As princesas da Disney acompanham a infância de milhares de crianças não só no Brasil, mas ao redor do mundo.

Todas elas têm uma história para contar e uma moral que ficam guardadas no inconsciente dos pequeninos (as).

Pensando nisso e na nostalgia que esse tema representa para muitas pessoas, nós separamos 14 nomes das princesas mais amadas da Disney e os seus significados. Vem conferir!

15 nomes de princesas da Disney e os seus significados

1. Aurora

Lançado pela Disney em 1959, ‘’A Bela Adormecida’’ é uma animação baseada nos contos de Charles Perrault.

Lembra da fada Malévola que joga um feitiço na princesa Aurora para que no seu décimo quinto aniversário, ela espete seu dedo em uma roca e caia em um sono profundo?

Essa história tem cheiro de infância! E então de onde vem o nome Aurora?

Assim como a Aurora Boreal, esse nome significa "o nascer do sol", "o raiar do dia", “a que nasce do oriente” ou “aquela que brilha como o ouro”. Tem origem no latim aurora, lindo simbolismo, não é mesmo?

2. Cinderella

Como uma das princesas mais amadas da Disney, a Cinderella carrega seu nome próprio sendo Ella. A pergunta é, por que ficou sendo Cinderella?

Lembra da madrasta e meia-irmãs, que faziam diversas coisas ruins? Elas apelidaram a princesa de cinder, que quer dizer ‘’cinzas’’, traduzido do inglês para o português.

Já o conto, escrito por Perrault, foi nomeado de Cendrillon, que significa ‘’pequenas cinzas’’.

15 nomes de princesas da Disney e os seus significados

4. Ariel

Quem não ama uma das sereias mais lindas e adoradas do mundo infantil? Verdade seja dita, no conto original do escritor dinamarquês Hans Andersen, publicado em 1837, a história não é das mais felizes.

O relato acompanha a vida de uma sereia que está disposta a abandonar toda a sua vida no fundo do oceano para viver no mundo dos humanos. E toda escolha tem as suas consequências.

O nome Ariel tem origem no hebraico Ari-el, composto pela junção dos termos Ari, que significa "leão", e El, que quer dizer "Senhor" ou "Deus". Ficando com o significado de "leão de Deus", "leão do Senhor" ou “fogo de Deus”.

3. Rapunzel

Essa princesa loira dos cabelos compridos todo mundo conhece e ama. O seu conto tem origem germânica e foi escrito pelos ''Irmãos Grimm''.

O seu nome, bastante diferente, é um dos nomes dados a uma planta chamada ‘’Rampion’’, muito cultivada na Europa e que possui uma flor com uma cor roxa ou lilás.

Não se sabe ao certo o significado do nome Rapunzel, mas é provável que seja ‘’flor roxa clara’’.

15 nomes de princesas da Disney e os seus significados

5. Bela

Também conhecida como Belle em inglês, essa princesa faz parte da história ‘’A Bela e a Fera’’, uma adaptação de um conto pela empresa cinematográfica Walt Disney.

Lembra da princesa que pede para trocar de lugar com o pai, que é capturado por um animal bestial sem sentimentos? A cara da infância inclusive.

O nome Bela ou Belle tem uma das suas origens na palavra francesa belle, que quer dizer ‘’bonita’’, ‘’bela’’, atributos visíveis na personagem.

6. Jasmine

Quem lembra do filme de animação ‘’Aladdin’’, lançado nos anos 90, que fez bastante sucesso por conta do seu enredo, do gênio da lâmpada e da linda e forte princesa Jasmine?

A história se passa em um reino do Oriente Médio, mostra um princesa inteligente e que quer governar seu povo da melhor maneira possível, mas que é paralisada por leis antigas.

O nome Jasmine carrega um simbolismo tão lindo quanto ela. Derivado do nome persa Yasmin, quer dizer literalmente “jasmim”. Esta palavra se refere a uma planta que apresenta uma flor graciosa e perfumada.

15 nomes de princesas da Disney e os seus significados

7. Pocahontas

Uma das princesas mais graciosas da Disney se chama Pocahontas. Filha do chefe de uma tribo indígena americana, ela apresenta características como conexão com a natureza e espiritualidade, sabedoria, bondade e nobreza.

Na história ela vive um grande impasse entre o que seu pai quer e o que ela quer. O nome Pocahontas tem origem na língua algonquina, um dos idiomas das tribos ameríndias dos Estados Unidos, e significa ‘’brincalhona’’, ‘’divertida’’.

8. Mulan

Se tem uma princesa poderosa e corajosa, o nome dela é Mulan. Inclusive sendo uma das primeiras protagonistas dos filmes de princesas da Disney a quebrar o papel estereotipado feminino.

Ela resolve se disfarçar de homem e entrar para o exército, quebrando as leis e normas que proibiam uma mulher de fazer isso.

O nome Mulan tem origem na junção dos caracteres chineses 木 (mù), que significa ‘’madeira’’, ‘’floresta’’ e 蘭 (lán), que quer dizer ‘’orquídea’’ ou ‘’elegante; graciosa’’. Por conta disso, fica com o significado de ‘’orquídea de madeira’’ ou ‘’floresta elegante e graciosa’’.

14 nomes de princesas da Disney e os seus significados

9. Tiana

O título de primeira princesa afro-americana é dado à Tiana, da animação cinematográfica ‘’A Princesa e o Sapo’’ (2009).

O seu nome foi escolhido pelos diretores provavelmente porque Tiana rima com o nome Diana (de uma princesa) e com a palavra rana, que quer dizer sapo em latim.

Apesar de não ser traduzido como ‘’princesa’’ em grego, pode ser a fusão das palavras Τία e Νταϊάνα, que em grego são nomes de princesas.

Na versão mesmo grega, Tiana é um apelido dos nomes Tatiana ou Sebastiana, significando “pertencente ao pai”, “semelhante ao pai” ou “sagrada”.

10. Merida

Fazendo parte de um leque recente e bastante diferente de princesas da Disney, a Merida quebra os estereótipos das princesas clássicas.

Sabe usar arco e flecha impecavelmente, montar a cavalo, lutar com espadas, além de ter uma personalidade forte, corajosa e rebelde, não aceitando as imposições sociais para com ela.

Provindo da palavra celta Mairead, quer dizer ''pérola'', também com origem latina pode significar ''aquela que alcançou um alto nível de honra", "a bem sucedida", "a bem vista por todos".

15 nomes de princesas da Disney e os seus significados

11. Esmeralda

Fazendo parte de um grupo de personagens esquecidas da Disney, Esmeralda é considerada uma princesa por alguns e por outros não.

Ela aparece no filme ‘’O Corcunda de Notre-Dame’’ (1996), como uma cigana de bom coração e destemida, que olha para as pessoas além das aparências.

O seu nome significa "pedra preciosa valiosa". Tem origem no grego smaragdos, a partir do latim smaragdus, que quer dizer literalmente “clarão, raio, relâmpago”.

12. Elsa

Uma das princesas da atualidade mais reverenciadas pelas crianças é Elsa, do filme da Disney ‘’Frozen’’ (2013).

Também chamada de ‘’a rainha da neve’’ por conta das suas habilidades, ela apresenta características como ser reservada e equilibrada, mas ao mesmo tempo solitária e isolada da sua irmã e das pessoas em geral.

O nome Elsa é a forma encurtada de Elisabeth, a qual tem origem no hebraico Elishebba, que quer dizer "Deus é juramento".

15 nomes de princesas da Disney e os seus significados

13. Moana

Saindo de um ambiente gelado e indo para a história de uma princesa tropical, quer dizer, Moana é considerada por muitos uma princesa diferente ou uma não princesa.

Como uma adolescente independente, apaixonada pelo mar e destemida, ela é escolhida para ser a heroína do seu povo, filha do líder de uma ilha na Polinésia.

O nome Moana tem origem maori e havaiana (línguas da polinésia) e significa “oceano”, “mar profundo” e ‘’grande extensão de água’’.

14. Giselle

Você já deve ter visto o filme ‘’Encantada’’ (2007), de uma princesa que é expulsa do seu perfeito mundo de conto de fadas para o mundo real, dos seres humanos.

Ingênua, perdida e meiga, a princesa Giselle lida super bem com a situação, apesar de sentir saudades do príncipe Ewdard.

O nome Giselle deriva da palavra germânica Gisila, que significa "refém", ou mesmo "penhor", "garantia". Pode ter surgido como um costume medieval de entregar uma criança para selar a paz e a amizade entre nobres rivais.

O artigo foi interessante? Quer ler mais? Acessa:

23 nomes mais bonitos inspirados em princesas e rainhas

25 nomes de meninas e meninos inspirados em pedras preciosas

30 nomes antigos para bebê: o clássico que está voltando à moda