A inicial de um nome pode conter significados importantes para as famílias que esperam um novo bebê. Realizamos uma seleção com alguns dos nomes mais lindos para meninas de A a Z e os significados de cada um deles.

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Nomes para meninas com A

Amélie

O nome Amélie é a versão germânica do nome Amália, mais popular em português. Ele significa “trabalhadora", "mulher diligente” e “ativa". Amélie ficou ainda mais conhecido devido ao filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”.

Aurora

Este bonito nome feminino tem origem a partir do latim e carrega os significados de "o nascer do sol", "o raiar do dia", “a que nasce do oriente” ou “aquela que brilha como o ouro”.

Ayla

Ayla é um nome com duas possibilidades de origem: uma turca e uma hebraica. Dessa forma, ele possui alguns significados distintos: "luz da lua” ou “luar" e "carvalho".

Aimée

O nome Aimée tem origem francesa e faz referência ao verbo amar no passado, aimer, nesta língua. Desta forma, ele possui o significado de “a amada”.

Anastásia

O bonito e forte nome Anastasia tem origem grega e possui o significado de “ressureição”. Este foi o nome de uma grã-duquesa da Rússia que inspirou a história do filme da Disney chamado Anastásia.

Nomes para meninas com B

Bella

Bella é a forma reduzida do nome italiano Isabella. Este nome carrega os significados de “formosa”, “bonita”, “casta”, “pura”, “Deus é juramento”, “consagrada a Deus”.

Beatriz

Este belo nome feminino tem origem latina e possui os significados de “a que traz felicidade”, "aquela que faz os outros felizes" ou “viajante”, “peregrina”.

Betânia

O forte nome Betânia tem origem no hebraico. Na bíblia, o nome original de Betânia fazia referência a uma cidade no Monte da Oliveiras onde moravam Lázaro, Maria e Marta. Betânia significa “casa da aflição”, “casa dos figos” ou “casa das tâmaras verdes”.

Brenna

Brenna é uma variante do nome de origem nórdica Brenda e significa “espada”.

Bianca

O nome Bianca é a versão italiana de Branca, a partir da palavra italiana bianca, que quer dizer literalmente "branca, alva, cândida".

Nomes para meninas com C

Cecília

Cecília vem do nome de família romano Caecilius, proveniente da palavra em latim caecus, que significa "cega". Este nome também carrega o significado de “a guardiã dos músicos”.

Chole

Chloe é a versão inglesa e em latim de Cloé, que possui origem grega. Este bonito nome carrega os significados de "florescendo", "fertilidade", “erva esverdeada”, “broto verde”, “folhagem nova, viçosa”.

Charlotte

O nome feminino Charlotte é a versão francesa de Carlota e é considerado o diminutivo de Carla. Ele possui os significados de “mulher”, “mulher do povo” ou “mulher livre”.

Camille

Camille é a versão francesa de Camila, variante feminina de Camilo, que provavelmente possui origem grega. O significado do nome Camille é “filha do primogênito”, “filha do Sol”, “mensageira” ou “menina de coro”.

Cibele

Cibele é um nome de origem incerta e que provavelmente surgiu a partir do grego Kybéle. Ele carrega os bonitos significados de “espírito criador do calor e da vida”, “espírito gerador do calor e da vida” ou “a grande mãe dos deuses”.

Nomes para meninas com D

Diana

O nome Diana tem origem em uma palavra em latim derivada do termo dius, que quer dizer literalmente “divina”. Por extensão, Diana também significa “aquela que ilumina”.

Dandara

O significado do nome Dandara é desconhecido, mas de acordo com a história do Brasil Colonial, este teria sido o nome de uma escrava guerreira, esposa da emblemática figura histórica Zumbi dos Palmares.

Daiane

Daiane é a tradução fonética de Diane, variante francesa do nome espanhol e italiano Diana. Estes nomes partilham os significados de "divina", "brilhante", “iluminada”.

Deborah

Deborah é a variante original do nome Débora, e vem do hebraico Debhoráh, que quer dizer “abelha”

Nomes para meninas com E

Eloá

O nome Eloá surgiu diretamente do hebraico Eloah e possui o forte significado de “Deus”.

Emily

Emily é a versão inglesa do nome português Emília. Emily significa "aquela que fala de modo agradável".

Evelyn

O nome Evelyn tem origem alemã e inglesa e os seus significados fazem referência às regiões que tinham em abundância as frutas “maçã” e “avelã”.

Eduarda

Eduarda é a variante feminina do nome Eduardo, forma em português de Edward. Todos estes nomes partilham o significado de “guardiã ou “protetora de riquezas ou de bens”.

Nomes para meninas com F

Flora

O nome Flora surge a partir do termo em latim flora, que é derivado de floris e significa “florida”, “cheia de flores”.

Frida

Frida é um nome de origem germânica e possui os bonitos significados de “a pacífica”, "aquela que traz a paz" ou "princesa da paz".

Francesca

Francesca é uma variante italiana de Francisca, nome originado a partir do latim. Ele possui os significados de “francesa livre” ou “aquela que vem da França”.

Fernanda

O nome Fernanda é uma variante feminina de Fernando, nome que se originou através do germânico. Este nome possui o significado de “ousada para atingir a paz”.

Nomes para meninas com G

Giulia

Giulia é uma variante italiana do nome Júlia. De origem latina, este era um típico nome de família romano. Giulia pode significar "jovem" ou "jovial".

Geovanna

Este nome de origem italiana carrega os significados de “Deus é cheio de graça”, “agraciada por Deus” ou “a graça e misericórdia de Deus”, "presente de Deus" ou “Deus perdoa”.

Gisele

É a variante inglesa e francesa de Gisela, nome originado no germânico que possui os significados de "refém" ou "a que usa a lança com agilidade".

Gabrielle

É a versão francesa do nome Gabriela, por sua vez uma das variações femininas de Gabriel. Ele tem origem hebraica e significa "mulher forte de Deus", "enviada de Deus", "Deus é a minha força", "mulher devotada a Deus", "mulher robusta de Deus" e "heroína de Deus".

Nomes para meninas com H

Heloíse

É uma variante do nome de origem germânica Heloísa. Os dois nomes partilham os significados de “saudável”, “sã” ou “de saúde ampla”.

Hannah

Este nome é a versão original do nome de origem hebraica Ana. Ele possui os significados de "favor", "graça" ou "mulher graciosa".

Helena

Helena é um nome feminino que tem origem com o grego Heléne e possui os significados de “a reluzente”, “a resplandecente”.

Hellen

Hellen é uma variante gráfica de Helen, que possui a mesma origem de Helena. Por isso, este nome também significa “a que reluz”, “a que brilha” ou “reluzente”.

Nomes para meninas com I

Ísis

O nome Ísis significa “adiantar-se”, "nasci de mim mesma, não venho de ninguém", "dona do trono", "deusa da fertilidade e do amor maternal" e possui origem egípcia e mitológica.

Isadora

A origem do nome Isadora é o grego Isídoros, formado pelas palavras Isis (nome da deusa egípcia) e dôron. Por isso, carrega os significados de "dada por Ísis" ou "dádiva de Ísis".

Isabelle

Isabelle tem origem hebraica e possui os mesmos significados do nome Isabel: “casta”, “pura”, “Deus é o juramento”, “Deus é plenitude”.

Ivy

O nome feminino curto Ivy tem origem inglesa e significa “hera”, em referência à planta trepadeira que costuma ter pequenas flores amarelas.

Nomes para meninas com J

Júlia

Júlia é a variante feminina de Júlio, nome originado no latim Julius. Ele possui os significados de “fofa”, “macia”, "jovem" ou “filha de Júpiter”.

Joana

O nome Joana tem origem no latim Iohanna e é a variante feminina de João. Joana significa “Deus é cheio de graça”, “agraciada por Deus”, “a graça e misericórdia de Deus” e “Deus perdoa”.

Julie

Julie é a variante francesa e feminina do nome Júlio, que surge a partir do nome de família romano Julius. Ele significa "jovem", "jovial".

Jacqueline

Jacqueline é a variante feminina e francesa do nome Jacques, nome equivalente de Jacó. Ele significa "aquela que vem do calcanhar", “a filha gêmea que nasceu por motivo” ou “que Deus a proteja”.

Nomes para meninas com K

Kira

O nome feminino Kira possui várias possibilidades de origem, entre elas a russa, a grega e o sânscrito. Ele possui os significados de “senhora”, “que tem plena autoridade” ou “feixe de luz”.

Kiara

Em português, Kiara é a variante para o nome Clara e tem origem na forma italiana Chiara. Este nome possui os significados de “clara”, “brilhante”, “ilustre” ou “negra”, “obscura”.

Kimberly

O nome Kimberley significa "do prado real" ou “aquela que tem origem ou habita o prado real" e tem origem inglesa, sendo especialmente popular em países anglófonos.

Kauane

Kauane é a variante feminina do nome masculino Kauã ou Cauã que tem origem indígena e significa "gavião".

Nomes para meninas com L

Luana

Luana é um nome com várias possibilidades de origem e, por isso, possui muitos significados. Entre eles, “a reluzente”; “combatente gloriosa cheia de graça”, “guerreira famosa e graciosa”; “calma”, “relaxada”, “descansada”.

Luna

Luna é um nome tipicamente feminino que tem origem a partir da palavra em latim luna, que significa literalmente "lua".

Liz

Liz é o diminutivo do nome Elizabeth em inglês, mais usado em português como Elizabete ou Elisabete. Ele significa “meu Deus é um juramento" ou “meu Deus é abundância”.

Lívia

O nome Lívia é a variante feminina de Lívio, que tem origem a partir do latim liviu, que significa “lívido" ou "pálido”.

Nomes para meninas com M

Milena

O nome Milena carrega os significados de "graciosa", "querida"; “senhora soberana reluzente”, “vidente resplandecente” e “a pura que reluz”.

Maísa

O nome Maísa é a versão escocesa de Margarida. Este bonito e delicado nome possui o significado de “pérola”.

Mel

Mel possivelmente tem origem a partir da raiz da palavra grega meli, que significa “mel”. Por extensão, também pode significar “dócil” e “suave”.

Malu

Malu é a aglutinação de Maria Luíza, um nome composto formado pela união de Maria e Luiza. Dessa forma, ele possui os significados de "mulher guerreira soberana", “senhora soberana e brilhante” ou "proteção".

Nomes para meninas com N

Naomi

O nome feminino Naomi possui os significados de “meu deleite”, “minha doçura” ou “aquela que é bonita e honesta” e “a honestidade bela”. Ele possui duas possibilidades de origem: a hebraica e a japonesa.

Natalie

Natalie é uma variante francesa, russa e alemã de Natália. Ele possui os significados de “nascimento” ou “a que nasceu no Natal”.

Núbia

Núbia é um nome egípcio, que chegou à língua portuguesa através do nome em latim Nubae. Ele significa “ouro”, “dourada” ou "perfeita como o ouro".

Naiara

Naiara é um nome basco atribuído à cidade de Nájera, na Espanha. Dessa forma, ele carrega os significados de “lugar entre as rochas” e “cidade localizada no meio das pedras”.

Nomes para meninas com O

Olívia

O bonito nome Olívia tem origem espanhola, derivado do latim oliva, que quer dizer literalmente “azeitona”.

Olga

O nome Olga tem origem russa e deriva do nome escandinavo Halag, que significa “santa”, “sublime”, “consagrada a Deus”.

Ohana

Ohana é um bonito nome que tem origem no havaiano, língua indígena das ilhas do Havaí, e significa "família", no sentido mais completo do termo.

Olímpia

Olímpia é a variante feminina de Olímpio, nome que surge a partir do grego. O nome em sua versão feminina possui os significados de “consagrada a Zeus olímpico” ou “consagrada a Zeus do Olimpo”.

Nomes para meninas com P

Pietra

Pietra é um belo nome italiano, cuja origem é grega, e significa “pedra”. Por extensão, também ganha os significados de “rochedo” ou “firmeza”.

Pérola

O nome Pérola tem origem a partir do latim e significa literalmente “pérola”. Por extensão, também carrega os significados de "feminina", "virgem", "pura", "lunar", "bela como a lua", "brilhante como a lua", "forte", "constante".

Paloma

Paloma é um nome feminino de origem espanhola, que significa literalmente “pomba”. Ele tem o mesmo significado que os nomes Yoná, de origem hebraica, e Celena, de origem grega.

Penélope

O nome Penélope tem origem no grego penelops, possivelmente derivado dos elementos pene, que significa “fio, fibra, trama” e ops, que quer dizer “rosto, olho”.

Nomes para meninas com Q

Quésia

Este bonito nome feminino carrega os significados de "perfume, fragrância" e tem origem hebraica. É considerado também a origem do nome Cássia.

Queren

O nome Queren significa "brilho, esplendor" e tem origem na palavra hebraica garan, que carrega estes significados.

Quitéria

Quitéria vem da palavra quietus, que significa “tranquilo” em latim. Este nome também possui os significados de “bela” ou "que nasceu na ilha de Cítera".

Queila

É uma variante gráfica de Keila, que tem origem a partir do hebraico e significa “aquela que reúne os membros de uma congregação”.

Nomes para meninas com R

Rebeca

O nome Rebeca possui os significados de "união", "ligação", "aquela que une" ou "mulher com uma beleza que cativa (ou prende) os homens". Ele tem origem hebraica e é também considerado um nome bíblico.

Ravena

Segundo estudiosos da língua, Ravena é o nome de um pássaro, possivelmente surgiu a partir de uma palavra do inglês antigo que denomina o corvo. Por extensão, este nome feminino significa "inteligente" e "sábia".

Renata

O nome Renata tem origem a partir do latim e carrega os significados de "renascida", "ressuscitada" ou "nascida pela segunda vez".

Rayssa

O nome Rayssa tem duas possibilidades de origem: a russa e a francesa. Ele possui os significados de “mais relaxada”, “rosa”, "líder" ou "chefe".

Nomes para meninas com S

Sandra

O nome Sandra é a forma diminutiva dos nomes italianos Alessandra e Cassandra. Ele significa "protetora da humanidade" ou "defensora do homem".

Sophia

Sophia tem origem na palavra em grego sophia, que quer dizer literalmente “sabedoria”. Por extensão, este nome também significa “sabedoria divina”.

Sarah

O nome Sarah tem origem hebraica e carrega os significados de "filha do rei", "princesa", "dama" ou "donzela".

Sabrina

O nome Sabrina tem pelo menos dois étimos: anglo-saxônico e hebraico. Dessa forma, ele carrega alguns significados diversos, como “princesa”, “cactus espinhoso”, “como o sabre” e “a que é da fronteira”.

Nomes para meninas com T

Tainá

O nome Tainá se originou a partir do idioma indígena brasileiro dos Tupi-Guarani, tainã, considerada como uma designação para os astros celestes, ou seja, as estrelas. Dessa forma, ele carrega os significados de "astros celestes", "estrela" ou "estrela da manhã".

Thalita

O nome Thalita em aramaico quer dizer “menina”. Tem origem na expressão presente na Escritura Sagrada “Talita cumi”, que significa “Menina, ergue-te”.

Taís

O bonito nome Taís e sua variante Thais tem origem grega e significa "contemplada com admiração" ou "aquela que deve ser contemplada".

Thalia

De acordo com a mitologia grega, era o nome de uma das nove musas. Thalia era a musa da comédia e da poesia idílica. Este nome possui os significados de "viçosa", "exuberante" e "alegre".

Nomes para meninas com U

Ully

Ully é um nome feminino cuja origem é incerta. No entanto, alguns estudos apontam para os significados relativos a um nome germânico e, portanto, carrega os significados de “poderosa”, “aquela que prospera”, “determinada”; “jovem” ou “pertencente à natureza de Júlia”.

Uyara

O nome Uyara significa “senhora”, “dona”, “dominadora”, "Mãe d'água". Este é um nome indígena brasileiro, que tem origem no nome tupi Yara,

Úrsula

Úrsula tem origem na forma diminutiva do latim ursa, feminino de ursus, que significa literalmente “urso”. Por extensão, este nome feminino possui os significados de "pequena ursa" e “ursinha”.

Urbi

O nome feminino Urbi é raro no Brasil. Ele possui origem africana e significa “princesa”.

Nomes para meninas com V

Vitória

Muitos estudiosos consideram o nome Vitória uma variante feminina de Victorius, este derivado de Victor, que em latim significa “vencedor”. Por extensão, Vitória significa “vitória”, “vitoriosa” e “vencedora”.

Valentina

O nome Valentina é a variante feminina de Valentim, que tem origem a partir do latim. Valentina carrega os significados de “valente”, “forte”, “vigorosa” e “cheia de saúde”.

Vanessa

O nome Vanessa foi intencionalmente criado pelo autor da obra “Cadenus e Vanessa”, d escritor irlandês Jonathan Swift. Vanessa significa "como uma borboleta".

Viviane

Viviane surgiu como versão francesa do nome Viviana, que tem origem a partir do latim. Este nome feminino possui os significados de "cheia de vida", "viva", "vivaz" ou "bela dama".

Nomes para meninas com W

Willow

Willow é uma espécie de salgueiro, encontrado principalmente em regiões do Hemisfério Norte. Como nome feminino, Willow é mais encontrado em países falantes do inglês.

Wendy

O nome feminino Wendy está associado ao nome de origem celta Gwen. Dessa forma, ele significa “mulher justa” e “moça abençoada”.

Winnie

O nome feminino Winnie significa “amante, amiga da paz” ou “reconciliação abençoada” e possui origem irlandesa.

Whitney

Whitney surge através do inglês antigo e carrega os significados de “ilha branca”, “da ilha branca”, “habitante da ilha branca” e “aquela que tem origem na ilha branca”.

Nomes para meninas com X

Xayane

Xayane tem origem inglesa e é variante do nome Cheyenne. Este nome possui o significado de “oradores vermelhos”.

Xuxa

O nome Xuxa é considerado um apelido eslavo para o nome Susana. Dessa forma, ele carrega os significados de “pureza” ou “pequeno lírio”.

Xena

O nome Xena provavelmente surgiu como uma variante de Xênia, nome originado no grego que quer dizer “hospitalidade”.

Xanadu

O nome Xanadu tem origem na palavra chinesa Shangdu, cidade lendária localizada na China. Este nome feminino carrega os significados de "esplendoroso”, “magnífico”, “suntuoso" e “exuberante”.

Nomes para meninas com Y

Yasmin

Yasmin tem origem no nome persa Yasamen, que quer dizer literalmente “jasmim”. Por extensão, também recebe o significado de “flor perfumada".

Yohanna

O nome Yohanna carrega os significados de "agraciada por Deus”, “Deus é cheio de graça” ou “a graça e misericórdia de Deus”, "presente de Deus" ou “Deus perdoa”. Este é um nome de origem hebraica, considerado uma variante do nome Joana.

Yara

Yara é um nome de origem indígena, mais especificamente com raiz a partir do Tupi-Guarani y-îara, que quer dizer “senhora das águas”.

Yoko

O belo nome Yoko surge a partir do idioma japonês e carrega os significados de “criança radiante” ou “oceano infantil”.

Nomes para meninas com Z

Zoe

O nome Zoe tem origem na palavra grega zoe, que significa "vida" ou “vidente”. Por extensão, este nome feminino também significa "cheia de vida” ou “vivente".

Zara

O nome Zara foi criado pelo escritor e filósofo francês Voltaire para uma peça de mesmo nome que conta a história de uma mulher cristã. O significado deste bonito nome feminino é “flor que floresce”.

Zaya

A partir da língua mongol, o nome Zaya significa "destino", "sorte". Se for considerado uma variante do nome Zara, ele compartilha o significado de “flor que floresce”.

Zuri

O nome feminino Zuri tem origem a partir da língua suaíli, presente principalmente na África Oriental. Zuri significa “linda” e “bonita”.

Veja também: