Eduardo

Significado do Nome Eduardo

Eduardo: Significa "guardião das riquezas", “protetor das riquezas” ou "guardião rico". 

Tem origem no nome germânico Hadaward, composto pela junção dos elementos ead que significa "rico, próspero" e weard, ward que quer dizer "guarda, guardião".

Assim, as pessoas com esse nome são pessoas que têm tendência para as artes, são pessoas com grandes qualidades, talentosas e que guardam, por isso, uma importante riqueza que é o seu talento. 

É um nome predominantemente masculino, mas também utilizado por meninas na forma Eduarda e é especialmente encontrado nas línguas inglesa, portuguesa e espanhola.

Santo Eduardo foi um rei admirado por todos, inclusive pelos seus inimigos. Coroado em 1042 na Inglaterra, se destacou pelos exemplos de paz e de bondade. Após a sua morte passou a ser venerado como santo, além de considerado o maior exemplo de um rei cristão. Assim, foi canonizado no século XII e se tornou um dos patronos da Inglaterra.

A forma antiga Eadweard deu origem a versão inglesa Edward, que provavelmente influenciou a variante em português. No Brasil, quem recebe esse nome pode carinhosamente ser chamado de Dado, Edu, Dudu (ou Duda).

Foi encontrado na Inglaterra pela primeira vez no século IX e desde então foi muito popular como um nome real. Edward foi um dos poucos nomes saxões que resistiram à conquista normanda, tornando-se um dos antigos nomes ingleses mais populares entre a Europa.

Entre pintores, ensaístas e dramaturgos destaca-se o Prémio Nobel da Medicina de 1950, o norte-americano Edward Kendall.

Foi um nome muito utilizado pelos judeus para substituir Efraim, por começar com a mesma letra. Na Irlanda, onde também foi muito comum entre reis e príncipes, foi adotado incorretamente para substituir o nativo Eamon.

Origem do Nome Eduardo

Origem: Germânica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Eduardo

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.