56 nomes femininos fortes inspirados em mulheres poderosas

Equipe do Dicionário de Nomes Próprios
Equipe do Dicionário de Nomes Próprios
Criado e revisado pelos nossos editores

Nós fizemos uma lista com 56 nomes femininos fortes, baseados em muitas mulheres históricas, que foram lutadoras, resistentes, firmes, inteligentes, transformadoras.

1. Eva

Eva Perón foi a primeira-dama da Argentina de 1946 a 1952 e esposa de Juan Perón. Ela se mudou da sua cidade natal para a Argentina com apenas dezesseis anos para tentar a carreira de atriz.

Seu nome significa "a que vive", "a vivente", "a que tem vida" ou "cheia de vida".

2. Simone

Simone de Beauvoir foi uma grande filosofa e pensadora, além de ser escritora, ativista e participante do movimento existencialista francês.

Seu nome tem origem francesa sendo o feminino de Simon, e significa “ela ouviu” ou, por extensão, “ouvinte”, “obediente”.

3. Cecília

Cecília Meireles foi uma das primeiras escritoras brasileiras a se destacar.

Significa "sábia" ou "a guardiã dos músicos".

4. Marie

Marie Curie nasceu em Varsóvia, na Polônia, mas se naturalizou francesa. Ela foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel de Física e também a primeira a ocupar uma posição de professora na Sorbonne (Universidade de Paris).

Marie é uma variante francesa do nome Maria e tem origem no hebraico Myriam, que significa “senhora soberana" ou "a vidente”. Também tem origem do sânscrito Maryáh, e quer dizer “a pureza", "a virtude", "a virgindade”.

5. Margaret

Margaret Thatcher ou mais conhecida como ‘’A Dama de Ferro’’, foi a primeira mulher que ocupou o cargo de primeira-ministra do Reino Unido, permanecendo no poder por onze anos.

Margaret é uma derivação inglesa do nome Margarida, o qual provém do grego margarítes, e significa “pérola”.

6. Valentina

Valentina Tereshkova foi a primeira mulher a ir ao espaço. A astronauta viajou a bordo da espaçonave Vostok 6, através do programa espacial russo Vostok.

Valentina é muito popular na Rússia, tem origem no latim Valentinus e significa “valente”, “forte”, “vigorosa”, “cheia de saúde”.

7. Eleanor ou Eleonor

Eleanor Roosevelt foi ativista dos direitos humanos, estando no cargo de primeira-dama dos Estados Unidos durante doze anos. Defendeu que as mulheres, os afro-americanos e os trabalhadores possuíssem direitos iguais.

Eleanor significa “aquela que reluz” ou “resplandecente”. No Brasil a variação Eleonor é mais comum.

8. Rosa

Rosa Parks foi uma mulher negra norte-americana que em 1955 se recusou a ceder seu assento no ônibus a um homem branco. Rosa se tornou um símbolo da luta contra a segregação racial. Na época, a lei dos EUA obrigava pessoas negras a cederem seu lugar a pessoas brancas.

Rosa significa “bela flor”, "tipo famoso" ou "espécie famosa".

9. Nadia

Nadia Comăneci é uma ex-ginasta romena que conseguiu o primeiro dez perfeito, ou seja, a primeira pontuação perfeita nos Jogos Olímpicos.

Nadia vem do árabe Naadiya, que significa literalmente "mensageira" e "aquela que anuncia".

10. Joana

Joana D’arc é uma das personalidades femininas mais conhecidas na história. Ela foi uma guerreira e líder militar que ajudou seu país, a França, na guerra contra a Inglaterra. O fim da sua história não foi muito feliz, pois ela acabou por ser queimada viva na fogueira com apenas 19 anos de idade.

Joana significa “Deus é cheio de graça”, “agraciada por Deus” ou “a graça e misericórdia de Deus” e “Deus perdoa”.

11. Mary

Mary Shelley foi escritora e autora do romance gótico Frankenstein.

Mary é uma variante inglesa de Maria. Este tem origem no hebraico Myriam, que significa “senhora soberana" ou "a vidente”. Também pode ter surgido a partir do sânscrito Maryáh, quer dizer literalmente “a pureza", "a virtude", "a virgindade”.

12. Frida

Como um ícone no mundo das artes e uma das principais pintoras mexicanas e mundiais, Frida Kahlo superou diversas tragédias ao longo da vida, se tornando um símbolo no movimento feminista.

Seu nome quer dizer “a pacífica”, "aquela que traz a paz" ou "princesa da paz".

13. Anita

Anita Garibaldi foi uma grande revolucionária brasileira, que lutou na Revolução Farroupilha e na Batalha dos Curitibanos no Brasil, além de ter batalhado pela unificação da Itália na Batalha de Gianicolo.

Seu nome provém do hebraico Hannah, que significa “graciosa” ou “cheia de graça”.

14. Helen ou Ellen

Helen Keller é um dos maiores exemplos de superação do mundo. Quando ainda era uma bebê, perdeu a audição e a visão, porém ela tinha o sonho de entrar para a universidade e estudar artes. Helen foi a primeira pessoa surda-cega a se graduar em artes.

Significa “a que reluz”, “a que brilha”, “reluzente”.

15. Nelle

Nelle Harper Lee, mais conhecida como Harper Lee, foi a escritora de um dos maiores sucessos da literatura americana contemporânea: "O Sol é para todos", lançado em 1960.

Nelle é uma variante do feminino Nell, que é um diminutivo medieval de nomes que começam com El, como Eleanor ou Ellen.

16. Indira

Indira Gandhi foi a primeira mulher a ser chefe de governo na Índia.

Seu nome significa “beleza”; "gotas de chuva", tem origem no sânscrito e também é o nome da esposa de um dos principais deuses hindus, Vishnu.

17. Virgínia

A inglesa Virginia Woolf foi uma das maiores escritoras do século XX. Ela lutava pelo lugar da mulher, principalmente no âmbito da escrita, além de ter sido uma revolucionária literária.

Seu nome significa “virgem”, “donzela”, com origem a partir do latim Virginia.

18. Octavia

Sendo uma das principais representantes do gênero de ficção científica, a escritora afro-americana Octavia Butler era uma mulher visionária, que imaginou um futuro alternativo bem provável, cheio de críticas sociais e políticas.

O nome Octavia vem do latim e quer dizer "oitava", "oitava filha".

19. Maria

Maria da Penha Maia Fernandes é uma cearense que foi vítima de dupla tentativa de feminicídio por parte do seu marido em 1983. O caso dela ganhou repercussão mundial e depois de lutar bastante, em 2006, o presidente sancionou a Lei Maria da Penha.

Seu nome significa “senhora soberana”, “vidente” ou “a pura”. Também pode ter derivado do sânscrito Maryáh, quer dizer literalmente “a pureza", "a virtude", "a virgindade”.

20. Amelia

Amelia Earhart, foi uma pioneira na área de aviação americana e a primeira mulher a voar sozinha pelo Oceano Atlântico.

Seu nome significa “trabalhadora", "mulher diligente”, “ativa". É uma variante do nome Amália, que tem origem no germânico Amal que quer dizer “trabalho”.

21. Aretha

Aretha Franklin, considerada a rainha do soul, quebrou as barreiras de gênero e raça desde os anos 60, empoderando as mulheres com as suas letras fortes e com a sua voz arrasadora. Também foi responsável por imortalizar o gospel.

Seu nome não tem origem certa, há a possibilidade de ter surgido do grego arete, o qual significa ‘’virtude’’.

22. Fernanda

Considerada uma das mais importantes atrizes brasileiras e latino-americanas, Fernanda Montenegro é referência na televisão, no teatro e no cinema.

Com origem germânica, seu nome próprio significa “ousada para atingir a paz”.

23. Catarina

Catarina Eufémia é um símbolo de revolução em Portugal. Com apenas 26 anos, se manifestou em uma greve de ceifeiras (pessoas que trabalhavam nas colheitas) devido às péssimas condições de trabalho, na época do regime ditatorial em Portugal. A jovem acabou levando um tiro de um militar da Guarda Nacional Republicana.

Ela estava grávida e carregava no colo um bebê de oito meses, após o seu assassinato se tornou um símbolo de resistência e de luta para o povo português.

Seu nome tem origem a partir do grego Aikaterhíne, e significa "pura, casta".

24. Carolina

Um dos mais importantes nomes da literatura brasileira é Carolina Maria de Jesus, um exemplo de superação e resistência, que escrevia sobre a realidade das favelas e do sofrimento de muitas mulheres negras.

Carolina é considerado o diminutivo de Carla e tem o sentido de “mulher do povo”, "mulher doce".

25. Judith

Judith Butler é uma filosofa americana que atua na área sobre gênero e teorias feministas, com diversos estudos acadêmicos publicados. Ela também influenciou campos como a política e a ética.

Seu nome é a versão inglesa de Judite, que deriva do hebraico Iehudíth, que pode ser traduzido com “mulher da Judeia” ou “judia”.

26. Amália

Amália Rodrigues é uma das personalidades mais conhecidas em Portugal, é a Rainha do Fado, um dos principais gêneros musicais portugueses.

Nasceu em Lisboa e atuou como cantora, atriz e fadista. Sua voz é como de um anjo, forte e melancólica, assim como o fado.

Seu nome tem origem a partir do germânico Amal, possuindo o significado de "trabalhadora", "diligente", "ativa".

27. Angela

Uma das principais ativistas negras do mundo, dona de uma personalidade forte e imponente, nasceu no Alabama (EUA), com o nome de Angela Yvonne Davis.

Quando se nasce mulher, negra, em um estado super conservador e segregacionista dos Estados Unidos, vivendo na década de 60, a luta por igualdade racial se torna quase impossível, menos para Angela Davis.

Foi educadora e professora na Universidade da Califórnia, e por conta do seu ativismo foi perseguida e colocada na lista dos principais criminosos do seu país.

Em um dos seus discursos ela diz: “Nós representamos as poderosas forças de mudança que estão determinadas a impedir que as moribundas culturas do racismo e do patriarcado heterossexual se ergam novamente”.

Seu nome significa “mensageira”, “anjo”, com origem no grego Ággelos.

28. Michelle

Ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama já acumulava vários feitos mesmo antes de entrar na mídia. Formada em direito, ela sempre ajudou pessoas e comunidades carentes, além de defender a educação, especialmente para meninas ao redor do mundo.

Seu nome próprio é uma variante francesa de Micaela e tem o sentido de “quem é como Deus?”.

29. Dorothea ou Dorotéia

A versão portuguesa desse nome é Dorotéia, mas a personalidade que carrega esse nome é a americana Dorothea Lange, considerada umas das maiores fotógrafas dos Estados Unidos.

Vivendo na época da Grande Depressão (1929), fotografou e retratou como uma reportagem jornalística e humanitária, as áreas rurais que foram afetadas por essa situação e as consequências dela.

Seu nome é uma inversão do nome Teodora, possuindo o significado de “presente de Deus”, “dádiva divina”.

30. Marielle

Marielle Franco, que dizia que "Ocupar a política é fundamental para reduzir as desigualdades que nos cercam."

Ela era socióloga, se tornando vereadora do Rio de Janeiro em 2017, estava na luta constante das causas sociais e dos direitos das mulheres, principalmente combatendo as desigualdades de gênero e classe.

Criticava o comportamento da polícia militar e os abusos que eles cometiam contra moradores de favelas do Rio de Janeiro. Ela foi assassinada com três tiros em Março de 2018, dentro do próprio carro.

Seu nome é uma variação de Mariele, que significa “senhora soberana”, “vidente” ou “a pura”.

31. Rachel

Como a primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Letras, Rachel de Queiroz foi uma das principais romancistas e escritoras brasileiras. Também foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Camões.

Variação do nome Raquel, Rachel significa “ovelha”, “mansa”.

32. Rita

Considera um ícone do rock brasileiro, Rita Lee é uma cantora e compositora que emplacou diversos sucessos e participou de movimentos culturais importantes, como, o Tropicalismo.

Seu nome próprio quer dizer “pérola”, “criatura de luz”, “iluminada”.

33. Alison

Alison Bechdel é uma quadrinista e romancista norte-americana que vai falar sobre temas sociais importantes em suas obras, como, a desigualdade de gênero e a homoafetividade.

Alison é um nome empregado normalmente às meninas nos Estados Unidos e quer dizer “de nascimento nobre", "de espécie nobre", “filha de Alice”.

34. Nísia

Considerada a primeira educadora feminista brasileira, Nísia Floresta foi uma das principais mulheres na luta de frente sobre as causas abolicionistas, republicanas e dos direitos das mulheres durante o século XIX no Brasil.

Nísia era uma mulher forte e sua luta pelo direito à educação científica para meninas foi brutalmente atacada pela sociedade machista da época. Ela escreveu inúmeros livros e mudou radicalmente a educação para meninas no então Colégio Augusto no Rio de Janeiro, que hoje carrega o seu nome.

O nome de Nísia era na realidade Dionísia Gonçalves Pinto. Dionísia é o feminino do nome grego Dionísio, que carrega os significados de “consagrado a Dioniso”, “espírito das águas”, “o céu e as águas”, “dia e noite”.

35. Lili

Primeira mulher trans a se submeter à cirurgia de redesignação sexual, Lili Elbe teve sua história contada no famoso filme “A Garota Dinamarquesa”.

Possivelmente como uma variação de Lily, o nome Lili significa “lírio” ou “Deus é promessa”, “Deus é juramento”.

36. Gertrude

Sendo a primeira mulher a nadar no Canal da Mancha, Gertrude Ederle foi uma nadadora americana olímpica que ganhou diversos prêmios e bateu recordes nos anos 20.

Seu nome próprio é clássico e significa “aquela que ama a lança”, “aquela que é íntima da lança” ou “forte no manejo da lança”, “lança de força”.

37. Lueji

Lueji A'Nkonde foi uma importante monarca, rainha do reino Lunda, que era uma confederação africana pré-colonial. O reino era composto por regiões hoje situadas na República Democrática do Congo, Angola e Zâmbia.

O nome Lueji possivelmente significa “rainha”.

38. Ada

Ada Lovelace é considerada uma das pessoas mais importantes para o que conhecemos hoje como programação de computadores. Ela viveu no começo do Século XIX e contribuiu para questões matemáticas conhecidas como algoritmos, extremamente importante para a ciência da computação.

Ela era filha do grande poeta britânico Lord Byron, mas sua mãe, Lady Wentworth foi a pessoa que mais teve influência sobre sua vida, incentivando a filha para os estudos em matemática.

Ada significa “lugar de delícias”, “o Senhor concedeu benefícios”, ou ainda “ornamento” e “beleza”.

39. Katharine

A atriz Katharine Hepburn foi uma das mais importantes personalidades da chamada Era de Ouro de Hollywood. Naquela época, era comum as personagens femininas serem retratadas como submissas ou apenas sensuais para os protagonistas masculinos.

Katharine quebrou diversos padrões em Hollywood com sua personalidade empoderada, inclusive, vestindo-se de maneiras pouco tradicionais para a época.

O nome Katharine tem origem grega e significa “pura” ou “casta”.

40. Bertha

Bertha Lutz foi uma cientista, política e ativista feminista brasileira que teve contribuições fundamentais para a educação das mulheres no Brasil no século XX. Em 1919, ela fundou no Rio de Janeiro a Liga para a Emancipação Intelectual da Mulher e organizou o primeiro congresso feminista do Brasil em 1922.

Como parlamentar, ela defendeu mudanças na legislação trabalhista, direito à licença à maternidade, a luta contra o trabalho infantil e a defesa aos direitos das mulheres.

O nome Bertha tem origem germânica e significa "brilhante", "famosa".

41. Jane

Uma das mais importantes escritores de toda a história, Jane Austen desafiou a sociedade do século XVIII e publicou livros que influenciam gerações de novos autores.

Em seus livros, Austen retratou a sociedade em que vivia, mas sempre questionando o papel da mulher e colocando protagonistas femininas fortes em suas histórias.

O nome Jane é uma versão feminina do nome João que tem origem no hebraico. Ele possui os significados de “Deus é cheio de graça”, “agraciada por Deus” ou “a graça e misericórdia de Deus” e “Deus perdoa”.

42. Vitória

Uma das rainhas mais fortes e populares do Império Britânico, a Rainha Vitória reinou entre os anos de 1837 e 1901. Seu reinado ficou conhecido como Era Vitoriana e acompanhou as mudanças políticas, econômicas e industriais de uma sociedade que começava a se modernizar.

A rainha conseguiu se manter popular em seus anos de poder, sendo celebrada e amada pelo povo. Os diários pessoais publicados após a sua morte revelaram sua inteligência e perseverança.

O nome Vitória tem origem no latim e significado literal de “vitória”, “vitoriosa”, “vencedora”.

43. Sylvia

Uma das maiores escritoras modernas de todos os tempos, Sylvia Plath escreveu poemas, contos e um romance popular chamado A Redoma de Vidro. Nele, a autora revelou diversas questões íntimas, como seus problemas com a saúde mental.

A voz de Sylvia continua ecoando como inspiração às jovens escritoras que ousam desafiar as normas e expor as questões mais íntimas do papel da mulher na sociedade.

O nome Sylvia tem origem no latim e significa "a que habita na floresta" ou "a que vive no bosque".

44. Elizabeth

A Rainha Elizabeth II é a monarca com maior tempo de reinado no Império Britânico. Ela soube contornar diversas situações que ameaçaram a continuidade da monarquia ao longo de 6 décadas, presenciando 12 primeiros ministros e 7 papas.

Ao longo de sua vida, Elizabeth se tornou um símbolo de resistência, perseverança e discrição.

O nome Elizabeth tem origem hebraica e significa “Deus é abundância” ou “o meu Deus é juramento”.

45. Anne

Uma das personalidades femininas mais icônicas de todos os tempos, Anne Frank foi uma adolescente vítima do holocausto durante a Segunda Guerra Mundial. Seu pai, Otto, foi quem encontrou seu diário no fim da guerra e o publicou.

O Diário de Anne Frank revelou a inteligência, perspicácia e curiosidades da jovem em meio ao terror da guerra que matou cerca de seis milhões de judeus.

O nome Anne tem origem hebraica e significa "graciosa" ou "cheia de graça".

46. Diana

Também conhecida como “A Princesa do Povo”, Diana Frances Spencer desafiou diversas regras da realeza britânica e se tornou um símbolo de empoderamento para mulheres em todo o mundo.

Ao longo de sua vida, ela se dedicou a diversas causas sociais, entre elas, alertar o mundo sobre os campos minados que estavam ativos na África e jogar uma luz em meio ao preconceito que existia sobre a crise da AIDS nos anos 90.

O nome Diana tem origem no latim e possui o significado de “divina” e “aquela que ilumina”, sendo muito apropriado para a eterna princesa.

47. Dandara

Dandara dos Palmares foi uma importante líder militar, que lutou e pegou em armas pela libertação total dos negros e negras no Brasil. Dominava a arte da capoeira e preferiu se suicidar do que voltar a condição de escrava.

Seu nome significa “princesa guerreira” ou “princesa negra”.

48. Malala

Com certeza você já deve ter ouvido falar em Malala Yousafzai, a paquistanesa que com apenas dezessete anos recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Ela é um exemplo de ativismo na área da educação, principalmente para garotas.

O grupo fundamentalista Talibã proibiu na aldeia de Malala que aulas fossem dadas à garotas, porém como ela quebrou as regras, aos quinze anos acabou por ser baleada por militantes do Talibã dentro do ônibus da escola.

Depois de ir para a Inglaterra, passou a militar principalmente no acesso à educação para garotas do seu país.

O seu nome tem origem na língua pachto, uma das línguas oficiais do Afeganistão e significa ‘’triste, entristecido’’.

49. Wangari

A ativista queniana Wangari Maathai foi a primeira mulher africana a receber o Prêmio Nobel da Paz, por contribuir no desenvolvimento sustentável, na democracia e na paz.

Wangari fundou o Green Belt Movement, que era uma organização baseada em práticas de avanço sustentável, ou seja, na plantação de árvores e conservação do meio ambiente.

O kikuyu é uma língua bastante popular no Quênia, por conta disso esse nome provém dele e possui o significado de ‘’leopardo’’.

50. Komako

Komako Kimura foi uma sufragista, dançarina e atriz japonesa, que se estabeleceu nos Estados Unidos para estudar inglês e outros métodos de liderança feminista.

Participou, em 1915, de uma marcha das mulheres pelo direito ao voto na cidade de Nova Iorque, que contou com cerca de quarenta mil pessoas.

Seu nome tem origem japonesa a partir da junção dos kanjis koma, que quer dizer ‘’pônei, cavalo’’, e ko, que significa ‘’criança, filha’’. Os nomes japoneses de meninas normalmente se referem a elementos da natureza.

51. Aung San

Aung San Suu Kyi é uma política da Birmânia, uma região do sul da Ásia Continental, que sempre lutou fervorosamente por democracia no seu país.

Em 1988, organizou protestos e foi ativista para derrubar o ditador Ne Win e organizar uma reforma democrática na Birmânia. Por conta disso foi colocada em prisão domiciliar por parte do exército.

Seu nome tem origem no birmanês, aung quer dizer ‘’passar’’ e san significa ‘’lua’’. Por extensão pode significar ‘’mulher que deixa a lua passar’’.

52. Emmeline

Como uma das principais e primeiras sufragistas britânicas, Emmeline Pankhurst lutou ferrenhamente pelos direitos das mulheres, especialmente ao voto, passando seu legado às suas filhas.

A partir do elemento germânico amal, que quer dizer “trabalho”, o nome Emmeline significa “mulher trabalhadora”, “mulher ativa”.

53. Bessie

Como a primeira mulher e primeira afro-americana a se tornar pilota nos Estados Unidos, Bessie Coleman era conhecida por ser super corajosa e pelos seus truques de voo.

Bessie é o diminutivo de Elizabeth, o qual significa “Deus é abundância” ou “o meu Deus é juramento”.

54. Lina

Sendo uma das principais arquitetas brasileiras e latino-americanas, a ítalo-brasileira Lina Bo Bardi foi importante no modernismo e responsável por projetar o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP).

O nome Lina quer dizer “da lagoa” ou “linho, corda, corda de instrumento musical”.

55. Noor

Noor Inayat Khan foi uma espiã de descendência indiana e americana que lutou contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial. Suas habilidades eram diversas, como, atirar, dominar interrogatórios, além de ser musicista e filósofa.

Com origem no árabe, seu nome próprio é unissex e significa "luz", "a iluminada".

56. Vandana

Ativista ambiental com Ph.D. em filosofia, a indiana Vandana Shiva já recebeu diversos prêmios internacionais e tem como principais projetos a agricultura orgânica e a biodiversidade de sementes, além de defender os direitos dos pequenos e médios agricultores.

Seu nome próprio vem do sânscrito vandana e significa "louvor", "oração", "adoração".

Vejam também:

Os significados de nomes fortes e imponentes para bebês

Nomes para bebê que simbolizam força, masculinos e femininos

Os nomes femininos diferentes e os seus significados