Nomes de Meninos 2022 | Nomes de Meninas 2022

Identificamos as maiores tendências de nomes masculinos e femininos que estarão em alta em 2022. Nomes originais, bonitos, diferentes e alguns clássicos que são cada vez mais procurados no Brasil e no mundo!

Nomes de meninos para 2022

Zyan

O nome Zyan possui origem árabe e carrega os significados de "adorno" e "decoração". Sua principal variante é Zian. Zyan também é considerado uma derivação de nomes como Zion e Zayan. Nestes casos, ele significa “terra prometida” e “beleza”, respectivamente.

Ravi

O nome masculino Ravi tem origem a partir do idioma sânscrito e significa “o Sol”. Este nome carrega consigo a simbologia do sol e reflete, portanto, a luz, o conhecimento e o poder.

Bento

Bento é uma variante do nome Benedito, sendo considerado o diminutivo deste nome de origem hebraica. Bento significa “abençoado", "bendito", "louvado", "aquele sobre quem se fala bem”.

Benjamin

Nome de origem hebraica, Benjamin significa "filho do lado direito", “filho da felicidade” ou “o bem-amado”. De acordo com o Antigo Testamento da Escritura Sagrada, Benjamin é o nome do filho mais novo de Jacob e Raquel.

Noah

Noah é um nome de origem hebraica, considerado o equivalente em português de Noé e significa “descanso”, “repouso” ou, ainda, “de longa vida".

Luca

Luca é uma variante italiana do nome latino Lucas, que por sua vez se originou a partir do grego. O nome Luca significa “aquele que traz a luz”, “luminoso”, “brilhante” ou “o habitante da Lucânia".

Enrico

Enrico é a variante italiana do nome Henrique, nome masculino de origem germânica. Enrico significa "governante da casa" ou príncipe do lar”.

Rayan

O nome Rayan é uma variante do nome de origem irlandesa Ryan e significa “pequeno rei”. O nome Ryan, por sua vez, surgiu a partir de um sobrenome que deu origem a O'Ryan, que significa "descendente de Ryan".

Alef

O nome Alef, assim como a sua variante Aleph, significa "o primeiro" e "touro". Este é o nome da primeira letra do alfabeto hebraico, também chamado de letra dos abjads semitas. A origem do nome Alef no grego é o desenho de um touro, que se diz aluf, no hebraico antigo.

Joaquim

O nome masculino Joaquim tem origem hebraica e carrega os significados de "Jeová estabeleceu" ou "Deus estabeleceu". Na Bíblia, este foi o nome de um dos reis de Judá, conhecido por ter sido levado pelo rei Nabucodonosor para o cativeiro na Babilônia.

Matteo

Matteo é a variante italiana de Mateus, nome cuja origem é hebraica. Este bonito nome masculino carrega os significados de “dom de Deus”, “presente de Deus” e “dádiva de Deus”.

Levi

O nome Levi tem origem hebraica e possui os significados de "ligado", "unido" ou "vinculado a alguma coisa ou alguém". Segundo o Torá, livros sagrados que regem o Judaísmo, o nome Levi teria se originado a partir da palavra yillaweh, que significa "ele vai se juntar". Esse significado é uma referência da união entre Jacó e Lia, sua esposa.

Otto

O nome Otto teria sido utilizado inicialmente como abreviatura de nomes germânicos iniciados pelos elementos od ou ot. Hoje é amplamente utilizado como nome próprio masculino e carrega os significados de “rico”, “opulento”, “suntuoso” e próspero”.

Luan

O nome masculino Luan possui três possibilidades e origem: a albanesa, a celta e a latina. Dessa forma, carrega vários significados. Entre eles, “leão”, “poderoso como um leão”, “ele protege e é justo”, “guerreiro”; "relativo à Lua" e "o filho da Lua".

Yan

O nome Yan é a versão búlgara e bielorrussa de João, nome que por sua vez é originado a partir do hebraico. Yan significa “Deus é cheio de graça”, “agraciado por Deus” ou “a graça e misericórdia de Deus” e “Deus perdoa”.

Miguel

O nome Miguel é citado cinco vezes na Bíblia como um arcanjo que é tido como um símbolo de humildade diante de Deus. A base do significado do nome é uma pergunta retórica, cuja resposta subentendida é “ninguém é como Deus”.

Pedro

Pedro é um dos nomes próprios mais difundidos no mundo todo e está presente em vários idiomas. De origem grega, ele significa "pedra" ou "rochedo".

Benício

O bonito nome masculino Benício tem origem a partir do latim e carrega os significados de “abençoado”, “homem bom”, “aquele que vai bem” ou “o que está sempre bem”.

Heitor

O nome Heitor surge a partir do grego Héktor e significa "aquele que guarda", "aquele que retém o inimigo". Este nome faz referência ao herói da mitologia grega Heitor que se destacou como guerreiro.

Caleb

Caleb é um nome bíblico de origem hebraica. Ele surge a partir da palavra kelebh, que significa literalmente “cão" ou "cachorro”.

Nicolas

O nome Nicolas tem origem no nome grego Nikólaos (Nicolau, em português) e carrega os significados de "vitorioso", "o que vence com o povo", "o que conduz o povo à vitória".

Anthony

Anthony é um nome amplamente utilizado em países falantes do inglês. Ele surge a partir do nome latino Antonius, que por sua vez tem origem no grego Antónios. Anthony significa "valioso", "de valor inestimável" e "digno de apreço". Outra possibilidade de origem é a partir do grego antheos, que quer dizer “alimentado de flores”.

Isaac

Isaac é a versão em inglês de Isaque, nome de origem hebraica e bíblica. Este belo nome masculino significa "ele irá rir” ou "filho da alegria".

Lorenzo

Lorenzo é uma variante espanhola e italiana do nome Lourenço, que tem origem no latim. Lorenzo significa “natural de Laurento” ou “habitante de Laurento”, em referência a uma cidade italiana situada às margens do Mar Tirreno.

Pietro

Pietro é considerado a versão italiana do nome Pedro, nome de origem grega que significa “pedra", "rochedo" ou "firme".

Dominic

O nome masculino Dominic é a versão inglesa de Domingos, nome originado a partir do latim. Ele significa “do Senhor” e “o que pertence ao Senhor”.

Matias

Matias é uma variante do nome de origem hebraica Mateus e significa "oferta de Deus" e "presente de Deus".

Ruan

Ruan é considerado uma das variantes do nome João, que tem origem no hebraico e significa "Deus é gracioso" ou "com a graça de Deus". Outra possibilidade de origem é a partir do sobrenome irlandês Rowan. Neste caso, Ruan carregaria os significados de "pequeno ruivo" ou "pequeno avermelhado".

Tomás

O nome Tomás tem origem no aramaico ta'oma', que significa literalmente "gêmeo". Equivale em significado ao nome Dídimo, que quer dizer "gêmeo" em grego.

Otávio

Otávio é um nome predominantemente masculino que tem origem a partir do latim Octavius, que quer dizer literalmente “o oitavo”. Por extensão, possui o significado de “o oitavo filho”.

Kauê

Kauê é um nome indígena brasileiro de origem Tupi-Guarani, que pode ser considerado uma variante do nome Kauã, que significa "gavião".

Kaleo

O nome Kaleo apresenta duas possibilidades de origem. A partir da língua havaiana ele carrega o significado de “a voz”. Já a partir do hebraico, ele possui os significados de “o chamado” e “o escolhido”, fazendo referência às histórias da Bíblia.

Kauã

Nome de origem indígena, Kauã carrega os significados de “gavião” ou “falcão”.

Estevão

O nome Estevão, assim como suas variantes Estevan e Estephan, surge a partir do grego e carrega os significados de “o coroado” e "o que tem uma coroa".

Yohan

Yohan é um nome masculino com três possibilidades de origem. A partir do idioma sânscrito ele significa “presente”; a partir do aramaico, ele significa “Deus é misericórdia” e a partir do hebraico, ele ganha o mesmo significado de João: “Deus é cheio de graça”.

Dom

O nome curto masculino Dom é a versão diminutiva do nome Dominic, que tem origem a partir do latim. Dom significa “do Senhor” e “o que pertence ao Senhor”.

Adriel

O nome masculino Adriel tem origem hebraica e bíblica e carrega os significados de "rebanho de Deus", "da assembleia divina" ou "da congregação de Deus".

Nomes de meninas para 2022

Zaya

O belo nome feminino Zaya possui duas possibilidades de origem. A partir do idioma mongol, ele significa “destino” ou “sorte”. A partir do árabe, ele é considerado a variante do nome Zara, que significa “flor que floresce”.

Kayra

Kyara é um nome predominantemente feminino no Brasil que possui três possibilidades de origem. A partir da língua hindu, ele carrega os significados de "pacífica" e "única". A partir do turco, Kayra é mais utilizado no masculino e pode significar "presente de deus". Outra possibilidade de origem é a partir do árabe, onde Kayra significaria "princesa".

Maria Madalena

Este nome é composto por dois nomes de origens distintas, Maria e Madalena. É o nome da personagem bíblica citada no Novo Testamento denominada Maria, que era natural de Magdala. Maria Madalena significa “senhora soberana da Magdala”, "vidente habitante de Magdala" e “mulher pura que vive na Torre de Deus”.

Lua

O nome Lua surge a partir do latim luna e significa “lua”. Por extensão, também significa “corpo celeste” e “satélite da Terra”.

Alana

Alana é a variante feminina de Alan, nome com quatro possibilidades de origens. Dessa forma, ele possui alguns significados distintos, entre eles, "harmoniosa"; "bela", "formosa" e "marco de conquista".

Bella

Bella é a forma reduzida do nome italiano Isabella. Ele carrega os significados de “formosa”, “bonita”, “casta”, “pura”, “Deus é juramento” e “consagrada a Deus”.

Eva

O nome Eva tem origem a partir do hebraico e aparece no livro de Gênesis, no Antigo Testamento, como a primeira mulher da humanidade criada por Deus. Eva significa “a que vive", "a vivente", "a que tem vida" ou "cheia de vida".

Nina

Nina é normalmente usado como diminutivo de nomes com essa terminação, como Antonina e Giannina, de origem italiana. Como nome próprio, ele carrega os significados de "menina", "graciosa", "protetora da fertilidade e mares" ou "fogo".

Maya

O nome feminino Maya possui diversas possibilidades de origem, tais como o hebraico, o tupi, o latim e o sânscrito. Ele possui, portanto, vários significados atrelados, entre eles, "água", "mãe", "grande" e "ilusão".

Rebeca

O nome Rebeca vem do hebraico Ribhqah, que literalmente significa "união", "ligação" e "aquela que une".

Alice

Alice é um nome feminino de origem germânica que surge como variação diminutiva para o nome Adelaide. Alice significa “de qualidade nobre” e “de linhagem nobre”.

Aurora

Aurora é um nome que surge a partir da palavra em latim aurora, com um significado bem evidente: "aquela que é como o nascer do sol". Por extensão, Aurora também significa "o nascer do sol", "o raiar do dia", “a que nasce do oriente” ou “aquela que brilha como o ouro”.

Isis

O nome feminino Isis tem origem a partir da mitologia egípcia e faz referência à deusa da fertilidade de acordo com as histórias relativas a ela. Alguns significados atrelados ao nome são "dona do trono" e "deusa da fertilidade e do amor maternal".

Liz

Liz é o diminutivo do nome Elizabeth em inglês, mais usado em português como Elizabete ou Elisabete. Liz significa “meu Deus é um juramento" ou “meu Deus é abundância”.

Eloá

O nome Eloá surgiu diretamente do hebraico Eloah, que significa literalmente "Deus". Trata-se de um bonito nome curto feminino que carrega consigo significados que se aproximam ao sublime, com o ser divino e onipotente, Deus.

Lívia

O nome Lívia é a variante feminina de Lívio, que tem origem a partir do latim liviu, que significa “lívido" ou "pálido”.

Luna

Luna é um nome tipicamente feminino que tem origem a partir do latim luna, que significa literalmente "lua". Por extensão, também significa "a iluminada" e "a feminina".

Elisa

Elisa é uma forma encurtada de Elisabete, nome de origem hebraica. Os significados associados a este nome feminino são "o meu Deus é um juramento", "Deus é abundância", “promessa divina” e “alegre”.

Cecília

Cecília vem do nome de família romano Caecilius, proveniente da palavra em latim caecus, que significa "cega". O nome Cecília também carrega os significados de "sábia" ou "a guardiã dos músicos".

Ester

Ester é um nome de origem hebraica que surge a partir da palavra esther, que significa literalmente “estrela”. Tem, portanto, o sentido de luz, perfeição, esperança e divino.

Alícia

Alícia é uma variação do nome Alice, nome de origem germânica que surge como um diminutivo de Adelaide. Alícia significa “de qualidade nobre”, “de linhagem nobre”, "de sangue nobre"; "respeitada", "majestosa".

Kiara

Em português, Kiara é a variante para o nome Clara, que tem origem na forma italiana Chiara. Este bonito nome feminino carrega os significados de “clara”, “brilhante” e “ilustre”.

Ivy

O nome Ivy em inglês significa “hera”, nome dado à planta trepadeira que costuma ter pequenas flores amarelas. Já o nome Hera surge a partir do grego e significa “heroína”. Outra variante do nome Ivy que pode ser encontrada em português é Ivia.

Mia

O nome feminino Mia possui muitas possibilidades de origem e, dessa forma, carrega consigo muitos significados. Entre eles, destacam-se: “estrela do mar”, “quem é como Deus?” e “dor de alguém que deseja muito, mas não pode ter filhos”.

Pietra

Pietra é um bonito nome feminino italiano cuja origem é grega. Pietra carrega os significados de “pedra”, “rochedo” e “firmeza”.

Pérola

O nome Pérola vem da palavra em latim perla, que significa "pérola". Por extensão, também significa "feminina", "virgem", "pura", "lunar", "bela como a lua", "brilhante como a lua", "forte" e "constante".

Safira

Safira é um nome que se originou do grego sappheiros, que era a palavra que denominava a pedra preciosa conhecida como safira. Safira significa, portanto, "pedra preciosa de cor azul".

Charlotte

O nome feminino Charlotte é a versão francesa de Carlota e é considerado o diminutivo de Carla. Todos estes nomes partilham os significados de “mulher”, “mulher do povo” ou “mulher livre”.

Mariah

Mariah é uma das variantes inglesas de Maria, um nome de origem incerta, que provavelmente surgiu a partir do hebraico. Significados associados ao nome Mariah são “senhora soberana”, “vidente”, “a virgindade” ou “a pura”.

Dominique

Dominique é uma variante francesa de Domingas, versão feminina de Domingos, que surgiu através do latim. Dominique significa "a que pertence ao Senhor" e "aquela que pertence à Deus".

Aylla

Aylla é um nome popular na Turquia e tem sido cada vez mais utilizado no Brasil. Possivelmente tem origem turca e hebraica e carrega os significados de "luz da lua”, “luar"; "carvalho" e “terebinto”.

Joyce

Joyce é a versão inglesa e celta de Joice. Tem origem no nome de um santo bretão, São Joyce. Este bonito nome feminino significa “elogio”, "aquela que alegra” e “aquela que traz alegria”.

Samira

Samira é um nome que se originou a partir do árabe samírah, palavra que significa “aquela que entretém", ou seja, “animada” ou “divertida”.

Alessandra

Alessandra é uma variante italiana de Alexandra, versão feminina de Alexandre, nome originado no grego. Este bonito nome feminino significa "protetora do homem", "defensora da humanidade" e "aquela que repele os inimigos".

Betina

Betina é uma variação do nome feminino Bete, que por sua vez surge a partir do nome de origem hebraica Elisabete. Betina significa “promessa de Deus”, “voto de Deus” ou “consagrada a Deus”.

Ravena

O nome feminino Ravena surge a partir de uma palavra de origem inglesa que significa “corvo”. Por extensão, o nome também carrega os significados de “inteligente” e “sábia”.

Aiyra

O nome feminino Aiyra possui três possibilidades de origem: a árabe, a índigena e a hindu. Dessa forma, carrega consigo diversos significados associados, entre eles, “aquela que não tem dono”, “aquela cujo dono é desconhecido”; “respeitável”, “aquela que é respeitada”; “filha” e “filha do irmão”.

Veja também: