Confira uma lista com os sobrenomes italianos mais comuns no Brasil e no mundo e alguns que não são muito conhecidos.

1. Rossi

Como um sobrenome que também é bastante popular na Itália, ele surgiu a partir do latim russus, russo, russum, significando “avermelhado”, “vermelho”. Por isso ganha, por extensão, o sentido de “de cabelos avermelhados” ou de “pele avermelhada”.

A sua maior incidência é no norte da Itália, especificamente. Algumas variantes dele são Russo e Rosso.

Duas personalidades famosas que o carregam são o padre Marcelo Rossi e o cantor Reginaldo Rossi.

Confira mais: Rossi

2. Bernardi

Com algumas possíveis origens, esse sobrenome pode ter surgido tanto do latim Bernardus ou Bernardinus, quanto do germânico Baerhard, os quais acabam por ter relação com o nome Bernard, que é Bernardo em português.

Este título próprio sendo formado pela junção dos elementos ber, que quer dizer “urso”, e hart, que significa “forte”, passa a ter o significado de “forte como um urso”.

Personalidades famosas que o possuem são a atriz Paloma Bernardi e a escritora Tati Bernardi.

3. De Luca

Como um sobrenome que deriva do nome próprio Luca, que é uma variante italiana do nome latino Lucas, ele pode ter o significado de “filho de Luca”.

Luca/Lucas tem origem no grego loukás e Loukanos, que significa “da Lucânia” ou “lucano”. Loukanos se originou a partir da raiz lyke, luk e luc, e quer dizer “aquele que traz a luz”, “luminoso”, “brilhante”.

Por isso o sobrenome pode também significar, “filho do que vem da Lucânia”, “filho daquele que traz luz”, “filho do luminoso”. Uma personalidade conhecida que o carrega é o apresentador Bruno de Luca.

4. Lombardi

Com mais de uma possível origem, esse sobrenome pode ser toponímico, proveniente de uma região da Itália que se chama Lombardia.

Outra teoria diz que ele surgiu a partir dos lombardos, um povo germânico que se fixou na Itália e criou o Reino Lombardo. O sobrenome ganharia o significado de “homem de barba longa”.

Um ator conhecido que o possui é Rodrigo Lombardi.

Veja melhor: Lombardi

5. Fontana

Sendo um sobrenome que deriva da palavra latina fons, significa “fonte”. É provável que ele tenha surgido como um apelido de pessoas que moravam perto de fontes, por isso também ganha o sentido de “aquele (a) que mora próximo a uma fonte”.

Uma pessoa conhecida que o carrega é a modelo Isabeli Fontana.

Entenda: Fontana

6. Valente

Um sobrenome muito comum na Itália, na Galícia (região da Espanha) e no Brasil. É um sobrenome bonito que carrega o significado de "corajoso" ou "bravo".

7. Ferrari

Ele se encontra do terceiro lugar dos sobrenomes mais populares na Itália, difundido particularmente no norte.

Tendo derivado do latim ferrarius, ferrum, significa “ferro”, também relacionado à profissão de ferreiro ou metalúrgico, quer dizer “ferreiro”, “aquele que trabalha com ferro”.

Uma personalidade histórica italiana que o possui é o empresário Enzo Ferrari, fundador da fábrica de automóveis Ferrari.

8. Esposito

Na quarta posição dos mais queridos na Itália, esse sobrenome é associado às crianças que eram deixadas pelos pais biológicos para a adoção, na chamada roda do exposto (uma roda cilíndrica giratória onde se punha o bebê abandonado).

Tem origem italiana e significa “expostos” ou “expostos para a proteção da Madonna (Virgem Maria)”.

Uma atriz famosa que apresenta esse sobrenome é Jennifer Esposito.

9. Bianchi

Ocupando a quinta posição de sobrenome mais popular na Itália, Bianchi apresenta uma sonoridade leve e bonita.

Derivado do nome próprio Branca, significa “branco”, “alvo”, “cândido”.

Está relacionado à característica física (cabelo ou pele muito pálido) ou até mesmo a regiões com casas brancas (sendo toponímico).

10. Romano

Como um sobrenome toponímico, ou seja, relativo a um lugar, ele significa “habitante de Roma” ou “aquele que nasceu em Roma”.

Foi criado para titular os nativos de Roma. É bastante popular no centro e sul da Itália, alcançando aproximadamente 17.691 famílias.

11. Ricci

Esse sobrenome apresenta algumas prováveis origens, a mais comum é que tenha surgido a partir da palavra italiana riccio, que significa “encaracolado”, “cacheado”, também quer dizer “aquele que apresenta cabelos encaracolados”.

Outra teoria diz que ele pode ter derivado de nomes próprios medievais, como Ricciarellus.

Uma atriz famosa que carrega esse sobrenome é Christina Ricci.

12. Bellini

Um sobrenome italiano que tem duas possibilidade de étimos: patronímico ou o plural de Bellino, que significa "bonita".

Sobrenomes italianos nobres e chiques

Nessa seção foram separados sobrenomes que são chiques, ligados à nobreza e realeza.

13. Lancellotti

Esse sobrenome pertence a uma família nobre italiana que chegou em Roma no século XV. Inclusive o Palácio Lancellotti, é uma propriedade dela.

Possivelmente derivado do nome próprio Lancelot, apresenta significado desconhecido. Este título ficou muito conhecido com um dos Cavaleiros da Távola Redonda, na história do Rei Arthur.

Uma personalidade conhecida que possui esse sobrenome é a atriz Giovanna Lancellotti.

14. Savoia

Mais chique e nobre do que esse sobrenome italiano não há! Ele foi carregado por um das famílias nobres mais antigas da Europa.

Há a possibilidade dele ser toponímico, a partir de nomes de lugares que contém a palavra Savoia, como, por exemplo, Verrua Savoia, em Turim.

15. Gonzaga

Esse sobrenome, que também é comum no Brasil, pertence a uma família nobre italiana, conhecida como os Gonzaga de Mântua.

É provável que ele seja de origem toponímica, a partir de uma região da Itália que se chama Gonzaga.

Personalidades famosas que o carregam são o cantor Luiz Gonzaga e a instrumentista Chiquinha Gonzaga.

16. Collalto

Mais um sobrenome nobre, que provém de uma família com origem lombarda, onde o primeiro membro documentado aparece na história da Itália em 958 ou 959.

O significado dele é desconhecido, provavelmente tem origem toponímica, a partir de uma região da Itália de mesmo nome, na província de Rieti.

Sobrenomes italianos raros, diferentes ou desconhecidos

Nessa divisão se encontram os sobrenomes que são mais desconhecidos ou raros tanto na Itália quanto no Brasil.

17. Galaretto

Como um sobrenome bastante raro na Itália, ele é carregado por aproximadamente 46 famílias.

Não se sabe ao certo a origem dele, estima-se que seja toponímico, a partir de uma região da Itália de mesmo nome, que fica próxima ao Cerreto d'Asti, em Piemonte.

18. Vacchiano

Outro sobrenome desconhecido na Itália, que apresenta somente cerca de 205 famílias que o possui, ele surgiu a partir do espanhol.

Deriva do espanhol antigo Baquiano, um termo que foi dado pelos espanhóis primeiramente aos indígenas das Antilhas e depois aos nativos de certas regiões da Itália.

Significa “conhecedor de caminhos, trajetos”, “guia de lugares”, “especialista do território”.

19. Caccini

Mais um sobrenome bastante raro na Itália, ele alcançou aproximadamente 18 famílias, obtendo sua maior concentração na região de Milão.

Pode derivar de um nome medieval italiano que é Caccino, um diminutivo de Caco.

Não se sabe ao certo do significado de Caco, somente que é o nome do filho do deus romano do fogo, Vulcano.

20. Macerata

Esse sobrenome que é tipicamente judeu, surgiu na Itália a partir de sefarditas espanhóis, apresentando cerca de 44 famílias que o carregam.

Provavelmente é toponímico, surgindo por causa da província de Macerata, localizada mais para o norte.

21. Pagano

Um sobrenome italiano mais desconhecido, que significa "morador da vila". Tem origem no nome próprio Pagano.

Sobrenomes italianos bonitos e antigos

Conheça alguns sobrenome italianos que são muito belos e bastante antigos.

22. Panazzolo

Um sobrenome comum na Itália e no Brasil. Significado atrelado à paternidade, sendo, portanto, um sobrenome patronímico.

23. Santoro

Um sobrenome comum no sul da Itália, com o significado associado a alguém que nasceu no "Dia de Todos os Santos".

Famoso no Brasil com esse nome: o ator Rodrigo Santoro.

24. Pellegrini

Um sobrenome bonito e nobre que se origina da região das ilhas da Sicília. É um sobrenome que significa o "peregrino" ou "estrangeiro".

25. Greco

Um sobrenome com duas possibilidades de étimos: uma associada à origem, pessoas provenientes da Grécia, e outra referente a uma característica, pessoa inteligente.

26. Gallo

Um sobrenome italiano que tem seu significado atrelado ao sul da Itália, onde há muitos locais com o nome "Gallo", como exemplo: Gallo Matese.

27. Silvestri

Há duas possibilidades para este sobrenome. Uma delas está na origem, sendo, portanto, patronímico. A outra origem está na forma plural de Silvestro.

28. Benedetti

Esse sobrenome clássico tem origem na palavra Benito, que é a a forma italiana de Bento, significado "pessoa abençoada".

29. Mazza

Um sobrenome que tem o significado associado a uma profissão: fabricante de ferramentas. Mazza pode significar martelo.

30. Giuliani

Um sobrenome italiano bastante tradicional que tem origem patronímica.

31. Rizzi

Sobrenome com a forma patronímica de Rizzo.

32. Basile

Um sobrenome italiano antigo proveniente do sul da Itália, derivado do grego medieval Basilis. Formas variantes: Basil e Bazelle.

33. Neri

Um sobrenome muito comum na região da toscana. Origem no nome próprio Raineri.

34. Romeo

Origem no nome próprio Romeo. Alguém que fez peregrinação na região de Roma.

Mais sobrenomes italianos

35. Sorrentino

Um nome muito comum no sul da Itália, diretamente relacionado à região de Sorrento, estando na forma adjetivada: Sorrentino.

36. Ferrara

Esse sobrenome é a versão italiana do sobrenome português Ferreira. Muito popular, ele é carregado por aproximadamente 9500 famílias.

Pode ter surgido tanto do termo medieval ferraria quanto do latim ferrum, significando “ferro” e por extensão ficando com o sentido de “ferreiro”, “o que trabalha com ferro”.

37. Fabiani

Sendo um sobrenome provavelmente originado a partir do latim Fabianus, o qual deu origem também ao nome próprio Fabiano, este sendo uma forma relativa de Fábio.

Fábio tem origem no latim Fabius, derivado da palavra faba, que significa literalmente "fava". Esta sendo uma espécie de planta que representa sorte e prosperidade para os romanos.

O sobrenome pode ganhar o significado de “dotado de sorte e prosperidade”, “relativo a Fábio”, “da natureza da fava”.

38. Fabbri

Este sobrenome está muito próximo do sobrenome Ferrara, como vários que começam com a letra F.

Ocupando a posição 46 de nomes mais populares na Itália, ele alcançou cerca de 8100 famílias.

Surgindo com o latim faber, significa “fabricante”, “artesão”.

39. Farina

A sonoridade desse sobrenome não é estranha, não é mesmo? Lembra a palavra farinha, percebeu?

Inclusive o significado está conectado a isso. Derivado da palavra italiana farina, significa “farinha”.

Sendo relacionado a uma profissão antiga que tinha como objetivo a moedura de cereais, especialmente a do trigo, chamada moleiro, também ganha o sentido de “aquele que trabalha moendo o trigo”, “o que trabalha no moinho”.

40. Fiore

Além de popular esse sobrenome carrega um significado lindo ligado à natureza.

Tem algumas possíveis origens, surgindo a partir do substantivo italiano fiore, significa “flor”, “bonito (a) como uma flor”. Já sendo toponímico, pode ter derivado de locais que possuem a raiz fior.

Aproximadamente 6400 famílias apresentam esse sobrenome.

41. Colombo

Bastante queridinho na Itália, ficando no top 10 de sobrenomes mais populares, ele surgiu a partir da palavra italiana colomba, que significa “pomba”.

Essa ave simboliza paz, harmonia, pureza e esperança, ótimas características para um sobrenome carregar.

Uma histórica personalidade italiana que o possui é o navegador Cristóvão Colombo.

42. Coppola

Você já deve ter escutado ou lido em algum lugar esse sobrenome italiano. Ele ocupa a posição 37 de sobrenomes mais populares na Itália.

Tem origem a partir da palavra italiana coppola, que diz respeito a um boné tradicional siciliano, que parece uma boina. Pode também fazer referência as pessoas que usavam esse adereço.

Significando “boné”, “aquele que usa coppola”. Personalidades famosas que o carregam são o cineasta Francis Ford Coppola e a roteirista Sofia Coppola.

43. Conti

Ocupando a décima terceira posição dos mais populares na Itália, esse sobrenome tem as suas origens incertas.

É provável que tenha surgido a partir da palavra italiana conti, que significa “contas”, que pode também ter relação com pessoas que cuidam de contas, como, por exemplo, contadores.

44. Caruso

Também sendo queridinho pelos italianos, ele alcançou cerca de 9600 famílias, inclusive é conhecido no Brasil.

Surgindo a partir do dialeto siciliano caruso, significa “menino”, “jovem”.

Personalidades famosas que o carregam são o ator brasileiro Marcos Caruso, o ator norte-americano David Caruso e o humorista Fernando Caruso.

45. Carbone

Como um sobrenome popular na Itália, principalmente no sul, ele apresenta aproximadamente 7100 famílias que o carregam.

Tem origem na palavra italiana carbone, que significa “carvão”, referente a pessoas que vendem ou extraem carvão.

46. Moretti

47. Luvizzoto

48. Russo

49. Regio

50. Marino

51. Lupo

52. Lastra

53. Bruno

54. Mancini

55. Costa

56. Giordano

57. Rizzo

58. Tarantino

59. Seramin

60. Cantu

61. Milanesi

62. Milano

63. Milani

64. Lucchese

65. Orfano

66. Lucchesi

67. Jilani

68. Napolitano

69. Cremonesi

70. Fiorentino

71. Trentino

72. Calabrese

74. Revello

75. Reviello

76. Cattaneo

77. Marchesi

78. Pugliesi

79. Toscano

80. Siciliano

81. Beneventi

82. Barese

83. Bergamaschi

84. Trevisano

Gostou de saber mais a respeito de sobrenomes italianos? Quer ler outros artigos? Confere:

Origem dos sobrenomes brasileiros

Nomes italianos femininos de A a Z

Você é de origem italiana? 40 nomes italianos com o significado para seu bebê!

Sobrenomes Bonitos: 31 exemplos lindos, ao redor do mundo, chiques e fortes