Apesar da distância geográfica, há muito da França no Brasil, inclusive nos nomes e sobrenomes dos brasileiros.

No passado, os sobrenomes franceses eram dados em função de três aspectos principais: o local, a profissão ou as características físicas de um grupo de pessoas.

Conheça mais sobre a origem e significado de 29 lindos sobrenomes franceses, dos mais clássicos até os mais raros, incluindo alguns dos mais comuns no Brasil.

SOBRENOMES FRANCESES_1

Sobrenomes franceses derivados de nomes masculinos

Não é incomum encontrar sobrenomes franceses que são originados de nomes próprios. Confira alguns deles na versão masculina:

1. Armand

SOBRENOMES FRANCESES_ARMAN

Esse sobrenome tem origem no nome próprio Harmand que, por sua vez, vem do nome Herman, em inglês. O sobrenome significa "homem do exército", e vem da junção dos termos hari "exército" e man "homem".

2. Bastien

Bastien é também originado de um nome próprio francês: Sabastian. Esse nome era usado para identificar homens vindos de Sebaste, uma cidade que no passado estaria localizada entre a Capadócia e a Armênia. Também acredita-se que o nome possa ter sido originado a partir do grego sebastós, que quer dizer “sagrado, venerável”.

3. Richard

Derivado do germânico, esse é um sobrenome comum com um significado poderoso: governador corajoso (ric "governador", hard "corajoso"). O nome é bastante popular também na Inglaterra, onde foi introduzido pelos normandos.

4. Martin

Muito comum entre os franceses, Martin (ou Saint Martin) vem do termo em latim Martinus, que é derivado de Mars, o deus romano da fertilidade e da guerra. Esse nome ficou muito popular, entre outras razões, por causa de Saint Martin de Tours (São Martinho de Tours), um dos santos mais importantes no processo de cristianização da Europa no século IV.

5. Bernard

SOBRENOMES FRANCESES_BERNARD

Bernard também é um sobrenome de origem germânica que combina os termos bern "urso", e hard "corajoso". Esse é um nome de origem religiosa e foi também o nome de diversos santos na Inglaterra e Suíca, além da França.

6. Delyon

O sobrenome Delyon tem origem no nome Lyon, que vem do francês antigo e significa "feroz". Era um apelido dado a guerreiros corajosos e acredita-se que pode estar associado também à uma origem habitacional, dado àqueles que moravam em casas com o símbolo de um leão.

Sobrenomes franceses derivados de nomes femininos

Da mesma forma que os masculinos, alguns sobrenomes franceses também vem de nomes próprios femininos. Separamos alguns para você!

7. Angelle

SOBRENOMES FRANCESES_ANGELLE

Esse sobrenome é derivado do nome Angelle, que vem do latim angelicus e quer dizer "anjo". O nome normalmente está associado à ideia de mensageiro de Deus.

8. Laviolette

Laviolette se refere à flor violeta. Apesar da explicação soar um pouco fora do comum, a verdade é que esse nome era usado para dar se refeir à soldados e servos domésticos na França. O nome também é bastante popular na parte francesa do Canadá.

9. Nicole

Variante do nome Nicole, esse sobrenome vem do grego Nikólaos, que une os termos níke, “vitória”, e “povo”. O nome se refere "àquele que vence com o povo".

Sobrenomes franceses bonitos e clássicos

Você já deve ter ouvido muitos dos sobrenomes franceses abaixo, já que eles são bastante comuns. Mas você sabe o que eles significam? Não? Nós contamos para você!

10. Roche

Originado do termo em francês antigo roche, que quer dizer "rocha", esse sobrenome era usado para indicar aqueles que viviam perto de rochas altas ou de locais que tinham "rocha" em seus nomes, como "Les Roches", na Normandia.

11. Leblanc

Leblanc significa literalmente "os brancos". O sobrenome apareceu pela primeira vez na região francesa da Normandia e se refere a uma pessoa de pele clara e cabelos loiros. Também está relacionado a valores como justiça e honestidade.

12. Roy

Sobrenomes franceses_roy

Deriva do termo rey, que significa "rei" em francês, espanhol e catalão. O sobrenome é muito comum na França e também na região francesa do Canadá, e tem sua origem na Idade Média.

13. Durant

Do latim durans, o sobrenome significa significa "duradouro". Esse era um nome muito comum especialmente na comunidade judaica no sul da França.

14. Chaput

Tem origem no diminutivo da palavra chape, que significa "capa ou capuz". O nome se refere as pessoas que trabalhavam produzindo, vendendo ou que simplesmente usavam capas. Outras teorias também afirmam que o nome era dado para aqueles que trabalhavam como carpinteiros.

15. Poulin

Esse nome é derivado do francês antigo poule que significa "galinha". Esse é um sobrenome que foi provavelmente dado em função da profissão, representando as pessoas que criavam ou vendiam aves.

O sobrenome está também no título de um filme francês bastante conhecido, "O fabuloso destino de Amelie Poulin".

16. Gagnon

SOBRENOMES FRANCESES_4

Esse sobrenome é originado da palavra gagnon, do francês antigo, que significa "cão de guarda". Acredita-se que tenha surgido como apelido para uma pessoa agressiva.

17. Cartier

Cartier é originário do nome inglês Carter. Trata-se de um sobrenome ocupacional que está relacionado aos trabalhadores responsáveis por transportar mercadorias.

Veja também: Os sobrenomes americanos mais bonitos para meninos e meninas

Sobrenomes franceses raros

As transformações ao longo da histórias podem fazer aumentar, assim como diminuir a popularidade dos nomes. Descubra alguns sobrenomes franceses considerados raros.

18. Roux

SOBRENOMES FRANCESES_3

Apesar de fofo, esse é um sobrenome pouco usual. O nome vem do francês antigo ros, que significa "vermelho". O sobrenome começou a ser utilizado para descrever pessoas ruivas.

19. Aubinet

Outro sobrenome francês bastante raro é Aubinet. De origem medieval, esse sobrenome é um diminutivo do nome Aubin, que vem do romano antigo Albus, cujo significado é "branco".

20. Beaufay

Há diversas teorias sobre a origem desse sobrenome,mas a maior parte dos estudos aponta para uma origem ligada à vila francesa de mesmo nome, Beaufay, que no passado era cohecida por bellus fagus, que significa "belas faias", onde esse tipo de árvore era preponderante.

21. Dauphin

SOBRENOMES FRANCESES_DAUPHIN

Originado do nome próprio Delphinus, que significa "golfinho", Dauphin é um nome raro, de prestígio, e tem seus primeiros registros da Idade Média. Era usado para designar as famílias que moravam na região de Dauphiné, na França.

Sobrenomes franceses nobres e chiques

A França é muitas vezes destacada por sua elegância e requinte. Alguns sobrenomes também podem representar essas características por causa da história que carregam.

22. Renault

Renault é um sobrenome francês de grande prestígio. O nome tem origem na língua dos visigodos, povo que controlou a França durante cerca de dois séculos, e é composto pelos termos ragin, que significa "conselho", e wald, que quer dizer "regra, ou reinar".

23. Remy

SOBRENOMES FRANCESES_8

O sobrenome Remy é também um sobrenome nobre francês. Acredita-se que o significado deste sobrenome tenha a ver com o termo latim remigis, que quer dizer "remador".

Sobrenomes franceses comuns no Brasil

24. Beaufort

SOBRENOMES FRANCESES_BEAUFORT

O sobrenome Beaufort é a junção do termo beau, que significa "lindo" e fort, que quer dizer "forte" (forte militar). Acredita-se que esse sobrenome tenha surgido para se referir ao morador de um local com esse mesmo nome.

No Brasil, com o passar do tempo, Beaufort se transformou em Belfort, por ser de mais fácil pronúncia para os brasileiros.

Outros sobrenomes com o mesmo prefixo beau e que também referem-se a grupos de família vindos de um determinado local são:

Beauchamp: lindo campo (beau "lindo", champ "campo")

Beauchene: lindo carvalho (beau "lindo", chene "carvalho")

Beaumont: lindo monte (beau "lindo", mont "monte")

25. Brunet

Brunet é um sobrenome originado do diminutivo da palavra brum, vindo do saxônico antigo, que quer dizer "marrom". O registros desse sobrenome vêm da época da França medieval.

26. Piquet

Os Piquet viviam inicialmente em Picot de Saio, na região francesa da Normandia, e seu sobrenome é originário desse local. No Brasil, uma família conhecida por esse sobrenome é a do ex-automobilista Nelson Piquet.

27. Orleans

Orleans, nome da família real brasileira, é de linhagem nobre e tem origem na região de Orleanais, no centro-norte da França, portanto é um nome ligado ao local e não tem um significado específico.

A descendência dessa família real, que surge do casamento de D. Isabel de Bragança, princesa imperial do Brasil, com o príncipe Gastão de Orléans, conde d'Eu, conta com dezenas de herdeiros no Brasil.

28. Fontainelles

Esse sobrenome francês ganhou uma nova grafia no Brasil: Fontenele. O sobrenome parece estar ligado a cidade francesa de Fontainebleau.

29. Bethencourt

Adaptado no Brasil para Bitencourt, esse sobrenome vem do norte da França, e indica que era um sobrenome ligado às características à um local específico. O sufixo court quer dizer jardim. Acredita-de que o nome foi levado a Portugal pelo navegador Jean de Bethencourt,e que a partir daí chegou ao Brasil.

Gostou de saber? Conheça também os sobrenomes mais comuns no Brasil