carregava era a atriz Beatriz Segall.

Confira tudo sobre o nome Beatriz.

23. Maria

Um dos nomes mais clássicos e populares no Brasil, amado tanto sozinho quanto composto, não poderia faltar nessa lista.

São tantas Marias que chega a ser incontável, somente entre 1930 e 2000 foram registradas 11.694.738 meninas registradas com ele.

Com uma origem incerta, pode ter surgido do hebraico Myriam, que significa “senhora soberana" ou "a vidente”. Já derivado do sânscrito Maryáh, quer dizer “pura” e “virgem”.

Saiba mais: Maria.

24. Ana

Outro nome muito popular no Brasil, mais um clássico com certeza, todo mundo tem algum familiar que o carrega como título próprio, seja sozinho ou em uma composição.

Entre 1930 e os anos 2000 contabilizou 3.079.729 meninas registradas com ele. Tem origem no original em hebraico Hannah, mais tarde do latim Anna, que quer dizer "graciosa” e “cheia de graça".

Veja: Ana.

25. Iara

Nomes de Meninas: 54 ótimas ideias para bebês

Se você está a procura de um nome feminino com origem indígena, essa é uma linda opção, que carrega um simbolismo ligado à água.

Exibindo toda a sua feminilidade, tem origem na raiz do Tupi-guarani y-îara e significa "senhora das águas", "mãe d'água", "a beleza das águas" ou "dominadora".

Entre 1930 e os anos 2000 obteve 94.418 meninas registradas com ele.

Entenda mais sobre o nome Iara.

26. Janaína

Claro que nessa lista não poderiam faltar os nomes afro-brasileiros, que fazem super parte da cultura do Brasil.

Sendo considerado um dos nomes de Iemanjá, uma das orixás mais conhecidas, que simboliza a maternidade fecunda e nutritiva, tem a sua origem incerta.

A partir do idioma ioruba Yemoja, uma contração da expressão Yeye mo oja, que possui o significado relativo à "mãe dos peixes". Outras teorias dizem que o nome significa "protetora do lar", "deusa do mar", "rainha do mar" e "sereia dos rios".

Saiba mais sobre o significado do nome Janaína.

27. Marlucia

Esse sendo um dos principais nomes criados por brasileiros que ficou super popular, tem origem na junção dos nomes Maria e Lúcia.

Com mais de 20 mil meninas registradas com ele dos anos 30 aos anos 2000, significa "senhora soberana" e "aquela com uma pureza iluminada".

Maria significa “senhora soberana", "a vidente” e “a pura”, já Lúcia tem origem no latim Lucius, derivado dos elementos lyke, luc, luk, que deram origem a palavra em latim lux, significando “a luminosa”, “a iluminada” ou "aquela que nasceu com a manhã".

Tudo sobre o nome Marlucia.

28. Dandara

Nomes de Meninas: 54 ótimas ideias para bebês

Uma das principais guerreiras da história do Brasil, esposa de Zumbi dos Palmares, que preferiu morrer do que ser escravizada, foi Dandara. Por isso esse nome carrega uma importância tão grande.

Tendo sua origem e significado desconhecidos, ficou com o sentido de “princesa guerreira” ou “princesa negra”.

Um lindo nome para se pôr em uma menina, você não acha?

Veja: Dandara.

29. Mayara

Outro nome que provém da cultura indígena, ele e a sua variação gráfica Maiara são muito populares no Brasil. Inclusive seu pico de popularidade foi nos anos 90, com mais de 45 mil meninas registradas.

Apresenta duas possibilidades de étimos indígenas, uma decorrente do tupi e outra do uapixana. Provindo do tupi maya aryia, significa “bisavó” e "senhora".

Já com origem na palavra maiáre, originária do uapixana, quer dizer literalmente “bicho”.

Confira todas as informações sobre o nome Mayara.

30. Mariana

Com três origens diferentes, esse nome é muito popular no Brasil, apresentando 381.778 meninas registradas entre 1930 e 2000, segundo o censo.

Surgindo a partir do inglês Marianne, que faz a junção dos nomes Maria e Ana, significa “senhora soberana cheia de graça” e “mulher pura e graciosa”.

Já a partir do francês Marianne, um diminutivo de Marie, quer dizer “senhorinha soberana” e “a purinha”.

E por último, com origem no latim marianus, originando a variante masculina Mariano, significa "pertencente a Mario" e "descendente de Mário".

Saiba mais: Mariana.

31. Iracema

Esse nome tem origem indígena, a partir do guarani iracema, que significa “lábios de mel”, “a saída do mel” ou “o fluxo do mel”.

Um nome literalmente doce e delicado para uma menina.

Saiba mais sobre o significado do nome Iracema.

32. Lucimar

Sendo uma criação brasileira, esse nome é unissex, porém mais empregado no gênero feminino.

Significa "luz famosa", "luz gloriosa".

Confira tudo sobre o nome Lucimar.

33. Gildete

Esse nome é uma criação brasileira mais clássica, obtendo seu pico de popularidade nos anos 60.

Significa “coberta de couro” ou “sacrifício”; "astuta e rica", "refém ilustre e cheia de bens", "mulher determinada e virtuosa", "serva de Maria e virtuosa".

Saiba mais: Gildete.

Nomes de meninas com “A”

34. Amanda

Se você quer um nome que comece com a letra “a” e ao mesmo tempo seja meigo, doce e amável, então aqui está a sua opção.

Sendo a variante feminina de Amando, nome originado no latim Amandu, Amandus, significa “digna de amor”, “amável” e “aquela que deve ser amada”.

Toda mãe e pai só querem entregar amor infinito para a sua filha, não é mesmo?

Veja: Amanda.

35. Aline

Outra opção muito popular no Brasil que carrega a letra “a” é esta, entre 1930 e 2000 obteve 509.869 meninas registradas com esse nome.

Com duas origens diferentes, a partir do latim Alina, Alyna, variantes de Adelina, significa "protetora nobre". Já sendo um diminutivo de Adélia, nome que surgiu no germânico Athala, quer dizer “pequena nobre”.

Exemplos de personalidades famosas que o carregam são a cantora Aline Barros e a dançarina Aline Riscado.

Tudo sobre o nome Aline.

36. Adriana

Se você está a procura de um nome mais clássico, muito popular no Brasil, inclusive com seu pico de popularidade nos anos 70, então essa é uma boa escolha.

Com origem no latim Adrianus, que significa "natural da Ádria", esta palavra significando “água”, o nome fica com o sentido de "aquela que vem da Ádria" ou "natural da água".

Outras teorias dizem que Adria é um nome que vem do elemento em latim ater, que significa "escuro" ou "preto", por conta disso o significado fica "aquela que é escura".

Figuras conhecidas que o carregam são a atriz Adriana Esteves e a top model Adriana Lima.

Saiba mais sobre o significado do nome Adriana.

37. Ayla

Resolvemos pôr na nossa listinha um nome mais diferente, não tão usual no Brasil, mas que carrega um simbolismo ligado à luz, à feminilidade e à natureza.

Com duas possíveis origens, a primeira através do elemento turco ay, que quer dizer "lua", fica com o significado de "luar" ou "luz da lua".

A segunda sendo uma transliteração do nome hebraico Eilah, significa "carvalho" ou "terebinto", o qual é uma pequena árvore de origem mediterrânea com flores de cor púrpura avermelhada.

Entenda mais sobre o nome Ayla.

38. Angel

Esse é um nome bastante comum nas línguas inglesa e espanhola, podendo ser trazido para o português como um nome feminino mais ousado.

Apresenta um lindo simbolismo, com origem a partir do latim angelus, proveniente da Bíblia, significa “mensageira” ou “anjo”. Um nome delicado e suave para se pôr em uma menina.

Confira tudo sobre o nome Angel.

39. Abigail

Como um nome queridinho pelos americanos, ele consta na lista dos mais populares dos EUA, podendo ser trazido para o português como algo mais original.

Com origem no hebraico Abhigáyil, composto pelos elementos abh, que significa “pai” e gil, que quer dizer “regozijar-se”, fica com o significado de “alegria de meu pai” e “aquela cujo pai é alegria”.

Veja: Abigail.

40. Ágata

Nomes de Meninas: 54 ótimas ideias para bebês

Popular tanto nessa versão quanto na variação Agatha, esse nome feminino possui um lindo simbolismo ligado à bondade.

Com origem no grego Agathe, derivado da palavra agathós, significa “boa” e “bondosa”.

Exemplos de mulheres famosas que o carregam como título próprio são a atriz Agatha Moreira e a escritora Agatha Christie.

Saiba mais: Ágata.

41. Alessandra

Sendo um nome que carrega um simbolismo poderoso e forte, é bastante popular no Brasil, com 242.273 meninas registradas com ele de 1930 aos anos 2000.

Tem origem no grego Aléxandros, o qual é composto pelo verbo aléxo, que significa "repelir, defender ou proteger", e do vocábulo andrós, que quer dizer "homem".

Fica com o significado de "protetora do homem", "defensora da humanidade", "aquela que repele os inimigos".

Três personalidades muito conhecidas que o carregam são as atrizes Alessandra Negrini e Alessandra Maestrini, e a top model Alessandra Ambrósio.

Saiba tudo sobre o nome Alessandra.

Nomes delicados de meninas

42. Cecília

Um nome com uma sonoridade delicada e suave, ele é muito popular no Brasil, com mais de 100 mil meninas registradas como Cecília entre 1930 e 2000.

Uma importante personalidade que o carregava, que marcou a literatura brasileira, foi a escritora Cecília Meireles.

Tem origem no nome de família romano Caecilius, proveniente da palavra em latim caecus, que significa "cega". Para os romanos, as pessoas cegas eram extremamente sábias, por conta disso o nome ganhou o significado de “sábia”.

Entenda mais sobre o nome Cecília.

43. Olívia

Sendo um nome que carrega um simbolismo ligado à natureza, mas precisamente à árvore oliveira, ele apresentou seu pico de popularidade no Brasil nos anos 40, com mais de 6 mil meninas registradas.

Com origem espanhola, derivado do latim oliva, quer dizer literalmente “azeitona”.

Exemplos de pessoas conhecidas que o carregam são a cantora Olívia Byington e a atriz/cantora Olivia Newton-John.

Saiba mais: Olívia.

44. Lyra

Se você está procurando algo diferente, mais ousado e ao mesmo tempo delicado, essa é uma ótima opção!

Tanto ligado à mitologia quanto à música, sua origem é incerta. Referente à lira, significa “instrumento musical”.

Já como um instrumento musical que sempre acompanha Orfeu (mitologia grega), responsável por acalmar as pessoas, significa “aquela que acalma com a sua melodia”.

Também é o nome de uma constelação pequena e linda do hemisfério norte.

Veja: Lyra.

45. Penélope

Esse nome lembra muito a infância, principalmente por causa da personagem de desenho animado Penélope Charmosa.

Outra personalidade famosa que o carrega é a atriz Penélope Cruz.

Com origem no grego penelops, possivelmente derivado dos elementos pene, que significa “fio, fibra, trama” e ops, que quer dizer “rosto, olho”, fica com o significado de “tela”, “trama”.

Entenda mais sobre o significado do nome Penélope.

46. Yasmin

Nomes de Meninas: 54 ótimas ideias para bebês

Esse nome super delicado, até mesmo na sonoridade, tem origem no nome persa Yasmin, Yasamen, que quer dizer literalmente “jasmim”. Ganha também o significado de "flor perfumada".

Além de linda, a flor de jasmim apresenta um cheiro incrível, possuindo mais de uma cor. Melhor simbolismo do que esse para uma menina é impossível, você não acha?

Uma atriz e modelo conhecida que carrega esse nome é Yasmin Brunet.

Saiba mais: Yasmin.

47. Nicole

Além de possuir um simbolismo ligado à vitória, a sonoridade desse nome é muito sutil. Popular no Brasil, apresentou 104.992 meninas registradas com ele entre 1930 e 2000.

Com origem a partir do francês Nicole, que é a variante feminina de Nicolau, o qual surge do grego Nikólaos, significa “a que vence com o povo” ou “a que conduz o povo à vitória”.

Personalidades famosas que o carregam como título próprio são a atriz Nicole Kidman e a cantora/dançarina Nicole Scherzinger.

Tudo sobre o nome Nicole.

48. Melissa

Esse nome começa sua delicadeza por ter relação com a planta medicinal conhecida popularmente por erva-cidreira, mas que tem o nome científico sendo Melissa officinalis.

Com origem no grego Melissa, derivado da palavra mélissa, que chegou até nós através do latim Melissa, quer dizer literalmente “abelha”.

Pessoas famosas que o carregam como título próprio são as atrizes Melissa Rauch, Melissa Benoist, Melissa Fumero e Melissa McCarthy.

Veja: Melissa.

49. Mabel

Um dos nomes mais delicados e doces do mundo com certeza é Mabel, ótima escolha para uma menina.

Ele significa “amável”, “amorosa”.

Veja: Mabel.

50. Ylana

É provável que esse nome seja uma variante do nome Ilana.

Apresenta duas possíveis origens, a partir do hebraico significa “árvore”, já sendo a variante gráfica de Ileana, quer dizer “a reluzente”, “a resplandecente”.

Saiba mais sobre os significados de 60 nomes femininos delicados, lindos e diferentes.

Nomes populares para meninas

51. Maria Eduarda

Os brasileiros adoram nomes compostos, inclusive vários deles constam na lista dos mais populares de 2018, por exemplo, Maria Eduarda obteve mais de 15 mil meninas registradas no Brasil em 2018.

Sendo a composição dos nomes Maria e Eduarda, significa “senhora soberana guardiã das riquezas”, “senhora soberana rica guardiã” ou "mulher pura que guarda as riquezas", "guardiã virgem e rica".

O primeiro tem origem no hebraico Myriam e no sânscrito Maryáh, significando “senhora soberana”, “vidente” ou “a pura”. Já o segundo tem origem no nome germânico Hadaward, que quer dizer "guardiã das riquezas", “protetora das riquezas” ou "guardiã rica".

Entenda tudo sobre o nome Maria Eduarda.

52. Maria Clara

Nomes de Meninas: 54 ótimas ideias para bebês

Outro nome composto que ranqueia muito bem no Brasil, com 14170 registros somente no ano de 2018, é Maria Clara.

Levando também o nome Maria conjugado com Clara, significa “senhora soberana clara”, “senhora soberana brilhante” ou "mulher pura e luminosa", "mulher virgem e ilustre".

Clara tem origem no latim Clarus, a partir do adjetivo clara, e significa “brilhante, ilustre”. Uma atriz e humorista famosa que o carrega é Maria Clara Gueiros.

Veja: Maria Clara.

53. Alice

Um nome que só cresce cada vez mais nas listas de populares é este, apresentando 12482 registros somente no ano de 2018.

Principalmente por ter um simbolismo conectado à realeza e à nobreza, é tão estimado pelos brasileiros.

Com origem nas versões francesas Adaliz, Alesia, Aliz, utilizadas como diminutivo de Adelaide, que surgiu a partir do germânico Adelheid, significa “de qualidade nobre” e “de linhagem nobre”.

Confira mais informações sobre o nome Alice.

54. Ana Clara

Mais um nome composto na nossa listinha de populares, porque nós também amamos eles. Inclusive este ficou na posição 10 dos mais registrados em 2018, obtendo 11059 registros.

Sendo a junção dos nomes Ana e Clara, significa “mulher clara cheia de graça”, “mulher brilhante e graciosa” e “mulher ilustre pela sua graça”.

O primeiro vem do original em hebraico Hannah, mais tarde do latim Anna, que quer dizer "graciosa, cheia de graça". Já o segundo significa “brilhante, ilustre”.

Veja: Ana Clara.

Você gosta de nomes compostos? Quer mais opções? Vem ler esse artigo: Descubra 28 nomes compostos para bebês tanto femininos quanto masculinos.

55. Sophia

Se você estava se perguntando onde o nome Sophia/Sofia constaria na lista de nomes de meninas, acabou de achar, então aproveita o momento.

Com um lindo simbolismo e uma sonoridade suave, ele tem origem no grego sophia, que quer dizer literalmente “sabedoria”. Já relacionado ao Espírito Santo, significa "sabedoria divina".

Exemplos de personalidades famosas que o carregam são as atrizes Sophia Loren, Sophia Abrahão e Sophia Lillis.

Saiba mais: Sophia.

56. Lorena

Muito popular no Brasil, esse nome apresentou 6382 meninas registradas com ele em 2018.

Com origem no francês Lorraine, a partir do francês antigo Lot-regne, significa “reino de Lotário”.

Lotário provém do germânico Hlodohari, a partir dos elementos hlod, que significa “fama" e "glória”, e harjs, heri, que quer dizer “exército”. Fica com o significado de “reino da famosa guerreira".

Entenda mais sobre o nome Lorena.

57. Charlotte

Nomes de Meninas: 54 ótimas ideias para bebês

Resolvemos diversificar e trazer um nome que é muito popular nos EUA, para você que quer expandir o seu leque de opções.

Com origem no germânico Karl, derivado de karal, kerl, significa “mulher” ou “mulher do povo”.

Exemplos de pessoas famosas que o carregam são a atriz Charlotte Gainsbourg e a maquiadora e empresária Charlotte Tilbury.

Veja: Charlotte.

58. Camille

Outro nome internacional, muito popular na França, que apresenta uma sonoridade sutil e bonita é Camille.

Com origem incerta, pode ter surgido a partir do grego Cadmilos, com base no termo cadmo, significando “filha do primogênito” ou “filha do Sol”.

Já a partir do latim Camillus, que teve sua definição corrompida, significa “mensageira” ou “menina de coro”.

Na França esse nome é usado tanto para meninas quanto para meninos, bastante unissex.

Saiba mais sobre o significado do nome Camille.

Nomes de meninas com “E”

59. Emília

Com origem no latim e no grego, esse nome significa “rival”, “a que fala de modo agradável”.

É um nome clássico que fez sucesso nos anos 40 e 50 no Brasil.

Veja: Emília.

60. Edite

Mais um nome clássico que carrega a letra “E”, Edite significa “guerreira feliz”, surgindo com o inglês antigo.

Edith é sua variante mais popular na língua inglesa.

Saiba mais: Edite.

61. Ester

Com origem no hebraico, Ester significa “estrela”. Um nome belo e delicado para uma menina.

Entenda mais sobre o nome Ester.

62. Eloá

Esse nome não era tão popular até os anos 2000, quando houve seu pico de registros, alcançando mais de 18 mil meninas.

É um nome bíblico e hebraico que significa “Deus”.

Tudo sobre o nome Eloá.

63. Elaine

Fazendo muito sucesso nos anos 80, o nome Elaine significa “a reluzente”, “a resplandecente”.

Conseguiu obter 256.433 meninas registradas com ele entre os anos 30 e 2000.

Saiba mais: Elaine.

64. Érica

Possui uma variante gráfica que é tão popular quanto: Érika. O nome significa “a que reina como uma águia”, “rica em honras e glórias” ou “eterna soberana”.

Entenda mais sobre o significado do nome Érica.

65. Eliane

Sucesso dos anos 70, esse nome alcançou mais de 112 mil registros somente neste ano.

Significa "bela como o Sol", “da natureza do Altíssimo”, “pertencente ou habitante da Élida”.

Veja: Eliane.

66. Eugênia

Sendo a variante feminina do nome Eugênio, esse nome tem origem grega e significa “bem-nascida”, “aquela que tem origem nobre”, “aquela que tem boas origens”.

Saiba tudo sobre o nome Eugênia.

Nomes femininos fortes

67. Petra

Além de ser uma variante feminina do nome Pedro, Petra tem uma sonoridade forte e significa “pedra”, “rochedo”.

Ganha, por extensão, o sentido de “mulher forte”, “mulher firme”, assim como um rochedo.

Saiba mais sobre o nome Petra.

68. Valéria ou Valentina

Esses dois nomes têm origens diferentes, mas o mesmo significado, que é “valente”, “forte”, “vigorosa”, “cheia de saúde”.

Valéria surge a partir do latim Valeria, que deriva da raiz valere. Já Valentina é a variante feminina de Valentim, que tem origem no nome do latim Valentinus.

Saiba mais sobre os nomes Valéria e Valentina.

69. Luana

Esse nome tem três origens diferentes e três significados diversos, sendo um deles atrelado ao simbolismo de força e glória.

Significa “a reluzente”; “combatente gloriosa cheia de graça”, “guerreira famosa e graciosa”; “calma”, “relaxada”, “descansada”.

Leia mais: Luana.

70. Marcela

É um nome bastante popular no Brasil, que começou a fazer sucesso a partir dos anos 80.

Marcela significa "pequena guerreira", "jovem guerreira" ou "dedicada ao deus Marte".

Veja: Marcela.

71. Gabriela

Com dois simbolismos marcantes, um relacionado ao divino e o outro à força, esse nome significa “mulher de Deus”, “mulher forte de Deus” ou “fortaleza de Deus”.

Entenda mais sobre o significado do nome Gabriela.

72. Mildred

Mais um nome forte, porém delicado ao mesmo tempo, Mildred significa “força delicada”, “vigor suave”.

É composto pelos termos do inglês antigo milde, que é “delicado”, “suave”, e þryð, que significa “força”, “vigor”.

73. Matilda

Tanto Maltilda quanto Matilde são nomes populares que significam “forte guerreira” ou “força na batalha”. Tem origem germânica.

Saiba mais: Matilda.

74. Carla

Carla e sua variante Karla são nomes femininos muito populares no Brasil, com mais de 365 mil meninas que carregam um ou o outro.

Significa “mulher”, “mulher do povo”, "mulher forte", "mulher guerreira", “mulher livre” ou "fazendeira".

Confira tudo sobre o nome Carla.

Veja mais sobre nomes fortes nesses dois conteúdos: Os significados de 20 nomes fortes e imponentes para bebês e 40 nomes femininos fortes inspirados em mulheres poderosas.

Nomes de meninas com “I”

75. Íris

Um nome curto e com uma sonoridade forte, ideal para quem busca nomes relacionados à deusas.

Íris era uma deusa mensageira na mitologia grega, por isso seu nome significa “mensageira”, “a que leva mensagens pela palavra” ou "arco-íris".

Saiba mais: Íris.

76. Isadora

Falando em Ísis, o nome Isadora o refere. Ele significa "dada por Ísis" ou "dádiva de Ísis", surgindo a partir do grego.

Entenda mais sobre o nome Isadora.

77. Ingrid

Com origem a partir do nórdico antigo, esse nome significa "a amazona de Ingvi", "amazona do deus da paz e da fertilidade"; "a beleza de Ingvi".

Ingvi é o nome do deus germânico do nascimento e da fertilidade.

Leia mais: Ingrid.

78. Ivana

Ivana é um nome russo que acabou por se popularizar no Brasil, segundo o Censo, 24.145 meninas foram registradas com ele antes de 1930 até os anos 2000.

O nome significa “Deus é cheio de graça”, “agraciada por Deus” ou “a graça e misericórdia de Deus”, “Deus perdoa”.

Entenda tudo sobre o nome Ivana.

79. Ivete

Ivete significa “teixo” (uma espécie de árvore) ou “Deus é cheio de graça”, “Deus é gracioso”.

É um nome que deriva do masculino Ivo, o qual tem origem tanto no francês quanto no hebraico.

Saiba mais: Ivete.

80. Ieda

Um nome clássico que obteve sucesso principalmente nos anos 60, Ieda carrega um simbolismo delicado e doce.

Significa “favo de mel”, “mulher doce”, “mulher com grande doçura”.

Veja: Ieda.

81. Ilda

Muito popular também na sua variante Hilda, esse nome tem origem germânica e significa “a combatente”, “a guerreira”.

Entenda mais sobre o significado do nome Ilda.

82. Irene

E para fechar a categoria dos nomes com a letra “I”, Irene apresenta uma sonoridade forte.

Significa "a pacificadora", "a pacífica".

Confira tudo sobre o nome Irene.

Nomes de meninas com “P”

83. Paula

Um dos nomes mais populares com a letra “P”, Paula obteve 221.113 registros antes de 1930 até os anos 2000.

Com origem no latim, significa “pequena”, “de baixa estatura” ou "delicada".

Saiba mais: Paula.

84. Priscila

Esse nome tem origem no latim e significa “que pertence a Prisco” ou “da natureza de Prisco”, “familiar de alguém venerável”.

É muito popular no Brasil, com seu pico de registros nos anos 80.

Saiba mais sobre o nome Priscila.

85. Patrícia

Outro nome com “P” bastante popular no Brasil, Patrícia surge com o latim Patricius e significa “nobre”, “de classe nobre”, “da mesma pátria” ou “compatriota”.

Confira tudo sobre o nome Patrícia.

86. Pâmela

Variações como Pamela, Pâmella e Pamella são muito populares também. É um nome de origem grega que significa “tudo mel”, “toda doce”.

Entenda tudo sobre o nome Pâmela.

87. Paola

Esse nome começou a ganhar mais popularidade a partir dos anos 90, ou seja, é um nome puxado para o moderno.

Sendo a versão italiana de Paula, significa também “pequena” ou “de baixa estatura”.

Confira tudo sobre o nome Paola.

88. Paris

Sendo o mais diferente dessa lista de nomes com “P”, nomes de cidades vem se popularizando ao redor do mundo, especialmente Paris. Faz referência à capital da França.

Não apresenta significado conhecido, provavelmente surgiu a partir do nome de uma antiga tribo celta.

89. Pandora

Outro nome bastante raro no Brasil, mais comum quando se ouve falar em mitologia grega, Pandora pode ser uma boa opção para quem procura algo mais original.

Significa “todos os presentes”.

Veja: Pandora.

90. Paige

Esse nome é bem mais usado nos países de língua inglesa, especialmente os Estados Unidos.

Tem dois possíveis étimos. Surgindo a partir de um sobrenome em inglês, significa “serva” ou “página”. Já derivado do grego paidion, quer dizer “menininha”.

Saiba mais: Paige.

Esperamos que você tenha tirado inspirações desse conteúdo, quer conferir outros? Acessa:

Os 25 nomes curtos mais bonitos para meninas

Os nomes femininos mais diferentes para bebê e os seus significados