Você tem curiosidade sobre sobrenomes ingleses ou gostaria de conhecer mais sobre o sobrenome da sua família? Então confere essa lista que preparamos de sobrenomes ingleses com o significado!

Sobrenomes comuns na Inglaterra

Sabia que muitas palavras que se tornaram sobrenomes eram inicialmente usadas para se referir às profissões das pessoas ou ao lugar onde elas moravam?

Comuns

1. Smith

O sobrenome britânico mais presente entre a população inglesa, com origem na profissão de ferreiro.

Tendo a raiz etimológica smið ou smiþ, do antigo inglês, significa aquele que trabalha com ferro: ferir ou bater.

Esse nome passou aos poucos a ser adotado pela população inglesa, como um forma de inclusão na comunidade, para aqueles que estavam de certo modo às margens dela (sem um sobrenome com o qual se identificavam).

Pela sua popularidade, Smith tem inúmeras variações pelo mundo, como: Schmid, Schmidt, Schmitt.

2. Jones

Com o mesmo significado que o nome John, quer dizer “Deus é cheio de graça”, “agraciado por Deus” ou “a graça e misericórdia de Deus” e “Deus perdoa”.

John é um nome hebraico, cuja forma original é Yehokhanan, Iohanan, ou seja, a junção dos elementos Yah, que significa “Javé, Jeová, Deus” e hannah, que quer dizer “graça”.

3. Taylor

Taylor

Significa "alfaiate", "cortador", "talhador".

Assim como outros sobrenomes britânicos, o seu significado remete a uma profissão que era exercida pelas pessoas que receberam esse nome.

Taylor é uma palavra inglesa que significa alfaiate, mas vem de uma palavra em latim, taliare, que significa "cortar". Para chegar ao inglês, a palavra passou pelo francês na forma tailleur.

Também é empregado muitas vezes como nome masculino.

4. Williams

Com o significado de filho de William, quer dizer "filho do protetor corajoso" ou "filho do que deseja proteger".

William é um nome inglês cuja origem é germânica. Derivado de Willahelm, seu significado resulta da união de wil, que significa "desejo" ou "vontade", e helm, que significa "proteção".

5. Wilson

Embora seja um outro sobrenome bastante usado na Inglaterra, Wilson não deixa de ser uma variação de Williams, tendo o seguinte significado: “filho de William”, “filho de Guilherme”, “filho daquele que protege”, “filho daquele que é capaz de proteger”, “filho do protetor corajoso”; “filho daquele que se encontra sob a proteção de Vili”.

6. Thomas

Thomas

Significa “gêmeo”.

A versão inglesa dos nomes Tomás ou Tomé. Sua raiz etimológica surgiu a partir do aramaico ta’oma, que significa literalmente “gêmeo”. A versão latina deste nome veio do grego Didymos, originando os atuais nomes de Tomás e Tomé.

Embora seja um sobrenome britânico popular, Tomas foi também bastante utilizado como nome ao longo da história.

7. Brown

Um sobrenome inglês bastante comum. Alguns estudiosos da etimologia das palavras apontam que o seu significado está ligado às pessoas que exerciam a profissão de ferreiro no passado. Apesar disso, outros apontam que o significado do sobrenome está relacionado a pessoas de cabelo, pele e roupas escuras, sendo inicialmente uma espécie de apelido.

Com a raiz etimológica brun, este é um sobrenome comum na Inglaterra, no Canadá e na Escócia.

8. Davies

Esse sobrenome refere-se à David, que significa: "amado", "aquele que é amado", "querido", "predileto".

David é uma variante de Davi, nome originado a partir do hebraico Dawid, Dawídh, que deriva do termo dwd, que quer dizer "amado", "querido" ou "predileto"

9. Roberts

Com o significado de filho de Robert, quer dizer: "o filho daquele que brilha na glória", "o filho de quem tem fama brilhante", ou "o filho brilhante na glória".

Robert é a variante inglesa do nome Roberto, bastante popular no Brasil, em Portugal e na Espanha. Roberto vem do nome germânico Hrodebert, que une as palavras hrod, que significa "fama" e beraht, que quer dizer "claro", "luminoso" ou até "brilhante".

10. Johnson

Johnson

Significa “meu filho é um dom de Deus”, “filho daquele que é abençoado por Deus”.

Assim como outros sobrenomes da nossa lista, Johnson é uma palavra composta, formada pelo nome John e pela palavra son. Em inglês e em escocês significa son of John (filho de John). Em francês é uma variação de John, João em português, que por sua vez significa “a graça ou a misericórdia de Deus”, “agraciado por Deus”.

11. Jackson

Significa "filho de Jack" ou "filho do homem agraciado por Deus".

Jack é um diminutivo do nome John em inglês, porque durante a idade medieval, por influência do germânico, o nome John passou a se escrever Jackin.

12. White

Um sobrenome inglês, escocês e irlandês. Era muitas vezes utilizado como apelido para alguém de cabelo claro ou pele clara. Alguns etimológicos acreditam ter também relação à palavra Wights, do inglês anglo-saxão, que significa "valente".

Sobrenomes ingleses medievais

Outra característica da história dos sobrenomes está associada ao uso do nome de uma pessoa e a partícula son, que significa filho em inglês.

Medievais

13. Lewis

Considerado uma forma de Louis, significa: "guerreiro glorioso" ou "combatente famoso".

Louis é um nome francês de origem germânica, do nome Ludwig. Equivale ao nome Luís ou Luiz em português.

A raiz epistemológica do nome Louis tem origem no germânico Hloddoviko, Chlodovech, composto pelos elementos hlot, hlut, que significa "famoso, ilustre, célebre" e wig, que quer dizer "guerreiro", e significa “combatente glorioso, guerreiro famoso ou famoso na guerra”.

14. Rudson

Significa “filho de Hudd”, “filho de Ricardo” ou “filho de Hugo”.

É uma variação fonética de Hudson, nome originado através de um sobrenome que surgiu a partir da expressão em inglês Hudd’s son, sigficando “filho de Hudd”.

Pela raiz abranger tanto Richard quanto Hugh, que, em português, são Hugo e Ricardo, esse sobrenome pode significar: “filho do príncipe forte”, “filho do príncipe corajoso” ou “filho do pensador”.

15. Robinson

Robinson

Significa “filho da glória”, "filho daquele que tem uma fama brilhante" ou “filho ou descendente de Robin”.

Deriva do nome inglês Robinson formado pelas partículas Robin (diminutivo de Roberto) e son, que significa "filho" em inglês.

Robinson é também muitas vezes utilizado como nome.

16. Riley

Significa “aquele que nasceu ou que vive perto do pequeno riacho”; “aquele que nasceu ou que vive perto de um prado de centeio” ou “valente, corajoso”.

Riley é um nome que, no inglês antigo, surge como um toponímico, uma vez que resulta do nome um local chamado Rye Clearing, que significa “prado de centeio”.

17. Wallace

Significa “galês”, "aquele que é de Gales" ou "forasteiro”, “aquele que vem de fora do país".

Comum na Escócia e na Inglaterra, este sobrenome europeu era usado para se referir aos estrangeiros e, segundo algumas fontes, tem origem do francês normando, na palavra Walsh.

Sobrenomes ingleses nobres, raros ou antigos

Alguns sobrenomes são originados também de famílias tradicionais ou de características físicas de algumas pessoas.

Raros, antigos e nobres

18. Windsor

Um sobrenome inglês nobre. Significa “banco de areia”.

Windsor é um sobrenome inglês que tem origem no nome de uma cidade inglesa.

Desde 1917 é o sobrenome da família real britânica (Dinastia de Windsor), cuja casa é chamada de “Casa de Windsor”.

19. Floyd

Significa “homem de cabelos grisalhos”.

Segundo estudiosos da onomástica, teria surgido entre os celtas.

Utilizado entre os ingleses, é considerado variante de Lloyd, o qual tem origem em Llwyd, um sobrenome com o significado de “cinza”.

Assim como White e Brown, Floyd é um sobrenome que provavelmente surgiu como um apelido a um certo perfil de pessoas, sendo, neste caso, aos homens de cabelos grisalhos.

20. Ashley

Ashley

Significa “madeira de freixo” ou “a que desbrava através do freixo”.

Sua origem é toponímica, visto que era utilizado para identificar as pessoas que nasciam ou habitavam locais que tinham esse nome ou nomes aproximados à junção dos elementos aesc, que significa “ash” (freixo), e leah, que quer dizer “madeira, desbravamento, desmatamento”.

21. Tyler

Significa “aquele que protege”, “aquele que está protegido”, "protetor" ou "protegido".

O nome Tyler tem origem inglesa. Surge a partir da palavra do inglês antigo tigeler, de tigele, que significa "telha".

Originalmente, Tyler designava a profissão de fabricante ou colocador de telhas. É um sobrenome britânico antigo.

22. MacGyver

Significa “filho do presente”, “meu filho é um presente”.

Um sobrenome formado pela junção da palavra Mac, que significa “filho” nos sobrenomes escoceses, e Gyver (em outras formas Guiver ou Guyver), do inglês arcaico gifu, que significa “dom” ou “presente”.

23. Axel

Axel

Significa “carroça”, “carruagem”, "construtor de carroças"; “meu pai é a paz”, “filho da paz”.

Esse sobrenome inglês tem origem no nome germânico Achse que, por sua vez, surge da palavra nórdica öxull, do inglês antigo eaxl e do saxão antigo ahsa.

Seria o nome dado a pessoas que tivessem como trabalho a construção de carroças.

24. Dean

Significa “vale”; “decano”, “líder”, “o cabeça”, “aquele que tem o comando”.

Tem origem inglesa e duas possibilidades de étimos: uma dessas possibilidades indica que surge do sobrenome inglês antigo Dene, que significa “vale”. A outra hipótese aponta que teria surgido do inglês antigo Deen. Deen chegou até à nossa língua através do latim decanus.

Como sobrenome britânico, costumava ser usado para quem tinha dez pessoas sob a sua liderança ou a um título religioso, que hierarquicamente fica abaixo do bispo ou do arcebispo.

25. Franklin

Significa “homem livre”.

Tem origem do inglês antigo frakelin, que quer dizer “homem livre”. Inicialmente utilizado como um sobrenome inglês, surgiu no final do século XII.

Gostou? Se quiser conhecer um pouco mais sobre sobrenomes com outras origens, confere esse super artigo:

20 sobrenomes portugueses que fazem sucesso no Brasil e seus significados