Joana d’Arc, Alexandre, o Grande e Sun Tzu têm algo em comum. Todos foram célebres guerreiros que marcaram a história da humanidade demonstrando bravura e determinação em batalhas.

Um significado imponente como guerreiro é encontrado em diversos nomes brasileiros. Associado também aos atributos de coragem e força, estes nomes são especiais para os pais que desejam batizar os filhos com um nome que traz em sua origem conceitos nobres e épicos associados a eles.

Nomes masculinos que significam guerreiro

1. Márcio

O nome Márcio significa literalmente “guerreiro”. Isso porque ele tem origem no nome latim Marcius, de martius e quer dizer “guerreiro”. Outros significados atrelados ao nome são “marcial” ou “dedicado a Marte”.

Um fato curioso é que a variante Martius era utilizada pelos guerreiros romanos para invocarem Júpiter no início das batalhas.

2. Álvaro

Os fãs de cultura e mitologia nórdica vão amar os significados atrelados ao nome Álvaro. Ele tem origem a partir do nórdico antigo Alfarr, formado pelos elementos alfr, que significa "elfo" ou "gênio", e arr, que pode significar "guerreiro", "protetor" ou mesmo "exército". O significado completo deste nome seria portanto "exército dos elfos”, “guerreiro protetor” ou “gênio protetor".

Alguns etimologistas, contudo, acreditam que a origem do nome é alemã a partir dos elementos al ou alls (alemão moderno), que significa "todo" ou "muito", e wars, que quer dizer "atento".

3. Geraldo

Este popular nome brasileiro tem origem no germânico Gerwald. Ele é composto pela união dos elementos gair, que significa “lança”, e wald, vald, waltan, que significa “governar, dirigir”. O nome tem, portanto, o significado de “senhor da lança, guerreiro forte”.

Em português temos o primeiro registro desse nome no Século XII em Portugal com sua variante Giraldus.

4. Roger

Se você é fã de tênis, sabe que Roger Federer é um dos maiores guerreiros da modalidade. O nome Roger tem origem no germânico Rodger, com a união dos elementos hruot, que significa “fama” e gair ou ger, que significa “lança”, resultando em “célebre na lança”, “célebre guerreiro” ou “lança de glória”.

5. Elvis

O rei do rock Elvis Presley é sem dúvida uma inspiração para muitas pessoas ao redor do mundo. Seu nome é conhecido por todas as gerações e batizar crianças com este nome continua sendo uma forma de homenagear o grande artista.

Etimologistas acreditam que o nome Elvis tenha surgido a partir do nome germânico Helewidis, que é o feminino de Aloísio ou Aluísio, cujas variantes Helewis ou Helewidis deram origem ao sobrenome Elwes. Em referência ao nome Aluísio, portanto, Elvis significaria "combatente glorioso", "guerreiro famoso" ou mesmo "famoso na guerra".

6. Boris

Este não é um nome muito popular no Brasil. De acordo com o Censo Demográfico de 2010, apenas 759 pessoas tinham sido registradas com o nome Boris. Contudo, o significado dele é imponente e forte.

De origem eslava, ele surge da palavra Boris, com raiz na palavra boru, que significa “combatente, lutador, guerreiro”. Também está relacionado com as palavras barjq e brati, do eslavo antigo, que quer dizer "lutar".

7. Igor

Este belo nome masculino é bastante popular no Brasil e tem diferentes origens de acordo com especialistas. Alguns acreditam ser uma variante russa de Jorge, de origem grega. Dessa forma, ele teria os significados atrelados ao grego Geórgios, com o significado de “aquele que trabalha na terra, agricultor”.

Outros etimologistas associam o nome Igor a partir da forma russa do nórdico Yngvarr, composto pela união dos elementos Yngvi, nome de um deus germânico, e arr, que significa “guerreiro”. Igor teria, portanto, o significado de “guerreiro do deus Yngvi”.

8. Herbert

Um nome que se popularizou no Brasil a partir dos anos 80, Herbet tem o significado de “guerreiro glorioso”, “ilustre guerreiro”. Isso porque resulta da junção dos elementos de origem germânica her, que significa “exército”, e berth, que significa “glorioso, ilustre, brilhante”.

Temos no vocalista do Paralamas do Sucesso, Herbert Vianna, um dos mais famosos portadores deste nome. No Brasil, o nome variante Eriberto também é muito popular.

9. Carlos

O rei dos Francos, Carlos Magno, foi quem popularizou esse nome a partir do século XIX. Existem duas possibilidades da origem do nome Carlos. A primeira seria do germânico Karl, a partir dos elementos karal, kerl, que quer dizer "homem do povo".

Também existem especialistas que direcionam a relação do nome Carlos com o termo germânico hari. Neste caso, ele significaria "exército" ou "guerreiro".

10. Luís

Se você gosta de realezas vai ficar impressionado ao saber que o nome Luís em sua variante francesa Louis foi adotado por 18 reis ao longo da história.

O nome vem do germânico Hloddoviko, Chlodovech, composto pelos elementos hlot, hlut, que significa "famoso, ilustre, célebre", e wig, que quer dizer "guerreiro".

Nomes femininos que significam guerreira

11. Marcela

Este imponente nome feminino significa "pequena guerreira", "jovem guerreira" ou "dedicada ao deus Marte". A partir do latim Marcella, de Marcellus, é o diminutivo de Márcio, que do latim Marcius significa “guerreiro”, “marcial”.

Marcela é um nome muito popular ao redor do mundo. Na igreja católica temos a figura da Santa Marcela, celebrada no dia 31 de janeiro.

12. Luise

Variante de Luísa, feminino de Luís, Luise carrega no nome os significados de "guerreira gloriosa", "combatente famosa" ou "famosa nas batalhas".

Suas origens se encontram no germânico de Chlodovech, formado pelos elementos hlud, que significa "fama" e wig, "guerreiro".

13. Celina

Alguns dos significados atribuídos ao nome Celina são “pequena guerreira" e "pequena marcial”. Isso porque ele pode ser considerado a forma encurtada do já citado nome Marcela e, portanto, carrega estes conceitos.

Celina também pode ser o diminutivo do nome Célia, originado do latim coeli, caelum, que significa "dos céus". Como versão feminina de Célio, através do etrusco celi, pode significar "setembro".

14. Dandara

Este forte nome brasileiro tem a origem de seu significado um tanto quanto desconhecido, porém, muitos o associam a figura da negra escrava guerreira Dandara, esposa de Zumbi dos Palmares, no Período Colonial brasileiro.

Dessa forma, os significados associados ao nome Dandara são “princesa guerreira” ou “princesa negra”.

15. Heloísa

O nome Heloísa possui significados diferentes dependendo do autor. Para alguns, ele é uma variante feminina de Aluísio ou Aloísio, uma versão de Luís, que tem os significados de "combatente glorioso", "guerreiro famoso" ou mesmo "famoso na guerra".

Este nome também pode vir do francês a partir de Héloïse, com origem no nome germânico Helewidis. Ele seria formado pela junção dos elementos heil, que significa "são, saudável", e wid, que quer dizer "larga".

16. Lorena

Este bonito nome feminino é inicialmente associado ao nome francês Lorraine, a partir do francês antigo Lot-regne, que significa “reino de Lotário”.

Lotário tem origem no germânico Hlodohari, com a junção dos elementos hlod, que significa “fama" e "glória”, e harjs, heri, que quer dizer “exército”. Lorena carrega, portanto, os significados de “reino de Lotário” ou “reino da famosa guerreira".

17. Marceline

A emblemática personagem vampira da animação Hora de Aventura, Marceline, é conhecida como uma forte figura feminina entre as crianças e adultos que assistem ao programa.

O nome Marceline é uma versão francesa do nome Marcela. Com origem a partir do latim Marcellus, um diminutivo de Marcus, que faz referência a Marcius. O nome Marceline, carrega os significados de “pequena guerreira”, “jovem guerreira” ou “dedicada ao deus Marte”.

18. Luana

O nome Luana possui diversos significados, entre eles, “combatente gloriosa cheia de graça” e “guerreira famosa e graciosa”. Isso porque ele pode ter sido originado a partir dos nomes em inglês Lou e Anna.

Lou é um apelido de Louise variante de Luís que possui os significados de “combatente glorioso", "guerreiro famoso" ou "famoso na guerra”. Anna, por sua vez, carrega os significados de “graciosa", "cheia de graça”.

Veja também