A maternidade e paternidade muitas vezes é sinônimo de força, coragem, garra, conquista e superação. Todos os dias, mamães e papais tornam-se responsáveis por bebês que representam muita luta na vida de suas famílias. 

Pensando nisso, fizemos essa seleção de 30 nomes para bebês que simbolizam força e outros atributos de garra. É uma coleção potente de nomes masculinos e femininos, esperamos que toque o seu coração! 

Nomes fortes para menina: que simbolizam a força de uma princesa guerreira! 

nomes que simbolizam força

Não é novidade nenhuma que toda mulher já nasce com uma força singular, não é? Só a dedicação e coragem da mulher que gesta por meses uma criança já demonstra um valor enorme! 

O poder feminino está cada vez mais em pauta e sua filha merece um nome que represente esse espírito lutador. Vamos à seleção! 

1. Alana

Este lindo nome de menina tem uma sonoridade gostosa, não é? E um dos significados aponta para justamente isso: Alana poderá ter vindo do céltico Alun, que significa "harmonia" ou "verdadeira paz".

Mas a teoria mais provável para o seu étimo é que tenha surgido a partir do gaélico Ailène, Ailin, que deriva de ail. Seu significado seria "pedra" ou "rocha", numa referência a um marco de conquista.

É, portanto, um nome que carrega os atributos de força, de resistência e conquista

2. Ari ou Ariele

Esses belos nomes têm origem hebraica e uma linda história de luta. 

Foi o nome que os antigos hebreus deram à cidade de Jerusalém, que para eles tinha a força de Deus e de onde vem a expressão conhecida dos cristãos para nomear Jesus: "Leão de Judá". 

Isso porque Ari vem de Aryeh, que quer dizer literalmente "leão". Ariele é uma das versões femininas do nomes Ariel, cujo "el" significa "Senhor" ou "Deus". O nome teria então o sentido de "A Leoa de Judá". Lindo! 

3. Brigite

Bastante popular na língua francesa, este é um nome de menina irlandês que significa, literalmente, força. Deriva da palavra brig

Ainda segundo a mitologia irlandesa, Brigite seria o nome da deusa do fogo, da poesia e da sabedoria. Era um ser muito sagrado para eles. 

Além de ser um nome forte, ainda carrega a linda simbologia mística. 

4. Carolaine

Ou, se preferir, Carol. Carolaine é na verdade uma invenção brasileira a partir do nome Caroline. Uma das teorias epistemológicas apontam este nome como sendo a junção do elemento inglês karl, "forte", em junção com o elemento lind, "doce". 

Seria, então, um nome que significa "mulher doce e forte" ou "doce força". O melhor de dois mundos para uma princesa! 

5. Gabriela

Este nome bastante comum no Brasil tem origem hebraica e é formado pela união de elementos gébher, que quer dizer "homem, homem forte", e el, que significa "Deus".

Por extensão, para a versão feminina, é atribuído o significado "mulher de Deus" ou "mulher forte de Deus".

É a versão feminina de Gabriel, que segundo a tradição bíblica, foi um anjo mensageiro que anunciou a chegada de Jesus à Maria. 

6. Luísa ou Louise

Ambos os nomes têm a mesma raiz germânica, formada pelos elementos hlut, que significa "famoso", e wig, "batalha".

É um nome que significa, então, "guerreira gloriosa" ou "célebre nas batalhas".

Várias duquesas, rainhas e princesas na história chamaram-se Luísa. A versão francesa, Louise, dá um toque chique ao nome.

7. Kelly

São duas prováveis origens para este nome. A que nos interessa nesta lista é a que aponta Kelly como sendo derivado do sobrenome irlandês Ceallach, que quer dizer "guerra" e "conflitos".

A partir daí, resulta o significado de "descendente da guerra", ou, segundo estudiosos da onomástica, "donzela guerreira", termo que passou a valer quando o nome começou a ser usado por pessoas do gênero feminino. 

8. Laura ou Lara 

A versão mais encorpada ou mais delicada? Você escolhe, ambas são variantes femininas da palavra em latim lauros, que significa "loureiro, louro".

O que isso tem a ver com força? Na Antiguidade, o loureiro simbolizava vitória, trunfo. Por isso, heróis, gênios, sábios e vencedores das olimpíadas eram premiados com coroas onde as folhas de loureiro eram desenhadas. 

Assim, Laura e Lara carregam o simbolismo da vitória, daquela que venceu. 

9. Luana

Apesar de ter uma associação inicial óbvia com a lua, não é isso que este nome significa. 

Alguns sentidos são possíveis, entre eles "a reluzente", "calma", "relaxada" e "guerreira famosa e graciosa". 

Este último a partir da junção dos nomes ingleses Lou e Anna. O primeiro significa "guerreiro famoso" como já vimos aí em cima, e o segundo significa "graça". 

10. Marcela

Já não se vê muitas crianças no século XXI chamadas Marcelas que, por ser um nome forte, geralmente é associado a adultos, mas o significado é lindo! 

A origem do latim sugere o sentido de "guerreiro", "marcial", nome que está relacionado à Marte, o deus romano da guerra. 

Nesse sentido, Marcela significa "pequena guerreira", "jovem guerreira" ou "dedicada ao deus Marte".

11. Matilda

Este é um nome variante de Matilde, que surgiu do germânico Mahthildis, onde maht quer dizer "força", e hild quer dizer "combate" ou "batalha". 

Assim, o significado do nome poderia ser interpretado como "força na batalha" ou "forte combatente".

12. Nice

Essa talvez você não saiba: a origem do nome Nice tem tudo a ver com a marca Nike, de trajes esportivos.

Sim, isso porque sua origem vem do grego Níkaia, derivado da palavra níke, que quer dizer "vitória". 

Por extensão, à Nice é atribuído o sentido de "vitoriosa". Na mitologia grega, Nice, também conhecida como Nica ou Nika, é a deusa da vitória e na maioria das vezes está personificada através de uma mulher com asas.

13. Pilar

Este é um nome com significado bastante literal e está relacionado à força através de um sentido simbólico. 

Pilar significa pilar, aquele tipo de coluna que suporta uma construção ou outro tipo de estrutura.

Curiosamente, para algumas famílias, é justamente isso que significam os filhos: os pilares de sua vida. E há de serem fortes para suportarem! 

14. Regina

Este nome também simboliza força por se tratar de uma palavra que em latim significa literalmente "rainha", "senhora absoluta" ou "a maior".

Se é rainha, é senhora absoluta, é também forte!

15. Valentina

Este nome de menina que ficou muito na moda depois do ano de 2015 tem tudo a ver com força. 

A própria grafia já denuncia seu sentido: deriva do termo em latim valens, valentis, quer dizer "valente, forte, vigoroso, cheio de saúde".

Não é tudo que queremos para uma princesa que chega a este mundo?!

Nomes para menino que significam força: o poder de um pequeno lutador!

nomes que simbolizam força

São inúmeros os sacrifícios que envolvem a gestação de um filho, mas os pais garantem: tudo vale a pena! 

Se a sua história com o seu bebê representa muita superação e coragem, temos certeza que os nomes abaixo vão cair como uma luva. 

16. Brian

Este nome tem origem celta, lá da Irlanda, entre o povo gaélico. Significa "nobre", "virtuoso", ou "aquele que é forte".

A variante Breno também é um lindo nome, com o mesmo significado, e bastante querido no Brasil. 

17. Bernardo

Esse lindo nome de menino remete a um animal que é ao mesmo tempo fofo e forte. 

É formado pela junção dos elementos germânicos ber, que quer dizer "urso", e hart, que significa "forte". Assim, significa "forte como um urso".

Têm sido um dos nomes mais queridos pelos papais e mamães brasileiras para colocar em seus filhotes. 

18. Darlan

Um nome de menino diferente e bonito que tem origem francesa. 

Um dos étimos seria patronímico - que carrega o nome do pai de família - e significa "filho de Arlan".
Arlan, por sua vez, é um nome de origem germânica que significa "o que vem da terra dos guerreiros".

Logo, Darlan tem o sentido de "filho do que vem da terra de guerreiros". Bonito, não é? 

19. Enzo

O nome de bebê mais falado em 2017 também tem ligação com o atributo da força. Existem duas possibilidades de étimo.

A variante germânica diz que Enzo surgiu a partir de Anzo, que deriva do termo ant, que quer dizer "gigante" ou, ainda, pode ter surgido como uma forma encurtada do nome italiano Vicenzo, ligado ao sentido de vencer. 

Um dos significados atribuídos à Enzo então é: "gigante", "o que vence", "vencedor". 

20. Gabriel

Outro que também está entre os queridinhos dos brasileiros, Gabriel é um nome com origem hebraica composto pela união dos elementos gébher, que significa "homem, homem forte", e el, que quer dizer "Deus".

Significa, assim  "homem forte de Deus" ou  "fortaleza de Deus". Além do étimo, o nome ainda carrega a relevância de, na Bíblia, Gabriel ser o personagem que apareceu para anunciar à Maria que ela seria a mãe do tão aguardado Messias. 

De acordo com a tradição islâmica, Gabriel foi quem transmitiu ao profeta Maomé as revelações que deram origem ao Alcorão.

21. Guilherme

Este nome une duas características muito valorizadas para pais em seus bebês: proteção e coragem

Tem origem germânica no nome Willahelm, composto pela união dos elementos will, vilja, wailja, que quer dizer "vontade, desejo", e helm, hilms, que quer dizer "proteção, capacete". 

Significa "protetor decidido" ou "protetor corajoso".

Uma curiosidade é que Guilherme foi o nome mais popular da Inglaterra durante a Idade Média, sendo ultrapassado posteriormente por John, versão inglesa de João.

22. Ethan

Outro nome diferente que carrega um significado bíblico. No Antigo Testamento das Escrituras Sagradas, Etã era um homem muito sábio. 

O nome Ethan é inglês, cujo a origem hebraica significa "forte", "firme", "resistente". 

Em 2010, o nome Ethan foi o segundo nome masculino mais popular entre os americanos.

23. Herbert

Este nome germânico também remete aos lutadores. 

Resulta da junção dos elementos her, que significa "exército", e berth, que significa "glorioso, ilustre, brilhante". Seu sentido então é de "guerreiro glorioso", "ilustre guerreiro".

24. Heitor

Para chegarmos à ligação do nome Heitor com força, precisamos saber que ele vem do grego, Héktor, a partir da raiz ekhein, que quer dizer "possuo, tenho em meu poder".

O nome é uma referência ao herói grego que se destacou como guerreiro, "retendo o inimigo", e por isso também ganha o sentido de uma pessoa que é resistente.

25. Igor

São algumas as possibilidades de origem deste nome. Nos interessa a origem nórdica, vinda do nome Yngvarr, composto pela união dos elementos Yngvi, nome de um deus germânico, e arr, que quer dizer "guerreiro". 

Yngvi teria sido um deus conhecido como o ancestral da família real da Suécia, a quem é atribuído o poder da fertilidade e da prosperidade. 

Desta forma, Igor teria o significado de "guerreiro do deus Yngvi".

26. João Vítor

Um nome composto que remete à força, sim! 

João é de origem hebraica, e significa "agraciado por Deus"; já Vítor, como o nome denuncia, é de origem latina, e significa "vitorioso", "conquistador". 

Portanto, a união desses lindos nomes de menino deságuam em um significado maravilhoso: "vitorioso e agraciado por Deus". Lindo, não é? 

27. Marcos

Vindo do latim e derivado da palavra mar, marte, Marcos significa "guerreiro" ou "relativo a marte".

Qualidades como coragem e poder estão associadas ao nome, que encontra na mitologia romana o equivalente ao deus Júpiter, pai do deus Marte, segundo a tradição sempre invocado no início de batalhas. 

28. Liam

Este nome também tem origem no germânico Willahelm, o nosso William, e o sentido se repete: 
"o protetor corajoso" ou "aquele cuja vontade é proteger".

Além de ser uma versão simplificada de um nome até bastante comum entre brasileiros, também tem uma sonoridade agradável, descomplicada, e até lembra "leão", o animal considerado Rei da Selva. 

29. Nicolas

Este nome partilha a raiz epistemológica com Nice, nome feminino que já falamos neste artigo.

É o resultado da junção dos elementos níke, que significa "vitória", e laos, que significa "povo". Sendo assim, Nicolas significa "vitorioso", "o que vence com o povo", "o que conduz o povo à vitória". Forte, não é? 

Na mitologia grega, Níke era uma deusa, personificação da vitória. Assim, este nome carrega atributos simbólicos como valentia e coragem.

30. Luís Gustavo

Outro nome composto que, além de associado à força, ainda é elegante e impactante. 

Luís vem do germânico Chlodovech, e significa"combatente glorioso"; já Gustavo, vem do sueco Gustaf, derivado do germânico latinizado Chustaffus, e significa "protegido por Deus".

O sentido, então, une a força de um guerreiro com a proteção divida: "combatente glorioso protegido por Deus". Impactante! 

31. Martim

Esse nome, que também aparece escrito com 'n' no final, Martin, vem do latim Martinus, nome do deus romano da guerra, Marte, equivalente ao deus grego Ares. Por isso, seu sentido está associado a "guerreiro". 

32. Uziel

Se mais pessoas no Brasil soubessem o significado do nome Uziel com certeza ele seria comum, considerando que é um país bastante religioso. 

Uziel é um nome bíblico, formado pela junção dos elementos uzi, "força" ou "poder" e El, que significa "Deus". 

Resulta, então, em um nome teofórico que reflete fé, proteção e força: Uziel é "força de Deus", "poder do Senhor", por extensão, "meu Deus é minha fortaleza".

Osias e Osiel são variantes gráficas com o mesmo significado. 

33. Vicenzo

Este nome masculino chique é a versão espanhola de Vicente, nome que tem origem no latim, no verbo vincere, que quer dizer "vencer". 

Por extensão, o sentido é de "o que vence", "aquele que conquista" ou "vencedor, conquistador". Tudo que representa um ser de garra! Serve ao seu bebê? Esperamos que sim! 

Se gostou do nosso artigo sobre nomes que significam ou simbolizam força, você também pode gostar de: