Confira uma seleção com os nomes mais lindos e com significados simbólicos para meninos. Selecionamos nomes masculinos populares, curtos, diferentes, raros e com com diversas origens para você conhecer os significados especiais de cada um deles!

Nicolas

O nome Nicolas tem origem grega e carrega os símbolos relacionados especialmente à vitória. Nicolas significa "vitorioso", "o que vence com o povo", "o que conduz o povo à vitória".

Alex

Diminutivo de Alexandre, Alex possui simbolismos relacionados à força e liderança. Alex significa "protetor do homem" ou "defensor da humanidade".

Noah

Noah é uma variação bastante popular na língua inglesa do nome Noé em português. Os significados atrelados ao nome Noah são “descanso”, “repouso”, “de longa vida”.

Ravi

O nome Ravi tem origem a partir da língua sânscrita e significa simplesmente “o Sol”. Dessa forma, este nome predominantemente masculino carrega consigo a simbologia do sol e reflete, portanto, a luz, o conhecimento e o poder.

Cauã

Cauã é um nome brasileiro de origem indígena, mais especificamente de origem Tupi. Ele significa "gavião" e é um nome com fortes simbolismos para a população indígena devido à representação deste animal para os nativos.

Vincenzo

Vincenzo é a versão italiana do nome Vicente. Este nome carrega os simbolismos relacionados à vitória. Vincenzo significa “o que vence”, “aquele que conquista” ou “vencedor, conquistador”.

Álvaro

O nome Álvaro tem origem a partir do nórdico antigo. Os significados atrelados a este nome refletem importantes histórias da mitologia nórdica. Álvaro significa “nobre guerreiro”, "exército dos elfos", "guerreiro protetor" ou “gênio protetor".

Guilherme

O nome Guilherme tem origem germânica e significa “protetor decidido” ou “protetor corajoso”. Os simbolismos atrelados a este nome refletem liderança e coragem.

Bernardo

Os simbolismos associados ao nome Bernardo estão relacionados à força. Este é um nome de origem germânica que significa “forte como um urso”.

Heitor

Na mitologia grega, Heitor foi um príncipe que ficou conhecido pela bravura demonstrada durante a Guerra da Troia. Os significados associados ao nome Heitor possuem, portanto, os simbolismos relacionados a este herói da mitologia grega. Heitor significa "aquele que guarda" e "aquele que retém o inimigo".

Oscar

O nome Oscar tem origem no inglês antigo e significa “lança de Deus”, “combatente divino” ou “amante dos cervos”. O significado do nome Oscar possui uma conotação religiosa muito forte, por essa razão, foi bastante utilizado por reis e imperadores como nome de batismo.

Pietro

Os simbolismos associados ao nome Pietro têm a ver com estabilidade e força. Pietro é um nome italiano, variante do nome de origem grega Pedro, e significa "pedra", "rochedo" ou "firme".

Matteo

Matteo é a variante italiana de Mateus, nome de origem hebraica e bíblica. Ele significa “dom de Deus”, “presente de Deus” e “dádiva de Deus”.

Alonzo

O nome Alonzo é a variante espanhola do nome Afonso em português. Os simbolismos associados a este nome estão relacionados à nobreza e à coragem. Alonzo significa “apto para ser nobre” e “pronto para batalha”.

Luca

Luca é uma variante italiana do nome latino Lucas, que por sua vez se originou a partir do grego. O nome tem simbolismos relacionados à iluminação e à luz. Luca significa “aquele que traz a luz”, “luminoso” e “brilhante”.

Lohan

Lohan é um nome originalmente francês. Os significados associados a este nome são “luminoso”, “brilhante” e “pessoa esclarecida”.

Paco

Paco é um nome masculino de origem espanhola, considerado um diminutivo de Francisco. Os significados de Paco são “águia”, “livre” ou “aquele que vem da França”.

Kai

O mar e o oceano são os fortes simbolismos associados ao nome Kai. Ele tem origem havaiana e significa “mar”, “oceano”, “aquele ou aquela que vem do mar”, “do mar" e “marinho”.

Yoshi

De origem japonesa, Yoshi é um nome unissex que é mais utilizado para meninos. Dependendo do caractere com que é escrito, ele pode significar "boa sorte"; "justo" ou "bom", "virtuoso", "respeitável".

Baruc

O nome Baruc tem origem hebraica e significa “bem-aventurado”. Por extensão, tem o significado de “próspero”, “afortunado” e “feliz”.

Brian

Brian é um nome de origem irlandesa, mais especificamente do povo celta e carrega significados fortes relacionados ao simbolismo da virtude. Ele significa "nobre", "virtuoso" ou "aquele que é forte".

Liam

Liam é o diminutivo irlandês do nome William, um nome inglês que surgiu a partir do germânico. Ele significa "o protetor corajoso", "proteção firma" ou "aquele cuja vontade é proteger".

Omar

Omar é um nome com duas possibilidades de origem: o árabe e o germânico. Os significados associados a este popular nome são "o que tem uma vida longa”, “homem cheio de vida” e “homem ilustre pela riqueza”.

Max

O nome masculino Max possui origem latina, germânica, inglesa e aborígene e significa “o melhor”. Este nome é derivado de Maximilian, um nome do latim originado a partir de uma família romana chamada Maximus.

Odin

Odin tem origem nórdica e possui simbolismos relacionados à inspiração. Ele significa “ele traz inspiração”, “ele inspira”, “inquieto e exaltado” e “sua inquietação gera inspiração”.

Oto

O nome Oto tem origem germânica e carrega simbolismos relacionados à fortuna e riqueza. Oto significa “rico”, “poderoso” e “afortunado”.

Kurt

O significado do nome Kurt é “conselheiro prudente”. Ele é considerado uma versão reduzida de Conrado, nome de vários reis da Alemanha na Idade Média.

Zyan

Zyan é considerado uma variação do nome árabe Zayna, que carrega simbolismos relacionados à graça e à beleza. Alguns dos significados do nome Zyan são “belo e gracioso” e “cheio de beleza e graça”.

Marlon

Alguns estudiosos apontam para a origem francesa do nome Marlon que teria o forte significado de "pequeno falcão” ou “falcão de pequeno porte”.

Félix

Félix é o nome original em latim de Felício, que possui os significados de "feliz", "sortudo", "bem sucedido" e "bem-aventurado".

Ricardo

O nome Ricardo tem origem germânica e carrega simbolismos relacionados à nobreza e liderança. Ricardo significa “príncipe forte” ou “príncipe corajoso”.

Estevan

Estevan é a variante espanhola de Estevão, nome originado a partir do grego. Os simbolismos associados ao nome Estevan estão relacionados à nobreza, pois ele significa "o que tem uma coroa" ou "coroado”.

Ethan

Ethan é um nome inglês que possui origem hebraica. Ele carrega significados relacionados à resistência, força e resiliência. Ethan significa "o forte", "o firme", "o sólido", "o resistente" e “o duradouro”.

Derick

O nome Derick tem origem a partir do inglês antigo e significa “governante do povo” ou “senhor do povo”, simbolismos relacionados à liderança e coragem.

Teodoro

Teodoro é um nome masculino de origem grega. Ele possui simbolismos relacionados ao divino, pois significa “presente de Deus” e “dádiva divina”

Caíque

O nome Caíque tem origem indígena, mais especificamente a partir do idioma tupi. Ele significa “ave aquática” e possui simbolismos importantes para a população nativa brasileira, sendo um popular nome masculino no nosso país.

Mohammed

Mohammed é um nome masculino de origem árabe, bastante popular por ser a transliteração arábica de Maomé, o principal profeta do Islamismo para os muçulmanos. Ele significa “Maomé” e “louvado”.

Afonso

O nome Afonso tem origem germânica e possui simbolismos associados à nobreza. Afonso significa "inclinação nobre", "pronto para a nobreza", "nobre aptidão" e "apto para ser nobre".

Edgar

Edgar foi um nome muito comum entre reis e príncipes durante a Idade Média. Os simbolismos relacionados ao seu significado refletem liderança e nobreza. Edgar significa "o que protege suas riquezas com a lança" ou "lança abençoada, afortunada".

Tobias

O nome Tobias tem origem hebraica e significa “agradável a Deus” e “Deus é bom”. Durante a Idade Média na Inglaterra foi utilizada sob a forma de Toby e chegou com a variante Tobias somente no século XVII.

Niall

Niall é a versão arcaica (original) do nome gaélico Neil. Ele possui o significado de “campeão” e foi o nome do semi-lendário rei irlandês do século IV conhecido como Niall Noígíallach.

Raj

O nome Raj tem origem sânscrita, língua antiga utilizada na Índia. É um nome masculino popular entre os indianos e carrega os significados de “rei” ou “príncipe”.

Tyler

Os simbolismos relacionados ao nome Tyler estão relacionados à proteção. É nome de origem inglesa que carrega os significados de “aquele que protege”, “aquele que está protegido”, "protetor" e "protegido".

Veja também: