Breno

Significado do Nome Breno

Breno: Significa "chefe", "líder"; "sopro criador", "superior"; “nobre”.

O nome Breno tem origem incerta, mas relatos históricos falam de uma invasão gaulesa à Roma no século IV a.C, cujos chefes do exército eram chamados de Brennus.

A partir daí os romanos inferiram que a palavra era um título que significaria "chefe".

Outras fontes dizem que o nome está ligado à palavra ber, que é a onomatopeia do calor e do sopro. Para os gauleses, esse sopro tem o sentido de "sopro criador", ou seja, reflete superioridade.

Há ainda outros autores que atribuem a origem de Breno ao celta bre, que quer dizer “monte” ou “colina”. Por extensão, o nome pode ser relacionado ao significado “alto” ou “nobre”.

Popularidade

A variante inglesa Brian é muito comum na Irlanda por influência de Brian Boru, um rei irlandês que lutou pela libertação do seu povo na ocupação dos vikings.

No Brasil, Breno é um nome masculino bastante popular. As pessoas que são batizadas com este nome podem ser afetivamente chamadas de Breninho ou Bê.

Personalidade histórica

Breno teria sido uma das personalidades históricas de maior destaque na história da Roma Antiga.

Ele pertencia a uma tribo celta na costa do mar Adriático (Itália). Após ter saqueado a cidade, foi derrotado pelo ditador romano Marco Fúrio Camilo, o qual ficou conhecido como o “segundo fundador de Roma”.

Origem do Nome Breno

Origem: Celta, Gaulesa

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Breno

Breno

Derivações do Nome Breno

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.