Existem 21 países ao redor do mundo que possuem o espanhol como língua oficial e cerca de 437 milhões de pessoas têm o espanhol como língua nativa. Os sobrenomes espanhóis são, portanto, muito difundidos por todo o globo.

Sobrenomes espanhóis nobres

Lopez

Este sobrenome de origem espanhola é também popular em Portugal e no Brasil na sua variante Lopes. Ele possui os significados de “corajoso”, “vitorioso”, “filho do lobo”.

Prestigiado nome, ele surge a partir do latim lupus, que significa lobo. Uma das maiores celebridades com este sobrenome é a cantora e atriz Jennifer Lopez que tem ascendência porto-riquenha.

Barbosa

Este imponente sobrenome de origem espanhola significa “local cheio de árvores”. Suas origens contam a partir da quinta (sítio) que recebeu este nome. Pertencente ao D. Sancho Nunes, o próprio atribuiu este sobrenome a ele mesmo.

Existem diversas personalidades de origem brasileira, espanhola e demais países da América Latina com este bonito sobrenome.

Santiago

Além de ser o nome de diversas cidades onde o espanhol é a língua oficial, Santiago é um popular sobrenome que tem o significado de “Santo Iago”, ou uma aglutinação de "Santo Tiago".

Ele tem origem em Sant’Iago e é uma versão espanhola galesa de Jacó, que surge do hebraico Yaaqobh, relacionado com o aramaico e o árabe. Nessa versão, ele tem o significado de “calcanhar” e “aquele que vem do calcanhar”.

Rodríguez

O sobrenome espanhol Rodríguez se relaciona com a sua variante portuguesa Rodrigues. É um patronímico de Rodrigo e, portanto, significa "filho de Rodrigo".

Como a terminação “es” era normalmente utilizada para a ideia de descendência, o sobrenome Rodríguez tem este significado. É um belo sobrenome e bastante popular em Portugal e na Espanha.

Marquez

Não se confundir com o título de nobreza intitulado de marquês, o sobrenome Marquez é bastante popular na Espanha e também em Portugal e no Brasil com sua variante Marques.

O sobrenome significa “filho de Marcos” ou “filho de Marcus”. Isso acontece porque o sufixo “es” é associado à descendência direta dos filhos e de outros membros da família.

Diaz

O sobrenome Diaz significa “filho de Diego”, “filho de Diogo” ou “parente daquele que vem do calcanhar”. Ele surge a partir de Diez, cujo sufixo “ez” é utilizado no espanhol para denominar ascendência, ou “filho de”.

Diego, por sua vez tem relação com o nome bíblico Jacó, que por sua vez tem o significado de “calcanhar”. Uma das celebridades mais famosas portadoras deste sobrenome é a atriz Cameron Diaz que tem ascendência Cubana.

Hernández

Sobrenome comum em países como, México, Cuba e Espanha, ele significa “filho de Fernando”, “filho do homem ousado para atingir a paz” ou “filho do homem que ousa viajar”.

García

Esse sobrenome é popular em praticamente todos os países de língua espanhola, significa “aquele que é generoso”.

Personalidades importantes que o carregam são o escritor colombiano Gabriel García Márquez, o ator Andy García e o ator mexicano Gael García Bernal.

González

Esse sobrenome é um dos mais comuns em países, como, Espanha, Argentina, Cuba, Uruguai e Colômbia.

Significa "filho de Gonçalo", "filho do que é salvo no combate" ou "filho do guerreiro".

Fernández

Significa “filho de Fernando”, “filho do homem ousado para atingir a paz” ou “filho do homem que ousa viajar”.

É um sobrenome muito comum na Espanha, Uruguai e Argentina.

Pérez

Esse sobrenome quer dizer "filho de Pedro", "filho do rochedo", "filho daquele que é forte". É um sobrenome muito popular nos países de língua espanhola.

Martínez

Esse sobrenome significa "filho de Martín", "filho do guerreiro" ou "filho do dedicado ao deus Marte".

É um sobrenome popular no México, no Uruguai e na Colômbia.

Gómez

Significa "filho do homem". É um dos sobrenomes mais comuns na Espanha, além da Argentina e da Colômbia.

Medina

Esse sobrenome espanhol nobre, acabou por se popularizar no Brasil, significa "cidade árabe" em espanhol.

Uma personalidade histórica que o carrega é o surfista profissional brasileiro Gabriel Medina.

Moreno

Como um sobrenome popular, especialmente na Espanha, e nobre da casa dos Castelhanos, ele significa "escuro", "moreno".

Villalobos

Sobrenome nobre medieval, ele tem origem a partir da junção dos termos em espanhol villa, que significa "cidade", "vila" e lobo, que quer dizer "lobo", referente ao animal. Significa "cidade dos lobos", "vila dos lobos".

Uma importante personalidade que o carregou foi o maestro e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos.

Rivera

Nome nobre pertencente à casa dos Aragões, ele tem origem a partir do espanhol ribera, através do latim riparius, que significa "costa", "ribanceira", "margem", referente às pessoas que moravam perto de rios e lagos.

Sobrenomes espanhóis raros

Radamés

Este raro sobrenome de origem espanhola é uma variação de Ramsés, que se origina nas palavras em egípcio Ramses, Rmssu, formado pela união dos elementos Ran, nome do deus supremo no Egito e mes que significa “filho” ou mesu, “nascer”.

O sobrenome Radamés tem os significados, portanto, de “filho de Rá”, “filho do Sol” ou “o deus Rá procriou”.

Aquino

O sobrenome Aquino tem origem espanhola e italiana, apesar de ser mais popular na Itália, sendo portanto, um sobrenome espanhol raro.

Aquino significa “aquele que nasceu em Aquino”, “nascido em Aquino”, “habitante de Aquino”. É um nome que tinha o propósito de identificar as pessoas que nasciam naquela região da Itália.

Ortiz

Ortiz é um nome patronímico que significa “filho de Orti” que deriva da palavra fortis no latim, basco, que por sua vez quer dizer “afortunado”.

No Brasil, temos a figura da heroína Maria Ortiz com este sobrenome. De origem espanhola, ela ajudou a conter a invasão e ataque de holandeses na então capitania do Espírito Santo. Hoje, uma escadaria no centro da capital Vitória no estado do Espírito Santo leva o seu nome.

Mendez

Originário da Península Ibérica, o sobrenome Mendez é bastante comum na Espanha e também em Portugal na sua variação Mendes.

Mendez e Mendes significa “filho de Mendo” ou “filho do sacrifício total”. Estes distintos significados surgem porque Mendes era o nome dado a filhos de indivíduos chamado Menedo, que por sua vez, deriva do visigótico Hermengilt que significa “sacrifício total”.

Ávila

O belo sobrenome Ávila significa “aquele que vem do vilarejo” ou “oriundo da vila” e tem origem a partir da região autônoma de Castela e Leão na Espanha. Sua raiz etimológica pode estar associada no latim avela/abula.

O nome foi difundido tanto na região da Espanha quanto em outros locais do mundo, assim como no Brasil. A jornalista e figura política Manuela d’Ávila possui este sobrenome em conjunto com o d e apóstrofe (d’).

Fonseca

Bastante comum na região da Península Ibérica, o sobrenome Fonseca significa "fonte seca", “que tem origem nas proximidades de fontes secas”.

O sobrenome chegou ao Brasil com a colonização portuguesa sendo a mais famosa personalidade histórica com este sobrenome o primeiro presidente do país, o Marechal Deodoro da Fonseca.

Lacerda

Este sobrenome medieval significa “a cerda” ou “o pelo grosso”. Ele é originado a partir do espanhol La Cerda, um apelido que significa “a cerda”. Registros históricos contam que o filho mais velho do rei Afonso X ganhou o apelido de “La Cerda” por causa dos pelos grossos que possuía no peito.

O brasão da família Lacerda é um escudo nas cores vermelha, ouro, prata e azul, com o leão em cor roxa. Além disso, o escudo possui flores-de-lis em dourado.

Muniz

O histórico sobrenome espanhol Muniz tem origens na Idade Média a partir do latim Munnius ou Monnius.

Muniz significa “filho de Muno” ou “filho da proteção”. Alguns etimologistas associam a raiz germânica mund, que é apresentada no sobrenome com o significado de “proteção”.

Pacheco

Talvez o sobrenome mais espanhol de todos, Pacheco possui o significado de “aquele que vem da Espanha”. É proveniente da Península Ibérica e alguns estudiosos atribuem suas origens à palavra em latim Pacieco.

Torre-Pacheco é o nome de um município da Espanha na região de Múrcia onde foi encontrado ossos que datam 150.000 anos antes de Cristo.

Castillo

O histórico sobrenome Castillo é derivado do latim castelum e significa “castelo”, “o que vive num castelo” ou “fortificação”. Sua variante em português é também bastante popular na forma de Castilho.

A atriz mexicana Kate del Castillo é uma das personalidades mais reconhecidas com este sobrenome.

Ferraz

Este imponente e popular sobrenome espanhol tem os significados de “aquele que ferra ou coloca ferraduras” ou “filho do cavaleiro de armadura”.

Alguns estudiosos acreditam que este sobrenome surgiu na região de Aragão na Espanha. Ele é derivado da palavra em latim ferrum que significa “ferro”. Outra possibilidade é a palavra ferraci, que tem o significado de “armadura de cavaleiro”.

Tenório

Sobrenome espanhol raro, ele provavelmente foi dado em forma de apelido aos espanhóis que governaram o sul da Itália na época medieval.

Provavelmente deriva da palavra tenor, que significa "som agudo" ou "tom agudo", devido a isso, o sobrenome Tenório significa "som agudo retumbante".

Bueno

Sobrenome bastante incomum nos países de língua espanhola, ele tem origem incerta, provavelmente se originou a partir de um apelido e significa "bom", ganhando o sentido de "bondoso".

Crespo

Com origem na língua castelhana, esse sobrenome raro tem origem a partir do latim crispus, que significa "encaracolado", referente às pessoas de cabelo encaracolado.