O período medieval ou Idade Média compreende os anos da história entre os séculos V e XV na Europa. Muitos nomes (e variações de nomes) que surgiram nesta época continuam populares nos dias de hoje, tais como Eduardo, Frederico e Joana, mas muitos se perderam ao longo da história.

Selecionamos alguns nomes medievais masculinos e femininos de diversas origens que vão dos clássicos aos mais diferentes e os seus significados.

Nomes medievais masculinos bonitos e poderosos

1. Amis

O nome medieval Amis é de origem inglesa, mas possui influência do povo normando (estabelecido na França) quando chegaram ao Reino Unido em 1606. O significado do nome Amis é “amigo”. Ele também aparece no poema medieval francês “Amis et Amiles”, que conta a história de dois amigos que fizeram sacrifícios lendários um pelo outro.

Saiba mais sobre o nome Amis

2. Bentley

O nome medieval de origem inglesa Bentley significa "prado de grama grossa". Apesar de ser mais comum como sobrenome, em anos recentes, ele tem sido utilizado também como nome próprio. Bentley é também o nome de uma empresa automobilística de luxo britânica criada no começo do século XX.

Saiba mais sobre o nome Bentley

3. Dalibor

Este é um diferente e poderoso nome medieval que é perfeito para quem procura um verdadeiro nome de guerreiro. Ele tem origem do Eslavo e possui os significados de “batalhar à distância”, ou seja, poderia ser um nome perfeito de um arqueiro. Hoje, o nome ainda é bastante utilizado por pessoas da Sérvia, República Checa, Eslováquia e Croácia.

Saiba mais sobre o nome Dalibor

4. Arthur

O nome medieval mais popular de todos os tempos é sem sombra de dúvidas Arthur. Ele tem origem incerta, mas estudiosos o associam ao povo celta, podendo significar “pedra” ou “grande urso”. As histórias medievais do Rei Arthur e dos Cavaleiros da Távola Redonda tornaram o nome extremamente popular na Europa e continua a ser usado em diversas regiões de todo o mundo.

Saiba mais sobre o nome Arthur

5. Bjørn

Um nome medieval de origens nórdicas, Bjørn possui variações em diversas línguas, tais como Beorn (no inglês antigo), Björn (no sueco, alemão e húngaro) e Biornus (em português). O significado deste nome medieval é “urso” e ele continua a ser utilizado, em especial nos países escandinavos.

Saiba mais sobre o nome Bjorn

6. Håkon

Este nome medieval de origem norueguesa possui o significado de “filho escolhido”. Um nome muito apropriado para filhos da realeza. E Håkon, em suas mais diversas formas de escrita, realmente foi o nome de vários reis medievais da Noruega, com destaque para Haakon I da Noruega que ficou conhecido como Haakon, o Bom. Seu reinado durou entre os anos de 920 e 961.

Saiba mais osbre o nome Haakon

7. Ricardo

Estamos diante de um importante e duradouro nome medieval. Ricardo tem origem germânica e significa “príncipe forte” ou “príncipe corajoso”. Ele teve popularidade na Idade Média nas formas de Ricard ou Richard, sendo ainda muito popular ao redor de todo o mundo. Na Inglaterra foi o nome de 3 reis, inúmeros compositores, atletas e artistas.

Saiba mais sobre o nome Ricardo

8. Dragomir

Você pode até pensar que o diferente nome Dragomir tem alguma relação com dragão. Mas nada disso! Este nome medieval de origem eslava possui o belo significado de “aquele que se importa com a paz”. É um nome ainda encontrado em países como a Sérvia, a Eslovênia, a Croácia, a Bulgária e a Rússia. Seu equivalente feminino é Dragomira ou Dragomirka.

Saiba mais sobre o nome Dragomir

9. Frederico

Um nome medieval germânico que ainda é muito popular ao redor do mundo em suas mais diversas versões e variações. Frederico significa "rei da paz", "príncipe da paz" e "o que governa com paz". Estes imponentes significados foram muito apropriados por diversas pessoas da realeza que o adotaram em sua versão Frederick.

Saiba mais sobre o nome Frederico

10. Enguerrand

Imponente nome medieval francês, Enguerrand tem origem germânica a partir de uma palavra que dava o nome tribal ao povo anglo, da antiga região da Anglia. O nome possui o significado de “corvo” e foi o nome de inúmeros nobres medievais da região de Picardy, antigo território do norte da França.

Saiba mais sobre o nome Enguerrand

11. Alexandre

Um nome que se estende por diversos períodos da história de toda a humanidade é Alexandre. De origem grega, ele significa "protetor do homem", "defensor da humanidade" e “o que repele os inimigos”. Desde a mitologia grega, passando pelas histórias bíblicas e chegando ao período medieval, o nome Alexandre nunca sai de moda. É claro que nossa maior referência é Alexandre, o Grande, que possui um legado lendário por suas conquistas, mas durante a Idade Média, ele também foi o nome de uma dúzia reis e imperadores ao longo da Europa e Ásia.

Saiba mais sobre o nome Alexandre

12. Hawise

Este nome é a versão medieval inglesa de um nome francês que aparece em variações como Haueis e Haouys, derivados do nome Hadewidis. Este diferente nome foi muito popular entre nobres anglo-normandos entre os séculos XI e XIII d.C. Ele possui elementos germânicos com significados de “batalha”, “madeira” e “largo” atrelados a ele.

Saiba mais sobre o nome Hawise

13. Arvid

O nome medieval escandinavo Arvid possui variações também imponentes, como Arved, Arnvid e Arvydas que são também populares na Lituânia. Ele deriva do nórdico antigo e significa “floresta de águias” ou “madeira de águia”.

Saiba mais sobre o nome Arvid

14. Eduardo

Em sua versão inglesa, Edward, o nome Eduardo foi encontrado pela primeira vez na Inglaterra no século IX e se tornou um popular nome de realeza. Eduardo carrega os significados de "guardião das riquezas", “protetor das riquezas” ou "guardião rico". Uma das maiores personalidades medievais com este nome foi o rei canonizado Santo Eduardo, que se destacou por seus atos de bondade.

Saiba mais sobre o nome Eduardo

15. Domenico

O nome medieval italiano Domenico significa “dia do Senhor” ou “nascido no Domingo”. Diversos poetas, compositores, pintores, arquitetos e sacerdotes tiveram o nome Domenico, que ainda é bastante popular na Itália.

Saiba mais sobre o nome Domenico.

16. Letholdus

O nome medieval Letholdos está relacionado a um cavaleiro da primeira Cruzada cristã que aconteceu entre os anos de 1096 e 1099. É dito que Letholdos foi o primeiro a chegar ao muro de Jerusalém. Dessa forma, seu nome significa hoje “vencedor das muralhas”.

Saiba mais sobre o nome Letholdus

17. William

O nome medieval inglês de origem germânica William carrega os significados de "protetor corajoso" ou "o que deseja proteger". Inúmeros reis e personalidades tiveram este poderoso nome que atravessou a história da humanidade, em especial, no Reino Unido. Temos o dramaturgo William Shakespeare como exemplo e o Príncipe William, segundo na linha de sucessão ao trono britânico

Saiba mais sobre o nome William

18. Bartolomeu

Nome bíblico e medieval, Bartolomeu tem origem no aramaico e significa “filho de Tholmai” e “filho do que suspende as águas”. Artistas, compositores de séculos passados e sacerdotes medievais possuíram este importante nome ao longo da nossa história.

Saiba mais sobre o nome Bartolomeu

19. Lutero

Os nomes Luter, Luther, Lutor e Lutero são nomes que fazem referência ao monge germânico que foi uma das principais figuras da Reforma Protestante, o agostiniano Martinho Lutero. Este nome tem ligação com uma palavra do grego que significa “liberdade”. Outros significados são "alto" e "famoso". Contudo, este nome também faz referência ao “tocador de alaúde”, um popular instrumento musical de cordas em tempos antigos.

Saiba mais sobre o nome Lutero

20. Drake

Apesar do rapper e empresário canadense ter trazido de volta a popularidade para o nome Drake, este nome tem origem medieval através do inglês antigo. Ele é um nome perfeito para quem procura um significado poderoso em um nome curto e bonito, pois significa “dragão” ou "serpente". Seu nome está também relacionado ao nome Draco, que possui os mesmos significados atrelados a ele.

Saiba mais sobre o nome Drake

21. Erasto

O nome ancestral, bíblico e também medieval Eratus tem origem grega e significa “amado”, "que possui amor", "que auxiliou São Paulo". Ele aparece no novo testamento da bíblia como Erasto de Paneas e tem também uma forte ligação com as doutrinas do espiritismo. Ou seja, é um nome forte para questões espirituais e poderoso em seu simples significado.

Saiba mais sobre o nome Erasto

22. Milo

Variante germânica do nome inglês Miles, Milo é um nome de origem medieval que possui significados belos e poderosos. Milo carrega os significados de “gracioso”, “soldado” e também “rival”. É um nome bastante popular ainda nos dias de hoje e possui variações utilizadas também no português, como Emílio.

Saiba mais sobre o nome Emílio

23. Cadman

Guerreiro”, “lutador” e “combatente” são os significados para o nome Cadman. Ele tem origem medieval e é de origem inglesa. Esse nome tem ligação com a história da grã-bretanha desde a época em que os Anglo-Saxões governavam a região e também estava associado ao servente de alguém que se chamava Cade.

Saiba mais sobre o nome Cadman

24. Grannus

Na mitologia celta, Grannus era uma divindade associada às fontes termais, aos spas e ao sol. Ele é descrito como tendo o cabelo, a barba e as sobrancelhas espessas, além de um complexo brilhante. Neste sentido, o nome medieval Grannus pode carregar o significado de “brilhante”.

Saiba mais sobre o nome Grannus

25. Roland

Roland é um nome medieval francês que possui elementos germânicos. Ele significa “glória da sua terra”, “natural da terra gloriosa” “fama”, “terra”, “coragem”. Roland está associado a um lendário herói francês que teve suas histórias contadas no épico medieval “A Canção de Roland”. Os normandos introduziram o nome Roland na Inglaterra e, desde então, continua bastante popular para os falantes da língua inglesa. No português, temos uma variação rara, mas que possui os mesmos significados na forma de Rolando.

Saiba mais sobre o nome Rolando

Nomes compostos masculinos medievais

Listamos aqui, algumas sugestões de nomes compostos medievais masculinos para você se inspirar!

  • Lorde Roland Eratos
  • Drake Cadman
  • Rei Eduardo Hawise
  • Sir Alexandre Dragomir
  • Milo Grannus

Nomes medievais femininos bonitos e poderosos

26. Amice

Este nome medieval feminino é considerado francês com origem latina e carrega o belo significado de “amiga”. Foi um popular nome durante a Idade Média, mas se tornou menos comum com o passar dos séculos. Amice também carrega os significados de “amada” e “querida amada” no francês.

Saiba mais sobre o nome Amice

27. Joana

Não poderíamos deixar de fora um dos nomes medievais mais influentes de toda a história! A lendária guerreira Joana d’Arc, sem sombra de dúvidas, continua a influenciar gerações. O significado do nome Joana é “Deus é cheio de graça”, “agraciada por Deus” ou “a graça e misericórdia de Deus” e “Deus perdoa”.

Saiba mais sobre o nome Joana

28. Cateline

Esta é a versão medieval francesa para as variações dos nomes Catarina, Catherine e Katherine. Todas estas variações do nome possuem os significados de "pura" ou "casta" e tem origem no grego.

Saiba mais sobre o nome Catarina

29. Lyudmila

Estamos bastante acostumados com a popularidade do nome Ludmila, mas a versão russa para este nome, Lyudmila, tem origens medievais que podem ser perfeitas para meninas fortes e guerreiras. Ele possui o significado de “amada pelo povo", "querida pelo povo" ou simplesmente "a favor do povo".

Saiba mais sobre o nome Ludmila

30. Urd

Na mitologia nórdica, Urd era uma entre as três deusas chamadas de Norns. Elas eram responsáveis pelo destino dos homens. Dessa forma, este nome medieval feminino possui o forte e imponente significado de “destino”.

Saiba mais sobre o nome Urd

31. Thyri

Com o significado de “combatente do trovão”, o nome Thyri tem origem no nórdico antigo e na mitologia é correspondente ao feminino do deus do trovão, Thor. Um nome raro para meninas, mas com um poderoso significado.

Saiba mais sobre o nome Thyri

32. Gwendolyn

O nome feminino medieval Gwendolyn significa “branca”, “pálida” e “abençoada”. Ele tem origem no galês e pode significar ainda “anel abençoado”, em referência aos elementos que compõem o nome, que no galês se referem às questões do casamento e da família.

Saiba mais sobre o nome Gwendolyn

33. Bozena

O nome polonês Bozena carrega os significados de “feliz” e “abençoada por Deus”. É um nome que se espalhou pelo mundo e tem origens medievais. Sua forma eslava, escrita como Bozhena, foi também bastante popular durante a Idade Média.

Saiba mais sobre o nome Bozena

34. Isabeu

Versão medieval francesa do popular nome feminino Isabel, Isabeu carrega os significados de “pura", "casta" e "aquela que cumpre promessas". Na história medieval, uma personagem que se destacou com este nome foi Isabeau da Bavária que foi casada com o rei francês Charles VI.

Saiba mais sobre o nome Isabel

35. Aila

Aila ou Ayla é um nome medieval encontrado em várias línguas e, portanto, possui diversas origens. No finlandês, Aila é o equivalente à Helga ou Olga, e significa “provedora da luz”. No gaélico, seu significado é “do lugar de força” e no Árabe significa “nobre”.

Saiba mais sobre o nome Aila

36. Hilda

Um belo nome medieval feminino que significa literalmente “a guerreira” ou “a combatente”. Hilda tem origem germânica e inicialmente foi adotado como um diminutivo ou apelido para nomes maiores e mais complexos tais como Hildergard. O nome era utilizado na Idade média, mas ganhou maior popularidade a partir do século XIX.

Saiba mais sobre o nome Hilda

37. Bryana

O nome de origem celta Bryana é considerado o feminino do popular nome masculino inglês Bryan. Ele significa “aquela que ascende” ou “forte”.

Saiba mais sobre o nome Bryana

38. Rosmerta

Esse belo nome feminino de origem galo-romano é associado à deusa da "fertilidade", "abundância" e "prosperidade". Ela é normalmente representada segurando um objeto chamado de cornucópia, um vaso em formato de chifre para levar flores e frutas. Nas histórias de Harry Potter, existe também uma personagem com o nome de Madama Rosmerta, que no mundo mágico, era dona de um bar na vila de Hogsmeade, próximo à Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

Saiba mais sobre o nome Rosmerta

39. Agnes

Com origem grega, o nome Agnes carrega os significados de "pura", "casta" ou, ainda, "dócil como um cordeiro". Este nome feminino medieval foi amplamente difundido através da Santa Anges ou Santa Inês, que nasceu no final do século III na cidade de Roma, na Itália.

Saiba mais sobre o nome Agnes

40. Alba

Alba é um nome feminino medieval que tem origem no latim e significa "alva", "muito branca", ou também "alvorada". Já no gaélico, este nome significa literalmente “Escócia”, em referência ao país europeu. Hoje, Alba é um nome e sobrenome muito popular ao redor do mundo, sendo a atriz Jessica Alba a personalidade mais famosa com este sobrenome.

Saiba mais sobre o nome Alba

41. Matilda

Um nome de princesa, rainhas e diversas mulheres que compuseram a realeza europeia, Matilda tem origem germânica e é um variação no nome Marilde. Ele possui os significados de “forte guerreira” ou “força na batalha”.

Saiba mais sobre o nome Matilda

42. Dionísia

O nome Dionísia tem origem grega, mas é uma variação medieval para o feminino de Dionísio, deus do vinho na mitologia grega. Desta forma, estudiosos apresentam o significado deste nome como “de Dionísio” para se referir, em especial, às seguidoras do cultuado deus grego.

Saiba mais sobre o nome Dionísia

43. Roseta

Nome medieval feminino italiano, Rosetta significa “pequena rosa”. Alguns estudiosos apontam para uma origem persa deste nome, cujo significado seria “esplêndida”. De qualquer forma, hoje, este delicado nome está mais associado à Pedra de Roseta, um fragmento de granito encontrado no Egito em 1799, que foi fundamental para a decifração dos hieróglifos.

Saiba mais sobre o nome Roseta

44. Brenda

O nome medieval Brenda indica para uma origem escocesa, cujo significados atrelados seriam “pequeno corvo fêmea”, "chefe", "líder"e “inteligente”. É um belo nome feminino que é também considerado uma variação dos masculinos Brendo e Breno.

Saiba mais sobre o nome Brenda

45. Odilia

Este é um belo nome medieval que tem origem a partir do germânico com elementos que significam “pátria” ou “riqueza” e “fortuna”. Na história medieval, Santa Odília foi uma freira do século VIII que é considerada a padroeira da Alsácia, uma região na França. Na história, é dito que ela nasceu cega, porém, recuperou a visão assim que foi batizada.

Saiba mais sobre o nome Odilia

46. Emma

O belo nome Emma tem se tornado cada vez mais popular ao redor do mundo devido a ascensão de atrizes como Emma Watson e Emma Stone. Ele surgiu na Inglaterra em torno do ano de 1002 e ficou popular devido à rainha Emma da Normandia. Na literatura, o poema “Henry e Emma” de Matthew Pior e o romance “Emma” de Jane Austen foram fundamentais para a popularização deste nome. O nome Emma significa “todo” ou “universal”.

Saiba mais sobre o nome Emma

47. Jocosa

Jocosa significa no português “engraçada” ou “divertida”. Mas antigamente foi um nome medieval que era variante ao popular nome feminino Joyce. Ele foi literalmente influenciado por uma palavra em latim para designar palavras relacionadas à “graça”.

Saiba mais sobre o nome Jocosa

48. Stace

O nome feminino Stace, que hoje possui a popular variação na forma de Stacy, é o diminutivo medieval feminino para o nome Eustáquio que significa "carregada de belas espigas". Ele tem origem grega e na história está muito associado ao Santo Eustáquio, um general romano do século 2 que se converteu ao cristianismo após ter uma visão de Jesus entre anjos durante uma caçada.

Saiba mais sobre o nome Stace

49. Elizabeth

Nome da atual rainha soberana do Reino Unido, Elizabeth é um nome de origem hebraica e possui os significados de “Deus é abundância” ou “o meu Deus é juramento”. Durante a idade média, foi um nome popular entre realezas e chegou ao português no século XIII, sendo sua versão mais comum por aqui como Isabel.

Saiba mais sobre o nome Elizabeth

50. Isabele

Com o significado de “casta” ou “pura”, o nome feminino Isabele é a versão francesa para o nome Isabel. Ele tem origem hebraica e se tornou muito popular entre a realeza espanhola, portuguesa e francesa na Europa, em especial, no século XII.

Saiba mais sobre o nome Isabele

51. Meggy

Diminutivo do nome Margareth, Meggy ou Meg é um nome de origem grega que significa “pérola”. Margareth, por sua vez, é um nome medieval que se tornou ainda mais comum entre os falantes da língua inglesa a partir do século XX, apesar de sua existência mais antiga.

Saiba mais sobre o nome Margareth

Nomes compostos femininos medievais

Listamos aqui, algumas sugestões de nomes compostos medievais femininos para você se inspirar!

  • Emma Odilia
  • Rainha Isabel Thyri
  • Duquesa Rosetta Alba
  • Agnes Thyri
  • Lyudmila Gwendolyn

Veja também!

20 nomes vikings femininos e masculinos

Força, poder e coragem! Nomes que significam guerreiro e guerreira

70 nomes para bebê que simbolizam força, masculinos e femininos