Na mitologia nórdica e céltica, os elfos são criaturas mágicas e divinas com semelhança às fadas. Presentes essencialmente na literatura da Alta Idade Média, os elfos são descritos como seres belos, alvos e cheios de luz.

A trilogia O Senhor dos Anéis é responsável por atualizar e trazer estes seres mitológicos à cultura contemporânea. Seja para buscar inspiração para o nome do seu filho ou simplesmente criar um personagem em jogos de RPG, aqui estão 20 nomes élficos femininos e masculinos e seus significados!

Nomes élficos femininos

1. Aredhel

dicionario-de-nomes-elficos-01

No universo de J.R.R. Tolkien, Aredhel era uma personagem elfa do clã Noldor. Ela é descrita como tendo a pele pálida, cabelos escuros e vestimentas prateadas e brancas.

O significado do nome Aredhel é “mulher nobre” ou “senhora branca nobre”, a partir do Quenya, língua élfica inventada por Tolkien.

2. Aerin

O nome élfico Aerin pode ser considerado uma derivação do nome de origem gaélica Érinn. No universo de Tolkien, o significado deste nome é comumente associado à “oceano”.

3. Anna

Popular durante o Império Bizantino e a Idade Média, o nome próprio Anna significa “graça” ou “cheia de graça”.

Já no universo élfico, Anna é um nome sem gênero específico que significa “presente”.

4. Elbereth

dicionario-de-nomes-elficos-02

Presente em diversos momentos da trilogia de “O Senhor dos Anéis”, o nome Elbereth é o nome da Rainha de Valar, Elbereth Gilthoniel, e também de uma música e um poema na língua Sindarin em “A Sociedade do Anel”.

O significado do nome élfico Elbereth é “rainha estrela”. Ele é também considerado uma variação do nome próprio Elizabeth.

5. Freda

De origem teutônica, o nome Freda significa “amante da paz”. No universo élfico, Freda é a ela filha de Morwen, que foi enviado em uma missão para alertar o Rei Theoden sobre os riscos que seu reino corria.

Ele é também uma inspiração do nome alemão Frida que significa “a pacífica”, "aquela que traz a paz" ou "princesa da paz".

6. Luthien

Personagem presente em O Silmarillion de Tolkien, Luthien é um nome originado do Sindarin e significa “filha das flores”.

7. Calen

Em sindarin, o nome élfico Calen significa “a verde”. Este é um simples e belo nome tanto para meninas quanto para meninos se você busca inspiração em nomes de elfos.

8. Galadriel

dicionario-de-nomes-elficos-032

Poderosa elfa no universo de Tolkien, Galadriel significa “donzela coroada com uma guirlanda radiante”. Ele surge a partir do sindarin (língua fictícia criada pelo autor), com a junção dos elementos galand, que significa “radiante” e riel, que significa “donzela com guirlanda”.

Outros estudiosos também dizem que o nome pode significar “cabelo brilhante” ou uma donzela com “cabelo radiante”, Em Quenya, sua variação é Alatáriel.

9. Yavanna

Este diferente e belo nome élfico surge a partir do Quenya e significa “doador de frutas” a partir do elementos yáve, que significa “fruta” e anna que significa “presente”.

Em Sindarin seu nome é Ivon que apresenta os mesmos significado anteriores.

10. Arwen

O nome Arwen tem origem galesa e significa “donzela nobre”. Em “O Senhor dos Anéis”, a personagem élfica é interpretada pela atriz Liv Tyler.

Uma curiosidade é que a União Astronômica Internacional nomeou como Arwen uma área montanhosa em uma das luas de Saturno. É um belo nome feminino que pode ser utilizado tanto em jogos, como na vida real.

Nomes élficos masculinos

11. Legolas

dicionario-de-nomes-elficos-04

O personagem élfico mais famoso do universo de Tolkien é sem dúvida Legolas, interpretado nos filmes pelo ator Orlando Bloom.

O nome Legolas significa “folhas verdes” em sindarin. Ele é formado a partir dos elementos laeg que significa “verde” e go-lass coleção de folhas”.

12. Rohan

No universo de Tolkien, Rohan é o nome de um reino a Terra Média. Em Sindarin, ele significa “país dos cavalos” ou “reino dos cavalos”.

Este nome também é usado na Índia com os significado de “ascensão” através do sânscrito.

13. Poldo

O nome Poldo derivado do alemão antigo Liutbald, composto pelos elementos liudiz, que significa “pessoa”, “homem”, e balðraz, que significa “poder, força, coragem", "ousado" e "corpo

Na linguagem élfica Quenya, o nome carrega os mesmos significados e são atrelados às pessoas fortes e grandes.

14. Voronwe

dicionario-de-nomes-elficos-05

Este diferente e bonito nome élfico derivado do universo de Tolkien possui os significados de “firme” e “constante”. O personagem aparece no livro O Silmarillion, sendo da casa de Fingolfin.

15. Gildor

Outro personagem élfico presente nos livros “O Senhor dos Anéis” é Gildor Inglorion. Ele tem um breve encontro com Frodo e Sam durante a história.

O nome Gildor não possui um significado claro, mas alguns especialistas em Sindarin dizem que ele pode significar “senhor das estrelas”, através dos elementos gil, “estrela” e dor senhor, rei”.

16. Elrohir

Outra possibilidade de nome élfico masculino é Elrohir. Este diferente e bonito nome aparece nas histórias de Tolkien possuindo as características de cabelos longos e escuros e olhos acinzentados.

17. Aldon

Na linguagem Quenya, o nome Aldon significa literalmente “árvore”. Este pode ser um belo nome élfico real ou fictício, tanto para bebês quanto para personagens de RPG.

18. Cirdan

dicionario-de-nomes-elficos-07

O bonito nome élfico Cirdan significa “carpinteiro naval” em Sindarin. O personagem em “O Senhor dos Anéis” foi responsável pelo transporte de diversos personagens importantes pela Terra Média.

19. Haldir

Este parece um nome comum, mas também aparece como nome élfico no universo medieval. Haldir significa “herói escondido” em Sindarin.

20. Iston

Se você procura um nome para um personagem sábio ou gostaria de atrelar esta característica literalmente ao nome do seu filho, o nome Iston é uma excelente opção. Ele significa “o sábio” e é apropriado para diversas pessoas.

Gostou deste conteúdo? Leia também:

28 nomes gregos masculinos e femininos para quem ama mitologia

O significado de 29 nomes de bebê inspirados em Game of Thrones

Cultura Pop: 12 nomes masculinos que ficam bem em crianças