Heitor

Significado do Nome Heitor

Heitor: Significa "aquele que guarda", "aquele que retém o inimigo". 

Tem origem no grego Héktor, a partir da raiz ekhein, que quer dizer “possuo, tenho em meu poder”.

Desta forma, o nome tem o sentido de "aquele que guarda" ou "aquele que possui". Como referência ao herói grego que se destacou como guerreiro, também reflete o significado de "aquele que retém o inimigo".

Personalidades

Na mitologia grega, Heitor foi um príncipe que ficou conhecido pela bravura demonstrada durante a Guerra de Troia.

Ele é mencionado diversas vezes na obra Ilíada, de Homero, a qual relata o último ano da Guerra de Troia.

Esse também é o nome do compositor e maestro carioca Heitor Villa-Lobos (1887-1959). o qual é um dos mais importantes colaboradores da música clássica brasileira.

Popularidade

Heitor apareceu na Grã-Bretanha como um nome cristão no século XIII, mas só tornou-se popular na Escócia. No País de Gales é adotado para substituir o nativo Eachdonn.

Foi encontrado em Portugal em obras redigidas nos séculos XIII e XIV, na forma Eitor. É um nome muito comum na Itália, através da variante Ettore.

Variantes

Eitor (sem H) é a variante gráfica, em português, deste nome que tem ainda mais variantes em outras línguas, tais como Héctor ou Ector, em espanhol, e Hector, em francês e em inglês.

Origem do Nome Heitor

Origem: Grega

Nomes Relacionados

Famosos com o Nome Heitor

Outras Informações do Nome Heitor

Derivações do Nome Heitor

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.