Os 48 nomes colombianos mais populares (masculinos e femininos)

Nomes colombianos masculinos | Nomes colombianos femininos

A Colômbia é um país que compartilha da popularidade de diversos nomes espanhóis em comum com outros países da América Latina. Nomes como Jose, Maria e Juan fazem muito sucesso por lá.

Alguns nomes de origem inglesa também ganharam muita popularidade neste país ao longo dos anos. É o caso de nomes como John, William e Gladys. Confira quais são os nomes masculinos e femininos mais populares na Colômbia, suas origens e significados.

Nomes colombianos masculinos

Jose

No espanhol, o “j” tem som de “r”. Dessa forma, a pronúncia do popular nome masculino Jose é “Rossê”. De origem hebraica, ele significa “aquele que acrescenta”, “acréscimo do Senhor” ou “Deus multiplica”.

Luis

O nome Luis tem origem germânica e significa “combatente glorioso”, “ilustre guerreiro” ou “célebre na guerra”. Além da Colômbia, é um dos nomes masculinos mais populares no México, na Venezuela, na Argentina e no Brasil.

Carlos

O nome Carlos tem origem germânica e significa "homem", "guerreiro" ou "homem do povo". A popularidade do nome começou na Europa devido a figura de Carlos Magno que incorporou uma grande parte da Europa Ocidental e Central ao império franco.

Juan

Este popular nome colombiano se pronuncia “Ruan”. Ele tem origem hebraica e é uma variante do nome João. Ele significa “Deus é cheio de graça”, “agraciado por Deus”, “a graça e misericórdia de Deus” ou “Deus perdoa”.

Jorge

No espanhol, o nome Jorge se pronuncia como “Rorre”. Ele tem origem grega a partir de Geórgios e significa "o que trabalha a terra" ou "agricultor".

Pedro

Um dos nomes mais populares em toda a América Latina, o nome Pedro tem origem grega e significa "pedra", "rochedo".

Jesus

Em referência à figura central do cristianismo, o nome Jesus tem origem aramaica e significa "Javé é salvação" ou "Jeová é salvação".

John

Alguns nomes ingleses também fazem sucesso na Colômbia. É o caso do nome masculino John, que tem origem hebraica e é uma variação de João. Ele significa “Deus é cheio de graça”, “agraciado por Deus” ou “a graça e misericórdia de Deus” e “Deus perdoa”.

Oscar

O nome Oscar tem origem no inglês antigo a partir de Osgar. Ele significa “lança de Deus”, “combatente divino” ou “amante dos cervos”.

Manuel

O nome Manuel é considerado uma variante de Emanuel. Ele tem origem hebraica e significa "Deus está conosco" ou simplesmente "Deus conosco".

Jaime

O nome Jaime surge a partir do espanhol antigo, com a grafia Jayme e compartilha do mesmo significado que Jacó. Jaime significa, portanto, "aquele que vem do calcanhar".

Hector

O nome Hector é a variante francesa e inglesa de Heitor. Ele tem origem a partir do grego e significa “o que guarda”, “o que retém”, “o que possui”.

Miguel

O nome Miguel é citado na bíblia como um arcanjo e é tido como um símbolo de humildade diante de Deus. Ele tem origem hebraica e significa “quem é como Deus?”. A base do significado do nome é uma pergunta retórica, cuja resposta subentendida é “ninguém é como Deus”.

Jairo

Jairo é a variante grega do nome hebraico Jair, que tem origem a partir do nome Iair. Ele significa "o iluminado" ou "aquele que Deus desperta".

Julio

O nome Julio no espanhol se pronuncia como “Rúlio”. Ele tem origem a partir do latim e significa “macio”, “fofo”, “jovem”, “cheio de juventude” ou “filho de Júpiter”.

Victor

Os significados associados ao nome Victor tem relação com a vitória ou conquista. Ele tem origem a partir do latim e significa "vencedor", "vitorioso", "conquistador".

Rafael

No cânone católico, Rafael é mencionado no livro apócrifo de Tobias como um dos sete arcanjos. Este nome tem origem hebraica e significa “Deus curou” ou “curado por Deus”.

Alvaro

O nome Álvaro tem origem a partir do nórdico antigo Alfarr. Ele apresenta os fortes significados de “nobre guerreiro”, "exército dos elfos", "guerreiro protetor" ou “gênio protetor".

Francisco

O nome Francisco tem origem no latim e significa "francês livre" ou "aquele que vem da França".

Javier

Javier é um nome masculino de origem espanhola e se pronuncia “Ravier”. Ele é derivado do basco da mesma forma que o nome Xavier. Javier significa “a casa nova”.

Gustavo

O nome Gustavo tem origem a partir do sueco Gustaf e significa “protegido por Deus”, “pessoal dos godos” ou “convidado glorioso”.

William

William é um nome inglês que é bastante popular em alguns países da América Latina. Ele significa "protetor corajoso" ou "o que deseja proteger".

Wilson

O nome Wilson tem origem inglesa e corresponde ao nome Guilherme em português. Ele possui os significados de “filho de William”, “filho de Guilherme”, “filho daquele que protege” ou “filho daquele que é capaz de proteger”.

Edgar

A origem do nome Edgar é germânica e acredita-se que ele tenha surgido através do rei Edgar da Inglaterra, vivido no século X. Edgar significa "o que protege suas riquezas com a lança" ou "lança abençoada, afortunada".

Nomes colombianos femininos

Maria

Maria é um dos nomes femininos mais populares em diversas partes do mundo, especialmente em países da América Latina. Ele carrega os significados de “senhora soberana”, “vidente” ou “a pura”.

Luz

O nome feminino Luz tem origem a partir do latim e significa “a que ilumina”, “iluminada”, “luminosa” ou “esclarecida”. É um nome classificado como espanhol devido a sua popularidade e incidência nos países de língua espanhola

Ana

O nome Ana tem origem a partir do hebraico e significa "graciosa" ou "cheia de graça". Há pelo menos três personagens bíblicas com este nome que se tornou um dos mais populares em diversas partes do mundo.

Martha

Martha é a variante francesa, inglesa e alemã de Marta, nome que tem origem no aramaico e significa "senhora", "patroa". Foi popularizado como um nome feminino entre os cristãos a partir da Reforma Protestante no século XVI.

Sandra

Sandra é considerado um nome diminutivo para Alessandra e Cassandra. Ele tem origem italiana e significa "protetora da humanidade" ou "defensora do homem".

Gloria

Glória é um nome de origem religiosa, influenciado por uma das invocações da Virgem Maria, no culto católico à Nossa Senhora. Ele tem origem a partir do latim e significa "glória" e "honra".

Blanca

O nome feminino Blanca tem origem espanhola e significa simplesmente "branca''. É um dos nomes mais comuns em países da América Latina, como o México, a Argentina, a Colômbia e o Equador.

Rosa

O nome Rosa tem origem a partir do latim e do germânico e significa “bela flor”, "tipo famoso" ou "espécie famosa". Existem diversas variantes deste nome que também são populares na América Latina, como Rosália, Rosalina e Rosana.

Carmen

Existem duas possibilidades de origem para o nome Carmen. A partir do hebraico, ele possui o significado de “vinha de Deus”. A partir do latim, ele possui a raiz da palavra charme e significa "canção", "verso" ou "poesia".

Diana

O nome Diana tem origem a partir do latim dius, palavra que significa “divina”. Também faz referência à Divia, considerada a deusa da lua e cujo nome tem o significado de “aquela que ilumina”.

Claudia

Cláudia é a versão feminina de Cláudio, nome originado a partir do latim Claudius, através do vocábulo claudus, que significa “coxo”, “manco”.

Olga

O nome Olga tem origem russa, porém reproduz o nome escandinavo Halag, que significa “santa”, “sublime”, “consagrada a Deus”. É um dos nomes mais comuns na Rússia e na Bielorrússia e ganhou muita popularidade em países da América Latina.

Alba

O nome Alba tem origem no latim, justamente na palavra alba, de albus, palavra que significa "muito branco, muito claro". Este nome também possui duas variações populares: Alva e Elba.

Flor

O nome Flor tem origem a partir do latim e significa simplesmente “flor”, por extensão, “a bela”, “a jovem”, “a fértil” e “a harmoniosa”. É um dos nomes femininos mais populares em toda a América Latina.

Nancy

O nome Nancy é o diminutivo do nome hebraico Hannah, que significa “graciosa”, “cheia de graça” ou “favor”. Apesar de ser uma variação inglesa, é também um dos nomes femininos mais populares na Colômbia.

Adriana

Adriana possui duas possibilidades de origem. A partir do latim Adrianus, ele significa "aquela que vem da Ádria", em referência a uma cidade situada no norte da Itália. Como versão feminina do nome Adriano, ele significa "aquela que é escura" ou "aquela que é morena".

Liliana

O nome Liliana surgiu como um apelido afetivo para o nome Elisabeth. Dessa forma, carrega os mesmos significados: “Deus é juramento”, “Deus é promessa” , “bela como um lírio”.

Rosalba

O nome feminino Rosalba surge como uma junção dos nomes Rosa e Alba. O significado relacionado a este popular nome colombiano é “rosa alva” ou “rosa branca”.

Dora

A origem do nome Dora é grega. Ele surge a partir da palavra dôron, que significa "presente". Por extensão, também ganha o significado de “dádiva”.

Beatriz

Os significados atrelados ao nome Beatriz evocam alegria e liberdade. Ele tem origem a partir do latim e significa “a que traz felicidade”, "aquela que faz os outros felizes" ou “viajante”, “peregrina”.

Gladys

O nome Gladys possui a mesma origem e raiz do nome Cláudia. Ele tem origem gaulesa e carrega os significados de “coxo”, “manco”; “país”, “regra” ou “princesa”.

Angela

Angela é a variante feminina de Ângelo, que tem origem no grego. Ele possui os significados de “mensageira” e “anjo”, assim como a versão masculina.

Aura

O nome feminino Aura tem origem a partir do latim e significa “luz brilhante”. Este era um nome de uma deusa menor na Mitologia Grega que representava a brisa.

Yolanda

Popular em vários países da América Latina, Yolanda é a variante espanhola e inglesa de Iolanda, nome originado no latim viola, que deriva do grego íole, e significa “violeta”.

Veja também: