Os nomes mais populares, diferentes, bonitos e chiques de origem italiana com significados para você conhecer.

Nomes italianos femininos com A

Antonella: é um nome diminutivo de Antônia e significa "valiosa", "sem preço", "de valor inestimável" ou “alimentada de flores”.

Alessandra: versão feminina do nome Alexandre. Possui os significados de "protetora do homem", "defensora da humanidade", "aquela que repele os inimigos".

Andréia: variante feminina do nome próprio André. Como oposto, ele significa “extrema feminilidade”, "poderosa".

Alessa: forma encurtada de Alessandra. Significa "protetora do homem" ou "defensora da humanidade".

Andreina: variante italiana de Andréia. Carrega os significados de “muito feminina” ou “poderosa”.

Nomes italianos femininos com B

Bianca: palavra italiana para a cor branca. Por isso, Bianca carrega os significados de "branca", "alva", "cândida".

Bella: versão encurtada do nome italiano Isabella. Bella carrega os significados de “formosa”, “bonita”, “casta”, “pura”, “Deus é juramento”, “consagrada a Deus”.

Beatrice: versão italiana do nome de origem latina Beatriz. Beatrice significa “a que traz felicidade” ou “viajante”.

Beviláqua: este diferente nome feminino italiano significa “a sedenta”.

Belamina: literalmente, este nome feminino de origem italiana carrega o significado de “bela menina”.

Nomes italianos femininos com C

Carina: este popular nome feminino de origem italiana deriva de uma palavra no latim e significa “querida” ou “pura”.

Carlota: diminutivo do nome Carla, Carlota carrega os significados de “mulher”, “mulher do povo” ou “mulher livre”.

Chiara: versão italiana do nome Clara. Chiara carrega os significados de “clara”, “luminosa”, “brilhante”, “ilustre”.

Cara: apesar de não ser muito popular no Brasil, o nome Cara pode ser encontrado facilmente na Itália e também na Turquia como pronome masculino. Ele significa “amada”, “estimada”.

Cinzia: é uma variante italiana do nome mitológico grego Cíntia e significa “do Cinto”, “mulher originária de Cinto”.

Nomes italianos femininos com D

Dina: pela sua vasta possibilidade de origem, este nome carrega muitos significados, entre eles: “meu Senhor”; “lugar de delícias”, “o Senhor concedeu benefícios”, “ornamento”, “beleza”; “delicada”; “afável”, “carinhosa”; “mensageira”; “julgada”.

Donatella: versão diminutiva de Donata, este popular nome italiano significa “dada de presente”, “consagrada ao Senhor”.

Delfina: nome de origem grega, mas que também se popularizou na Itália, Delfina significa "golfinho", "delfim", "nascido em Delfos", "habitante de Delfos".

Domênica: versão feminina italiana do nome masculino próprio Domenico, Domênica carrega os significados de “do Senhor”, “a que pertence ao Senhor”.

Nomes italianos femininos com E

Elma: na Itália, Santo Erasmo é também chamado como Santo Elmo. Ela seria a variante feminina deste nome e teria os significados de “proteção”, “protetora decidida” ou “protetora corajosa”.

Elea: é uma variante do nome Eleanor, que pode ser encontrada na Itália. Ele significa “aquela que reluz” ou “resplandecente”.

Emanuelly: variante dos nomes próprios Emanuele e Emanuel, este nome italiano significa "Deus está conosco" ou "Deus está no coração das pessoas puras".

Eugênia: nome muito popular na Itália, Eugênica carrega os significados de “bem-nascida”, “aquela que tem origem nobre”, “aquela que tem boas origens”.

Nomes italianos femininos com F

Fiorella: Fiore é um termo carinhoso italiano para chamar as pessoas. Fiorella significa "flor", combinado com um sufixo diminutivo.

Franciele: estudiosos apontam que o nome Franciela tenha surgido a partir do italiano Francesco. Ele significa “aquela que vem da França” ou “a francesa livre”.

Francesca: este popular nome feminino italiano carrega os significados de “francesa livre” ou “aquela que vem da França”.

Fanny: este delicado nome italiano feminino significa “a pequena coroada”, “francesinha livre” ou “pequena que vem da França”.

Florentina: significa "florescente", "florida", "florescer" ou "a flor". Na Itália, o nome também era dado para mulheres que nasciam na região de Florença.

Fiama: palavra italiana que se tornou nome próprio feminino e significa “chama”, “ardente”.

Nomes italianos femininos com G

Giovanna: este popular nome próprio é a variante do nome Joana e significa “agraciada por Deus”, “Deus é cheio de graça” ou “a graça e misericórdia de Deus”, "presente de Deus" ou “Deus perdoa”.

Graziela: diminutivo de Grazia (Graça), Graziela carrega os significados de "pequena graça", “pequeno dom divino”, “pequena benevolência divina”, “pequeno presente de Deus”, “presente estimado de Deus”.

Giulia: variante italiana do nome Júlia. Ele carrega os significados de "jovem", "jovial", "fofa" ou "filha de Júpiter".

Gabriele: uma das versões femininas do nome Gabriel. Ele significa "mulher forte de Deus", "fortaleza de Deus", "mulher devotada a Deus", "Deus é a minha força", "mulher robusta de Deus", "enviada de Deus" ou "heroína de Deus".

Gaia: nome de origem grega, mas também encontrado há milênios na Itália. Gaia significa “Terra” e é referência a uma divindade da mitologia greco-romana.

Giuliana: versão italiana de Juliana e variante do nome masculino Juliano, ele significa “macia”, “fofa”, “jovem”, ou “filha de Júpiter”.

Gioconda: a famosa pintura de Leonardo da Vinci, a Mona Lisa, tem este nome italiano que significa “a sorridente” ou “a alegre”.

Giorgia: versão feminina italiana do nome grego George. Giorgia significa “a que trabalha na terra”, “agricultora”.

Nomes italianos femininos com H

Hilaria: palavra italiana que se tornou nome próprio com o significado de “jovem alegre”.

Hortensia: um nome bastante popular ao redor da Europa, Hortênsia significa “jardineira”, “aquela que cultiva hortos”.

Nomes femininos italianos com I

Ilaria: palavra italiana que se tornou nome próprio com o significado de “jovem alegre”.

Ida: nome feminino que possui algumas possibilidades de origem, entre elas o italiano. Ida significa “da floresta” ou “mulher trabalhadeira”.

Nomes italianos femininos com J

Jolanda: este diferente nome feminino carrega o significado de “flor de violeta”.

Jacinta: versão feminina do nome Jacinto. Ele significa “ai de mim!”. O significado tem referência às pétalas da flor criada por Apolo que estavam gravadas a interjeição grega "ai ai!", em referência ao destino fatídico de Jacinto.

Janine: variante do nome grego Janina. Janine significa "pertencente à natureza do homem que é agraciado por Deus", "descendente do homem que Deus encheu de graça".

Nomes italianos femininos com K

Kiara: variante do nome Clara e, por conseguinte Chiara. Kiara significa “clara”, “brilhante”, “ilustre” ou “negra”, “obscura”.

Kara: nome feminino e masculino que pode ser encontrado na Itália, na Turquia e na Inglaterra, Kara carrega os significados de "amada"; "preto", "escuro" ou "corajoso".

Kélia: variante italiana do nome Kelly, que significa “descendente da guerra”, "donzela guerreira"; "habitante do bosque", "nascida no bosque".

Katiucia: estudiosos apontam que este diferente nome é uma versão italiana do nome Catarina, no diminutivo. Ele significaria "pura", "casta".

Nomes italianos femininos com L

Lea: variante italiana, espanhola e do latim de uma palavra em hebraico que significa “vaca selvagem”.

Leone: é utilizado desta forma na Itália como uma variação masculina de Leon. Leone significa “leoa” ou “valente como uma leoa”.

Nomes italianos femininos com M

Milena: este nome possui algumas possibilidades de origem que dariam os significados de "graciosa", "querida"; “senhora soberana reluzente”, “vidente resplandecente”; “a pura que reluz”.

Mia: este nome seria uma versão reduzida do popular nome próprio feminino Maria. Ele significaria “estrela do mar”, “minha”, “quem é como Deus?”, “dor de alguém que deseja muito, mas não pode ter filhos”.

Monalisa: nome de uma das pinturas mais famosas do mundo realizada por Leonardo da Vinci, Monalisa significa “senhora Lisa” ou “agradável”, “a que encanta”, “a sorridente”.

Mona: alguns estudiosos indicam que Mona teria surgido como a forma contraída da expressão italiana ma donna (o mesmo que “minha senhora”, em português). Ele poderia significar “pequena nobre”; “aquela que tem propósitos”, “mulher de objetivos”; “minha senhora”; “solitária” ou “viúva”.

Nomes italianos femininos com N

Nina: é um nome geralmente utilizado para o diminutivo de Antonina e Gianina. Nina significa "menina", "graciosa", "protetora da fertilidade e mares", "fogo".

Nomes italianos femininos com O

Odetta: variante italiana do nome francês Odete. Odetta carrega os significados de “rica”, “cheia de bens”, “virtuosa”.

Ofélia: este nome pode ter surgido na Inglaterra do século XVI e se espalhado por toda a Europa. Ofélia significa “ajuda, socorro”, “ela ajuda”, “ela socorre”.

Olga: o popular nome feminino Olga carrega os significados de “santa”, “sublime”, “consagrada a Deus”.

Nomes italianos femininos com P

Pietra: de origem grega e italiana, o nome Pietra faz referência ao personagem bíblico Pedro. Ele carrega os significados de "pedra", "rochedo" ou "firmeza".

Paola: versão italiana de Paula. Paola carrega os significados de “pequena” ou “de baixa estatura”.

Perla: este bonito nome feminino é derivado de uma palavra para “pérola”.

Nomes italianos femininos com Q

Quartilla: nome italiano de origem latina que significa “a quarta”. Possivelmente, poderia ser dado à quarta menina nascida em uma família.

Quitéria: nome de origem grega, mas que se espalhou também na Itália, Quitéria significa “tranquila”, “bela”, "que nasceu na ilha de Cítera".

Nomes italianos femininos com R

Rita: diminutivo do nome italiano Margherita. Rita significa “pérola”, “criatura de luz”, “iluminada”.

Raschele: variante italiana do nome Rachel, que carrega os significados de “ovelha”, “mansa”.

Nomes italianos femininos com S

Sandra: surge como uma forma diminutiva para os nomes italianos Alessandra e Cassandra. Muito popular também no Brasil, ele significa "protetora da humanidade" ou "defensora do homem".

Sílvia: surge a partir de um nome que fazia referência a uma família romana, Silvius. Sílvia carrega os significados de "a que habita na floresta" ou "a que vive no bosque".

Sienna: tem origem a partir da cidade italiana Siena ou Sena, que fica localizada na região da Toscana. O significado deste nome é “laranja avermelhada”.

Nomes italianos femininos com T

Telma: este nome pode ser uma variante italiana do nome próprio Erasmo. Ele carregaria os significados de "amável", "amorosa", ou "aquela que está sob a proteção dos anses (deuses escandinavos)", ou ainda "protetora decidida", "protetora corajosa".

Tecla: tem origem a partir de uma palavra grega que significa “Glória a Deus”. Ele, no entanto, se espalhou mais na Espanha e na Itália.

Nome italianos femininos com U

Unna: é um nome que possui algumas possibilidades de origem. No caso de sua origem latina e italiana, ele significaria “um”. Alguns estudiosos apontam para a origem celta, onde o nome teria o significado de “cordeiro”.

Uliva: variante italiana do nome Olívia, que significa “azeitona”.

Ugolina: diferente nome feminino com algumas possibilidades de origem. Estudiosos apontam que o significado de Ugolina seria “espírito brilhante”.

Nomes italianos femininos com V

Violetta: variante italiana do nome de origem francesa Violeta. Ele significa literalmente "flor roxa", “pequena violeta”, em referência a popular flor de cor púrpura.

Virna: este imponente nome de origem latina e italiana carrega os significados de "da primavera" ou "amieiro".

Nomes italianos femininos com Z

Zózima: diferente nome feminino italiano que significa “vigorosa”.

Zandone: é uma variante do nome Zandoná, que por sua vez faz referência a São Donato. Este significa “dado de presente”, “consagrado ao Senhor”.

Zita: este nome possui duas possibilidades de origem, no italiano ele significaria “garotinha”. Outra possibilidade é que ele seria o diminutivo do nome romano Felicitas, que significaria "pequena sortuda", "pequena afortunada".

Veja também:

Nomes italianos femininos e masculinos

Sobrenomes italianos: descubra a origem e o significado

Nomes estrangeiros para bebês