Preparamos uma lista de 40 nomes italianos femininos e masculinos para você homenagear seus antepassados italianos no nome do seu filho(a)!

im

Nomes italianos mais bonitos femininos

1. Bianca

Lindo nome que significa "branca", "alva", "cândida".

É a versão italiana de Branca, a partir da palavra italiana bianca.

O apelido frequente é Bia ou Bya, que tem origem grega e significa "forte", "poderosa".

2. Luna

Nome com significado cheio de bons atributos: quer dizer "Lua", "a iluminada", "a feminina".

Origem a partir do latim luna, que significa literalmente "lua".

Trata-se de um nome curto e muito bonito. Sua beleza decorre especialmente em virtude de o mesmo refletir a simbologia da Lua.

A Lua simboliza esperança, iluminação, passividade, receptividade e feminilidade. Por extensão, o nome tem o sentido de "a iluminada", "a feminina".

Os apelidos são também muito charmosos: Lu ou Lua.

3. Milena

im

Nome delicado e feminino que significa "graciosa", "querida"; “senhora soberana reluzente”, “vidente resplandecente”; “a pura que reluz”.

O nome Milena tem pelo menos dois étimos. Um deles decorre da forma feminina de Milan, nome originado no eslavo mil, que quer dizer "querido", "gracioso".

Algumas fontes também relacionam a origem do nome Milena a partir da união dos nomes Maria e Helena.

4. Sandra

Bonito e popular no Brasil esse nome significa "protetora da humanidade" ou "defensora do homem".

Sandra surgiu a partir do italiano Sandra, uma forma diminutiva dos nomes também italianos Alessandra e Cassandra.

A raiz deste nome tem origem no grego Aléxandros, derivado do verbo aléxo, que significa "repelir, defender ou proteger". Unido ao vocábulo andrós, que quer dizer "homem", o nome tem o significado de “protetor do homem" ou "defensor da humanidade”.

5. Andréia

Delicado nome que significa “extrema feminilidade”, "poderosa".

Andréia é uma variante feminina de André, nome originado no grego Andreas, derivado do termo andrós, que quer dizer “homem” ou “másculo”. Quando relacionada à variante feminina utiliza-se o significado equivalente, neste caso Andréia exprime o oposto, “feminilidade”.

O nome chegou ao Brasil a partir da versão Andrea, que na Itália é usado como um nome masculino. No nosso país, este foi adotado principalmente para o gênero feminino.

O nome Andréia é bastante popular no Brasil, assim como as versões Andreia (sem acento) e Andrea (sem i).

6. Giovana

im

Nome com significado poderoso: “agraciada por Deus”, “Deus é cheio de graça” ou “a graça e misericórdia de Deus”, "presente de Deus" ou “Deus perdoa”.

O nome Giovanna é a forma italiana de Joana que, por sua vez, é a variante feminina de João.

Tem sua origem no hebraico Yehokhanan, Iohanan, que é composto pela união dos elementos Yah, que significa “Deus”, e hannah, que quer dizer “graça”.

Apelidos afetivos: Gio ou Gi.

Variantes: Giovanna e Geovana

7. Rita

Nome charmoso, significa: “pérola”, “criatura de luz”, “iluminada”.

Rita é o diminutivo do nome italiano Margherita, que deu origem à Margarida, a partir do grego margarítes, do latim Margarita, que quer dizer literalmente “pérola”.

8. Alessandra

Nome de significado forte e poderoso: "protetora do homem", "defensora da humanidade", "aquela que repele os inimigos".

Alessandra é uma variante italiana de Alexandra, versão feminina de Alexandre, nome originado no grego Aléxandros.

Nomes italianos femininos diferentes

9. Nina

im

Nome delicado feminino, significa "menina", "graciosa", "protetora da fertilidade e mares", "fogo".

O nome Nina pode ter diversas origens diferentes. É normalmente usado como diminutivo de nomes com essa terminação, como Antonina e Giannina, de origem italiana.

Nina era também o nome da deusa da fertilidade Assíria e Babilônica, divindade padroeira da cidade de Nínive.

Outro possível significado pode ter surgido a partir da língua indígena Quíchua, em que Nina significa "fogo". Pode ser também uma variação do espanhol niña, que quer dizer simplesmente "menina".

Por fim, o nome pode ser considerado por alguns como um diminutivo do nome Ana, significando "graça" ou "graciosa".

10. Giulia

Nome lindo. Só de escutar o nome já é possível lembrar da Itália! Significa "jovem", "jovial", "fofa" ou "filha de Júpiter".

Giulia é uma variante italiana do nome Júlia. De origem latina, este era um típico nome de família romano. Pode significar "jovem" ou "jovial".

Origem do latim Julius, que deriva do grego Ioulos, que quer dizer “barba", "felpudo", "fofo" ou "macio”, em referência aos pelos faciais dos jovens masculinos, significando por extensão "jovem" ou "pessoa jovial”.

11. Graziela

Nome bonito e poderoso: significa "pequena graça", “pequeno dom divino”, “pequena benevolência divina”, “pequeno presente de Deus”, “presente estimado de Deus”.

O nome Graziela tem origem italiana, Graziella (com 2 L), e é o diminutivo de Grazia (o mesmo que Graça, em português).

Trata-se de um nome originalmente religioso, porque graça significa “dom divino”, “benevolência divina”, “presente de Deus”.

Um apelido bastante usado é Grazi.

12. Bella

im

Um nome que por si só significa bonita, que tal? Quer dizer “formosa”, “bonita”, “casta”, “pura”, “Deus é juramento”, “consagrada a Deus”.

É a forma reduzida do nome italiano Isabella.

Assim, de acordo com estudiosos da onomástica, Isabel tem duas possibilidades de étimos: uma do hebraico Izebel, que significa “casta”, “pura” e outra da sua forma medieval Elisabete, que significa “Deus é juramento” ou “consagrada a Deus”.

13. Kiara

Nome raro e de ótima sonoridade que significa “clara”, “brilhante”, “ilustre” ou “negra”, “obscura”.

Em português, Kiara é a variante para o nome Clara, e tem origem na forma italiana Chiara.

A raiz etimológica deste nome está no latim clarus, que significa “claro”, “brilhante”, “famoso”. É possível ter um significado contrário, este derivado do nome Ciara, forma feminina do irlandês Ciar, que significa “preto”, “escuro”.

Nomes italianos femininos antigos

14. Paola

m

Delicado nome italiano que significa “pequena” ou “de baixa estatura”.

Paola é a versão italiana de Paula, variante feminina de Paulo, que tem origem no nome vindo do latim Paullus, derivado de paullo, que significa “pequeno” ou “baixo”.

Algumas traduções também associam um sentido figurado para este nome, atribuindo o sentido de “humildade” ou “a humilde”.

15. Carina

Nome feminino e delicado, significa “querida” ou “pura”.

Carina é um nome predominantemente feminino e que se originou a partir do latim carinus, um diminutivo da palavra carus, que significa “querido” ou “amada”.

Outros etimologistas acreditam que Carina também possa ser uma variante de Catarina, nome que se originou a partir do grego Aikaterhíne, uma derivação da palavra katharós, e que significa “a pura”.

Carina também o nome de uma constelação localizada no hemisfério celestial sul!

16. Mia

Significa “estrela do mar”, “minha”, “quem é como Deus?”, “dor de alguém que deseja muito, mas não pode ter filhos”.

A referência à estrela do mar vem do escandinavo, onde o nome é também a forma reduzida de Maria, e simboliza força, paciência, sensibilidade.

Em italiano, mia quer dizer minha. No Escandinavo, tal como em hebraico, o nome faz referência à amargura de um casal que não pode ter filhos e expressa, mais uma vez, o sentimento maternal.

17. Telma

Um significado cheio de amor: "amável", "amorosa", ou "aquela que está sob a proteção dos anses (deuses escandinavos)", ou ainda "protetora decidida", "protetora corajosa".

Telma é a variante feminina de Telmo, que surgiu de uma subdivisão incorreta do termo espanhol Sant'Elmo, que quer dizer "Santo Elmo".

Uma das origens de Telma é através de uma deturpação de Ermo, forma italiana de Erasmo, que tem origem no grego Erásmios e significa "amável, amoroso".

18. Antonella

im

Nome de atributos muito significativos: "valiosa", "sem preço", "de valor inestimável" ou “alimentada de flores”.

Antonella é um nome italiano que funciona como diminutivo do nome Antônia, o feminino de Antônio.

A origem do significado do nome é um pouco incerta e muitos estudiosos acreditam que antes de chegar no latim o nome tinha origem em uma palavra etrusca.

19. Violetta

Nome de flor, significa “pequena violeta”.

É a versão italiana e russa de Violeta, que tem origem a partir do francês antigo Violete, diminutivo do latim viola, a palavra que dá nome à flor de cor roxa comumente chamada “violeta”, por extensão o nome Violeta significa “pequena violeta”.

20. Perla

Nome de significado precioso: “pérola”.

Tem origem no italiano Perla, através da palavra perla, que quer dizer literalmente “pérola”.

im

Nomes italianos mais bonitos masculinos

21. Enzo

Nome muito popular no Brasil atualmente, significa "senhor do lar", "príncipe do lar", "governante da casa", “gigante”, “o que vence”, “vencedor”, ou ainda, “natural de Laurento”.

Enzo é possivelmente uma versão italiana antiga do nome alemão Heinz, que é um diminutivo de Heinrich (Henrique, em português). Heim significa "lar, casa", e rik, por sua vez, quer dizer "senhor, príncipe, poder" e juntos significam “senhor do lar”, “príncipe do lar” ou “governante da casa”.

O nome Enzo pode também ter sido originado como uma variante do nome germânico Anzo. Este deriva do termo ant, que quer dizer “gigante” ou, ainda, pode ter surgido como uma forma encurtada dos nomes italianos Vicenzo ou Lorenzo, variantes de Vicente e Lourenço.

22. Lorenzo

Lindo nome que significa “natural de Laurento” ou “habitante de Laurento”.

Lorenzo é uma variante espanhola e italiana do nome Lourenço, que tem origem no latim Laurentius, que significa “natural da cidade de Laurento”.

Laurento era o nome de uma cidade italiana situada às margens do Mar Tirreno que atualmente se chama Paterno. É provável que o antigo nome da cidade tenha origem no latim laurus, “louro (erva)”.

23. Pietro

im

Nome que tem o atributo da resistência e da estabilidade, significa: "pedra", "rochedo" ou "firme".

Pietro é a versão italiana do nome Pedro, que ficou historicamente conhecido por ter sido um dos supostos apóstolos de Jesus Cristo. Assim como Pedro, este nome tem origem no grego Pétros a partir da palavra petra, uma tradução do aramaico Cephas, que significa literalmente "pedra, rochedo".

A variante feminina do nome Pietro é Pietra.

24. Mariano

Nome de bons atributos, significa “aquele que pertence à natureza de Mário”, “descendente de homem viril”, “homem viril cheio de graça”.

O nome Mariano apresenta dois étimos. Um deles, decorre de Mário, do latim Marius, maris, que literalmente significa “homem viril”. Mariano, nesse sentido, é “aquele que pertence à natureza de Mário”, “descendente de homem viril”.

25. Alessandro

im

Nome bastante popular no Brasil, significa "protetor do homem", "defensor da humanidade" ou “o que repele os inimigos”.

Alessandro é a versão italiana de Alexandre, nome originado a partir do grego Aléxandros, que deriva do verbo aléxo, que significa "repelir, defender ou proteger", unido ao vocábulo andrós, que quer dizer "homem".

26. Sandro

Nome comum no Brasil, tem um significado poderoso: "defensor da humanidade", "o que repele os inimigos".

É uma forma encurtada do nome Alessandro.

Nomes italianos masculinos diferentes

27. Dante

Nome do famoso autor da “Divina Comédia”, significa “constante”, “duradouro”, “estável”, “permanente”.

Dante é um nome masculino que surge do latim, sendo uma contração do nome em latim Durante, bem como o termo afetivo utilizado pelos seus portadores.

Além de prenome, também pode ser encontrado como sobrenome.

28. Costa

Um nome conectado com a natureza, significa “que vive na costa”, “que vive junto à encosta”, “que é natural do litoral”.

Costa é um sobrenome toponímico presente especialmente em países como Brasil, Portugal, Espanha e Itália. Terá sido usado para nomear uma nobre família medieval portuguesa que habitava uma zona costeira, uma encosta ou litoral.

Há, ainda, quem defenda a origem do nome do grego Kosta, diminutivo do búlgaro Konstantin (o mesmo que Constantino, em português), que significa “que pertence à natureza de alguém constante, perseverante ou animado”.

Gosta de nomes inspirados em nobres e reis? Confere esse artigo também: 21 nomes mais bonitos inspirados em príncipes e reis

29. Leonel

im

Com forte significado, quer dizer “leão” ou “valente como um leão”.

A partir do nome italiano Leonello, é o diminutivo de Leon, que vem do grego leon, que quer dizer literalmente “leão”.

Leon é também relacionado como diminutivo de Leonardo, que vem do germânico Leonhard, e significa “valente como um leão”.

30. Enrico

Nome italiano que significa "governante da casa" ou príncipe do lar”.

Enrico é a variante italiana do nome Henrique, é baseado no nome de origem germânica Heimirich, que junta os elementos heim, que quer dizer "lar", "casa" e ric, que significa "domínio" ou "poder", como já referido para o nome Enzo.

31. Milano (Milan)

Variante de Milan e Milão, significa “amoroso”, “gracioso”, “querido” ou “unificação”.

Milan é um nome masculino de origem eslava, originado a partir do elemento mil / milu, que significa “graça”, “amor” ou “bondade”.

É também o nome da famosa cidade italiana Milano (Milão), conhecida como capital da moda.

32. Fontana

Um sobrenome conhecido, que também pode servir como nome. Significa ''bem'', ''fonte''.

O sobrenome Fontana é um cognato da língua espanhola e italiana do sobrenome Fontaine. Este é derivado do francês antigo fontane, o qual deriva do latim fons, que quer dizer ''bem'', ''fonte''.

33. Giovanni

Aquele nome super italiano! Significa "Deus é cheio de graça", "agraciado por Deus", "Deus perdoa" ou "a misericórdia de Deus".

Giovanni é uma variante masculina do nome João, que se originou a partir do hebraico Iohanan, composto pela união dos elementos Yah que significa “Javé", "Jeová", "Deus” e hannah que quer dizer “graça” e significa “Deus é gracioso", "agraciado por Deus", "a graça e misericórdia de Deus" ou "Deus perdoa”.

Entre as personalidades históricas mais importantes com este nome, destaca-se o poeta e crítico literário italiano Giovanni Boccaccio (1313 - 1375), autor da obra Decamerão.

Apelidos para o nome: Gio, Gian ou Gi.

34. Luca

im

Nome bonito e curto que significa “aquele que traz a luz”, “luminoso”, “brilhante” ou “o habitante da Lucânia".

Luca é uma variante italiana do nome latino Lucas, que por sua vez se originou a partir do grego loukás e Loukanos, que significa “da Lucânia” ou “lucano”. Loukanos teria se originado a partir da raiz lyke, luk e luc, que quer dizer “luz”, sendo que o nome Luca ainda teria o significado de “luminoso” ou “brilhante”.

Luca ou Lucca é o nome de uma comuna italiana, localizada na região da Toscana, conhecida por ser a terra natal de Puccini, um famoso compositor de ópera.

Nomes italianos masculinos antigos

35. Maurizio

Nome italiano que significa “o que tem pele escura”.

36. Cesare

im

A variante italiana de César, significa "imperador", "rei", “o que tem o cabelo comprido”, “cabeludo” ou “cortado”, “talhado”.

O significado do nome César não é consensual, porém acredita-se que tenha origem na palavra do latim caesaries, que significa “cabeludo, o que tem cabelo comprido”, ou mesmo “cheio de pelos”.

Outra possibilidade é tenha surgido da expressão em latim “a caeso matris utero”, em português traduzido como “o corte do útero da mãe”, onde caeso significa “cortado, talhado”.

37. Messi

Significa “habitante de Messina” ou “ungido”.

Messi é um sobrenome provavelmente de origem italiana ou espanhola cujo significado é incerto.

Nome do famoso jogador de futebol argentino Lionel Messi.

38. Gianluca

Significa "dom do Senhor", "Deus é cheio de graça", "Deus é misericordioso e iluminado".

O nome Gianluca surgiu na Itália no século XVIII e até hoje é frequentemente utilizado.

Gianluca pode ter surgido da fusão entre os nomes "Gian", que significa "Deus perdoa", ou "Giovanni", que significa "abençoado por Deus" e "Luca", que significa "o luminoso".

39. Matteo

im

Lindo nome, variante italiana de Matheus no português. Significa “dom de Deus”, “presente de Deus”, “dádiva de Deus”.

Origem é hebraica. Surge do hebraico Mattiyyah, do qual se originou o grego Maththaîos, chegando ao latim como Mattaeus.

40. Luigi

Nome de excelentes atributos, significa “guerreiro famoso”, “combatente ilustre” ou “famoso na guerra”.

É a variante italiana de Luís, nome originado no germânico Chlodovech, formado pela junção dos elementos hlot, hlut, que significa "famoso, ilustre, célebre" e wig, que quer dizer "guerreiro", e significa “combatente glorioso, guerreiro famoso ou famoso na guerra”.

Nome popular no jogo de videogame “Super Mario Bros”. Luigi era o irmão do Mario.

E aí, o que achou? Caso queira pensar em outros nomes, confira esse artigo:

30 nomes antigos para bebê: o clássico que está voltando à moda