Os 42 nomes argentinos mais populares (masculinos e femininos)

Nomes argentinos masculinos | Nomes argentinos femininos

Na Argentina, podemos encontrar diversos nomes próprios que também são facilmente encontrados no Brasil. Jose, Carlos, Maria e Ana constam como alguns dos mais populares do país. Apesar da grafia ser a mesma, alguns destes nomes são pronunciados de uma forma muito diferente.

Confira uma seleção com os nomes masculinos e femininos mais populares na Argentina e o significado de cada um deles.

Nomes argentinos masculinos

Juan

O nome Juan é uma variação popular do nome de origem hebraica João. Em espanhol, ele se pronuncia “Ruan” e é o nome masculino mais popular em toda a Argentina. Juan carrega os significados de “Deus é cheio de graça”, “agraciado por Deus”, “a graça e misericórdia de Deus” ou “Deus perdoa”.

Jose

O nome bíblico de origem hebraica Jose significa “aquele que acrescenta”, “acréscimo do Senhor” ou “Deus multiplica”. No espanhol, sua pronúncia é “Rossê”. Diferente do português, o nome Jose na Argentina não é acentuado.

Carlos

O nome de origem germânica Carlos é um dos mais populares em todo o território Latino Americano. Ele significa "homem", "guerreiro" ou "homem do povo" e ganhou popularidade inicialmente na Europa através da figura de Carlos Magno.

Jorge

Uma das personalidades argentinas mais conhecidas com o nome Jorge é o ator Jorge Marrale, que eternizou alguns dos maiores vilões na televisão e no cinema da Argentina. No espanhol, o nome Jorge se pronuncia como “Rorre”. Ele tem origem grega a partir de Geórgios e significa "o que trabalha a terra" ou "agricultor".

Luis

O nome masculino Luis é classificado como o 25º mais comum em todo o mundo, tendo maior incidência em países da América Latina. Ele tem origem germânica e significa “combatente glorioso”, “ilustre guerreiro” ou “célebre na guerra”

Miguel

O nome Miguel tem origem hebraica e significa “quem é como Deus?”. A base do significado do nome é uma pergunta retórica, cuja resposta subentendida é “ninguém é como Deus”. A popularidade do nome masculino Miguel pode ser datada desde o século 19 na Argentina.

Hector

O nome Hector é a variante francesa e inglesa de Heitor, que possui origem no nome grego Héktor. Ele significa “o que guarda”, “o que retém” ou “o que possui”.

Ramon

Ramon ou Ramón é a variante espanhola do nome português Raimundo, que se originou a partir do germânico. Ele significa “sábio protetor” ou “aquele que protege com conselhos”.

Roberto

O nome Roberto tem origem a partir do germânico. Ele significa “aquele que a glória tornou famoso” ou “famoso e glorioso”. É um dos nomes masculinos mais populares na Argentina e em diversos outros países da América Latina.

Oscar

Os significados associados ao nome Oscar são “lança de Deus”, “combatente divino” ou “amante dos cervos”. Ele se originou através da palavra no inglês antigo Osgar e se tornou muito popular em vários países que possuem o espanhol como língua oficial.

Daniel

Daniel é um nome bíblico de origem hebraica que é citado na Bíblia como um dos profetas no livro que leva o seu nome. Este popular nome masculino carrega os significados de “o Senhor é meu juiz”, “Deus é meu juiz”.

Mario

Mario é um nome popular tanto na Europa quanto em países da América Latina. Ele teve origem a partir do latim e significa "homem viril".

Pedro

A partir do grego Pétros, o nome Pedro significa “pedra” ou “rochedo”. É um dos nomes bíblicos mais difundidos ao redor do mundo, sendo citado na Bíblia como um dos discípulos mais próximos de Jesus, além de ser também considerado um dos principais pilares da igreja católica primitiva.

Ricardo

O nome Ricardo é um dos mais populares na Argentina, sendo o ator Ricardo Darín, uma das personalidades deste país mais reconhecidas ao redor do mundo com este nome. Ricardo é um nome de origem germânica que significa “príncipe forte” ou “príncipe corajoso”.

Raul

Raul é um nome de origem francesa que carrega os fortes significados de "lobo conselheiro", "o que segue o conselho dos lobos" e "combatente prudente". Apesar de ser comum no Brasil, este nome masculino possui uma incidência muito maior na Argentina se comparado ao número de registros em nosso país.

Pablo

Pablo é a variante espanhola de Paulo, nome que vem do latim. Ele significa “pequeno” ou “de baixa estatura” e se tornou muito popular desde a Antiguidade, através da figura de São Paulo, também conhecido como Paulo de Tarso.

Eduardo

Os significados associados ao nome Eduardo são: "guardião das riquezas", “protetor das riquezas” ou "guardião rico". Ele tem origem germânica e atualmente pode ser encontrado com maior incidência no Brasil, no México, nas Filipinas e na Argentina.

Sergio

No espanhol, o nome masculino Sergio se pronuncia “Sérrio”, com o “r” alongado. É um nome que pode ter surgido a partir do latim ou da língua etrusca. Os significados associados ao nome Sergio são “protetor” ou “guardião”.

Marcelo

Marcelo é originalmente um nome de família romana que se tornou bastante popular como nome próprio em diversos países da América Latina. Ele possui os significados de "pequeno guerreiro", "jovem guerreiro" ou "pequeno marcial".

Julio

No espanhol, o nome Julio (que geralmente não apresenta acento) é pronunciado como “Rúlio”. Ele tem origem a partir do latim e significa “macio”, “fofo”, “jovem”, “cheio de juventude” ou “filho de Júpiter”.

Hugo

O nome masculino Hugo pode ser encontrado com maior incidência na Argentina se compararmos com qualquer outro país do mundo. Ele tem origem a partir do germânico e significa “coração”, “mente”, “espírito”, “o pensador” ou “inteligente”.

Nomes argentinos femininos

Maria

Entre todos os nomes masculinos e femininos que podemos encontrar em todo o mundo, Maria é o mais popular deles. Os significados associados a este nome de origem hebraica são: “senhora soberana”, “vidente” ou “a pura”.

Ana

Existem pelo menos três personagens bíblicas com este nome feminino que se tornou um dos mais populares em diversas partes do mundo. Ana tem origem no hebraico e significa "graciosa" ou "cheia de graça".

Silvia

Sílvia é um nome feminino, com origem a partir do latim Silvius, nome de uma família romana. Este é um dos nomes femininos mais populares na Argentina, no México e na Alemanha. Silvia significa "a que habita na floresta" ou "a que vive no bosque".

Rosa

Este nome simples e delicado tem origem germânica e significa “bela flor”, "tipo famoso" ou "espécie famosa". Rosa é um nome que exala delicadeza por fazer referência à flor do amor.

Norma

O nome feminino Norma é a variante feminina de Nórman, nome originado no inglês antigo. Ele significa “mulher do Norte” e existem documentos com este nome que datam até o século 13.

Marta

Marta vem do nome aramaico Martha, que por sua vez se originou a partir das palavras aramaicas marta', mar, e mara, que podem significar "senhora", ou mesmo "patroa". Os significados do nome Marta são: “senhora", "patroa" ou "dona de casa", "protetora do lar".

Claudia

Cláudia é a versão feminina de Cláudio, nome originado a partir do latim. Este é um dos nomes femininos mais populares na Argentina e significa “coxa” ou “manca”.

Graciela

Graciela é um diferente nome feminino que tem origem a partir do nome de origem religiosa Graça. Dessa forma, ele compartilha dos mesmos significados do seu original: “graciosa”, “dom divino” ou “benevolência divina”.

Monica

No Brasil, o nome Mônica (com acento) é bastante popular. Já na sua versão sem acento, ele possui grande incidência de registros na Argentina. Monica significa “só”, “solitária” e “viúva”.

Susana

Em comparação com todos os outros países do mundo, o nome feminino Susana pode ser encontrado com maior facilidade na Argentina. Ele tem origem hebraica e significa “lírio”, “açucena” ou "pureza".

Mirta

O diferente nome feminino Mirta é um dos mais populares na Argentina. Ele tem origem espanhola e carrega o significado de “coroa de espinhos”.

Alicia

Alícia é uma variação do nome Alice, nome de origem germânica que surge como um diminutivo de Adelaide. Ele significa “de qualidade nobre”, “de linhagem nobre”, "de sangue nobre"; "respeitada", "majestosa" e é muito popular em países como a Argentina, os Estados Unidos e o México.

Patricia

O nome feminino Patricia carrega os significados de “nobre”, “de classe nobre”, “da mesma pátria” ou “compatriota”. Ele tem origem a partir do latim e se tornou um dos nomes mais populares em alguns países da América Latina.

Nelida

Este diferente nome feminino de origem espanhola pode ser encontrado com maior incidência na Argentina em comparação com outros países do mundo. Nelida significa “luz brilhante”.

Juana

Este popular nome de origem espanhola é pronunciado como “Ruana”. Ele é uma variante do nome Juan, que por sua vez é a variação espanhola do nome João. Dessa forma, Juana carrega os significados atrelados ao nome bíblico, tais como “Deus é cheio de graça”, “agraciada por Deus”, “a graça e misericórdia de Deus” ou “Deus perdoa”.

Liliana

O nome próprio Liliana surgiu inicialmente como um apelido carinhoso para o nome de origem hebraica Elisabete. Ele carrega, portanto, os mesmos significados: “Deus é juramento”, “Deus é promessa” , “bela como um lírio”.

Sandra

Sandra surgiu a partir do italiano Sandra, uma forma diminutiva dos nomes também italianos Alessandra e Cassandra. Estes, por sua vez, são originados a partir do nome grego Alexandre. Todos estes nomes compartilham do mesmo significado "protetora da humanidade" ou "defensora do homem".

Laura

Laura é variante feminina de Lauro e tem origem no substantivo latim laurus, que significa "loureiro, louro". Devido aos significados relacionados ao loureiro, o nome ganha também os significados de “triunfadora” e “vitoriosa”.

Olga

O nome Olga tem origem russa, mas ganhou muita popularidade na Argentina. Ele carrega os significados de “santa”, “sublime”, “consagrada a Deus”.

Andrea

O nome feminino Andrea é variante italiana do nome grego André. Em sua versão sem acento, ele é bastante popular na Argentina. Andre significa “extrema feminilidade” e "poderosa".

Elsa

Em comparação ao restante do mundo, o nome Elsa é mais popular e apresenta maior número de registros na Argentina. Ele surgiu como uma variante diminutiva do nome de origem hebraica Elisabete e significa "Deus é juramento".

Veja também: