52 nomes vikings femininos e masculinos

Equipe do Dicionário de Nomes Próprios
Equipe do Dicionário de Nomes Próprios
Criado e revisado pelos nossos editores

Os vikings foram exploradores nórdicos, provindos da Escandinávia, que desbravaram vários territórios entre os séculos 9 e 11.

Os nomes vikings têm origem, principalmente, em deuses da mitologia nórdica ou animais, além de termos ou elementos da língua nórdica antiga.

Apesar de alguns nomes terem sido modificados com a chegada do cristianismo, países como Dinamarca, Suécia e Noruega preservam nomes da era viking ou ao menos as suas raízes.

Nomes vikings femininos

1. Hilda

Como um nome de sonoridade e simbolismo fortes, Hilda se popularizou no Brasil e principalmente na Suécia.

Tem origem com os elementos germânicos hild, hilde, hilt, que quer dizer “combate, guerra”, ficando com o significado de “a combatente”, “a guerreira”.

Veja: Hilda.

2. Astrid

Como um nome popular na era viking e que perdura até os dias atuais em países nórdicos, Astrid é a forma moderna do germânico Ansitruda, o qual é formado pelos elementos ansi, que quer dizer “deus”, e drudi, que significa “força”.

Fica com o significado de “força divina”. Ele nomeou diversas rainhas nórdicas, como, por exemplo, Astrid da Suécia (1905-1935).

Entenda melhor o significado do nome Astrid.

3. Freya

Considerada uma das deusas mais relevantes da mitologia nórdica, Freya está ligada ao amor, à vegetação, à guerra, à morte, entre outras coisas.

Seu nome surge com o nórdico antigo Freyja, que significa “senhora”.

Saiba mais informações sobre o nome Freya.

4. Solveig

Nome feminino popular principalmente na Noruega, ele tem origem com a junção dos termos do nórdico antigo sól, que significa “sol” e veig, que quer dizer “força”, “vigor”.

Fica com o significado de “força solar”, “vigor solar”.

Um nome que remete à grandiosidade e força da estrela central do Sistema Solar.

5. Sigrid

Nome diferente para o Brasil, mas super popular nos países escandinavos, ele tem origem no nórdico antigo Sigríðr, o qual é composto pelos elementos sigr, que significa “vitória” e fríðr, que quer dizer “lindo” ou “justo, leal”.

Fica com o significado de “bela vitória" ou “vitória justa, leal”.

6. Ingrid

Um nome feminino que ficou bastante famoso ao redor do mundo, inclusive no Brasil, ele tem origem com a união dos elementos Ingvi, Ing e rida, que significa "amazona".

Ingvi é um deus germânico que está relacionado aos novos começos, ao nascimento e à fertilidade.

Há outra possibilidade que diz que o nome surge com o original Ingríðr, o qual é formado pelos termos Ing, fazendo referência ao deus, e fríðr, que quer dizer "bela".

Devido a isso, o nome Ingrid fica com o significado de "a amazona de Ingvi", "amazona do deus da renovação e da fertilidade" ou "a beleza de Ingvi".

Saiba mais: Ingrid.

7. Lagertha

Nome bem diferente, é dito que ele faz referência à deusa Thorgerd, sendo que Largertha era uma escudeira e guerreira viking bastante reconhecida, a primeira mulher de Ragnar Lothbrok, um rei viking.

É provável que o nome tenha surgido a partir do nórdico antigo Hlaðgerðr, o qual é composto pelos elementos hlað, que significa “tecer” e gerðr, que quer dizer “proteção”. O nome pode ficar com o significado de “proteção que é tecida”, “a que protege”.

8. Frigg

Às vezes confundida com a deusa Freya, principalmente por apresentarem características muito semelhantes, Frigg também é uma deusa nórdica, conectada ao casamento, à fertilidade e ao amor.

Seu nome tem origem com o nórdico antigo e significa “amada”, “querida”.

9. Aslaug

Personagem que faz parte da mitologia nórdica, Aslaug é a segunda esposa de Ragnar, tendo com ele quatro filhos.

Seu nome tem origem com a junção dos elementos do nórdico antigo áss, que quer dizer “deus” e laug, que significa “mulher prometida”, “mulher noiva”.

Possivelmente o nome significa “deusa prometida” ou “deusa que é noiva”.

10. Siv

Também chamada de Sif, o nome Siv faz referência à deusa da mitologia nórdica que é a esposa do deus Thor. Ela é descrita como uma jovem com cabelos dourados magníficos.

Seu nome tem origem no nórdico antigo e significa “noiva”.

11. Bodil

Significa "luta" e "penitência".

12. Gertrud

Significa "lança".

13. Frida

Significa “a pacífica”, “aquela que traz a paz” ou “princesa da paz”.

É um nome de origem germânica e escandinava.

14. Saga

Significa “conto” ou “contos de fadas”. É um nome também associado à deusa nórdica da poesia e da história.

15. Áma

Significa "águia”.

Tem origem no escandinavo antigo.

16. Érica

Significa “a que reina como uma águia”, “rica em honras e glórias” ou “eterna soberana”.

É um nome de origem germânica e escandinava.

17. Gunhild

Significa “guerra” e “batalha”.

18. Skadi

Na mitologia nordica, é a deusa da caça e do inverno.

Skadi era a filha do gigante Thjazi, morto pelo deus Thor de Asgard.

19. Lagertha

Lagertha foi uma escudeira viking e governante do território que virou a Noruega.

Era o nome de uma guerreira habilidosa que lutou em muitas batalhas com outros valentes guerreiros. Tinha os cabelos soltos até os ombros.

20. Yrsa

Significa “selvagem” ou “urso”.

21. Thyra

Significa “útil”.

22. Ulfhild

Significa “lobo” ou “batalha”.

23. Åse

Significa “deusa”.

24. Bergljot

Um nome com origem no nórdico antigo, que tem raiz nos elementos berg, que significa "proteção" ou "ajuda" e ljótr, que quer dizer "luz".

25. Valquíria

Significa "a que escolhe os mortos" ou "a que escolhe os que vão morrer" e é um nome com origem no nórdico antigo.

Com origem na palavra Valkyrja, é formada pela junção das palavras valr, que quer dizer "morto" ou "morto na batalha", e kyrja, que significa "escolher", ou "eleger".

Com conta a mitologia nórdica, as valquírias eram deusas menores, que a serviço de Odin, conduziam os mais corajosos soldados caídos na batalha para o Valhala.

26. Liv

Significa "proteção", "vida" ou "pequena azeitona".

Uma das possíveis origens deste nome é do nórdico antigo Hlíf, que significa "proteção". Também pode ser da palavra escandinava liv, que quer dizer "vida".

Nomes vikings masculinos

27. Ragnar

Nome do protagonista da série “Vikings”, Ragnar Lodbrok foi um rei viking lendário, que aparece em diversas lendas e histórias nórdicas, mas que provavelmente não existiu sendo somente uma pessoa, mas a junção de diversos guerreiros.

O nome tem origem no germânico Raganher, composto pelos elementos ragan, que significa “conselho”, e harja, que significa “povo”. Fica com o significado de “conselheiro do povo”.

Entenda tudo sobre o nome Ragnar.

28. Bjorn

Nome muito popular nos países nórdicos, principalmente na Noruega, ele foi dado ao personagem da série “Vikings”, Björn Ironside, filho do rei Ragnar, sendo também um guerreiro.

O nome tem origem a partir do nórdico bjǫrn, que significa "urso", ganhando, por extensão, o sentido de "aquele que suporta", "pessoa resistente".

Veja: Bjorn.

29. Erick

Nome que se difundiu ao redor do mundo, inclusive no Brasil, com a sua versão Érico também, ele nomeou um dos vikings mais conhecidos da história, chamado de “Erik, o Vermelho”, um guerreiro poderoso.

O nome tem origem a partir do germânico Erarich, o qual é composto pelos elementos era, que significa “águia”, e rich, que significa “governador, senhor, príncipe”, ficando com o significado de “aquele que reina como uma águia” ou “o rei-águia”.

Saiba mais informações sobre o significado do nome Erick.

30. Ivor

Também popular na sua versão Ivar, que inclusive é o nome de outro filho do personagem Ragnar da série “Vikings”, chamado “Ivar, o Desossado”.

O nome tem origem no nórdico antigo Ívarr, o qual é composto pelos termos yr, que significa “teixo” ou “arco” e arr, que quer dizer “guerreiro”. Fica com o significado de “teixo guerreiro” ou “guerreiro com arco”.

31. Odin

Considerado o principal deus da mitologia nórdica, o líder dos outros deuses, Odin é o deus da guerra, da riqueza, da vitória, da nobreza, entre outras coisas.

O nome surge com o nórdico antigo Óðinn, que é derivado de óðr, o qual significa “inspiração, exaltação, inquietação”.

Devido a isso, o nome fica com o significado de “ele traz inspiração”, “ele inspira”, “inquieto e exaltado”, “sua inquietação gera inspiração”.

Saiba mais: Odin.

32. Arne

Nome muito popular na Noruega, Arne também foi dado a um dos personagens da série vikings, apelidado de “Arne, Caolho”.

Provavelmente tem origem com nomes nórdicos antigos que começam com o termo arn, o qual significa “águia”. Essa ave simboliza poder, autoridade, vitória e força.

33. Harald

Harald é uma versão do nome Harold, os quais surgem com o nórdico Haraldr, a partir do inglês antigo Hereweald, derivado dos elementos germânicos here, que significa “exército” e weald, que quer dizer “governante", "poderoso", "líder".

Harald fica com o significado de “governante do exército”, "poderoso do exército", "líder do exército" ou "comandante do exército".

Ele nomeou diversos reis da Noruega e Dinamarca, como, por exemplo, Harald I, o primeiro rei da Noruega.

34. Rolfo ou Rollo

Rollo ou Rolf também é um personagem da série “Vikings” que existiu na vida real, ele foi um guerreiro viking que se tornou o primeiro rei da Normandia.

O nome surge com o germânico Hrolf ou nórdico antigo Hrólfr, que é uma contração do germânico Hrodulf, o mesmo que Rodolfo em português. Devido a isso, fica com o significado de "lobo famoso".

35. Thor

Nome que se popularizou no Brasil por conta do personagem fictício dos quadrinhos da Marvel Comics, ele está associado ao deus nórdico dos trovões e da guerra, que é super forte, chamado Thor.

O nome tem origem a partir do nórdico antigo Þórr, que quer dizer "trovão".

Entenda melhor sobre o significado do nome Thor.

36. Sten

Nome que também foi popular entre os vikings, com suas variações sendo Steen (Dinamarquês) e Stein (Norueguês), ele tem origem no nórdico antigo Steinn, que significa “pedra”.

Ganha, por extensão, o sentido de “força”, “firmeza” e “resistência”.

37. Frode

Significa “sábio” e “inteligente”.

38. Gorm

Significa “aquele que adora deus”.

39. Leif

Significa “descendente” ou “filho”.

40. Njal

Significa “gigante”.

41. Arvid

Significa “árvore da águia”. Tem origem na palavra arnviðr, no nórdico antigo, e é formado pelos elementos arn, que quer dizer águia, e viðr, que significa "árvore".

42. Bragi

Significa, na mitologia nórdica, “deus da poesia”.

43. Trygve

Significa “confiável” ou “digno de confiança”.

44. Ødger

Significa “riqueza” e “lança”.

45. Tyr

Na mitologia nórdica, é o deus da guerra, do combate e da justiça.

46. Freyr

Significa “senhor” no nórdico antigo. É o deus da fertilidade e da colheita.

Era um dos filhos de Njord, o deus nórdico do mar e da pesca.

47. Aric

Significa “governante eterno”.

48. Arkyn

Significa “filho do rei eterno”.

49. Osmond

Significa “proteção divina”.

50. Gunnar

Significa “exército”.

51. Svend

Significa “homem livre a serviço de outro homem”.

52. Loki

Na mitologia nórdica, é o deus da trapaça. É também conhecido como o deus do fogo.

Recomendamos também: