Os vikings eram exploradores nórdicos, provindos da Escandinávia, que colonizaram e roubaram vários territórios entre os séculos 9 e 11.

Os nomes vikings têm origem, principalmente, em deuses da mitologia nórdica ou animais, além de termos ou elementos da língua nórdica antiga.

Apesar de alguns nomes terem sido modificados com a chegada no cristianismo, países como Dinamarca, Suécia e Noruega preservam nomes da era viking ou ao menos as suas raízes.

Nomes vikings femininos

1. Ingrid

Um nome feminino que ficou bastante famoso ao redor do mundo, inclusive no Brasil, ele tem origem com a união dos elementos Ingvi, Ing e rida, que significa "amazona".

Ingvi é um deus germânico que está relacionado aos novos começos, ao nascimento e à fertilidade.

Há outra possibilidade que diz que o nome surge com o original Ingríðr, o qual é formado pelos termos Ing, fazendo referência ao deus, e fríðr, que quer dizer "bela".

Devido a isso, o nome Ingrid fica com o significado de "a amazona de Ingvi", "amazona do deus da renovação e da fertilidade" ou "a beleza de Ingvi".

Saiba mais: Ingrid.

2. Astrid

Como um nome popular na era viking e que perdura até os dias atuais em países nórdicos, Astrid é a forma moderna do germânico Ansitruda, o qual é formado pelos elementos ansi, que quer dizer “deus”, e drudi, que significa “força”.

Fica com o significado de “força divina”. Ele nomeou diversas rainhas nórdicas, como, por exemplo, Astrid da Suécia (1905-1935).

Entenda melhor o significado do nome Astrid.

3. Freya

Considerada uma das deusas mais relevantes da mitologia nórdica, Freya está ligada ao amor, à vegetação, à guerra, à morte, entre outras coisas.

Seu nome surge com o nórdico antigo Freyja, que significa “senhora”.

Saiba mais informações sobre o nome Freya.

4. Solveig

Nome feminino popular principalmente na Noruega, ele tem origem com a junção dos termos do nórdico antigo sól, que significa “sol” e veig, que quer dizer “força”, “vigor”.

Fica com o significado de “força solar”, “vigor solar”.

Um nome que remete à grandiosidade e força da estrela central do Sistema Solar.

5. Sigrid

Nome diferente para o Brasil, mas super popular nos países escandinavos, ele tem origem no nórdico antigo Sigríðr, o qual é composto pelos elementos sigr, que significa “vitória” e fríðr, que quer dizer “lindo” ou “justo, leal”.

Fica com o significado de “bela vitória" ou “vitória justa, leal”.

6. Hilda

Como um nome de sonoridade e simbolismo fortes, Hilda se popularizou no Brasil e principalmente na Suécia.

Tem origem com os elementos germânicos hild, hilde, hilt, que quer dizer “combate, guerra”, ficando com o significado de “a combatente”, “a guerreira”.

Veja: Hilda.

7. Lagertha

Nome bem diferente, é dito que ele faz referência à deusa Thorgerd, sendo que Largertha era uma escudeira e guerreira viking bastante reconhecida, a primeira mulher de Ragnar Lothbrok, um rei viking.

É provável que o nome tenha surgido a partir do nórdico antigo Hlaðgerðr, o qual é composto pelos elementos hlað, que significa “tecer” e gerðr, que quer dizer “proteção”. O nome pode ficar com o significado de “proteção que é tecida”, “a que protege”.

8. Frigg

Às vezes confundida com a deusa Freya, principalmente por apresentarem características muito semelhantes, Frigg também é uma deusa nórdica, conectada ao casamento, à fertilidade e ao amor.

Seu nome tem origem com o nórdico antigo e significa “amada”, “querida”.

9. Aslaug

Personagem que faz parte da mitologia nórdica, Aslaug é a segunda esposa de Ragnar, tendo com ele quatro filhos.

Seu nome tem origem com a junção dos elementos do nórdico antigo áss, que quer dizer “deus” e laug, que significa “mulher prometida”, “mulher noiva”.

Possivelmente o nome significa “deusa prometida” ou “deusa que é noiva”.

10. Siv

Também chamada de Sif, o nome Siv faz referência à deusa da mitologia nórdica que é a esposa do deus Thor. Ela é descrita como uma jovem com cabelos dourados magníficos.

Seu nome tem origem no nórdico antigo e significa “noiva”.

Nomes vikings masculinos

11. Ragnar

Nome do protagonista da série “Vikings”, Ragnar Lodbrok foi um rei viking lendário, que aparece em diversas lendas e histórias nórdicas, mas que provavelmente não existiu sendo somente uma pessoa, mas a junção de diversos guerreiros.

O nome tem origem no germânico Raganher, composto pelos elementos ragan, que significa “conselho”, e harja, que significa “povo”. Fica com o significado de “conselheiro do povo”.

Entenda tudo sobre o nome Ragnar.

12. Bjorn

Nome muito popular nos países nórdicos, principalmente na Noruega, ele foi dado ao personagem da série “Vikings”, Björn Ironside, filho do rei Ragnar, sendo também um guerreiro.

O nome tem origem a partir do nórdico bjǫrn, que significa "urso", ganhando, por extensão, o sentido de "aquele que suporta", "pessoa resistente".

Veja: Bjorn.

13. Erick

Nome que se difundiu ao redor do mundo, inclusive no Brasil, com a sua versão Érico também, ele nomeou um dos vikings mais conhecidos da história, chamado de “Erik, o Vermelho”, um guerreiro poderoso.

O nome tem origem a partir do germânico Erarich, o qual é composto pelos elementos era, que significa “águia”, e rich, que significa “governador, senhor, príncipe”, ficando com o significado de “aquele que reina como uma águia” ou “o rei-águia”.

Saiba mais informações sobre o significado do nome Erick.

14. Ivor

Também popular na sua versão Ivar, que inclusive é o nome de outro filho do personagem Ragnar da série “Vikings”, chamado “Ivar, o Desossado”.

O nome tem origem no nórdico antigo Ívarr, o qual é composto pelos termos yr, que significa “teixo” ou “arco” e arr, que quer dizer “guerreiro”. Fica com o significado de “teixo guerreiro” ou “guerreiro com arco”.

15. Odin

Considerado o principal deus da mitologia nórdica, o líder dos outros deuses, Odin é o deus da guerra, da riqueza, da vitória, da nobreza, entre outras coisas.

O nome surge com o nórdico antigo Óðinn, que é derivado de óðr, o qual significa “inspiração, exaltação, inquietação”.

Devido a isso, o nome fica com o significado de “ele traz inspiração”, “ele inspira”, “inquieto e exaltado”, “sua inquietação gera inspiração”.

Saiba mais: Odin.

16. Arne

Nome muito popular na Noruega, Arne também foi dado a um dos personagens da série vikings, apelidado de “Arne, Caolho”.

Provavelmente tem origem com nomes nórdicos antigos que começam com o termo arn, o qual significa “águia”. Essa ave simboliza poder, autoridade, vitória e força.

17. Harald

Harald é uma versão do nome Harold, os quais surgem com o nórdico Haraldr, a partir do inglês antigo Hereweald, derivado dos elementos germânicos here, que significa “exército” e weald, que quer dizer “governante", "poderoso", "líder".

Harald fica com o significado de “governante do exército”, "poderoso do exército", "líder do exército" ou "comandante do exército".

Ele nomeou diversos reis da Noruega e Dinamarca, como, por exemplo, Harald I, o primeiro rei da Noruega.

18. Rolfo ou Rollo

Rollo ou Rolf também é um personagem da série “Vikings” que existiu na vida real, ele foi um guerreiro viking que se tornou o primeiro rei da Normandia.

O nome surge com o germânico Hrolf ou nórdico antigo Hrólfr, que é uma contração do germânico Hrodulf, o mesmo que Rodolfo em português. Devido a isso, fica com o significado de "lobo famoso".

19. Thor

Nome que se popularizou no Brasil por conta do personagem fictício dos quadrinhos da Marvel Comics, ele está associado ao deus nórdico dos trovões e da guerra, que é super forte, chamado Thor.

O nome tem origem a partir do nórdico antigo Þórr, que quer dizer "trovão".

Entenda melhor sobre o significado do nome Thor.

20. Sten

Nome que também foi popular entre os vikings, com suas variações sendo Steen (Dinamarquês) e Stein (Norueguês), ele tem origem no nórdico antigo Steinn, que significa “pedra”.

Ganha, por extensão, o sentido de “força”, “firmeza” e “resistência”.