Um nome forte carrega não só uma sonoridade marcante, mas também um significado que tem um sentido especial para a família. Pensando nisso, selecionamos 20 nomes fortes, imponentes e lindos que podem ser opções incríveis para o seu bebê. 

Nomes fortes de guerreiros e guerreiras

nomes fortes de guerreiros e guerreiras para bebe [

A história é feita de pessoas que lutaram por seus ideais e objetivos. Muitos dos nomes que são populares hoje, assim se tornaram a partir de alguma significativa do passado. Vamos conhecer alguns deles? 

1. Catarina

Talvez por soar como um nome antigo, Catarina tem um quê de respeitável mesmo na pronúncia. 

O significado é de "pura, casta", derivando da palavra grega katharós. Mas a popularidade aumentou por causa de uma figura católica, santa, mas nenhum pouco frágil. 

Santa Catarina é uma figura semi-lendária do século IV, da cidade egípcia de Alexandria. Convertida ao cristianismo aos 18 anos de idade, era muito sábia e inteligente e foi perseguida pelo imperador romano Maximino Daia, por converter diversos pagãos ao cristianismo. 

Por ter sido torturada e mutilada enquanto guerreava por suas ideias, a Santa é conhecida como "grande mártir". 

Outras mulheres muito influentes da história adotaram este nome: a rainha francesa do século XVI, Catarina de Médici; Catarina, a Grande, czarina da Rússia do século XVIII; e Catarina de Aragão, rainha da Inglaterra no século XVI. 

2. Dandara

Apesar de não ter um étimo especificado, o nome Dandara é ligado a uma importante personagem na luta pela libertação da escravidão brasileira. 

Dandara foi uma guerreira do período colonial no Brasil, esposa de Zumbi dos Palmares e grande conhecedoras das técnicas de capoeira. Teria lutado em muitas das batalhas de ataque ao quilombo de Palmares e, enfim preferido o suicídio em vez de voltar às mãos dos senhores de escravos. 

O nome tem o sentido de "princesa negra" ou "princesa guerreira". 

3. Joana

O nome Joana tem origem no latim, sendo o feminino de João, um nome proveniente do hebraico Yehokhanan, resultado da união dos elementos Yah, "Javé, Jeová, Deus", e hannah, "graça".

Além de ser uma personagem que serviu a Jesus no Novo Testamento, Joana d’Arc é é uma personagem histórica de grande destaque na história, considerada a padroeira da França

D’Arc foi uma chefe militar durante a "Guerra dos Cem Anos" (1337 - 1453) que lutou diversas batalhas pelo seu país e foi morta na fogueira por suas convicções políticas e cristãs.

As variantes Joane e Giovana carregam o mesmo significado e também são relativamente comuns no Brasil. 

4. Jussara

Este nome é uma palavra tupi usada para designar os espinhos de uma palmeira que soltava um pó que causava coceira nas pessoas. O significado, então, remete a "palmeira", "que tem espinhos", "coceira" ou "que arde". 

O pó que saía dessa palmeira causava muita coceira na pele das pessoas, e por esse motivo jussara ou juçara foi o nome dado à árvore.

Na lenda tupi, Jussara foi também uma guerreira corajosa, figura mitológica filha de Jurema, muito conhecida na cultura indígena. 

5. Luana

O nome Luana tem alguns significados possíveis, com variações entre "algo que reluz", que tem "graça" e que é "relaxado". 

Na mitologia Romena, Luana era uma personagem responsável por ensinar a escrita às pessoas. Também há relatos de que tenha sido uma princesa. 

O cunho de guerreira, no entanto, vem de uma das teorias de étimo: alguns estudiosos acreditam que Luana é junção de Lou e Anna, sendo assim o significado seria algo como "guerreira gloriosa e graciosa". 

6. Aquiles

Há dois étimos possíveis para o nome Aquiles, um apontando para o sentido de "espírito de vida" e outro para "sofrimento do povo". 

Fato é que todo mundo já ouviu falar a expressão "calcanhar de Aquiles".

Isso porque Aquiles foi um herói troiano que estava entre os principais da obra "A Ilíada", de Homero.  Era bonito, forte e corajoso, e só morreu porque o único ponto fraco de seu corpo, o calcanhar, foi atingido. 

Apesar de potência, bravura e beleza não comporem a origem etimológica do nome, estes são valores associados à Aquiles, por conta do guerreiro grego. 

7. César

Etimologicamente, o nome César pode ter tido origem na palavra em latim caesaries, que significa "cabeludo’ ou na expressão  "a caeso matris utero", que pode ser traduzida como "o corte do útero da mãe", de onde vem a palavra cesária. 

Depois do famoso imperador romano Júlio César, no entanto, o nome passou a ser usado como título com o sentido de governante, rei ou ditador. E até hoje esses sentidos, incluindo o de guerreiro, permanecem associados ao nome no imaginário popular. 

8. Bernardo

Esse sim é um nome que tem força até no seu étimo. O nome germânico une os elementos ber, que quer dizer "urso", e hart, que significa "forte". O sentido, então é de "forte como um urso". 

A popularidade do nome, no entanto, deve-se ao santo católico, que no século XII fundou um asilo na região dos Alpes. São Bernardo foi a inspiração para o nome da raça de cachorros usualmente assistente no resgate a pessoas perdidas em montanhas. 

Tudo tão simbólico e bonito, não é? 

9. Heitor

A origem do nome é grega, a partir da raiz ekhein, que quer dizer "possuo, tenho em meu poder".

Curiosamente combina muito com o personagem mitológico que popularizou o nome: o personagem antigo mais famoso chamado Heitor foi um príncipe grego bravo e corajoso da Guerra de Troia, mencionado várias vezes na Ilíada. 

10. Uriah

Este é um nome bíblico, religioso, que surge a partir da união de elementos ur, que quer dizer "luz, ouro" e Yah, que significa "Senhor, Jeová".

Significa, então, "o Senhor é minha luz". A referência a Uriah na Bíblia é como um guerreiro que lutou pelo exército de Davi. 

O nome passou a ser adotado na Inglaterra como um nome cristão durante a Reforma Protestante.

Nomes de bebê com forte sonoridade

nomes de bebe com forte sonoridade

O inconsciente coletivo é uma coisa incrível: não sabemos explicar exatamente os motivos, mas alguns nomes simplesmente soam imponentes e poderosos! 

Talvez seja porque alguns deles realmente guardam significados importantes. Vamos a alguns?! 

11. Augusto

Esse é um nome de origem no latim que tem o sentido de algo excelente. Talvez por isso soe tão forte! 

Derivado de Augustus, palavra que significa "sagrado", "consagrado", "extraordinário". 

Na Roma Antiga, foi um nome usado como título por imperadores para expressarem a ideia de que seriam sagrados. 

O personagem histórico foi o homem que criou o Império Romano, depois do assassinato de seu tio-avô Júlio César. Ficou no poder por 44 anos e instaurou uma relativa paz que é conhecida historicamente como o período da "Pax Romana". 

O nosso mês de Agosto foi nomeado em sua homenagem, que morreu neste mês do calendário cristão anteriormente chamado de sextilis

12. Arthur 

Você escolhe: acha que Arthur é um nome forte como uma pedra ou como um grande urso? 

Ambas as escolhas estão ligadas ao significado do nome! Do celta, o nome viria do termo artwa, "pedra"; ou talvez da união dos elementos art, que quer dizer "urso", e ur, que significa "grande".

O Rei Arthur é definitivamente a pessoa mais famosa que deteve este nome. Apesar de ainda não haver concordância em relação a sua existência, tudo indica que tenha sido um guerreiro medieval importante. Um homem capaz de retirar uma espada de uma pedra só poderia ter um nome à altura, não é? 

13. Oscar

Apesar de não ser um nome muito usado na contemporaneidade, Oscar sem dúvida é um nome forte para menino que representa algo muito importante também: "lança de Deus" ou "amante dos cervos". 

O primeiro rei da Escócia e Suécia teve este nome, que também é usado para a premiação mais importante do cinema, todos os anos. 

O médico baiano Oscar Freire foi um dos mais importantes na história do Brasil, responsável pela criação do Instituto Médico-Legal.

14. Gaia

Incrível como um nome tão curto e simples pode passar tanta força! Gaia é um nome italiano que tem origem grega, a partir do termo ge, que quer dizer "Terra".

Na mitologia grega, Gaia é a deusa-mãe, ou Mãe Terra. É um ser com grande força geradora cuja história é para lá de apaixonante! Vale a pena conhecer. 

15. Hera 

Um nome forte para menina que é bastante diferente, e talvez por isso até mais bonito! Hera é um nome grego que provavelmente surge da palavra heros, que significa "heroína", "guerreira", ou da palavra haireo, significa "a escolhida".  

Na mitologia grega, é a rainha do Olimpo, esposa do deus dos deuses, Zeus. O nome da filha Beyoncé com o cantor Jay-Z, Blue Ivy, também pode ser traduzido como Hera Azul. 

Forte ou não é? 

16. Núbia

Outro nome feminino que é bastante diferente e soa forte e imponente! 

É um nome africano, do Egito, que tem como étimo a palavra nub, que literalmente significa "ouro". O nome então significa, "dourada" ou "perfeita como ouro". 

Nada mal para um pedaço da preciosidade na vida dos pais, hein?

Os nomes masculinos e femininos com significados fortes 

Os nomes masculinos e femininos com significados fortes 

Além de soar bem, ainda tem um sentido que pode fazer toda a diferença na escolha! Esse foi o critério que usamos para selecionar os nomes de menina e menino abaixo. 

17. Brian

Este é um nome gaélico cujos significados remetem a "nobre", "virtuoso" ou "aquele que é forte".

Um dos guerreiros mais famosos da história e Rei da Irlanda foi Brian Boru, conhecido por liberar o país dos vikings provenientes da Dinamarca que ocupavam a Irlanda no ano de 1014.

O nome Breno, também bonito e bastante comum no Brasil, possui o mesmo significado.

18. Nicolas

Nicolas é um nome grego que tem a ver com o Nike! Sim, a famosa marca esportiva inspirou nesse nome. 

Isso porque ele surge da junção dos elementos níke, que significa "vitória", e laos, que significa "povo". Assim, o sentido desse nome forte é  "o que vence com o povo", "o que conduz o povo à vitória".

A variante inglesa Nicholas é também bastante aceita no Brasil.

19. Eloá

Significa nada mais, nada menos, que "Deus".

Sim! Esse nome surge do hebraico como plural de Elohim, que significa "Deus".

Com certeza para muitos brasileiros este é um nome que encanta pelo seu significado forte, que relaciona uma criança ao sublime, ao ser divino a quem atribuem a criação dos humanos.

20. Isis

Este nome feminino simples carrega uma forte simbologia.

Ao que parece, ele tem origem na palavra iestai, que pode significar "nasci de mim mesma, não venho de ninguém", "dona do trono", "deusa da fertilidade e do amor maternal".

A deusa egípcia Isis é associada à maternidade e fertilidade, um modelo para mulheres e mães. Até hoje ela é considerada uma das figuras mais importantes da cultura egípcia. 

Gostou desse artigo? Achamos que você também pode querer ler: