Os belos, poderosos e dramáticos nomes mexicanos não são estranhos ao povo brasileiro. A influência que as novelas mexicanas tiveram no Brasil, popularizaram muitos destes lindos nomes próprios que caíram no gosto do povo.

Se você procura nomes mexicanos bonitos para dar ao seu filho ou se você quer saber se o seu nome tem alguma ligação com o México, confira nesta lista os 30 nomes mexicanos femininos e masculinos mais populares!

Nomes mexicanos femininos

1. Rosa

dicionario-de-nomes-proprios-nomes-mexicanos-01

Este popular nome feminino mexicano carrega os significados de “bela flor”, “tipo formoso” e “espécie formosa”. Ele possui duas origens etimológicas. A primeira é do latim, rosae, que é literalmente o nome da bela flor rosa. A segunda vem a partir dos elementos germânicos hrod, que significa “fama” e heid, que quer dizer “espécie”.

Outros nomes populares variantes do nome Rosa para os falantes da língua espanhola são Rosalía e Rosalina.

2. Alejandra

O “j” no espanhol tem o som de “r”. Dessa forma, o bonito nome feminino Alejandra é falado como “ale-rran-dra”. Ele é uma variante espanhola do nome Alexandra, versão feminina de Alexandre.

Por sua vez, Alexandre tem origem no grego Aléxandros, a partir do verbo aléxo, que significa “repelir, defender e proteger”, junto com o vocábulo andrós, que significa “homem”. O nome Alejandra possui os significados de “protetora do homem” e “defensora da humanidade”.

3. Margarita

O nome Margarita é uma variação latina do nome Margaret, ou Margarida em português. No latim, o nome significa “pérola” a partir de Margarita, vindo do grego margarítes.

Já no espanhol, o nome é relativo à bonita flor Margarida, também conhecida como bem-me-quer.

4. Juana

Este popular nome mexicano é a variação feminina do também popular nome Juan, que por sua vez é a variação espanhola do nome João. Dessa forma, Juana carrega os significados atrelados ao nome bíblico, tais como “Deus é cheio de graça”, “agraciada por Deus”, “a graça e misericórdia de Deus” ou “Deus perdoa”.

5. Francisca

dicionario-de-nomes-proprios-nomes-mexicanos-02

Versão feminina no nome latino Francisco, o nome Francisca significa “a francesa livre” ou “aquela que vem da frança”.

Ele surge a partir do nome Franciscus, que vem do germânico Frankisk. Frank, por sua vez, que dizer “Franco” e o sufixo isk, denota a nacionalidade da pessoa. Franco significa “livre”, por isso, o significado de “a francesa livre” para o nome Francisca.

6. Yolanda

Variante espanhola do nome Iolanda, o nome espanhol Yolanda significa “violeta”. Ele surge a partir do latim viola, que é derivado do grego íole, que quer dizer “violeta”.

Yolanda foi o nome de uma imperatriz do século XII no Império Latino de Constantinopla e era conhecida como Yolanda de Flandres.

7. Guadalupe

Adorada pelos mexicanos, a Nossa Senhora de Guadalupe ou Virgem de Guadalupe se refere à Virgem Maria para os católicos espanhóis. Ela foi uma aparição de origem mexicana e tem como local principal de culto a Basílica de Guadalupe na Cidade do México.

Guadalupe significa “rio do lobo”. O nome tem origem no árabe a partir de wadallobb que tem este significado.

8. Paulina

Uma variante do nome Paula, que por sua vez, é a versão feminina do nome bíblico Paulo, Paulina carrega os significados de “de Paula”, “pertencente a Paula”, “da pequena”, “pertencente aquela de baixa estatura”.

O nome Paulo surge a partir do latim Paullus, que deriva da palavra paullo, significando “pequeno”, “baixo.

9. Paola

dicionario-de-nomes-proprios-nomes-mexicanos-03

Versão italiana do nome Paula, este é um popular nome feminino também no México. Paola significa “pequena” ou “de baixa estatura”. É uma variante feminina do nome Paulo, a partir do latim Paullus, que deriva de paullo.

Algumas traduções atribuem outros significados à Paola, como “humildade”, sendo um belo e imponente nome feminino.

10. Melanie

Este popular nome feminino no México tem origem grega, mas chegou aos falantes das línguas portuguesas e espanholas por influência francesa a partir do nome Mélanie.

No grego, ele significa “escura” ou “negra”. A melanina, substância no nosso corpo responsável pelo escurecimento da nossa pele tem a mesma origem grega do nome Melanie.

11. Virginia

No méxico, o popular nome feminino Virginia significa “virgem” e “donzela”. Ele surge a partir do latim Virginia, que deriva dos termos virgo, virginis, e quer dizer “virgem”.

Na mitologia romana, por sua vez, Virgínia foi uma donzela morta pelo seu pai para que fosse salva do cortejo de um oficial corrupto.

12. Micaela

O belo nome Micaela é variante feminina do popular nome Miguel e significa “quem é como Deus?”. Ele surge a partir dos elementos mikhayáh e El, que juntos possuem este significado bíblico.

Por ter este significado, o nome Micaela é também atrelado às características de "humildade", "simplicidade" e "modéstia perante Deus."

13. Milagros

dicionario-de-nomes-proprios-nomes-mexicanos-04

Milagros é uma derivação espanhola da palavra milagro e significa, “milagre”, “prodígio” e “algo maravilhoso”. É um popular nome feminino mexicano que surge a partir do latim miraculum, que significa literalmente “milagre”.

O nome é também uma referência à Nossa Senhora dos Milagres, uma das formas de chamar a Virgem Maria. Curiosamente, este nome já foi também masculino, apesar de hoje em dia ser predominantemente feminino.

14. Romina

O popular nome Romina tem os significados de “mulher que vem de Roma” e “da terra dos cristãos”.

O nome possui duas origens distintas. Por um lado, vem da palavra latina Romanus, que era utilizada para se referir às pessoas provenientes de Roma. Por outro lado, provém do árabe, cujo significado é “da terra dos cristãos”.

15. Alma

Este imponente nome feminino significa “a que alimenta”, “a que nutre", "a que dá a vida", ou "alma". Especialistas acreditam que ele deriva do latim almus, que quer dizer “nutritivo” e, por extensão, carrega os significados citados.

Também existe a possibilidade do nome ter sido originado da palavra espanhola alma, que na filosofia e religião é a parte imaterial do ser humano.

Nomes mexicanos masculinos

16. Gael

dicionario-de-nomes-proprios-nomes-mexicanos-05

O popular nome masculino Gael tem os significados de “belo e generoso", "de origem irlandesa", “o que protege” ou “o protegido”. Alguma teorias apontam para a origem do nome no bretão a partir de Gwrnäel.

Os significados atrelados ao nome surgem a partir da junção dos elementos gwenn, que significa “branco”, “belo” e hael, que significa “generoso”. O ator mexicano Gael García Bernal é uma das personalidades mais famosas com este nome.

17. Juan

Variante espanhola do nome João, Juan carrega os significados de “Deus é cheio de graça”, “agraciado por Deus”, “a graça e misericórdia de Deus” ou “Deus perdoa”.

João, por sua vez, surge a partir do hebraico Iohanan, Yehohanan, pelos elementos Yah e hannah. Devido ao popular personagem de Fray Gabriel Téllez, Don Juan, o nome também ganhou a conotação de “homem sedutor” nos últimos séculos.

18. Miguel

Citado cinco vezes na bíblia, o nome Miguel significa “quem é como Deus?”. Ele tem origem no hebraico a partir de Mikhael, formado a partir dos elementos mikhayáh, e El, significando “quem é como Deus?”. É um dos nomes mais populares por todo o México, assim como em outras partes da América Latina e da Espanha.

Saiba mais sobre o nome Miguel

19. Angel

Este belo e popular nome masculino no México é também utilizado no feminino. Ele significa “mensageiro” ou simplesmente “anjo”.

O nome surge a partir do latim angelus, termo que era relativo aos seres do Paraíso descritos na bíblia, os anjos. A partir do grego ággelos, ele significa “mensageiro dos deuses” ou simplesmente, “mensageiro”.

20. Alejandro

dicionario-de-nomes-proprios-nomes-mexicanos-06

Este imponente nome masculino é uma versão espanhola de Alexandre e possui os significados de "protetor do homem", "defensor da humanidade" e “o que repele os inimigos”.

O nome se tornou ainda mais popular nas últimas décadas devido à música Alejandro da artista pop Lady Gaga.

21. Antonio

Também muito popular no Brasil, o nome Antonio no México é escrito sem o acento comumente posto pelos falantes da língua portuguesa. Ele significa “valioso”, "de valor inestimável", "digno de apreço".

Este nome surge a partir do grego Antónios, a partir de antheos, que quer dizer também “alimentado de flores”.

22. Esteban

O belo nome masculino Esteban surge a partir do nome Stephanus, que vem da palavra grega Stephanos e significa “vitória”.

O uso deste nome está, contudo, menos relacionado às suas origens gregas e mais aos santos e papas que levaram este nome ao longo da história.

23. Martin

O nome Martin carrega os significados de “guerreiro” e “dedicado ao deus Marte”. Ele é uma variação do popular nome Martim, com M no final.

Sua origem é latina a partir de Martinus, nome romano do deus da Guerra, Marte. Por este motivo, o nome está também relacionado às questões relativas à guerra.

24. Javier

dicionario-de-nomes-proprios-nomes-mexicanos-07

O nome Javier, pronunciado como “ra-vi-er”, tem origem espanhola a partir do basco etxaberri, que pode ser traduzido como “a casa nova”.

Este nome pode ter surgido a partir do santo católico Francisco Javier, onde Javier é referência ao local de nascimento deste santo. No Brasil, seu variante mais popular é o nome Xavier.

25. Alonzo

Variação do nome Alfonso e popular no Brasil como Alonso, o popular nome masculino Alonzo carrega os significados de “aptidão para a nobreza”, “apto para ser nobre” e “pronto para batalha”.

Ele surge a partir do germânico Adalfuns, pela união dos elementos adal, que significa “nobre” e funs, que quer dizer “aptidão” ou “inclinação”.

26. Dario

O bonito nome masculino Dario significa "rico", "possuidor de bens", “soberano”, “o que segura firme”, “o que mantém”, “o que suporta”.

Ele tem origem no persa a partir da palavra Dara, através do grego Dareios e do latim Darius. Este nome está calcado no termo dàrã, que pode ter vários significados, como "rei", "soberano", "segurando firmemente" e "possuidor".

27. Berto

O curto nome Berto é também um popular apelido para as pessoas que possuem o nome Alberto. Ele significa “brilhante”, “glorioso” e “inteligente”.

Este popular nome no México é derivado da palavra germânica berht, que quer dizer “brilhante” ou “famoso”.

28. Castel

dicionario-de-nomes-proprios-nomes-mexicanos-08

A partir da palavra em latim castellum, o nome Castel significado literalmente “castelo”. É também relacionado à variante da palavra em inglês castle, e pode ter o significado de “nascido da nobreza”.

29. Santino

Este é um nome de origem italiana, mas muito popular para os mexicanos. Santino surge a partir do latim Sanctus e significa “consagrado à Deus” ou “consagrado à religião”. Ele é também um diminutivo da palavra santo, podendo também significar “pequeno santo".

30. Jose

Um dos nomes mexicanos mais populares de todos os tempos é Jose, sem o acento comumente atrelado aos falantes da língua portuguesa. O “j” na língua espanhola tem o som de “r”, portanto, a maneira certa de falar este nome no México seria “ro-sé”.

Este nome significa “aquele que acrescenta”, “acréscimo do Senhor” ou “Deus multiplica”. Ele tem origem no hebraico a partir de Yosef, que quer dizer “Ele acrescentará” ao se referir à Deus.